Tópico do BTT

O segredo de uma boa suspensão está na sua capacidade de filtragem do terreno.

Não basta que ela arreie quando leva uma pancada forte. Isso todas fazem.
O que as mais baratas não fazem é justamente não deixar transmitir ao ciclista todas as irregularidades do terreno.

Numa suspensão a ar não sentes. Nas outras, qualquer gravilha que pises é transmitida ao restante conjunto.
O Nuno tinha uns vídeos de Monsanto antes e depois da Reba. Aí era por demais evidente a diferença. Não é preciso ser ele a dizer na primeira pessoa. Bastava visualizar a estabilização da GoPro entre os dois para perceber.

E é essa vibração constante que dá desconforto, dormência e perda de entusiasmo por vezes.

O segredo de uma boa suspensão está na sua capacidade de filtragem do terreno.

Não basta que ela arreie quando leva uma pancada forte. Isso todas fazem.
O que as mais baratas não fazem é justamente não deixar transmitir ao ciclista todas as irregularidades do terreno.

Numa suspensão a ar não sentes. Nas outras, qualquer gravilha que pises é transmitida ao restante conjunto.
O Nuno tinha uns vídeos de Monsanto antes e depois da Reba. Aí era por demais evidente a diferença. Não é preciso ser ele a dizer na primeira pessoa. Bastava visualizar a estabilização da GoPro entre os dois para perceber.

E é essa vibração constante que dá desconforto, dormência e perda de entusiasmo por vezes.

Se eu montasse uma GoPro na minha, não se via nada, tal é a tremideira [:D][:D][:D]

Com carros, com motas, com a Bimby...[:D]

Eu também era assim, até a minha irmã me ter mostrado como se faz uma limonada num segundo (1 segundo!!!). Ainda hoje me pergunto como é possível o sumo de limão sair em quantidade num segundo...aquilo cheira-me que funciona à base da bruxaria.

Eu deixei a ressalva de que não sou um expert nem um rider experiente e daí poderem surgir erros na minha análise. Como é óbvio, não vou discutir o que cada um faz ao seu dinheiro. Isso não está em causa nem interessa a cada um de nós.

O que eu pretendi dizer é que, por vezes, vai-se do 8 ou 80 com muita facilidade. Vejo muita gente a dizer que as bicicletas que têm, muitas delas já com valores a passar os 500 euros, não chegam para aquilo que eles fazem. Pergunto: que coisas assim são tão difíceis fazem eles, que "obrigue" a ter uma bicicleta que custa três vezes mais?

Isto aplica-se também à "excessiva" preocupação com o peso. Será que um espigão ou um avanço em carbono é que vão fazer com que eu pedale mais, ou tenha coragem para aquele trilho?

Uns travões melhores trazem mais segurança? Sim, sem dúvida! A questão é que um gajo sem tomates para enfrentar aquela descida não vai passar a tê-los por trocar os Cantilever por uns hidráulicos, ou vai?

A diferença de uma de 500 em BTT face a uma de 1000/2000/3000 e isto só para as HT e para BTT.

O que fazes ou deixas de fazer? Podes fazer tudo (dependendo da técnica), podes fazer mais alguma coisa (dependendo da bicicleta). Tens com toda a certeza mais segurança e menos probabilidade de ires parar ao estaleiro com uma bicicleta mais competente.

Mas especificamente falamos de quê, com o "podes fazer tudo com mais segurança"? Drops, saltos, lavrar um rock garden, raízes, para noobs como eu ter uma bicicleta que aguente um andamento lento em zonas tecnicamente difíceis e com grandes inclinações é um must, principalmente a nível de confiança, etc

Como já o disse várias vezes, para mim tudo o que evitou e evita o acidente, já está pago por si próprio...no RU não havia nem há direito a £££ se uma pessoa não trabalhar[:p].

Depois de me roubarem a minha GT Outpost de £240, a segunda foi (e é, o quadro) uma Cube Acid. Custou no RU £650 na altura.
Os travões duraram por lá menos de 1 ano (fraca resistência à fadiga (mais de 5min a descer era mentira), potência muito fraca, sobreaquecimento excessivo que levaram ao empeno de um disco e no final acabei com uns Hayes Stroker Ryde cheios de "limalha" das pastinha entre a maxila e os bombitos...lixo)
A suspensão RockShox a mola, se de ínicio (6 meses) era a típica vibroplate e amortecia quase tanto como uma forqueta rígida, findo esse período fiquei com uma suspensão empapada (o Inverno não perdoa, então no RU que chove dia sim dia sim...) que deixou de se mexer mais que uns meros mms e só com grande impacto. Estava ali uma forqueta rígida só que só fazia lastro nas descidas.
Transmissão: atrás era e é XT = zero problemas (funciona igual como quando estava nova); movimento pedaleiro era um octalink que aguentou muito bem e superou as minhas expectativas.
Selim era desconfortável, mas aí quase todos serão, excepto se forem a nossa medida.
Rodas, estão neste momento encostadas e com cerca de um ano de uso tinham aros empenados (podiam ser arranjados. Não é incomum empenos em jantes para quem escolhe algo mais virado para a contenção de peso...não é o caso de umas rodas com 2198gr[:)]), cubo da roda da frente que ficou deformado (andei com problemas de alinhamento do disco de travão).

O resto são componente "imóveis" à base do "ferro" e como tal, independentemente do peso, não afectam a funcionalidade da bicicleta.

Tenho uma FS de algumas libras, comprada por todas as razões e mais alguma; levou mais porrada, fez coisas mais agrestes, deu-me mais segurança (número de quedas e principalmente OTBs desceu bastante[:cool:]), problemas = 0

A questão do peso, é uma questão de opinião. Há quem troque de bicicleta ou componentes tendo em mente o peso à frente de outros factores como fiabilidade ou conforto. Eu não concordo com isso e quando troco é para algo que daqui a 10 anos funciona igual a novo com manutenção bem espaçada (ou manutenção fácil), que me dê conforto, segurança e se pesar menos melhor ainda!

continuo a achar que a GT por 250€ é uma boa aposta, nem que seja pelo quadro e valor de revenda.
sim v-brakes é melhor que discos mecânicos... excepto no upgrade para discos hidráulicos.

tenho dito

Já o disse várias vezes, para mim os quadros da GT (HT) (que por sinal vêm em bicicletas de 200€) são a melhor coisinha que já experimentei. Infelizmente ainda não apanhei nenhum usado, na minha medida, à venda.

Última edição:
Experimenta levar uma bike de 600€ para Monsanto com "vibroplate" instalada á frente e depois fazeres a mesma coisa com a mesma bike com uma suspenção decente.

Pergunta o NunoMCCII se notou diferença apenas só de mudar a suspenção da antiga KTM, as pernas eram as mesmas, o kit de unhas idem, o que mudou ? O material.
Já agora eu apenas mudei as rodas da minha, e ando como nunca andei, nem pensei andar. Rider igual, Kit de unhas igual, o que mudou ? O material.

E nada como ver os vídeos postados neste tópico do antes e depois para ser ver a diferença na trepidação da câmara[:cool:]

Sentiste assim tanta diferença nas rodas? Quais tinhas e quais tens agora? Quais as principais diferenças? Estou a pensar trocar. [:D]

Passei de 26 para 27.5. Mesmo quadro, rodas diferentes, mais leves, com maior diametro. E não digo que foi da noite para o dia, que ainda ando á noite :), mas que noto que tenho muita mais confiança a descer, subo melhor nas zonas tecnicas e a rolar (meter cadência) não tem nada a ver.

Passei de 26 para 27.5. Mesmo quadro, rodas diferentes, mais leves, com maior diametro. E não digo que foi da noite para o dia, que ainda ando á noite :), mas que noto que tenho muita mais confiança a descer, subo melhor nas zonas tecnicas e a rolar (meter cadência) não tem nada a ver.

Talvez me meta numa coisa dessas se arranjar um negócio fixe e alguém que me fique com as XT... Em principio, devem caber tanto no quadro como na suspensão.

Talvez me meta numa coisa dessas se arranjar um negócio fixe e alguém que me fique com as XT... Em principio, devem caber tanto no quadro como na suspensão.

Tenho que investigar se cabem umas 27 e meio na FSR...[:cool:]

Melhor melhor, é trocarem isso por bintenoves!! :o

Na raposa sei que cabe.
A minha dúvida é atrás. E depois é a questão dos pneus. Não é qualquer um que cabe.

Pelas medidas a olhómetro diria que sim... mas a carteira diz que não...[:D]

O melhor mesmo é deixar de vir a este tópico...[:)] e assim não penso nessas m..das. [:p]

Ter calos nas mãos é chato por isso ESI Grips on! :)

425300_519647144763001_645797230_n.jpg

600631_519656958095353_1311251879_n.jpg

O liquido vou por nas câmaras da RR.

Edit: Para quem já teve estes punhos sabe que eles são muito bons mas um pincel para entrar no guiador, decidi fazer uma experiência e coloquei um com ajuda de spray de silicone e do compressor, dificil!

E o outro com um pouco de óleo de corrente. Nem foi preciso usar o compressor! 5*

Última edição:
Voltar
Superior