Travão de mão duvida...

samuel18

New member
Boas, mas hoje surgiu-me uma dúvida, quando accionamos o travão de mão, são os travões de discos que mantém o veiculo imóvel? Eu julgo ser mas um colega meu diz que acha estranho visto ser necessária pressão de óleo para os travões de disco actuarem, coisa que não ocorre com o carro desligado, devendo ser um sistema de tambores que mantém o carro parado. Ora fique na dúvida e venho aqui ver se alguém a esclarece =)

O travão de mão é normalmente actuado por um sistema puramente mecânico (cabos de aço) que actuam sobre os travões traseiros. Há, no entanto excepções.

Last edited:
O travão de mão actua sobre as rodas traseiras.
O que acontece, é que há carros em que o sistema actua directamente nos discos, e há outros em que os discos apenas servem para o travão de serviço (pé), e existe um tambor no centro da roda encarregue da função de estacionamento.
Apesar de à 1ª vista parecer que é necessário pressão hidráulica para o activar (caso existam apenas os discos), tal não se verifica pois existe um tirante na parte de trás da maxila que é puxado por um cabo que está ligado à alavanca de comando. [;)]

Uma das excepções é o Alfasud, onde o travão de estacionamento (travão de mão) é aplicado às rodas dianteiras.

Boas, mas hoje surgiu-me uma dúvida, quando acciona-mos o travão de mão, são os travões de discos que mantém o veiculo imóvel? Eu julgo ser mas um colega meu diz que acha estranho visto ser necessária pressão de óleo para os travões de disco actuarem, coisa que não ocorre com o carro desligado, devendo ser um sistema de tambores que mantém o carro parado. Ora fique na dúvida e venho aqui ver se alguém a esclarece =)

Também já fiz essa pergunta a mim próprio cuja resolução ainda desconheço.

independentemente de haver discos nas rodas traseiras, o travão de mão funciona atraves de umas ....
olha, nada melhor como assistir á mudança de pastilhas em carros com discos e tambor (peugeot 406 ultimos) , só tambor (corsas) e só discos atras

Uma das excepções é o Alfasud, onde o travão de estacionamento (travão de mão) é aplicado às rodas dianteiras.
Exacto!
Tal como em tudo na vida, existem excepções, e neste caso não é diferente.
Recentemente existem veículos em que o travão de mão é accionado por motores eléctricos.

E o Xantia também [;)]

Salvo erro, o velhino BX também.

Agora para explicar melhor era preciso saber qual o carro em questão, pois existem cabos para esticar as maxilas traseiras, prender 'os calços' ou mesmo maxilas no interior do disco traseiro.

exacto....o xantia também era ás rodas da frente, não fossem umas almas caridosas aqui do fórum e eu estava há uns tempos, pronto para me espetar numa parede por causa disso [:D]

exacto....o xantia também era ás rodas da frente, não fossem umas almas caridosas aqui do fórum e eu estava há uns tempos, pronto para me espetar numa parede por causa disso [:D]

http://forum.autohoje.com/showpost.php?p=1112458&postcount=54

Citação:
Originalmente Colocado por Rui Gonçalves
Olha um Xantia VSX..lindo!!
Tem a hydractivaII(q altera os parametros de amortecimento), ao contrário dos BX´s, e da grande parte dos Xantias da nossa praça, que sao hidropneumáticos "simples", sem nenhum tipo de electrónica. No Xantia da 1ª série, é como dizes, o botao em frente ao manípulo da regulaçao de altura, é o modo Sport, que endurece a suspensao e limita o rolamento.

Tem atençao que o travao de mao é a frente! Nao te ponhas a fazer drifts com ele -)

:eek: Obrigado pela informação caida do céu antecipada!!![;)]

é um VSX??? eu pensava que era SX!! como é que um gajo distingue? é que não tem lettering em lado nenhum!!!

e qual é a principal diferença aparente da hydractiva II para a "normal"?

Eu tive um Rover que tinha nos discos traseiros maxilas e pastilhas para o travão de pé e outras maxilas e pastilhas para o travão de mão.

http://forum.autohoje.com/showpost.php?p=1112458&postcount=54

Citação:
Originalmente Colocado por Rui Gonçalves
Olha um Xantia VSX..lindo!!
Tem a hydractivaII(q altera os parametros de amortecimento), ao contrário dos BX´s, e da grande parte dos Xantias da nossa praça, que sao hidropneumáticos "simples", sem nenhum tipo de electrónica. No Xantia da 1ª série, é como dizes, o botao em frente ao manípulo da regulaçao de altura, é o modo Sport, que endurece a suspensao e limita o rolamento.

Tem atençao que o travao de mao é a frente! Nao te ponhas a fazer drifts com ele -)

:eek: Obrigado pela informação caida do céu antecipada!!![;)]

é um VSX??? eu pensava que era SX!! como é que um gajo distingue? é que não tem lettering em lado nenhum!!!

e qual é a principal diferença aparente da hydractiva II para a "normal"?

xiiii e não é que tu foste mesmo desencantar isso ![:D] [:D] [:D] [:D]

E salvo erro (alguém que me corrija se eu estiver a meter os pés), nos Land-Rover (pelo menos os mais antigos) o travão de mão bloqueia a transmissão traseira... má ideia puxar do gajo em andamento ...

"V"

Back