Tópico do Colesterol

Os casos mais graves de colestrol são na maioria das vezes causados por excesso de produção do organismo, do que propriamente comidas e afins.

Conheço quem tenha o problema e até é hereditário, e só lá vai com muita contenção. Medicação, ou alguns produtos naturais. Por exemplo acho que as bagas goji ajudam imenso.

Óleo de peixe com força nisso. A linhaça tem ómega 3 mas é um tipo diferente, o ómega 3 "animal" é que está ligado aos benefícios a nível de lípidos, saúde cardiovascular, etc (não que ela deixe de tomar a linhaça, tome os dois).

De resto fazendo exercício regularmente acho que não há motivo para alarmes, os perigos do colesterol alto estão largamente sobrevalorizados na comunidade médica. Na verdade o colesterol alto não é propriamente uma doença, mas um sintoma (um entre muitos) de outras doenças, sobretudo de fígado ou cardiovasculares. Muita gente é predisposta a colesterol alto e se não houver outra condição patológica por trás o colesterol por si só não é um problema.

Alguns médicos têm a mania de ir logo a correr medicar as pessoas para tratar sintomas invés de se preocuparem com as doenças que possam estar por trás deles, e muitas vezes acabam por encher as pessoas de drogas que não precisam e vão acabar por fazer pior a coisas que até estavam bem. Diabetes (ou em muitos casos pseudo diabetes) é outro caso destes, já conheci várias pessoas a tomar medicação para isto e que não precisavam e chegavam a sentir-se mal quando a tomavam.

Last edited:
Para os medicamentos de farmácia existem estudos cientificos que demonstram a sua eficácia... Bagas disto ou daquilo, nozes assim e assado quem é que garante que fazem o efeito pretendido?

Mais para os medicamentos de farmácia existe uma lista conhecida e um acompanhamento constante dos efeitos laterais e dos medicamentos "naturais" quais são os efeitos laterais? Quem faz o seu acompanhamento?

Há uns anos houve um chazinho milagroso, produto 100% natural, que quando consumido provocava em pouco tempo insuficiência renal. Como é óbvio esse produto 100% natural, um chá, acabou por ser banido...

Não sou anti-produtos naturais, apenas acho que deve haver bom senso e que ser produto natural não quer dizer que não tem efeitos laterais.

Last edited:
Também há produtos naturais estudados e com benefícios comprovados. Nem tudo é um chá milagroso obscuro vendido numa herbanária que o guarda na prateleira ao lado dos cogumelos mágicos.

Claro que drogas são mais potentes mas também os efeitos negativos costumam ser, assim como a sua interferência com o funcionamento normal do organismo que não está "projectado" para funcionar com elas, ao contrário da maioria dos produtos naturais que se encontram naquilo que comemos e já ingerimos há milhões de anos.

Têm a sua utilidade e ninguém no seu devido juízo vai por exemplo tentar travar um cancro avançado com chá branco invés de quimioterapia, mas também só se faz quimioterapia a quem precisar mesmo dela porque os efeitos secundários nem se comparam. O que muitos médicos fazem com algumas doenças mais comuns é matar moscas com bazucas o que não me parece muito boa ideia.

Last edited:
Havendo aqui alguns entendidos, explico a minha situação.
Tenho 24 anos e colesterol +230...
Para que entende é muito alto.
Queria baixar isto sem medicamentos, ja nao como porco, vitela muito raramente e quase nada de fritos, quando como são feitos em azeite.
Natas, maionese e afins é raro.
Como alguns vegetais (6/8 vezes por semana), muito frango e algum perú.
Não faço exercício a não ser pequenas caminhas 1x por semana.
Que poderei fazer?

A receita é sempre a mesma: alimentação completa e equilibrada, com bastante peixe gordo (ou suplementação de óleo de peixe) e exercício físico regular.

Para ser sincero caminhadas dificilmente contam (só se for montanha acima). Tem que ser alguma coisa minimamente intensa, pelo menos uma meia horita de corrida ou natação, duas ou três vezes por semana.

A primeira medida para o controlo do colesterol alterações do estilo de vida. E isso a rapariga já faz, ainda que sem resultados.

Produtos naturais, já ela toma... Sem resultados.

A introdução de um fármaco, neste caso, é matar mosca com bazuca? Nada disso, continuar com medicamentos naturais é que é negligenciar o problema! Pois os mesmos não estão a fazer efeitos... Podemos saltitar de produto natural em produto natural, até eventualmente encontrar um que funcione. Mas nesse entretanto é nas artérias da rapariga que se está a depositar colesterol e a progredir a aterosclerose. Da aterosclerose ao enfarte agudo de miocárdio é um passo se a sorte nos for desfavorável.

Isto é o que está a acontecer nas artérias da rapariga, ou deixamos de divagações e trata-se a sério para baixar o colesterol ou deixamos progedir:
aterosclerose.gif

Infelizmente é complicado comer muito peixe e exercício, a preguiça não ajuda.
Mas vou tentar, o oleo de peixe omega 3 ajuda? Os comprimidos...?

Quando se fala em colestrol convém perceber, além do total, qual a sua composição, nomeadamente o HDL e o LDL.

Preguiça ? o pessoal marimba-se para a saúde e depois fica surpreendido. [:p]

A primeira medida para o controlo do colesterol alterações do estilo de vida. E isso a rapariga já faz, ainda que sem resultados.

Produtos naturais, já ela toma... Sem resultados.

A introdução de um fármaco, neste caso, é matar mosca com bazuca? Nada disso, continuar com medicamentos naturais é que é negligenciar o problema! Pois os mesmos não estão a fazer efeitos... Podemos saltitar de produto natural em produto natural, até eventualmente encontrar um que funcione. Mas nesse entretanto é nas artérias da rapariga que se está a depositar colesterol e a progredir a aterosclerose. Da aterosclerose ao enfarte agudo de miocárdio é um passo se a sorte nos for desfavorável.

Isto é o que está a acontecer nas artérias da rapariga, ou deixamos de divagações e trata-se a sério para baixar o colesterol ou deixamos progedir:
View attachment 112919
Ela toma um produto natural que nem é o mais indicado. Com as drogas também nem sempre funciona a primeira e é preciso experimentar outras [;)]

A aterosclerose é uma coisa muito mais complexa que isso e que depende de muito mais factores que simplesmente "colesterol alto" (e certamente não acontece de um dia para o outro para ela ir já a correr às urgências!). Como referi o colesterol alto é um sinal, um sintoma, não é a doença em si e isoladamente não significa absolutamente nada. Aliás como acontece com muitas doenças (a maioria?) é tão complexa que em muitos casos mesmo sendo estudada intensivamente já há largos anos os médicos não sabem o que fazer e a pessoa continua com ela.

Infelizmente é complicado comer muito peixe e exercício, a preguiça não ajuda.
Mas vou tentar, o oleo de peixe omega 3 ajuda? Os comprimidos...?
Pois a preguiça é que é mesmo o inimigo a abater. Se ela não tratar essa "doença" vai andar o resto da vida a tratar os seus sintomas, sendo este provavelmente um deles.

Ela que arranje meia horita três vezes por semana, à noite ou de manhã cedinho. Chama-lhe à atenção que uma semana tem 168 horas e só lhe estão a dizer para perder uma e meia (menos de 1%!), é um sacrifício muito pequeno sobretudo face aos benefícios que trás.

Ela que compre um suplemento de ómega 3 (à base de óleo de peixe, EPA e DHA, já que a linhaça ela já consome), arranja-se em lojas de suplementos desportivos com preços em torno de 10€/100 cápsulas (e toma 1-2 cápsulas por dia).

Last edited:
Quando se fala em colestrol convém perceber, além do total, qual a sua composição, nomeadamente o HDL e o LDL.

É isto. O colesterol até pode ser alto e estar bem, ou baixo e estar péssimo, depende da relação hdl/ldl, alta é bom, baixa é mau.

Mãe do céu...:sh):sh):sh):sh):sh):sh):sh):sh):sh)

WHO | Myths about Physical Activity

http://www.who.int/bulletin/volumes/89/2/10-079947.pdf

WHO | Low control for high cholesterol

global burden of cardiovascular diseases is beginning to be viewed with the same urgency formerly reserved for infectious diseases. Cholesterol-lowering medication is widely available, highly effective and can play an essential role in reducing cardiovascular disease around the world. Despite these facts, effective medication coverage for control of high cholesterol remains disappointingly low.

in: WHO | High total serum cholesterol, medication coverage and therapeutic control: an analysis of national health examination survey data from eight countries

Nestes casos específicos a Preguiça nada tem a ver com o caso.

Há o tipo que tem colestrol a mais pq come mal todos os dias, mas há as pessoas que têm colestrol alto pq simples o corpo produz em demasia. E por norma ataca mais as mulheres.

Uma familiar minha tem 50kg faz ginásio com intensidade 5 dias por semana (mínimo 1h30), come super regrado, e anda com valores de 250... :sh) Nada tem a ver com preguiça.

Há o tipo que tem colestrol a mais pq come mal todos os dias, mas há as pessoas que têm colestrol alto pq simples o corpo produz em demasia. E por norma ataca mais as mulheres.

Uma familiar minha tem 50kg faz ginásio com intensidade 5 dias por semana (mínimo 1h30), come super regrado, e anda com valores de 250... :sh) Nada tem a ver com preguiça
.

Foi o user que falou em preguiça e eu apenas respondi.

É claro que ter actividade fisica é benéfico por um conjunto de razões e melhorar o colestrol é só uma delas.

Quanto aos casos de colestrol alto por questões genéticas, esse que referes é próximo do da minha mulher, que pesa à volta disso, também faz ginástica pelo menos 4 vezes/semana, tem cuidados com a alimentação e costuma ter 270 de colestrol. Mas ela tem 115 de HDL e por isso não é preocupante.

Sabem como é o colestrol de um atleta de alta-competição ?

Desenterraram o meu tópico favorito do gabanço

Clt Total 160
HDL 40
3g 25
IMC 23
Body Fat 9 a 11% (depende da máquina, do que comi / bebi, etc)
HIV / HVC / HVB Negativo (o que também é importante) [:D]

Só tenho cuidado com o que vai para o prato e faço desporto. Não há cá suplementos, produtos dietéticos ou restrições ao nível da quantidade.

Relativamente ao tópico em si, estou farto de dizer sempre a mesma lenga-lenga para doentes e família, com efeitos práticos 0. Já para não falar das desculpas do costume:

"Ai sr. dr, não come doces, fritos, ..., ..... Isto já é de família.... Pois, tenho de confessar que abusei na semana antes" - depois vamos a ver e realmente têm toda a razão. É de família, é. Não é é familiar. Ou seja, toda a família come as mesmas porcarias às mesmas refeições, todo o santo ano, e quando não o fazem é porque estão a comer algo ainda pior fora de casa.

Alias, este é o exemplo perfeito dos 10 ou 15 familiares com quem convivo mais de perto. Todos tomam medicação e todos andam entre os 200 e os 250 CLT, mas se lhes pergutarem dizem que comem bem e fazem ginásio.

Acontece é que isto é uma perfeita mentira.

Estando nós todos juntos na mesma refeição o prato deles nada tem a ver com o meu, seja por estar submerso em molho, por comerem a carne sem tentarem dissecar a gordura que escapou, por acompanharem a refeição com pão branco, por beberem 1/2 garrafa de vinho cada e digestivo a seguir, por devorarem as batatas fritas quando eu nem lhes toco, etc....

Depois o ginásio também tem muito que se lhe diga. Uns vão para a passadeira / bicicleta e elíptica andar mais devagar do que quando estão à rasca para ir ao WC, outros vão para as aulas de ioga/pilates/balance fingir que fazem alguma coisa, e depois ainda há quem vá 1h para estar 15m a vestir-se, ir andar 5 e correr 15m (a 8 ou 9km/h) seguido de 20 sauna e mais 10 para tomar banho e voltar a trocar de roupa. Tudo isto nunca mais de 3 dias por semana.

Não vos preocupeis mais com o vosso malfadado colestrol alto,porque o Sr.Dr. Vitor Gaspar vos vai tratar da saúde,ponde-vos a um regime de pão e laranjas.
O vosso colestrol nunca mais será o mesmo,e irá descer a níveis preocupantes.[:D]

Uma familiar minha tem 50kg faz ginásio com intensidade 5 dias por semana (mínimo 1h30), come super regrado, e anda com valores de 250... :sh) Nada tem a ver com preguiça.

o meu é culpa do pai.

Desenterraram o meu tópico favorito do gabanço

Clt Total 160
HDL 40
3g 25
IMC 23
Body Fat 9 a 11% (depende da máquina, do que comi / bebi, etc)
HIV / HVC / HVB Negativo (o que também é importante) [:D]

Só tenho cuidado com o que vai para o prato e faço desporto. Não há cá suplementos, produtos dietéticos ou restrições ao nível da quantidade.

Relativamente ao tópico em si, estou farto de dizer sempre a mesma lenga-lenga para doentes e família, com efeitos práticos 0. Já para não falar das desculpas do costume:

"Ai sr. dr, não come doces, fritos, ..., ..... Isto já é de família.... Pois, tenho de confessar que abusei na semana antes" - depois vamos a ver e realmente têm toda a razão. É de família, é. Não é é familiar. Ou seja, toda a família come as mesmas porcarias às mesmas refeições, todo o santo ano, e quando não o fazem é porque estão a comer algo ainda pior fora de casa.

Alias, este é o exemplo perfeito dos 10 ou 15 familiares com quem convivo mais de perto. Todos tomam medicação e todos andam entre os 200 e os 250 CLT, mas se lhes pergutarem dizem que comem bem e fazem ginásio.

Acontece é que isto é uma perfeita mentira.

Estando nós todos juntos na mesma refeição o prato deles nada tem a ver com o meu, seja por estar submerso em molho, por comerem a carne sem tentarem dissecar a gordura que escapou, por acompanharem a refeição com pão branco, por beberem 1/2 garrafa de vinho cada e digestivo a seguir, por devorarem as batatas fritas quando eu nem lhes toco, etc....

Depois o ginásio também tem muito que se lhe diga. Uns vão para a passadeira / bicicleta e elíptica andar mais devagar do que quando estão à rasca para ir ao WC, outros vão para as aulas de ioga/pilates/balance fingir que fazem alguma coisa, e depois ainda há quem vá 1h para estar 15m a vestir-se, ir andar 5 e correr 15m (a 8 ou 9km/h) seguido de 20 sauna e mais 10 para tomar banho e voltar a trocar de roupa. Tudo isto nunca mais de 3 dias por semana.

De facto em muitos é tudo uma questão de hábitos, em muitos outros como bem sabes os hábitos não alteram os valores para eliminar o risco.

O caso descrito a ser verdade é um deles.

Back