Tópico do Colesterol

A técnica laboratorial estava a comer rissóis e deixou cair migalhas para a tua amostra.

Agora mais a sério. Ias com jejum de 12 horas em ambos os casos? Comeste a mesma coisa antes de em ambas as análises? Por via das dúvidas faz uma 3ª análise para despistar o outlier.

Olá desculpem a demora,

a medição foi feita num intervalo de 30 minutos.

o 1º teste foi por volta das 9H00 da manhã e estava em jejum com mais de 12h.

O 2º teste foi feito no mesmo dia por volta das 9H30 da manhã e claro que estava em jejum, pois saí da 1ª clinica e 15 minutos depois enfie-me numa outra na rua ao lado :).

Acrescento que ambas as clinicas têm alvará, e inclusivie, tem acordos com os mais diversos estatutos deste pais, nomeadamente empresas privadas e estado.
Sendo assim, são clinicas que podemos confiar, pelo Alvará existente, pela equipa de enfermeiros, medicos, assistentes que lá trabalham.

Agora imaginemos que eu não faço o 2º teste, e enfio-me no meu medico de familia e apresento o teste de 320 de colesterol. Resultado receitava-me medicamentos para baixar o colesterol.

Abraço

Eu pelo contacto que tenho com diversas pessoas e pelo que vou lendo. Vejo que o maior problema de colestrol é mesmo o facto de em muitos ser "feitio" e não "defeito"

O que não falta é pessoa que faz exercício, dietas etc etc e tem mais de 250. E por outro lado pessoal sem cuidado nenhum e tem 130...

O corpo humano produz colestrol e em muitos casos produz em excesso e nesses casos nem dietas nem exercício servem de nada. Só medicação!

Eu nas ultimas analises andava nos 210. Não tenho muito cuidado (e adoro ovos!) mas sei que tem um grande componente hereditário, porque tenho familiares directos com bem mais do que eu e quem tem o dobro dos cuidados!

Ultimamente tenho reparado que de vez em quando tenho uma espécie de vibração no peito, algo muito ligeiro, não me faz impressão, não me causa dor, nada... será colesterol? eu pus me a pensar e lembrei-me que talvez tenha alguma veia um pouco entupida e a vibração seja a circulação do sangue aos soluços...(se é que isto tem alguma lógica)

Ultimamente tenho reparado que de vez em quando tenho uma espécie de vibração no peito, algo muito ligeiro, não me faz impressão, não me causa dor, nada... será colesterol? eu pus me a pensar e lembrei-me que talvez tenha alguma veia um pouco entupida e a vibração seja a circulação do sangue aos soluços...(se é que isto tem alguma lógica)
Ui... Não digas uma coisa dessas, que parece mal.[;)]

O colesterol não se sente. O que tu sente é certamente trémulo muscular.

Ui... Não digas uma coisa dessas, que parece mal.[;)]

O colesterol não se sente. O que tu sente é certamente trémulo muscular.

epah eu não percebo nada destas coisas...:sh)

e o trémulo muscular pode-se dever a que? é que não sei se é isso, pois as vibrações têm um período muito curto, as primeiras vezes cheguei a pensar que era o telemóvel.

Colesterol

Colesterol

Pessoal alguém me arranja uma tabela com os valores de colesterol,fiz hoje uma pequena analise ao sangue,e este acusou 231,lá vou ter que batalhar contra esse bicho chamado colesterol.

Pessoal alguém me arranja uma tabela com os valores de colesterol,fiz hoje uma pequena analise ao sangue,e este acusou 231,lá vou ter que batalhar contra esse bicho chamado colesterol.

Lutar? Qual lutar. Provavelmente vais fazer dieta e desporto e baixar apenas um pintelhésimo.

Mais um sinal típico da PDI ( hoje já é a2º x q falo nisso[:D])

Das duas uma ou fazes dieta com desporto regular para toda a vida e com sorte baixas significativamente ou vais ter que tomar medicamentos.

Colesterol não tem cura.

231 ta risco moderado, o razoavel anda nos 200. Eu ha pouco tempo tinha 220.

TABELA:

Baixo risco < 200
Risco moderado 200 - 240
Risco elevado > 240

Last edited:
Lutar? Qual lutar. Provavelmente vais fazer dieta e desporto e baixar apenas um pintelhésimo.

Mais um sinal típico da PDI ( hoje já é a2º x q falo nisso[:D])

Das duas uma ou fazes dieta com desporto regular para toda a vida e com sorte baixas significativamente ou vais ter que tomar medicamentos.

Colesterol não tem cura.

Mas pode ser controlado.. Não está assim tão alto e com cuidado na alimentação e desporto pode ser que consiga.

Sei do que falo, eu infelizmente é genético, a médica já me disse, medicação para o resto da vida...

Mas pode ser controlado.. Não está assim tão alto e com cuidado na alimentação e desporto pode ser que consiga.

Sei do que falo, eu infelizmente é genético, a médica já me disse, medicação para o resto da vida...

...e Omega3 [;)]

A tabela que pedia era quais os maximos a que pode estar o colesterol,mas penso que o amigo alemao ja respondeu a essa questão,desde já obrigado,mas agora fiquei cá com uma duvida ou seja tomei o pequeno almoço ás 9.00 e fiz a analise ás 11.00 horas,será que aquilo alto teve alguma coisa a ver com isso.
Tenho que fazer uma em jejum.

Se não for indiscrição que idade tem?

Eu estou na porta dos 28 e já ando preocupado com isso devido à minha alimentação de caca

Há dois tipos de pessoas com colestrol.

Ou que têm porque só comem porcaria e os que têm pq simplesmente o organismo o produz.

Os 1ºs com uma dieta ou controlo reduzem e muito.
Os 2ºs estão tramados, nem dieta nem nada, só com medicação para o resto da vida.

Na minha familia o colestrol vem de trás e está mais do que enraizado genéticamente desde ter familiares a fazer desporto 3 vezes por semana (1h30 a 2h) e que não comem fritos, nem ovos e o colestrol nunca baixa dos 200/220.

Tens de ver qual é a tua situação.

Last edited:

Ou que têm porque só como porcaria e os que têm pq simplesmente o organismo o produz.

Os 2ºs estão tramados, nem dieta nem nada, só com medicação para o resto da vida.

Na minha familia o colestrol vem de trás e está mais do que enraizado genéticamente desde ter familiares a fazer desporto 3 vezes por semana (1h30 a 2h) e que não comem fritos, nem ovos e o colestrol nunca baixa dos 200/220.

Mas há mais uma diferença...

Os 1ºs com o colestrol alto estão em risco e afecta-lhes gravemente a saúde...
Os 2ºs, como o corpo já está habituado, o risco não é tão grande, embora seja um problema...

A tabela que pedia era quais os maximos a que pode estar o colesterol,mas penso que o amigo alemao ja respondeu a essa questão,desde já obrigado,mas agora fiquei cá com uma duvida ou seja tomei o pequeno almoço ás 9.00 e fiz a analise ás 11.00 horas,será que aquilo alto teve alguma coisa a ver com isso.
Tenho que fazer uma em jejum.

Sem ser em jejum pode influenciar as análises porque o soro (sangue sem globulos vermelhos, brancos e plaquetas) pode ficar lipémico (com gordura - aspecto leitoso) e há métodos para a determinação do colesterol que podem ser afectados devido a este aspecto leitoso, podendo então adulterar os valores, face ao valor "verdadeiro", feito em jejum.

Normalmente, a glicose também deveria estar alta, em relação ao seu nível normal, devido ao "não-jejum".

Faça análises em jejum, pode ter resultados ligeiramente diferentes.[;)]

Ou que têm porque só como porcaria e os que têm pq simplesmente o organismo o produz.

Sim mas na maioria dos casos é necessária medicação. Até porque controlar a besta é muito, mas muito difícil. Implica uma mudança radical do estilo de vida, implica quase deixar as carnes enfim, não é nada fácil.
E depois tem um risco muito elevado.

Imagina que vais ao médico e ele diz-te para fazer dieta e exercício e a coisa corre bem e o colesterol baixa. Andas assim uns tempos e pouco a pouco a coisa volta ao normal ( cada vez menos exercício e carninha da boa tds os dias). Imagina tb que só voltas a fazer exames 2 ou 3 anos dps e esqueces o assunto (não doi não se sente...). O que acontece é que andas 1 ou 2 anos a acumular gordura nos vasos sem sentir nada.

Por isso é que a medicação é a única solução mais segura.

Evidentemente q podes fazer exames regularmente mas quem é que se dá a esse trabalho?[;)]

Sim mas na maioria dos casos é necessária medicação. Até porque controlar a besta é muito, mas muito difícil. Implica uma mudança radical do estilo de vida, implica quase deixar as carnes enfim, não é nada fácil.
E depois tem um risco muito elevado.

Imagina que vais ao médico e ele diz-te para fazer dieta e exercício e a coisa corre bem e o colesterol baixa. Andas assim uns tempos e pouco a pouco a coisa volta ao normal ( cada vez menos exercício e carninha da boa tds os dias). Imagina tb que só voltas a fazer exames 2 ou 3 anos dps e esqueces o assunto (não doi não se sente...). O que acontece é que andas 1 ou 2 anos a acumular gordura nos vasos sem sentir nada.

Por isso é que a medicação é a única solução mais segura.

Evidentemente q podes fazer exames regularmente mas quem é que se dá a esse trabalho?[;)]

Nas farmácias faz-se em 3 mins...Não é a coisa mais fiável do mundo, mas dá para ter uma ideia..

Back