Tópico do BTT

No domingo passado,a cerca de 4 kms da chegada,partiu-se a corrente!Foi sempre a descer,mas ainda assim tive que ser "rebocado"pelos meus colegas!
Nunca tinha andado com neve e apesar desses ultimos kms apanhar um frio brutal nas pernas,foi uma experiência espectacular[:cool:]

neve.jpg

Muito bom!

Tenho curiosidade em andar na neve de bike, mas aqui para os meus lados já chega como água. Deve ser escorregadio como tudo!

a minha tem estado pendurada.
sempre que me lembro de ir dar uma volta, está a chover e não me apetece andar nos rolos com a de estrada.
tenho andado desleixado ultimamente[:D]

No domingo passado,a cerca de 4 kms da chegada,partiu-se a corrente!Foi sempre a descer,mas ainda assim tive que ser "rebocado"pelos meus colegas!
Nunca tinha andado com neve e apesar desses ultimos kms apanhar um frio brutal nas pernas,foi uma experiência espectacular[:cool:]

View attachment 68704
deve ser uma sensação porreira, mas não usas vestuário térmico?

Muito bom!

Tenho curiosidade em andar na neve de bike, mas aqui para os meus lados já chega como água. Deve ser escorregadio como tudo!

Quando estive na Suíça, o colega de trabalho ia de bike para o mesmo, quando nevava [:D] e deixava o seu Golf IV R32 (tracção á 4) na garagem, irónico...

Uma das melhores voltas que já dei, já tinha pedalado em cima de neve antes, mas no passado Domingo foi diferente. Saímos de local de encontro e não chovia sequer, quando começamos a subir levantou-se um vento forte e a neve começou a cair, Fantástico !!!
è preciso no entanto um especial cuidado pois os obstaculos e buracos ficaram ocultados pela neve.

Neve 2.jpg
Neve 3.jpg

Aqui ainda estava a começar a nevar:
Neve 6.jpg
Neve 5.jpg

belas fotos pintox e muita coragem

já fiz o pagamento do meu quadro novo e provavelmente deve chegar na 3ª feira[kiss][kiss][kiss]apr:)
comprei também uma pedaleira deore para a hardrock pro, mas virá montada no meu quadro quadro novo, e sendo assim, é só tirar a minha e meter na specialized[;)]
depois meto fotos

onde é que poderei arranjar umas rodas baratinhas para disco?
não me interessa a marca, até por que essas rodas são para montar uns pneus de estrada e vão andar pouco

Quando estive na Suíça, o colega de trabalho ia de bike para o mesmo, quando nevava [:D] e deixava o seu Golf IV R32 (tracção á 4) na garagem, irónico...

Não é irónico; não há nada melhor do que acordar de manhã para ir para o trabalho e ver tudo coberto de neve e as estradas/ruas quase vazias. Altura ideal para pegar numa btt e ir ate ao trabalho a fazer umas avarias[:cool:]

Este ano só andei de desdobrável na neve...com aqueles pneus fininhos e sem rasto os sustos foram vários, mas foi engraçado[:D]

mmao está quase [;)] depois pesa o quadro antes de o montares, só para ver se bate certo com o peso anunciado.

tonyV sempre chegaste a fazer o upgrade à suspensão da tua bicicleta?

mmao está quase [;)] depois pesa o quadro antes de o montares, só para ver se bate certo com o peso anunciado.

tonyV sempre chegaste a fazer o upgrade à suspensão da tua bicicleta?

Não...primeiro porque tenho andado pouco, segundo porque ou ia para 80mm ou uma de 100mm já ia alterar significativamente a geometria da bicicleta (e eu precisava de mais curso) e terceiro porque o pessoal começou a picar para me deixar andar com esta até ao final do Inverno quando o desgaste dos componentes é maior; vendê-la e saltar logo para uma FS.

Por isso para já e até ver está igual, levou apenas uma corrente nova que já tinha a outra corroída e uma limpeza de pastilha e disco traseiro que andei a lubrificar onde não devia.

deve ser uma sensação porreira, mas não usas vestuário térmico?

Eu levava uma meias impermeáveis,proteçoes dos sapatos,uma fronha e também um casaco termico,mas no domingo não levava as calças termicas,porque não estava assim tanto frio!Estava uma média de 0 graus!
As pernas arrefeceram muito porque não pedalava.
Resolvi não levar óculos o que foi um erro,os flocos de neve a baterem nos olhos doia um bocado!
Há mais ou menos um mês andamos com temperaturas de -4 e -5 graus e aí sim levava as calças térmicas,mas é mais dificil pedalar!

Pintox,fotos porreiras[:cool:]

Saio sempre protegido, só assim se disfruta a sério do passeio, é horrivel pedalar com a sensação de frio ou do corpo molhado.
Luvas de inverno, meias de neoprene, impermeável, são obrigatórios nesta altura do ano, e quando pedalo á chuva esfrego as pernas totalmente, pescoço e braços com óleo jonhson para a chuva não me pegar. com tanta facilidade, serve de repelente [;)]

quando pesar o quadro, vou ter que tirar 1010gr do peso total, que é o peso da pedaleira com a caixa de movimento[;)]

boas!

Alguém já tentou montar o aperto do selim num quadro? Se sim, como se faz?

Tou a perguntar pois já tentei mas não consegui, e estou a perguntar para não fazer asneiras...

Só me falta mesmo a caixa de direcção, estou a espera que venha um novo stock...

Hoje estive a montar o selim no espigão e a afiná-lo. o resto não me atrevo a montar, ainda estrago as peças e/ou o quadro... :sh)

Já não falta muito para ter a minha branquinha... =)

Cumps

boas!

Alguém já tentou montar o aperto do selim num quadro? Se sim, como se faz?

Tou a perguntar pois já tentei mas não consegui, e estou a perguntar para não fazer asneiras..
.

Só me falta mesmo a caixa de direcção, estou a espera que venha um novo stock...

Hoje estive a montar o selim no espigão e a afiná-lo. o resto não me atrevo a montar, ainda estrago as peças e/ou o quadro... :sh)

Já não falta muito para ter a minha branquinha... =)

Cumps

Como assim? :confused: Isso basta meter no sitio e apertar. Tens o aperto de espigão do tamanho certo para o diâmetro do quadro?

EDIT: Parti do principio que te estivesses a referir ao aperto do espigão ;)

para mim, o mais complicado vai ser montar e afinar o desviador da frente.
ainda não consegui entender como se afina aquilo nem a que distância deve ficar da pedaleira:sh)
mas se tudo correr bem, na 3ª feira vou experimentar isso[kiss]

Afinar o Desviador Dianteiro

Ferramentas necessárias: Chave Philips, Alicate de Pontas (Chatas de preferência), Chave Allen nº 5

Altura do Desviador Dianteiro
Ajustar a altura do desviador de modo a verificar 1 a 2 mm entre a placa externa e o maior prato da pedaleira com o bloco de ajuste inserido.
No caso de desviadores novos o bloco de ajuste vem na posição da foto para manter o desviador na posição certa para ser medida a distância entre o desviador e a pedaleira. No caso de não haver um bloco pode-se deslocar o desviador com a mão (+/- na posição do maior prato) ou inserir algo com 10 mm de diâmetro no desviador para verificar a sua altura.

Foto1.jpg

Alinhamento do Desviador Dianteiro
O desviador deve estar paralelo à corrente (na posição 3-9)

Foto2.jpg

Ajuste do Desviador Dianteiro
Ajuste Inferior
- Retirar o bloco de ajuste
- L, controla o limite inferior do desviador (na posição 1-1)
- 0 a 0.5 mm entre a corrente e o desviador

Foto3.jpg

Ligação do cabo
- Aliviar a tensão no manípulo
- Retirar a tampa e inserir o cabo
- Apertar o cabo no desviador

Ajuste Superior
- H, controla o limite superior do desviador (na posição 3-9)
- 0 a 0.5 mm entre a corrente e o desviador

Ajuste do prato intermédio
- 0 a 0.5 mm entre a corrente e o desviador (na posição 2-1)

Foto4.jpg

Resolução de Problemas

»Se a corrente cai para o lado do crank:
Apertar o parafuso de ajuste superior (H) no sentido horário aproximadamente 1/4 de volta

»Dificuldade de mudar do prato intermédio para o maior:
Aliviar o parafuso de ajuste superior (H) no sentido anti-horário aproximadamente 1/8 de volta

»Dificuldade de mudar do prato intermédio para o mais pequeno:
Aliviar o parafuso de ajuste inferior (L) no sentido anti-horário aproximadamente 1/4 de volta

»Se houver interferência entre a corrente e a placa interna do desviador dianteiro quando no prato maior:
Apertar o parafuso de ajuste superior (H) no sentido horário aproximadamente 1/8 de volta

»Se houver interferência entre a corrente e a placa externa do desviador dianteiro quando no prato maior:
Aliviar o parafuso de ajuste superior (H) no sentido anti-horário aproximadamente 1/8 de volta

»Se a corrente falha a passagem no prato intermédio quando vinda do prato maior:
Aliviar o regulador da bicha no sentido anti-horário (1 ou 2 voltas)

»Se houver interferência entre a corrente e a placa interna do desviador dianteiro quando o carreto menor traseiro para o carreto maior traseiro quando se usa o prato intermédio:
Apertar o regulador da bicha no sentido horário (1 ou 2 voltas)

»Se a corrente cai para lado o eixo pedaleiro:
Apertar o parafuso de ajuste inferior (L) no sentido horário aproximadamente 1/2 de volta
by: Pedal BTT

Edd :)

Back