LinoMarques
Well-known member
E eu que achava os meus 2% elevados!
Finais de 2007 conseguia-se 0,25%.(record que conheço).
Quem os tem que se mantenha e deixe-se estar quietinho que está bem.
Eu comprei casa no ano passado (Julho de 2010) e consegui spread de 0.6%. Portanto até à pouco tempo, e bem dentro da crise financeira mundial, ainda era possível obter bons spreads.
Epá, digo-te já que foi um valor assombroso para Julho de 2010!!!
Algum banco estrangeiro?
Algum banco estrangeiro?
É por essas e por outras que não acho que o arrendamente compense.
Eu pago por mês ao banco (durante 30 anos) 400 euros (inclui seguros) de prestação do meu T3 duplex no ultimo piso de um prédio com 11 andares no centro do Porto, com dois lugares de garagem e vista para o rio Douro e metro à porta. No mesmo prédio onde eu habito, estão a alugar T2 por 600 euros (não mobilidados) e T3 por 700 (também não mobilidados).
Nunca te enganaste a escrever? É óbvio que queria escrever "mobilado".
O preço da casa foi de 122 mil euros.
Se a prestação nunca se alterar (impossivel, mas vamos supor que sim) dá 360 x 400 = 144000 euros.
Sinceramente a mim parece-me que compensa...
Já agora, o valor do empréstimo foi de 108000 euros, o prazo 30 anos e o spread 0,8%.
Eu comprei casa no ano passado (Julho de 2010) e consegui spread de 0.6%. Portanto até à pouco tempo, e bem dentro da crise financeira mundial, ainda era possível obter bons spreads.
Comprei a minha casa usada (o prédio na altura tinha 16 anos). Mesmo ao lado está um prédio novo que na altura tinha sido construido à menos de 1 ano. Nesse tal prédio novo estavam a pedir mais de 300 mil euros por um T3 (com áreas pequenas e acabamentos de qualidade duvidosa). Não sei como são as coisas no resto do país, mas no Porto um apartamento novo custa mais do dobro de um usado (mesmas áreas, mesma localização, etc.). Pelo menos na altura em que eu procurei casa constatei isso. Há casas usadas no Porto em muito bom estado, em zonas centrais e nobres muito mais baratas que casas novas nos limites da cidade e em zonas mal servidas de transportes e serviços.
Algum banco estrangeiro?
Sim, num banco espanhol. Bancos portugueses obviamente nem se aproximaram. []
Também consegui (0,65%) em Dezembro/Janeiro, mas era um banco Espanhol, com entrada substancial, à luz de um protocolo especial, etc. Agora até isso já acabou.
Um colega meu também conseguiu menos de 1% há cerca de 1 ano, num banco português. Emprego estável e já uma entrada considerável! Chegar ao banco e pedir 150,000€ tendo 50,000 é bem diferente de chegar lá sem nada e pedir 200,000.
Um colega meu também conseguiu menos de 1% há cerca de 1 ano, num banco português. Emprego estável e já uma entrada considerável! Chegar ao banco e pedir 150,000€ tendo 50,000 é bem diferente de chegar lá sem nada e pedir 200,000.
Actualmente ainda emprestam 100% do valor da casa ? por acaso sempre achei mal que emprestassem mais do que 80% do valor real (e não das avaliações optimistas).
Actualmente ainda emprestam 100% do valor da casa ? por acaso sempre achei mal que emprestassem mais do que 80% do valor real (e não das avaliações optimistas).
Por acaso até lhe emprestavam 100% (ele não precisou) porque foi avaliado a cima do valor que ele pagou. A localização é muito boa, áreas e qualidade a condizer.
No fundo concordo contigo, os bancos nunca deviam ter emprestado dinheiro sem a pessoa ter 20/30% do valor!
O problema por vezes é ter esse capital de entrada, é que 20 ou 30% de valores de casas, é sempre bastante dinheiro e há quem não consiga juntá-lo.
Comprei nova casa em 2008, consegui 1 spread de 0.5%, e com prestação fixa a 5 anos. houve 1 altura em que estive a "ganhar" dinheiro ao banco, já que o juro andou mais elevado, do que àquele em que a minha taxa fixa ficou trancada. Com a queda dos juros, passei a "perder" a dinheiro. Propus ao banco, na altura, mudar para taxa variável só eles queriam duplicar o spread, e eu fiz-lhes 1 zé povinho []
Estou a perder dinheiro agora, mas daqui a algum tempo recupero-o, pelo valor do spread.
O problema por vezes é ter esse capital de entrada, é que 20 ou 30% de valores de casas, é sempre bastante dinheiro e há quem não consiga juntá-lo.
Estamos na mesmo situação, Santander Totta! Na quarta tenho reunião com o gestor de conta e estava a pensar em falar com ele sobre o assunto. Comprei casa em Março de 2009 e tenho spread de 0.5%.
Muito se fala sobre a real vantagem de abater o CH ou não! Com os depósitos a darem mais do que propriamente se paga pelo CH, a minha dúvida mantém-se.
Conhecendo o caderno de encargo do empréstimo, todos nós pagamos a maioria dos juros no inicio do mesmo. Desta forma não valerá a pena abater, se a prestação diminuir a fatia maior que é cortada é nos juros! Outro beneficio será a diminuição dos seguros, uma vez que o capital destes se encontra agregado ao capital em dívida.
Haverá algum simulador que nos permita ter uma ideia melhor sobre o assunto?!
Em relação ao preço das casas, a diferença entre o Porto e Lx é abismal. Sou natural de Torres Vedras e por questões profissionais vivo em Gaia. O meu T2 com os mesmos acabamentos e área (se arranja-se) em Torres Vedras valeria mais 50mil€ com muita facilidade. Em relação a Lx nem vale a pena comparar.
Cumps