Não compares o trajecto Montijo-Lisboa com quem vem de Belas, Mafra, Sintra, Cacém ou até cascais! Não tem nada a ver!
Ano passado andei a ver casas pra comprar, até cheguei a abrir um tópico sobre como seria viver em Mafra e trabalhar em Lx...
Tínhamos motivos fortes para mudar de casa e poucas condições para a compra (eu a contrato já com uma dívida, ela em part-time a terminar a faculdade), mesmo assim um banco concedia-nos crédito habitação com spread de 0,75%.
Passados 14 meses, estamos os dois com empregos melhores, efectivos, com quase o triplo do rendimento e sem dívidas e o melhor spread que vi foi em torno dos 3,5%. As casas ainda estão a venda e pelo mesmo preço.
Vou esperar mais uns meses a ver o que dá, mas com esses spreads não compro.
Ano passado andei a ver casas pra comprar, até cheguei a abrir um tópico sobre como seria viver em Mafra e trabalhar em Lx...
Tínhamos motivos fortes para mudar de casa e poucas condições para a compra (eu a contrato já com uma dívida, ela em part-time a terminar a faculdade), mesmo assim um banco concedia-nos crédito habitação com spread de 0,75%.
Passados 14 meses, estamos os dois com empregos melhores, efectivos, com quase o triplo do rendimento e sem dívidas e o melhor spread que vi foi em torno dos 3,5%. As casas ainda estão a venda e pelo mesmo preço.
Vou esperar mais uns meses a ver o que dá, mas com esses spreads não compro.
Pena só terem pegado em quem foi para lá e lá se mantém e não terem pegado nos que foram e já voltaram.O Expresso desta semana tinha um artigo sobre residentes em Mafra onde salientava os prós de tal solução para quem trabalhasse em Lx.
Neste momento a tua melhor hipótese é a compra nos leilões promovidos pelos bancos. Para estes apartamentos os bancos fazem empréstimo a 100% e com spreads mais baixos![]
Numa compra "normal" não contes arranjar spreads mais baixos nos próximos anos!
Mas estou convicto que as casas acabarão por baixar de preço, embora gradualmente!
O valor das casas não desce em Portugal, nem em nenhum país do sul da Europa onde o lobby da construção é muito forte.
Irlanda? Tinha um lobby de construção que fazia o que queria dos políticos e neste momento o preço das casas já caiu entre 40 a 50%.
Digamos que o custo de construcao (materiais usados) que penso que seja semelhante ao usado no RU e o preco pedido por uma casa (normalmente com areas e acabamentos inferiores as casas portuguesas) eram/sao bem diferentes.
Não sei se percebi o teu comentário ou a relação que tem com a queda de preços das casas, mas as casas aqui são muito maiores do que em Portugal. São quase todas vivendas (detached ou semi-detached) e sinceramente a comparar com os preço de vivendas em Portugal os preços nem eram assim tão diferentes.
Os leilões parecem uma boa opção, mas será que se podem ver as casas antes da compra? É que já vi na tv algumas notícias sobre compras em leilão que se vieram a revelar fraudulentas. Por exemplo, num dos casos a casa adquirida tinha tido um incêndio, e o novo proprietário apenas viu isso quando lá entrou. Parece-me fundamental poder ver a casa antes da compra.
Não estou por dentro das práticas feitas, quem quer vender ou comprar ou alugar um imóvel.
Mas imaginemos, é possível arrendar uma casa, com o intuito de a comprar daqui a 10 anos? Os contratos compra e venda são credíveis? (tanto para quem venda, como quem compra?) As imobiliárias/proprietários costumam fazer isso?
A vantagem é que com as rendas que pagas vais diminuindo o valor a pagar pela casa no final do contrato de arrendamento ou o preço da casa, no final desse período, tem a garantia de ser o mesmo que no início, não sofrendo qualquer aumento. O contra é que em muitos casos o valor da renda que amortiza o preço da casa é bastante baixo, cerca de 40 ou 50%, podendo até descer ao longo dos anos.
As imobiliárias começam, a pouco e pouco, a ter cada vez mais imóveis nestas circunstâncias.