Travão de mão duvida...

samuel18

New member
Boas, mas hoje surgiu-me uma dúvida, quando accionamos o travão de mão, são os travões de discos que mantém o veiculo imóvel? Eu julgo ser mas um colega meu diz que acha estranho visto ser necessária pressão de óleo para os travões de disco actuarem, coisa que não ocorre com o carro desligado, devendo ser um sistema de tambores que mantém o carro parado. Ora fique na dúvida e venho aqui ver se alguém a esclarece =)

O travão de mão é normalmente actuado por um sistema puramente mecânico (cabos de aço) que actuam sobre os travões traseiros. Há, no entanto excepções.

Última edição:
O travão de mão actua sobre as rodas traseiras.
O que acontece, é que há carros em que o sistema actua directamente nos discos, e há outros em que os discos apenas servem para o travão de serviço (pé), e existe um tambor no centro da roda encarregue da função de estacionamento.
Apesar de à 1ª vista parecer que é necessário pressão hidráulica para o activar (caso existam apenas os discos), tal não se verifica pois existe um tirante na parte de trás da maxila que é puxado por um cabo que está ligado à alavanca de comando. [;)]

Boas, mas hoje surgiu-me uma dúvida, quando acciona-mos o travão de mão, são os travões de discos que mantém o veiculo imóvel? Eu julgo ser mas um colega meu diz que acha estranho visto ser necessária pressão de óleo para os travões de disco actuarem, coisa que não ocorre com o carro desligado, devendo ser um sistema de tambores que mantém o carro parado. Ora fique na dúvida e venho aqui ver se alguém a esclarece =)

Também já fiz essa pergunta a mim próprio cuja resolução ainda desconheço.

independentemente de haver discos nas rodas traseiras, o travão de mão funciona atraves de umas ....
olha, nada melhor como assistir á mudança de pastilhas em carros com discos e tambor (peugeot 406 ultimos) , só tambor (corsas) e só discos atras

Uma das excepções é o Alfasud, onde o travão de estacionamento (travão de mão) é aplicado às rodas dianteiras.
Exacto!
Tal como em tudo na vida, existem excepções, e neste caso não é diferente.
Recentemente existem veículos em que o travão de mão é accionado por motores eléctricos.

exacto....o xantia também era ás rodas da frente, não fossem umas almas caridosas aqui do fórum e eu estava há uns tempos, pronto para me espetar numa parede por causa disso [:D]

exacto....o xantia também era ás rodas da frente, não fossem umas almas caridosas aqui do fórum e eu estava há uns tempos, pronto para me espetar numa parede por causa disso [:D]

http://forum.autohoje.com/showpost.php?p=1112458&postcount=54

Citação:
Originalmente Colocado por Rui Gonçalves
Olha um Xantia VSX..lindo!!
Tem a hydractivaII(q altera os parametros de amortecimento), ao contrário dos BX´s, e da grande parte dos Xantias da nossa praça, que sao hidropneumáticos "simples", sem nenhum tipo de electrónica. No Xantia da 1ª série, é como dizes, o botao em frente ao manípulo da regulaçao de altura, é o modo Sport, que endurece a suspensao e limita o rolamento.

Tem atençao que o travao de mao é a frente! Nao te ponhas a fazer drifts com ele -)

:eek: Obrigado pela informação caida do céu antecipada!!![;)]

é um VSX??? eu pensava que era SX!! como é que um gajo distingue? é que não tem lettering em lado nenhum!!!

e qual é a principal diferença aparente da hydractiva II para a "normal"?

Eu tive um Rover que tinha nos discos traseiros maxilas e pastilhas para o travão de pé e outras maxilas e pastilhas para o travão de mão.

http://forum.autohoje.com/showpost.php?p=1112458&postcount=54

Citação:
Originalmente Colocado por Rui Gonçalves
Olha um Xantia VSX..lindo!!
Tem a hydractivaII(q altera os parametros de amortecimento), ao contrário dos BX´s, e da grande parte dos Xantias da nossa praça, que sao hidropneumáticos "simples", sem nenhum tipo de electrónica. No Xantia da 1ª série, é como dizes, o botao em frente ao manípulo da regulaçao de altura, é o modo Sport, que endurece a suspensao e limita o rolamento.

Tem atençao que o travao de mao é a frente! Nao te ponhas a fazer drifts com ele -)

:eek: Obrigado pela informação caida do céu antecipada!!![;)]

é um VSX??? eu pensava que era SX!! como é que um gajo distingue? é que não tem lettering em lado nenhum!!!

e qual é a principal diferença aparente da hydractiva II para a "normal"?

xiiii e não é que tu foste mesmo desencantar isso ![:D] [:D] [:D] [:D]

E salvo erro (alguém que me corrija se eu estiver a meter os pés), nos Land-Rover (pelo menos os mais antigos) o travão de mão bloqueia a transmissão traseira... má ideia puxar do gajo em andamento ...

"V"

Voltar
Superior