TÓPICO do "GABANÇO"... (rir, rir e rir)

Não sei se contam gabanços na negativa, mas ao olhar agora para uma miúda lembrei-me.

Havia uma rapariga que tinha um Toyota 1.8D deixado pelo avô e ela gabava-se que o carro andava sem água.

E de facto um dia ao abrir o capot para ver um outro problema (o mecanismo do acelerador tinha-se solto e eu prendi-o com uma fita de aperto), verifiquei isso mesmo. O vaso de expansão não tinha gota de água, apenas tinha uns restos de ferrugem. :sh)

Eu avisei-a e ela "Ah mas isto é toyota deixa estar assim". Até hoje não soube mais nada do carro mas que é gabanço é.

Ovelha negra ? O D14 é só o série D mais fiável, para além disso anda muito bem, querias que uma motorização de entrada fosse altamente performante ? Achas que isso tem algum sentido ?

Já agora,
na mesma altura sabes quantos cavalos disponibilizava o grupo Vag no 1.4 ?

PS: Só não achas o D15Z6 interessante porque não conheces, é um motor aprimoradissimo e com características penso que mesmo únicas no mundo.

Falo em alhos e respondes-me em nabos..

Falei a nível de performance, não a nível de fiabilidade.. São coisas completamente diferentes.
Aqui está-se a falar de performance dos motores e não se faz sentido ou não ter motor performante como entrada..

O 1.4 da Rover que é da mesma altura já tirava 103cv (face aos 90cv) e 130Nm (face aos 112 ou 115Nm).
Já sei a lenga lenga da junta e coiso e tal, mas mais uma vez, está-se a falar de performance.

Diz-me lá que características são essas que são tão únicas que mais nenhum motor no mundo tem?
E como sabes que não conheço?
Vocês é que pintam os motores Honda mais do que eles são..

Também tenho essa ideia, era realmente fraquinho, mesmo no E30. E já havia 1.3 com essa potência ou perto...
Mas terá que ver com o que fabricante pretendia, o Carisma do meu pai também tem um 1.6 com 90cv e a Mitsubishi sabe fazer muito mais.[:D]

Entao e a VW tinha o 1.3 do g40 com 100cv e no golf 3, 4 e 5, o 1.4 tinha 75cv... :sh)

O 1.6 no E30 nao é assim tão mau...

Última edição:
Entao e a VW tinha o 1.3 do g40 com 100cv e no golf 3, 4 e 5, o 1.4 tinha 75cv... :sh)

O 1.6 no E30 nao é assim tão mau...
Exacto, dizer que na altura a concorrência tirava isso de um 1.6 é assim a modos que uma falácia. Já agora, o G40 tinha 114cv ou à volta disso. Tinha compressor mas havia marcas com atmosféricos de 100cv e a Daihatsu tinha o Charade GTTi 1.0 com outros 100cv.

É certo que só experimentei um E30 1.6 mas na altura achei mesmo amorfo mas a BMW não deve ter querido mais que isso, afinal era a entrada da gama, não havia nada abaixo dele pois não?

Última edição:
Exacto, dizer que na altura a concorrência tirava isso de um 1.6 é assim a modos que uma falácia. Já agora, o G40 tinha 114cv ou à volta disso. Tinha compressor mas havia marcas com atmosféricos de 100cv e a Daihatsu tinha o Charade GTTi 1.0 com outros 100cv.

É certo que só experimentei um E30 1.6 mas na altura achei mesmo amorfo mas a BMW não deve ter querido mais que isso, afinal era a entrada da gama, não havia nada abaixo dele pois não?

Acho que houve um E30, 315i

Quote ao meu post:
Mas também dizes:
"a Honda fazia-o porque tinha motores com componentes internos de qualidade de topo e a fiabilidade estava num bom patamar, as outras marcas só não enveredaram por esse caminho porque simplesmente arriscaram menos ".
E com isto estás a dar a entender que as outras marcas não o fizeram porque arriscaram menos ( ou não tinham componentes de topo), quando não é nada disso.
São filosofias diferentes, até dentro da própria Honda ( caso do S2000 com motor 2.2).

Voltar
Superior