Tópico das Casas

eu duvido

só se for lá para uma aldeia isolada no país

eu disse, e não estou a brincar, que o meu cunhado tem um bom terreno aqui no forte-da-casa

e só para construir, só isso ( porque o terreno já é dele e está pago ) , pediram mais ou quase 1 milhão

quantos m2? que tipo de acabamentos? que extras (piscina, calçada, jardim) terá?

Dizer que 400 k € não se constrói uma moradia é muito vago...

eu duvido

eu disse, e não estou a brincar, que o meu cunhado tem um bom terreno aqui no forte-da-casa

e só para construir, só isso ( porque o terreno já é dele e está pago ) , pediram mais ou quase 1 milhão

Quantos orçamentos foram pedidos?

Na volta foi preço para "despachar" ou sacudir trabalho.

quantos m2? que tipo de acabamentos? que extras (piscina, calçada, jardim) terá?

Quantos orçamentos foram pedidos?

foram pedidos vários orçamentos, a vários construtores, isto na altura da pandemia

nada de piscinas, era simplesmente uma moradia

acabou por comprar uma em Via Longa ( já feita, uma urbanização de moradias ) por quase 500 mil

ficou-lhe bem mais barato

acreditem ou não pediram-lhe 1 milhão, alguns construtores até mais...

peçam vocês orçamentos e digam se conseguem por esse preço....400k....num raio de KMs que inclua Sesimbra

e deem-me o contacto para lhe dar

Last edited:

foram pedidos vários orçamentos, a vários construtores, isto na altura da pandemia

acabou por comprar uma em Via Longa ( já feita, uma urbanização de moradias ) por quase 500 mil

peçam vocês orçamentos e digam se conseguem por esse preço....400k....num raio de KMs que inclua Sesimbra

sem ver o projecto, tipo de acabaementos, etc.... ninguém te dá nada.

€1M é para uma coisa já acima da média, ainda por cima sem piscina....

"O meu primo ia mandar fazer um computador novo por 5000€, no entanto, acabou por comprar um usado por 2500€. Por isso não me digam que conseguem mandar fazer computadores novos por 2000€"

Sem se saber as specs dos 3 computadores, é impossível emitir um juízo de valor...

Se comprou uma casa de 500k depois de lhe terem pedido 1 milhão para construir uma foi porque comprou algo completamente diferente do que queria construir...

A Construção está cara, e eu sou dos que tenta sempre mostrar que preços abaixo de 1.500€ por m2 não é fácil, consegue-se, mas nos dias de hoje é bastante complicado.

Agora claro dizer que uma casa custa 1 milhão sem mais nenhum dado não se pode comentar.
Há uns dias estive a analisar um orçamento de cozinha de 90k. só móveis e eletrodomésticos. No dia seguinte vi uma de 6k. São ambas duas cozinhas, ambas vão dar para cozinhar...

Uma espécie de " off topic " num topico que tanto fala de casas xpto.

A alternativa de casas pré-fabricadas é viável? isto é, são confortáveis em termos de isolamento e tal?

Vejo muitos terrenos " urbanos " ( na descrição ) baratinhos e juntando a isso o preço da casa com a preparação do terreno e tal, fica mais em conta que moradias dos anos 80, mal isoladas e a precisar de renovação integral.

Precisam de ser legalizadas tal como as normais. Obviamente a qualidade e duração não é a mesma.

eu duvido

1 milhão na zona do Forte-da-casa?😂

A não ser que ele pretendia fazer uma casa muito grande com acabamentos premium como sanitas da Villeroy & Boch, equipamentos de cozinha da Sub-Zero ou Gaggenau, bancadas em mármore de calacatta.

Como eu disse, tenho conhecimentos na área até porque venho de uma família do ramo, o meu pai construiu bastante, o meu irmão mais novo faz o e ele acha que eu deveria construir em vez de comprar porque posso acompanhar as obras e escolher os materiais que pretendo. Ele construiu uma moradia na zona da Aroeira por menos de 500k no ano passado e vendeu-o no início do ano por 960k, o terreno e o projecto custou-lhe 175k e o resto foi na construção e não estamos a falar de acabamentos de luxo, nem de uma área muito grande. O terreno tem pouco mais de 300 m2 e a área útil 180m2. O problema são as dores de cabeça e o stress que vais tendo antes, durante e depois de concluir as obras e foi um dos motivos pelo qual não enveredei pela área.

Se comprou uma casa de 500k depois de lhe terem pedido 1 milhão para construir uma foi porque comprou algo completamente diferente do que queria construir...

A Construção está cara, e eu sou dos que tenta sempre mostrar que preços abaixo de 1.500€ por m2 não é fácil, consegue-se, mas nos dias de hoje é bastante complicado.

Agora claro dizer que uma casa custa 1 milhão sem mais nenhum dado não se pode comentar.
Há uns dias estive a analisar um orçamento de cozinha de 90k. só móveis e eletrodomésticos. No dia seguinte vi uma de 6k. São ambas duas cozinhas, ambas vão dar para cozinhar...

Eu sei que não é fácil, tenho visto orçamentos de pessoas próximas que vão desde 1300 + iva a 4500 + iva.

Tenho um amigo próximo que gastou >200k na cozinha, os equipamentos era da gaggenau e os móveis da bulthaup. A piscina custou-lhe quase 300k, pagou 25k por um " simples" sofá de exterior da Missoni, mais 100k na Bang & Olusen e 50k por um candeeiro da sala de jantar, >60k por um colchão da hästen. No mundo dos acabamentos, cozinhas, moveis e decoração o céu é o limite.

Como eu digo, as margens de lucro tem sido generosas aos construtores e promotores.

Eu e a minha ex compramos um apartamento T2 num dos edifícios mais emblemáticos dos últimos anos por 700k vendemos assim entregaram as chaves 940k, sem sequer ter ido viver lá. Infelizmente separamos durante a construção, caso contrário poderíamos ter vendido por mais. Tenho visto alguns no mesmo edifício por 1,1M.

Last edited:
..
1 milhão na zona do Forte-da-casa?😂
..

não sei a história toda, só sei que o orçamento que lhe apresentaram era muito caro, demasiado caro

e ele é uma pessoa de posses, decidiu então comprar uma moradia em Vialonga, está agora em mudanças

a moradia comprou acho que ainda em planta, ou ainda estavam a construir a base, 2 anos ? 3 anos ? 400 e tal mil

agora vale mais

porque é que os construtores foram tão careiros ?! não sei

mas a minha cunhada tem o rei na barriga, nem me dou lá muito bem com aquele feitio de Rainha Isabel

por isso não me admiraria muito que ela quisesse algo luxoso, tanto que agora contratou uma decoradora e tudo

e só tem 1 filho e porque o meu coitado de cunhado ( irmão da minha mulher ) insistiu, porque ela quer é dinheiro e etc....é dessa estirpe, quem cuida do filho ?! advinha

não me dou mesmo nada com ela

Last edited:
não sei a história toda, só sei que o orçamento que lhe apresentaram era muito caro, demasiado caro

e ele é uma pessoa de posses, decidiu então comprar uma moradia em Vialonga, está agora em mudanças

a moradia comprou acho que ainda em planta, ou ainda estavam a construir a base, 2 anos ? 3 anos ? 400 e tal mil

agora vale mais

mas a minha cunhada tem o rei na barriga, nem me dou lá muito bem com aquele feitio de Rainha Isabel

por isso não me admiraria muito que ela quisesse algo luxoso, tanto que agora contratou uma decoradora e tudo

e só tem 1 filho e porque o meu coitado de cunhado ( irmão da minha mulher ) insistiu, porque ela quer é dinheiro e etc....é dessa estirpe, quem cuida do filho ?! advinha

500k nos dias de hoje é o preço de um T1 onde eu vivo. Pode parecer muito mas já não é, apesar de continuar muito caro para a maior parte da população portuguesa.

Diria que até esta "barato" para a zona. No Spatia Melides as casas vão de 4M ate 9M e no JNCQUOI o preço do m2 são 15 mil e as casas pequenas tem 400m2 a maior 2800m2, portanto por aí podes ver a loucura pela zona.

T2 a 1,8M… barato?

São villas com piscina, logo o preço está "barato" em comparação com os outros empreendimentos de luxo que estão a desenvolver na zona. No Costa Terra vendem villas com a mesma dimensão por 15M, no JNCQUOI idem.

agora vale mais

Provavelmente ela quis uma casa acima do que podiam podia pagar, mesmo tendo posses. Eu posso comprar ou construir uma casa por 1M esses porque a minha taxa de esforço permite mas não significa que eu esteja disposto a gastar tanto porque há na vida para além de uma casa. Gosto de viajar, gosto de bons carros e não estar constantemente stressado e preocupado com contas.

Eu até acho positivo haverem essas casas de milhões. São excelentes casas em excelentes localizações. Se há malta que felizmente tem € para isso, tudo bem.
Agora, o que me assusta é mesmo o outro tipo de mercado, habitação para o português comum, cada membro do casal a trazer limpos pouco mais de k€/mês, que casa é que vão conseguir comprar e onde?
Comprei a minha em 2006 por 80k. Hoje vendia talvez entre os 180-200k. A seguir o que compro, um T3 com 130m2 500k? Isto para começar, e não pode ser novo.

Infelizmente, tira-me anos de vida ter 2 filhos (rapaz e rapariga) no mesmo quarto. E inícial era mais tarde trocar por um T3, mas ninguém adivinhava que isto disparava assim. Se soubesse, tinha trocado á 10 anos, porque tinha conseguido+/- confortavelmente.
Ainda têm 12 e ela 6 anos. Nem quero pensar o puto com 20 e a miúda com 12.😕
Mais facilmente compro um terreno num monte onde deixem meter lá uma casa de Madeira/ pré - fabricada.

Back