[Sociedade] Uma pergunta curiosa

Uma pergunta curiosa

• Aceitava a mala

Votes: 28 58.3%
  • Recusava a mala

Votes: 20 41.7%

• Total voters
    48
Nota pessoal, na próxima entrevista desconstruir a pose do entrevistador e responder:

"Ó meu filho da p***, se não me dás o emprego arrebento-te todo lá fora"

[:D]

where-can-you-see-yourself-in-10-years.jpg

Passado quanto tempo é que ele ia morrer na bicla?? É que eu com essa massa toda apanhava o 1º avião e ia ao outro lado do mundo comprar-lhe um carro... Podia era não chegar a tempo mas de qualquer das maneiras aceitava sempre o desafio....[:D]

isto é o plot desse filme que já referiram que, por sua vez, é baseado num episódio da twilight zone.

basicamente há uma caixa com um botão, e têm a escolha de carregar nele ou não. se não carregarem não acontece nada e voltam à vossa vida. se carregarem, vocês ganham 1M e morre alguém que garantidamente vocês não conhecem.

a punch line é que, se carregarem, no fim eles dão-vos o dinheiro e levam a caixa com a garantia que o próximo a recebê-la é alguém que vocês não conhecem.

isto é o plot desse filme que já referiram que, por sua vez, é baseado num episódio da twilight zone.

basicamente há uma caixa com um botão, e têm a escolha de carregar nele ou não. se não carregarem não acontece nada e voltam à vossa vida. se carregarem, vocês ganham 1M e morre alguém que garantidamente vocês não conhecem.

a punch line é que, se carregarem, no fim eles dão-vos o dinheiro e levam a caixa com a garantia que o próximo a recebê-la é alguém que vocês não conhecem.
Pode-se complicar mais ou menos, mas a ideia básica foi concebida em 1880. Old News. [:D]

Nota pessoal, na próxima entrevista desconstruir a pose do entrevistador e responder:

"Ó meu filho da p***, se não me dás o emprego arrebento-te todo lá fora"

[:D]

É uma possibilidade! [:D]
Mas eu diria que perante um entrevistador experiente e treinado, a probabilidade de o fazeres baixar a guarda andará abaixo dos 5%...

Venha daí a mala!

Porquê? Porque tenho à minha frente um empregador, que através de uma história, me pergunta se eu quero ganhar dinheiro ou não. Portanto, a minha resposta seria, eu quero a mala, porque quero ganhar dinheiro. Venha daí o contrato![:D]
Não me ia pôr a discursar numa entrevista sobre os valores humanos e o direito à vida e tal. Se fui à entrevista é para trabalhar e ganhar dinheiro. Logo, vamos a isso!

The Box

The%20Box%20movie%20poster%20final%20-%20Richard%20Kelly.jpg

thebox3.jpg

The-Box-Images.jpg

Epá desculpem lá o OT, mas onde anda o tópico do tio que morreu e deixou um GTR não li e não consigo encontrar [:D]

Se calhar falta-me imaginação, mas esses testes de "tens isto ou aquilo, só podes escolher um" são tão redutores... e as interpretações que podes fazer da escolha, como já demonstrei, são mega-subjectivas.

Se formos a reduzir tudo dessa forma simplista, posso dizer-te que mataste indirectamente algumas pessoas em África, porque compraste uma XBox, e esse dinheiro podia ter ido para vacinas e alimentação humanitária. Mas pegar nesse dinheiro para comprar vacinas e tal...

No contexto de uma entrevista de emprego, como foi dada, acho que é um disparate fazer estes testes. Temos pena se o dono do tópico não gosta de ler opiniões adversas, é o que penso, e não sou o único.

É lógico que isto é redutor, mas temos que saber ver as coisas.

A ideia seria responder caso acontecesse uma situação real.

Este tipo de perguntas, que parecem um tanto ridículas quando são vistas assim a frio, podem dar bons indicadores sobre a pessoa que temos à nossa frente. Tudo depende do encadeamento da entrevista, do momento em que é aplicada e da pessoa que a vai interpretar. Normalmente, as pessoas tendem a reagir de forma mais genuína quando são confrontadas com perguntas que não estão a contar e esta é um caso destes. Por si só, não vai indicar que o candidato é um Nobel da Paz ou um sanguinário!

É preciso saber "trabalhar" estes dados, inseri-los num contexto e desconstrui-los. Como exemplo, muitas vezes colocamos no nosso CV que temos algo como "espírito de liderança". É tentador, perante isto e sendo o director de uma empresa, atirar logo ao candidato algo como: "diz-me que tem espírito de liderança, portanto, quer vir para aqui mandar?". Há pessoas que cedem apenas e só com esta confrontação, quando usada com um pouco mais de agressividade.

No que toca a recrutamento e selecção há muitas técnicas e perguntas perfeitamente outside the box que dão indicadores interessantes sobre um candidato mas que não reflectem o todo.

P.S.: Já trabalhei em recrutamento.

Eu penso mais ou menos isto.

Noutra vertente, é curioso avaliar que se calhar algumas pessoas ao vivo ficariam mesmo com a mala, e depois ainda se desculpam a dizer que o consumismo ocidental mata crianças em áfrica, como se quisessem limpar a consciência.

O mundo está muito mal, mas nem 8 nem 80. Aqui fala-se de ter responsabilidade directa na vida de uma pessoa que iria acabar. Isto num contexto imaginário mas que facilmente se pode transmitir para a realidade, ou não, conforme cada um entender o que quiser.

Ok, no supostamente, se um gajo me faz uma proposta dessas, que integridade terá para me dar dinheiro verdadeiro?

Nenhuma, Credo, isto é apenas uma pergunta imaginária, como exemplo de tantas coisas que imaginamos ou supomos no dia a dia em conversas banais.

Venha daí a mala!

Porquê? Porque tenho à minha frente um empregador, que através de uma história, me pergunta se eu quero ganhar dinheiro ou não. Portanto, a minha resposta seria, eu quero a mala, porque quero ganhar dinheiro. Venha daí o contrato![:D]
Não me ia pôr a discursar numa entrevista sobre os valores humanos e o direito à vida e tal. Se fui à entrevista é para trabalhar e ganhar dinheiro. Logo, vamos a isso!

Claro mas aqui o objectivo era outro, admitindo um caso real.

É do género : Eu quero ganhar dinheiro sem prejudicar ninguém.

Podias não perder uma vida e salvar 10 na mesma. Há quem o faça.

Preciso de 1 milhão para salvar as 10 vidas...[;)]

De qualquer forma, nessa situação, e numa entrevista real, eu só daria a resposta real com um milhão em notas de euros efectivamente à minha frente e com possibilidade de fechar o negócio na hora. [:D] Respostas politicamente correctas em teoria todos damos...porque afinal, a pergunta seria só teórica...

Já agora, onde pára o gajo que tem essa mala??[:D]

Last edited:
Claro mas aqui o objectivo era outro, admitindo um caso real.

É do género : Eu quero ganhar dinheiro sem prejudicar ninguém.

E porque raio um director me iria colocar semelhante dilema se não fosse para aferir a minha vontade de ganhar dinheiro face a tudo? Queria contratar quem?

Back