Tópico do Colesterol

Em termos de lógica popular:
Onde já se viu vender gordura para baixar colesterol?

Também conseguem convencer as pessoas a emagrecer... comendo ! [:D]

É curioso: actualmente, os marketeers conseguem dar valor acrescentado aos produtos alimentares, não pelo que contêm, mas sim pelo que não têm...[:)]Sem açúcar, sem gordura, sem isto, sem aquilo...

Ou seja, os consumidores pagam mais... para não comer.

(versão curta)

È mentira, não vale a pena, o melhor é esquecer!!

Roça a publicidade enganosa.
Não tem o mínimo de fundamento esse produto.

Em termos de lógica popular:
Onde já se viu vender gordura para baixar colesterol?

A versão longa fica para quando tiver mais disponibilidade.

Também conseguem convencer as pessoas a emagrecer... comendo ! [:D]

É curioso: actualmente, os marketeers conseguem dar valor acrescentado aos produtos alimentares, não pelo que contêm, mas sim pelo que não têm...[:)]Sem açúcar, sem gordura, sem isto, sem aquilo...

Ou seja, os consumidores pagam mais... para não comer.

:confused:

Cholesterol in the blood and tissues is derived from two sources: diet and
endogenous synthesis. Dairy fat and meat are major dietary sources. Egg
yolk is particularly rich in cholesterol but unlike dairy products and meat
does not provide saturated fatty acids. Although dietary cholesterol
raises plasma cholesterol levels (15), observational evidence for an
association of dietary cholesterol intake withCVDis contradictory (16).
There is no requirement for dietary cholesterol and it is advisable to keep
the intake as low as possible (2). If intake of dairy fat and meat are
controlled, there is no need to severely restrict egg yolk intake, although
some limitation remains prudent.

Dietary plant sterols, especially sitostanol, reduce serum cholesterol by
inhibiting cholesterol absorption (17). The cholesterol-lowering effects
of plant sterols has also been well documented (18) and commercial
products made of these compounds are widely available, but their longterm
effects remain to be seen.

17. Miettinen TA et al. Reduction of serum cholesterol with sitostanol-ester margarine
in a mildly hypercholesterolemic population. New England Journal of Medicine,
1995, 333:1308--1312

18. Law M. Plant sterols and stanol margarines and health. British Medical Journal,
2000, 320:861--864.

Fonte: OMS

Têm assim tanta certeza? [;)]

Last edited:
Ontem fui buscar as minha análises e tive estes resultados:

Colesterol Total: 188 - Nível Desejado

Colesterol HDL: 38 - Risco moderado

Colesterol LDL: 138 - Risco Moderado

Eu sei que o HDL é o bom colesterol (e está abaixo do que devia) e o LDL é o mau colesterol (que está acima do que devia)...

Mas o Total (nivel desejado) não é o "resumo" dos outros dois??? :confused:

Sim, o Total é a soma desses e mais outros (que não são tão relevantes para as vulgares análises).

Contudo para se perceber ao certo como está "distribuído" o colesterol deve-se verificar as suas fracções, com isto pode-se constatar se o total se deve a uma grande fracção do "bom" colesterol ou a uma grande fracção do "mau" colesterol.

Espero ter ajudado.

:confused:

Cholesterol in the blood and tissues is derived from two sources: diet and
endogenous synthesis. Dairy fat and meat are major dietary sources. Egg
yolk is particularly rich in cholesterol but unlike dairy products and meat
does not provide saturated fatty acids. Although dietary cholesterol
raises plasma cholesterol levels (15), observational evidence for an
association of dietary cholesterol intake withCVDis contradictory (16).
There is no requirement for dietary cholesterol and it is advisable to keep
the intake as low as possible (2). If intake of dairy fat and meat are
controlled, there is no need to severely restrict egg yolk intake, although
some limitation remains prudent.

Dietary plant sterols, especially sitostanol, reduce serum cholesterol by
inhibiting cholesterol absorption (17). The cholesterol-lowering effects
of plant sterols has also been well documented (18) and commercial
products made of these compounds are widely available, but their longterm
effects remain to be seen.

17. Miettinen TA et al. Reduction of serum cholesterol with sitostanol-ester margarine
in a mildly hypercholesterolemic population. New England Journal of Medicine,
1995, 333:1308--1312

18. Law M. Plant sterols and stanol margarines and health. British Medical Journal,
2000, 320:861--864.

Fonte: OMS

Têm assim tanta certeza? [;)]

Quanto á gordura vegetal pura ser mais saudável que a gordura animal pura, não tenho a minima duvida, a bioquímica e a fisiologia não enganam.

Quanto ao papel dos esterois vegetais sobre o colesterol exógeno também não tenho duvidas, é reduzido mas está lá....

Atenção que estes actuam somente a nível de "colesterol" ingerido, NÃO tem efeito sobre o colesterol endógeno=metabólico , isto é: Se uma pessoa não ingerir gorduras e tomar estes fitoesterois, NÃO verá o seu colesterol diminuir!!

Estes fitoesterois interferem apenas na absorção de gorduras ingeridas, não tem qualquer efeito em hipercolesteremia metabólica que é a mais dificil de controlar, esta não vai lá com fitoesterois, mas sim com estatinas entre outros medicamentos.

Quanto á salubridade das margarinas aditivadas? as duvidas são por demais evidentes.

As margarinas vegetais Não são gorduras vegetais puras!!! Usam como ingrediente as gorduras vegetais puras como parte dos ingredientes (as que usam), MAS depois são processadas perdendo parte das suas propriedades originais.

Sobre este tema irei aprofundar mais tarde.

Quanto á parte da publicidade enganosa:
A instituição referida no anuncio ( não me recordo qual) recomenda a ingestão de gorduras vegetais ( em detrimento das animais), Não está a recomendar margarina, ao contrario do que o anuncio tenta inferir.

Tenham a noção que margarina é diferente de gordura vegetal pura!! Como tal não tem as mesmas propriedades, quer devido á estrutura, quer devida aos processos de produção.

Last edited:
Sim, o Total é a soma desses e mais outros (que não são tão relevantes para as vulgares análises).

Contudo para se perceber ao certo como está "distribuído" o colesterol deve-se verificar as suas fracções, com isto pode-se constatar se o total se deve a uma grande fracção do "bom" colesterol ou a uma grande fracção do "mau" colesterol.

Espero ter ajudado.

Sim... creio que sim... obrigado [;)]

Ou seja, apesar de ter o colesterol total num nível aceitável (188) tenho na verdade o colesterol elevado.... correto! :confused:

fiz umas análises recentemente.

Total 194
Hdl 55
LDL 139.

Pois bem o médico quis logo que eu tomasse medicamentos. Passou receita e tal, mas eu não estou nada praí virado. Vou fazer uma dieta [andava a abusar nos ovos principalmente] e depois logo vejo.

Alguns médicos também recomendam tremoços selvagens. 2 por dia tomados como comprimidos. A minha mae já mos ofereceu...

Sim... creio que sim... obrigado [;)]

Ou seja, apesar de ter o colesterol total num nível aceitável (188) tenho na verdade o colesterol elevado.... correto! :confused:

Atenção como te já referiram (post) os teus níveis não são preocupantes. Salvo indicação médica, podes continuar a comer de tudo mas sem excessos ( o que me parece o caso).

Só serão valores elevados quando passarem largamente os 200 (CT) ou acima dos 150 no LDL.

fiz umas análises recentemente.

Total 194
Hdl 55
LDL 139.

Pois bem o médico quis logo que eu tomasse medicamentos. Passou receita e tal, mas eu não estou nada praí virado. Vou fazer uma dieta [andava a abusar nos ovos principalmente] e depois logo vejo.

Alguns médicos também recomendam tremoços selvagens. 2 por dia tomados como comprimidos. A minha mae já mos ofereceu...

Pois...és como..medicamentos o menos possível. Mas será que não tens mais nenhum problema de saúde que associado ao risco moderado do nível de colesterol não poderá piorar? (o te nível de HDL está bonzinho)

Essa dos tremoços selvagens nunca tinha ouvido mas o facto de moderares a tua alimentação ajuda (os ovos são dos alimentos com mais índice proteíco).

Atenção como te já referiram (post) os teus níveis não são preocupantes. Salvo indicação médica, podes continuar a comer de tudo mas sem excessos ( o que me parece o caso).

Só serão valores elevados quando passarem largamente os 200 (CT) ou acima dos 150 no LDL.

Não reparei nesse post! [8b]

Obrigado mais uma vez! [:D]

Update:

Colesterol total: 201
HDL 74
LDL 127

Ou seja se não visse os níveis do bom e do mau colesterol pensaria que estava pior do que da última vez já que o total passou de 194 para 201. Mas na verdade foi o HDL que deu um pulo grande.

Só que... agora os triglicerídeos estão nos 170...:(

Recebi as minhas análises.
Colesterol a 241 acho que tenho tendência para o ter alto.
Alimentos que ajudam a baixar, as nozes (é verdade?), tem de se evitar as gemas de ovo e carnes vermelhas, eu nem abuso muito será que é das batatas fritas (que gosto muito).

Bem hoje foi fazer analizes ao colesterol e ontem medi a tensão arterial, na realidade fiz depois desta quadra onde se acaba por comer um bocado em excesso e depois de um familiar meio me aconselhar a fazer o teste, pois sabe de um caso recente que alguem teve um avc e ficou só a mexer a cabeça:confused: como tal ontem medi a tensão e estava boa...costuma estar boa, bebo pouco cafe e como pouco sal tambem.

Hoje ao medir o colesterol foi depois de um pequeno almoço, ontem (e só por ser natal pois não como tantos doces em dias normais)ainda acabei quase com meia lampreia de ovos, alem de pudim de ovos e mais uma carrada de coisas boas mas com fama de terem muito colesterol, alem do borrego e leitão no natal os enchidos e o alcool ainda pensei que ao fazer o teste, o valor fosse astronómico, mas afinal deu menos de o encarado como normal ou seja abaixo dos 150.

Continuo a achar se os produtos alimentares forem bons não ha nada que possa fazer mal pois o mal está apenas em cada um no entanto o importante é se saber comer[:cool:]

Tenho 21 anos e fui fazer análises há umas duas semanas, o resultado foi 240. Não me espantou visto que passei os últimos 3 meses a almoçar e a jantar muitas vezes fora de casa, a comer comida pouco saudável.

como quer nem um alarve, frutas e legumes (principalmente as 1ªs) como menos do que há uns anos e mesmo sem comer gorduras, como alguns doces. fiz um teste há uns dias, ainda assim tive 171 depois de 9h de jejum, como me aconselharam. não está muito mal, mas podia ser melhor. alguém tem ideias para conseguir baixar isto? ou não me devo preocupar muito, desde que varie a alimentação?

como quer nem um alarve, frutas e legumes (principalmente as 1ªs) como menos do que há uns anos e mesmo sem comer gorduras, como alguns doces. fiz um teste há uns dias, ainda assim tive 171 depois de 9h de jejum, como me aconselharam. não está muito mal, mas podia ser melhor. alguém tem ideias para conseguir baixar isto? ou não me devo preocupar muito, desde que varie a alimentação?

Sem olhar para outros factores de risco que podem nem sequer estar presentes na tua situação, diria que não tens motivos para te preocupares.

171 esta dentro dos valores normais, seja como for tens de ter cuidado para nao abusar em comida com muito colesterol pois tens tendencia para teres colesterol alto e pode subir de 171 para valores altos e perigosos.

por isso mesmo é que eu, depois dos doces, fiz 30min de bicicleta e amanhã novamente ginásio pra queimar mais umas calorias. obrigado aos 2.

Desenterrando........ [;)]

Acompanho de perto uma pessoa com as seguintes características físicas, e hábitos alimentares:
- sexo femenino, 28 anos
- 1,65 m de altura
- 51 quilos
- evita carnes vermelhas
- só come pão escuro
- só bebe iogurtes light, com 0% de gorduras
- gosta bastante de queijos, e come todos os dias uma sandes de pão escuro com queijo light, ou daquelas tretas "vaca que ri", também light.

Desde meados de Janeiro
- faz exercício 2 vezes por semana
- come sementes de linhaça dourada, que têm efeitos benéficos para o colestrol (tem 8 vezes mais omega 3 que o salmão)

O pai tem colestrol elevado, a mãe não tem. É algo hereditário.

Ultima medição de colestrol: 275. Medições habituais: 235, 240... 220, anda dempre nestes níveis.
Estive a ler, e dizem que o stress aumenta os níveis de colestrol. Ela anda em stress no trabalho, ok.

O médico disse-lhe que será melhor começar a medicação. Pessoalmente acho que deveria tentar qualquer coisa mais natural. Sou um bocado contra fármacos de farmácia, acho que em situações destas prefiro começar pelos produtos naturais.

Alguém com alguma ideia ou produto que mande a baixo estes níveis....?! :confused:

Eu sou muito, mas muito mais descuidado e o meu colestrol nem a máquina acusa por ser baixo.

Cumps!

Back