Ultimate Cell - O que acham?

Onde leste isto? Apesar de não ser especial conhecedor da matéria. Em teorias que abrangem o universo, há teorias para todos os gostos. [:D]

Eu fico-me pelas mais simples, talvez por acreditar que nós não mereçamos especial interesse por ninguém.

Aliás, eu também sou sempre muito céptico em relação a essas teorias. Quase me parecem sempre mais serem parte do crer de alguém, mas é também só um suposição minha.

Sou um ávido slashdotter, pelo que são coisas que me passam pelos olhos, no mínimo, semanalmente. Os modelos matemáticos conhecidos apontam para isso e ainda há coisa de uns meses atrás, descobriu-se que algures nas fórmulas todas que regem as nossas leis da física e da existência do universo, buracos negros e afins, está embutido um algoritmo que é usado na indústria para tornar as comunicações mais fiáveis e necessitarem de menor largura de banda, relacionado com códigos de correcção de erros.

Pode, no entanto, ser apenas mais um caso de "arte imita a natureza", em que o ser humano, sem saber, construiu os mesmos algoritmos que o universo já tinha em prática naturalmente para se manter coeso.

Última edição:
Sou um ávido slashdotter, pelo que são coisas que me passam pelos olhos, no mínimo, semanalmente. Os modelos matemáticos conhecidos apontam para isso e ainda há coisa de uns meses atrás, descobriu-se que algures nas fórmulas todas que regem as nossas leis da física e da existência do universo, buracos negros e afins, está embutido um algoritmo que é usado na indústria para tornar as comunicações mais fiáveis e necessitarem de menor largura de banda, relacionado com códigos de correcção de erros.

Pode, no entanto, ser apenas mais um caso de "arte imita a natureza", em que o ser humano, sem saber, construiu os mesmos algoritmos que o universo já tinha em prática naturalmente para se manter coeso.

Sinceramente, vejo isso com alguma naturalidade, não me causando grande estranheza. Até faz algum sentido que exista essas interligações. Somos parte integrante deste universo, pelo que teremos que obedecer à sua lógica.

A não ser que as leis da física mudem, nunca um sistema destes irá funcionar. Teoricamente, de acordo com as últimas observações científicas, há a hipótese de o universo não ser mais do que uma muito elaborada projecção de realidade virtual estilo SIMS/Matrix mas mais hardcore e nós não passarmos de bonequinhos a ser jogados por outros seres quaisquer. Nesse caso, é possível que as leis da física que conhecemos não sejam mais do que linhas de código que possam ser alteradas (ou que algum de nós ganhe poderes de domínio sobre a Matrix).

Essa abordagem não é de agora.
Para alem do filme que citas, já a série 5ª dimensão focava esta possivbilidade nos anos 60....

Praticamente todas as religiões são baseadas no mesmo princípio....

Nada de novo.

Claro... mas não estamos a acreditar, apenas a discutir de forma aberta e (pelo menos da minha parte) tentando por os dogmas de lado... só pensando se "what if?..." Mas aceito os vossos argumentos claro...

Bem sei que este artigo abaixo nada tem a ver com o tema, mas é apenas para reforçar que em muitas ocasiões vamos assistir a cenas deste tipo, o que hoje não era possível amanhã tornar-se-à banal. Como disse, claro que nem tudo será tão importante como o heliocentrismo (só para dar um exemplo), com sorte veremos uma descoberta desse calibre ainda nas nossas vidas, com menos sorte veremos apenas algumas menores, mas elas vão acontecer e nunca sabemos de onde poderão vir :)

http://mashable.com/2015/09/23/quan...n/?utm_cid=mash-com-fb-main-link#zxaR2HAkt8qf

Bem sei que este artigo abaixo nada tem a ver com o tema, mas é apenas para reforçar que em muitas ocasiões vamos assistir a cenas deste tipo, o que hoje não era possível amanhã tornar-se-à banal. Como disse, claro que nem tudo será tão importante como o heliocentrismo (só para dar um exemplo), com sorte veremos uma descoberta desse calibre ainda nas nossas vidas, com menos sorte veremos apenas algumas menores, mas elas vão acontecer e nunca sabemos de onde poderão vir :)

http://mashable.com/2015/09/23/quan...n/?utm_cid=mash-com-fb-main-link#zxaR2HAkt8qf

Tudo o que não viole as leis da fisica é possível, A partir daí é ficção ou religião.
As pessoas costumam confundir impossibilidade com dificuldade técnica de conseguir realizar algo. Há medida que a ciência e a técnica vão evoluindo, aparecem coisas que pareciam impossíveis. Na realidade não eram impossíveis, a técnica é que ainda não tinha evoluído o suficiente.
Por isso é muito importante estudar para ter conhecimentos cientificos, de forma a poder distinguir o que é uma impossibilidade técnica de uma impossibilidade absoluta.
Posso-te dar um exemplo: se dissessem há 70 anos que era possível andar com um telefone/computador/máquina fotográfica/sistema de posicionamento global no bolso da camisa, toda a gente te diria que era impossivel. Na realidade nada nas leis da fisica dizia que isso era impossível.
Agora, quando vemos "invenções" que vão contra as leis da fisica, especialmente contra as leis da termodinâmica, digo-te: nem é preciso olhar duas vezes para gritar « essa m**** não funciona»

Sim a ultimate cell não foi o único com a brilhante ideia :)

Afinal de contas electrólise de água existe há 200 anos por isso não é propriamente ciência de ponta. hehehe. Dito isto, não é nem de perto nem de longe a forma mais económica de produzir hidrogénio a nível industrial. Aliás não se usa electrólise de água em escala industrial em lado praticamente nenhum. Aqui só funciona (com baixa eficiência) porque se usa a uma escala pequena e portanto permite não ter químicos perigosos no tanque e produzir oxigénio tamb+em.

Sim a ultimate cell não foi o único com a brilhante ideia :)

Afinal de contas electrólise de água existe há 200 anos por isso não é propriamente ciência de ponta. hehehe. Dito isto, não é nem de perto nem de longe a forma mais económica de produzir hidrogénio a nível industrial. Aliás não se usa electrólise de água em escala industrial em lado praticamente nenhum. Aqui só funciona (com baixa eficiência) porque se usa a uma escala pequena e portanto permite não ter químicos perigosos no tanque e produzir oxigénio tamb+em.
Olha que já ha alguns avanços nesse campo:

http://hydrogenhouseproject.org/

http://hydrogenhouseproject.org/

Sim claro, não digo o contrário. No entanto isto não é produção industrial. É uma pequena produção doméstica com base em energia renovável. Parece-me óptima ideia e uma possibilidade de futuro para descentralização da gestão da energia. Mas também tem dificuldades.

A nível industrial, em geral usa-se o processo SMR (steam methane reforming) http://www.airliquide.pt/pt/produto...co/producao-de-hidrogenio-1.html#.VgP3z9WrSiM

Isto consiste basicamente em armazenar energia solar sob a forma de hidrogénio.

É interessante, mas não faz muito sentido, porque é mais fácil e eficiente guardar essa energia em baterias eléctricas.

Ainda por cima, há agora baterias de lítio domésticas com uma relação preço/capacidade incrível.

Estou a falar da Tesla Powerwall: http://www.teslamotors.com/powerwall

E da Mercedes (Sim, Mercedes-Benz!!!) Battery: http://www.accumotive.de/

É interessante, mas não faz muito sentido, porque é mais fácil e eficiente guardar essa energia em baterias eléctricas.

Aqui não creio que haja já uma tecnologia claramente estabelecida. Há várias possibilidades para armazenamento de energia. Uma são baterias, outra é hidrogénio (a nível distribuído) e outra hipótese é vender a energia à rede e ter soluções de armazenagem em maior escala (hidrogénio, baterias, barragens com bombagem, flywheels, etc.). Nenhuma das tecnologias é neste momento absolutamente uma vencedora... Vamos ver

O Hidrogénio só é viável aquele que seja produzido com energias renovaveis.

Quanto a mim o futuro estará é nas baterias. Grandes avanços estão a ser feitos na area.

Mas tudo pode mudar de 1 momento para o outro, com alguma grande descoberta em qualquer outro tipo de energia limpa!

Noticia de última hora: De foma a cumprir as normas ambientais a VW vai instalar gratuitamente o ultimate cell em todos os carros afetados pelo escandalo das emissões de NOx. Dirija-se já ao seu concessionário VW.[:D]

Isto consiste basicamente em armazenar energia solar sob a forma de hidrogénio.

Ainda por cima, há agora baterias de lítio domésticas com uma relação preço/capacidade incrível.

Estou a falar da Tesla Powerwall: http://www.teslamotors.com/powerwall

E da Mercedes (Sim, Mercedes-Benz!!!) Battery: http://www.accumotive.de/

Nem sempre é mais eficiente guardar sob a forma de baterias eléctricas. A nível de perdas energéticas instantâneas pode ser, mas não nos podemos esquecer que as baterias não duram para sempre e têm os seus próprios custos de manutenção. Reciclar uma bateria também não sai barato.

Nem sempre é mais eficiente guardar sob a forma de baterias eléctricas. A nível de perdas energéticas instantâneas pode ser, mas não nos podemos esquecer que as baterias não duram para sempre e têm os seus próprios custos de manutenção. Reciclar uma bateria também não sai barato.

E gerar hidrogénio por eletrólise é eficiente? E comprimir o hidrogénio é eficiente? E os depósitos para armazenar o hidrogénio a pressões elevadas são simples? E depois, ainda seria necessária uma fuel cell para gerar eletricidade a partir do hidrogénio...

Sinceramente, não vejo grande vantagem em armazenar energia solar sob a forma de hidrogénio... as baterias são cada vez mais baratas, pequenas e eficientes... e fáceis de ligar a um sistema solar.

E gerar hidrogénio por eletrólise é eficiente? E comprimir o hidrogénio é eficiente? E os depósitos para armazenar o hidrogénio a pressões elevadas são simples? E depois, ainda seria necessária uma fuel cell para gerar eletricidade a partir do hidrogénio...

Sinceramente, não vejo grande vantagem em armazenar energia solar sob a forma de hidrogénio... as baterias são cada vez mais baratas, pequenas e eficientes... e fáceis de ligar a um sistema solar.

The point is: neste momento não há soluções perfeitas. Há situações em que, apesar das desvantagens específicas de cada coisa, mais vale usar ou menos vale usar. Todas as soluções têm vantagens e desvantagens e o peso tem que ser feito não na globalidade, mas sim na sua aplicação específica. Por exemplo, não usarias num carro uma célula de plutónio de efeito Seebeck, mas usa-la-ias no mesmo satélite em que não usarias um motor de combustão interna...

Voltar
Superior