Tópico das Casas

Tenho 15m2 de cozinha mais 35m2 de sala em open space e gosto.

Mas não faço fritos (já não fazia onde morava antes) e tenho os cuidados básicos, mas no geral não me privo de quase nada.

O exaustor é claramente insuficiente para o espaço, ainda assim. Quando faço algo cozido, condensa água na grelha superior e por vezes até pinga para a placa.

Reportei à Electrolux e o técnico disse que para a área em causa, a gama/extração tinham de ser muito superiores. Vou resolver isto asap, mesmo estando o atual “bom”.

A propósito de exaustores, os meus sogros também têm estas modernices de open spaces e chego sempre a casa ao domingo à noite a cheirar ao jantar.

Tenho 15m2 de cozinha mais 35m2 de sala em open space e gosto.

Mas não faço fritos (já não fazia onde morava antes) e tenho os cuidados básicos, mas no geral não me privo de quase nada.

O exaustor é claramente insuficiente para o espaço, ainda assim. Quando faço algo cozido, condensa água na grelha superior e por vezes até pinga para a placa.

Reportei à Electrolux e o técnico disse que para a área em causa, a gama/extração tinham de ser muito superiores. Vou resolver isto asap, mesmo estando o atual “bom”.

A Patroa tem o mesmo problema num apartamento novo que comprou (também open space)… parece que não extrai nada e fica condensação na parede e no exaustor. O chato é serem desses integrados no armário… a solução é um exaustor mais potente?​ o tamanho é universal?

Por acaso tenho que trocar o exaustor. Não que funcione mal mas porque tinha uma espécie de aba em vidro que partiu ao ser tocada no ponto sensível com a tampa de uma panela.[:D]

A propósito de exaustores, os meus sogros também têm estas modernices de open spaces e chego sempre a casa ao domingo à noite a cheirar ao jantar.

Em open space não há milagres. Ou tens algo extremamente potente, e nesse caso o ruído é muito incómodo para quem está na sala, ou então tens a solução adotada em 99% dos casos, que é um exaustor comum, que deixa muito a desejar em termos de performance.
Já com cozinha e sala separadas, há casas em que vais jantar e sais de lá a cheirar a comida, em open space então é para esquecer. Eu diria que quem realmente gosta de cozinhar, e o faz com alguma frequência, deveria considerar seriamente a compra de uma casa com cozinha separada.

O open space é ok para quem faz um prato rápido de vez em quando, ou quase não cozinha em casa.

Finalmente conseguimos o nosso principal objectivo: sair de AML e arredores para ir para o interior do país.

Vendi o apartamento sem garagem por 1 bom preço ( e já era fora da AML ) e com isso comprámos uma vivenda no interior alentejano, numa aldeola qualquer, paz e sossego, a poucos KM de capitais de concelho.

Tem garagem / pateo para uns 3 carros, espaço exterior, a casa em si nao é mt grande mas tá bem aproveitada.

Vivi uns 25 anos em vivenda e depois passei pa apartamento durante uns 12 anos e até hoje nunca vi uma unica vantagem face a uma moradia.

Isto e tudo como se costuma dizer: o que importa é que cada um esteja bem com as escolhas que faz e que pode fazer.

Os arredores de Lx ou até para lá disso, estão a ficar caóticos e já nos estavam a fazer mal, aliás eu diria que estão ainda piores que Lisboa centro em termos de barulho, confusao, sobrepopulaçao etc.

E como bonus a unica divida que tinha era a do cred habitaçao que ficou sanada com a venda do apartamento e ainda sobrou uns bons " trocos ", e aqui o valor da prestaçao nunca foi probema mas se for 0 é smp melhor [:cool:]

Se virem o programa " repovoadores " na RTP1 às terças feiras à noite, a maioria do que as pessoas lá reportam é o mesmo que nós sentimos.

Em open space não há milagres. Ou tens algo extremamente potente, e nesse caso o ruído é muito incómodo para quem está na sala, ou então tens a solução adotada em 99% dos casos, que é um exaustor comum, que deixa muito a desejar em termos de performance.
Já com cozinha e sala separadas, há casas em que vais jantar e sais de lá a cheirar a comida, em open space então é para esquecer. Eu diria que quem realmente gosta de cozinhar, e o faz com alguma frequência, deveria considerar seriamente a compra de uma casa com cozinha separada.

O open space é ok para quem faz um prato rápido de vez em quando, ou quase não cozinha em casa.

Pois, tb tenho essa ideia.

Agora mudei-me e a cozinha é grande pelo que vai ficar junto com sala mas nem eu nem a maria gostamos de cozinhar pelo que é mais à base de refeiçoes normais mas já embaladas, ou refeiçoes ligeiras.

Se fosse pa fazer cozido ou desmanchar um cabrito ia para a cozinha do anexo [:D]

Vivi uns 25 anos em vivenda e depois passei pa apartamento durante uns 12 anos e até hoje nunca vi uma unica vantagem face a uma moradia.

Dependendo do sítio, eu vejo uma grande vantagem: a segurança. As vivendas são muito mais fáceis de assaltar do que os apartamentos. Também acontece, mas com vizinhos e etc, torna-se mais complicado.

Dependendo do sítio, eu vejo uma grande vantagem: a segurança. As vivendas são muito mais fáceis de assaltar do que os apartamentos. Também acontece, mas com vizinhos e etc, torna-se mais complicado.

Sim, sem duvida, mas planeio ter alarme, vou ver orçamentos ainda.

Se bem que não sei se assaltos a residencias não seja mais em casos que eles manquem grandes carrões lá parqueados, malta com muito dinheiro, objectos de grande valor etc.

Hoje em dia em boa parte das casas de comuns mortais não há assim grandes coisas de valor , diria.

Mas como referi fico mais descansado com alarme.

Também moro em apartamento há um ano e já estou em contagem decrescente mental para a moradia (idealmente mantendo o apartamento).

Sempre vivi em moradia e há coisas básicas que sinto falta:

- Ir à rua no piso da casa sem estar restrito a varandas (que nem são más)
- Ter um cão
- Poder lavar os meus carros livremente como sempre fiz, em vez de andar a ir a lavagens self-service com o material todo do detail e ter de despachar tudo a correr
- Ter um espaço para putos brincarem, quando eles vierem.

As únicas vantagens dos apartamentos são a segurança e a ausência quase total de custos de manutenção. A existir, são partilhados com terceiros (ex. pinturas exteriores).

Finalmente conseguimos o nosso principal objectivo: sair de AML e arredores para ir para o interior do país.

Vendi o apartamento sem garagem por 1 bom preço ( e já era fora da AML ) e com isso comprámos uma vivenda no interior alentejano, numa aldeola qualquer, paz e sossego, a poucos KM de capitais de concelho.

Tem garagem / pateo para uns 3 carros, espaço exterior, a casa em si nao é mt grande mas tá bem aproveitada.

Isto e tudo como se costuma dizer: o que importa é que cada um esteja bem com as escolhas que faz e que pode fazer.

Os arredores de Lx ou até para lá disso, estão a ficar caóticos e já nos estavam a fazer mal, aliás eu diria que estão ainda piores que Lisboa centro em termos de barulho, confusao, sobrepopulaçao etc.

E como bonus a unica divida que tinha era a do cred habitaçao que ficou sanada com a venda do apartamento e ainda sobrou uns bons " trocos ", e aqui o valor da prestaçao nunca foi probema mas se for 0 é smp melhor [:cool:]

Se virem o programa " repovoadores " na RTP1 às terças feiras à noite, a maioria do que as pessoas lá reportam é o mesmo que nós sentimos.

Parabéns pelo cumprimento do objectivo.

Morar onde queremos é um grande privilégio. 😉

Isto vai muito de gostos e é algo muito pessoal, porque eu fui criado numa moradia no Alentejo e não tenciono comprar/viver em moradia. [:D] Já vivo em apartamentos desde há bastante tempo e não quero outra coisa. :sh) Mas isto também está relacionado com a nossa relação com as casas, eu não tenho apego às casas (devido à mobilidade geográfica que tenho tido nos últimos 15 anos) nem tenho aquela cena de ter uma casa XPTO :sh) É uma coisa para ser prática, funcional e de preferência que não me consuma tempo e me faça pensar muito. [:)]

Isto vai muito de gostos e é algo muito pessoal, porque eu fui criado numa moradia no Alentejo e não tenciono comprar/viver em moradia. [:D] Já vivo em apartamentos desde há bastante tempo e não quero outra coisa. :sh) Mas isto também está relacionado com a nossa relação com as casas, eu não tenho apego às casas (devido à mobilidade geográfica que tenho tido nos últimos 15 anos) nem tenho aquela cena de ter uma casa XPTO :sh) É uma coisa para ser prática, funcional e de preferência que não me consuma tempo e me faça pensar muito. [:)]

Eu também não me apego às casas.

Facilmente mudava de casa a cada 2 anos. Só que entre mudanças e não mudanças, prefiro que estejamos a falar de moradias [:D]

Espero não mudar mais vez nenhuma de casa. Já passei por várias mudanças e não me apetece voltar a passar por essa operação logística.

Tenho uma casa, e respectiva localização, que obedecem em grande parte ao que pretendo para a minha vida.

Por outro lado, se a vida familiar e profissional me permitissem, gostaria de ir mudando de zona. 1 ou 2 anos na Madeira, mais 1 ou 2 anos em Sevilha, etc. [:D]

Já as casas que me fizeram pensar mais nelas, tinham algo em comum associado... condomínio.

Last edited:
As mudanças é uma não questão.
Só importa a roupa e documentos.
Móveis é deixar para trás. Na nova casa comprar iguais (hello IKEA) [:D]

Também sou desta opinião, gosto muito mais de apartamentos, mas têm de ter varanda [:D]
Tenho tido a sorte de apanhar boa vizinhança, e por exemplo no prédio onde moro atualmente, conheço praticamente toda a gente, e isto é algo que valorizo bastante. Já me desenrascaram várias vezes, e vice-versa.
Sei que também há quem tenha o azar de ter maus vizinhos e prefira viver isolado....

Back