Tópico do IRS

Sim, mas isso é no caso de casados, certo? É porque ela enquanto foi solteira nunca teve que pagar IRS.

Ou seja, resumindo e concluindo, terei mesmo que entregar a declaração em conjunto com a minha esposa, certo? (Era essa a minha principal questão)

Não tem nada a ver com casado ou não.

Ela nunca pagou, porque deve ter baixos rendimentos e/ou despesas.

As pessoas baralham sempre, isenção de retenção e pagamento de irs.

Como eu disse, uma pessoa que ganhe 9.990€ (e não tenha qualquer despesa!) tem um IRS a pagar de 966,20€

Se tivesse feito retenção, retia 25% do que ganhava, ou seja 2.497,50€ o que daria que iria ter 1.531,30€ a receber.
Por isso é que abaixo dos 10.000€ uma pessoa pode optar por estar isenta, para não ter de reter muito mais do que iria pagar.
Mas tem de ter noção que se tiver poucas despesas ou ganhar perto dos 10.000€ anuais, o mais provável é ter de pagar qualquer coisa.

Última edição:
novidade? eu sempre IRS's com com nif dos inquilinos
Antigamente só era preenchido nos casos em que ocorresse retenção, agora é obrigatório indicar o nif de todos os inquilinos.

O anterior anexo F:
http://www.portaldasfinancas.gov.pt/de/impressos/Mod3AnxF.pdf

E o atual:
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/5DD19E8F-8A59-4606-97A8-6694CDA259F7/0/anexo_F.pdf

edit: E a circular com as novidades, incluindo esta do nif dos inquilinos:
http://info.portaldasfinancas.gov.p...B85-7BAA34018FBB/0/Oficio_circulado_20169.pdf

:)

Última edição:
É pá, parem lá de entupir o site das finanças com o IRS.[:D]

É que há gente que precisa de fazer a declaração de IVA e o portal está sempre a dar erro.[8b] E o IRS pode ser até ao fim do mês, para o IVA já só faltam 3 dias.

É que há gente que precisa de fazer a declaração de IVA e o portal está sempre a dar erro.[8b] E o IRS pode ser até ao fim do mês, para o IVA já só faltam 3 dias.
Tá uma desgraça, até com poucos utilizadores o site falha... Por exemplo a emissão de recibos verdes eletrónicos disseram-me ser impossível, ou quase impossível, há vários dias.

f5.gif

Qual é o banco?
Essa declaração não tem que ter a data até 31 de Janeiro?

É o BBV. Neste momento só tenho um print daqueles que dão na hora. Apenas menciona o ano fiscal de 2013, o total de juros e o IRS retido. A declaração vem pelo correio, não faço ideia que data terá. Pelo que o Senhor me disse, o banco não pôs qualquer obstáculo.

mas quais as consequencias de pedir a declaração fora de prazo? (31/1)

No bes obrigam a assinar que diz que o banco passará a tal declaração mas que informará as finanças da data que foi pedida a declaração

Mas os bancos não informam a AT no final do ano de todos os DP e respectivos juros, independentemente da opção ou não de englobamento?

Mas os bancos não informam a AT no final do ano de todos os DP e respectivos juros, independentemente da opção ou não de englobamento?

Sim. Mas se queres englobar os rendimentos tens que pedir a tal declaração até 31/1. Se pedires depois não te efeito nenhum. Ou seja é como se não tivesses pedido e não te englobam os rendimentos.

Voltar
Superior