Tópico das Casas

Eu gosto dos quartos a nascente e sala a poente. Fachada norte será fresca. Local não sei.

Para calibrar, há pouco aviaram-me um anúncio daqui: https://centralparktower.com/availability

No 67N da lista, por apenas 8.1 milhões USD podem ter um T2 de 133 m2, , com janelas norte para o Central Park e esta planta:

Sim quartos a Nascente e Sala a Poente é uma boa organização. Também gosto. Mas prefiro isso numa fachada sul, que apanhe sol.
Basta ver prédios e casas e olhar para as fachadas norte, quase sempre cheias de verdete, e liquens.

Esse de NYC é outro campeonato, ai vendem a vista do Central Park, e claro é das cidades mais caras do mundo. Mas essa casa com uma sala de 24m2 com os dois quartos a dar para a Sala e a custar 8.1 milhões... [:D]

Sala de 30m2??

Bem aquilo era para abrir tudo com a cozinha mas pronto
Aquela is no meio da sala tinha de sair , se der

Percebo o ponto de vista, mas não daria assim tanta importância aos M2 da sala...

É verdade que 30m não é nada de especial para o valor, mas o formato que ela ter e como se relacionar com o exterior e com a cozinha, acho que está bastante bem conseguida e otimizada.
Imagina que davam mais 1m de largura apeoximando-a do quadrado, já iria bater quase nos 40m2 sem que isso significasse propriamente mais espaço.

Como disse o Silver, tem coisas interessantes, nomeadamente a varanda/terraço, e gosto tbm da sala/cozinha.
O átrio apesar de bastante grande, é um bocado corredor, e a porta da cozinha em frente à entrada não me agrada muito. A menos que tivesse tipo um painel de correr ou assim.
Ter apenas 1 suíte, é algo que não me agrada num apartamento destes valores. Aliás, abdico mais facilmente de 40 para 30m2 numa sala, do que perder uma suite e ter 2 quartos com IS partilhada. Mas são opções 😅

Sim quartos a Nascente e Sala a Poente é uma boa organização. Também gosto. Mas prefiro isso numa fachada sul, que apanhe sol.
Basta ver prédios e casas e olhar para as fachadas norte, quase sempre cheias de verdete, e liquens.

Esse de NYC é outro campeonato, ai vendem a vista do Central Park, e claro é das cidades mais caras do mundo. Mas essa casa com uma sala de 24m2 com os dois quartos a dar para a Sala e a custar 8.1 milhões... [:D]

Na volta, o cm3 de matéria construída nem está muito caro 😂

A área bruta não está muito má, o problema é a útil...
Mas lá está, é outro campeonato, além do local e das vistas, é outro tipo de estrutura.

E pelo que sei, projetar/construir um edifício aí não é para qualquer um...

... e olhar para as fachadas norte, quase sempre cheias de verdete, e liquens.

ninguém se perde numa floresta

as árvores na "fachada" norte têm musgo e etc...

a minha sala e suite é nascente, o restante da casa é poente

isto para dizer que não desgosto desta disposição solar ( à tarde bate menos o sol na sala, dá para ter uma OLED )

Last edited:
Percebo o ponto de vista, mas não daria assim tanta importância aos M2 da sala...

É verdade que 30m não é nada de especial para o valor, mas o formato que ela ter e como se relacionar com o exterior e com a cozinha, acho que está bastante bem conseguida e otimizada.
Imagina que davam mais 1m de largura apeoximando-a do quadrado, já iria bater quase nos 40m2 sem que isso significasse propriamente mais espaço.

Como disse o Silver, tem coisas interessantes, nomeadamente a varanda/terraço, e gosto tbm da sala/cozinha.
O átrio apesar de bastante grande, é um bocado corredor, e a porta da cozinha em frente à entrada não me agrada muito. A menos que tivesse tipo um painel de correr ou assim.
Ter apenas 1 suíte, é algo que não me agrada num apartamento destes valores. Aliás, abdico mais facilmente de 40 para 30m2 numa sala, do que perder uma suite e ter 2 quartos com IS partilhada. Mas são opções 😅

A questão é o valor pedido por um apartamento com uma sala de tamanho medíocre.
Se fosse mais barata, que remédio. Por esse valor encontra-se coisas mais amplas.
Mas a dimensão depende de cada um, eu gosto muito de receber, e facilmente tenho 20 ou mais pessoas em casa, e uma sala de 30m2 é curta. Atualmente tenho 50 na sala mais 30 de terraço e é bem porreiro

A questão é o valor pedido por um apartamento com uma sala de tamanho medíocre.
Se fosse mais barata, que remédio. Por esse valor encontra-se coisas mais amplas.
Mas a dimensão depende de cada um, eu gosto muito de receber, e facilmente tenho 20 ou mais pessoas em casa, e uma sala de 30m2 é curta. Atualmente tenho 50 na sala mais 30 de terraço e é bem porreiro

Compreendo...eu também não pagaria aquele valor por um apartamento com essas características, mas o mercado anda louco e já temos visto por aqui coisas (muito) piores 😅
Como não conheço a zona, não me posso pronunciar se é adequado ou não para o apartamento em questão.

Ter 50m2 de sala não é para qualquer um...a maioria das habitações não chega sequer perto disso numa sala, mas o que quis dizer com o meu comentário, sobretudo, é que nem sempre a área reflete a capacidade funcional.
Já tive de desenhar salas onde não dá sequer para chegar aos 20m2, e que é um desafio conseguir fazer uma coisa decente, da mesma forma que já tive de desenhar uma com mais de 150m2 e que levanta outros problemas 😂.

ninguém se perde numa floresta

as árvores na "fachada" norte têm musgo e etc...

a minha sala e suite é nascente, o restante da casa é poente

isto para dizer que não desgosto desta disposição solar ( à tarde bate menos o sol na sala, dá para ter uma OLED )

Árvores junto da fachada norte não combina... então se tiver capoto, em pouquíssimo tempo está tudo verde. Para quem isso for um problema, fica o alerta.

Na casa que estou a terminar lá na aldeia, com as paredes de pedra, o lado norte onde tem um pátio, já está tudo verde no espaço de 1 ano...
Por acaso até me agrada a ideia de manter aquilo assim, sobretudo se ficar mais verde ainda.

Creio q é auto explicativo.

Pena que para PT não apareçam estatísticas destas, pelo menos que eu saiba.

Acredito ainda assim q o maior proprietário cá seja o Estado e de seguida as Santa Casa da Misericórdia das diversas localidade sendo o expoente máximo a de Lx.

IMG_8876.jpg

Creio q é auto explicativo.

Pena que para PT não apareçam estatísticas destas, pelo menos que eu saiba.

Acredito ainda assim q o maior proprietário cá seja o Estado e de seguida as Santa Casa da Misericórdia das diversas localidade sendo o expoente máximo a de Lx.

Mas sabemos que 70% das famílias são proprietárias de casa.

O problema da maneira como é colocada esse debate é que se parte do principio que essas casas existiriam se não tivessem sido construidas porque havia quem as queria comprar.

Em Portugal entre 2007 e 2015 encerraram cerca de 40% das empresas de construção, e não encerraram mais porque houve gente que andava a comprar e mais houvessem e menos empresas teriam encerrado, e mais casas haviam e mais capacidade instalada para construir haveria, e mais baixos seriam os preços.

Mas sabemos que 70% das famílias são proprietárias de casa.

O problema da maneira como é colocada esse debate é que se parte do principio que essas casas existiriam se não tivessem sido construidas porque havia quem as queria comprar.

Em Portugal entre 2007 e 2015 encerraram cerca de 40% das empresas de construção, e não encerraram mais porque houve gente que andava a comprar e mais houvessem e menos empresas teriam encerrado, e mais casas haviam e mais capacidade instalada para construir haveria, e mais baixos seriam os preços.

Não dão acesso ao estudo na notícia original.

Se as estatísticas tiverem bem sobrepostas. Tenho dúvidas.[:D]

43% das casas são arrendadas e/ou são de casa própria de quem não têm mais que 3 casas.

Se o estudo tiver correcto e a partilha de casas por herança não for um factor decisivo para os 42% de casas onde o proprietário tem mais de 3, deveriam fazer um teste[:D], limitando o número de casas que cada individuo pode ter por via fiscal.

Por exemplo, na 4ª paga IMT a quintuplicar. O mesmo para os fundos que não iriam gostar claro e iria limitar investimento na área, até da construção.

No limite, colocava-se em Espanha o máximo de 4 por pessoa. Nos detentores da empresa também.

Começavam a abrir empresas de testas de ferros vendem-se.

Mas façam noutro país primeiro sff, para ver como funciona.[:p]

Compreendo...eu também não pagaria aquele valor por um apartamento com essas características, mas o mercado anda louco e já temos visto por aqui coisas (muito) piores 😅
Como não conheço a zona, não me posso pronunciar se é adequado ou não para o apartamento em questão.

Ter 50m2 de sala não é para qualquer um...a maioria das habitações não chega sequer perto disso numa sala, mas o que quis dizer com o meu comentário, sobretudo, é que nem sempre a área reflete a capacidade funcional.
Já tive de desenhar salas onde não dá sequer para chegar aos 20m2, e que é um desafio conseguir fazer uma coisa decente, da mesma forma que já tive de desenhar uma com mais de 150m2 e que levanta outros problemas 😂.

Quando se discute casas de 1,3M deixa-se de discutir casas “normais”, é nesse contexto que acho a sala “curta”.

Árvores junto da fachada norte não combina... então se tiver capoto, em pouquíssimo tempo está tudo verde. Para quem isso for um problema, fica o alerta.

Na casa que estou a terminar lá na aldeia, com as paredes de pedra, o lado norte onde tem um pátio, já está tudo verde no espaço de 1 ano...
Por acaso até me agrada a ideia de manter aquilo assim, sobretudo se ficar mais verde ainda.

achas um bom investimento construir assim numa aldeia no fim-do-mundo ?! se bem que estando tu no porto são apenas 2 horas, acho eu, mas mesmo assim....

Quando se discute casas de 1,3M deixa-se de discutir casas “normais”, é nesse contexto que acho a sala “curta”.

Sim é o que acho e foi precisamente isso que comentei.

A casa no geral é boa... Mas não para custar 1.2M....
Há que enquadrar tudo.

Não se isto fica melhor aqui ou noutro topico estilo crise ou crime...
https://executivedigest.sapo.pt/not...e-moradores-em-risco-de-perder-as-habitacoes/

Diria que este apesar de gritante não é caso unico de habitações e terrenos doados com determinado propósito tsnto à igreja como ao estado/municípios mas que acabam por ser desviados para outros interesses ou deixam de servir a quem originalmente foram destinados.

Mas este caso a ser verdade e perante os valores referidos é mesmo algo de muito estranho.

A julgar pela noticia.

Isto não é anda mais nada menos que especulação imobiliária ao mais alto nível, com algum intermediário a ser "fortemente" "compensado". O que é caricato (triste) é que quem foi "compensado" foi alguém do clero, alguém que deveria ser a última pessoa a ser capaz de se deixar "compensar"!!

...limitando o número de casas que cada individuo pode ter por via fiscal.

Por exemplo, na 4ª paga IMT a quintuplicar.
...

eu se fosse milionário preferia investir em casas do que em qualquer outra coisa

um milhão por cada 2 casas

se tivesse 200.000.000

200 casas de 500.000 euros +/-

seria um grande alfarrabista de casas

Espanha desceu....

gostava de saber o preço das casas nas zonas fronteiriças, cidades próximas, tipo Elvas e Badajoz

alguém sabe ?!

Back