Conforme pedido de ReySenna e Greenzord, aqui vão alguns dados do Z4 3.0i Roadster (e85) e repsectiva comparação com o S2000.
Não sem antes apresentar o meu Z4:
É o modelo e85, modelo de capota de lona, com motorização 3.0i de 231 Cv. Conta actualmente com 20500 Km e é de 04/2003. Cor: Cinzento Silverstone (vulgo cinza rato, que é a minha cor preferida para os carros), jantes 18" (não sei a designação, mas também são as mais bonitas para mim!) com pneus mistos, capota Cinza, e com os seguintes extras: Bi-xénon, sensor de luz e de chuva, bancos eléctricos com memórias e aquecidos, cruise control, GPS profissional, Sistema de som da BMW com caixa de Cds (por sinal bastante bom, apesar de eu não ser "audiófilo"), bluetooth, televisão (nunca usei, e é daqueles extras... só para inglês ver!!), comandos no volante, porta copos, deflector de vento.. e que me lembre fico por aqui.
Feita a apresentação vou tentar colocar umas fotos:

Agora vou fazer a comparação com o S2000 seguindo diferentes tópicos, sem ordem específica e que me parecem relevantes:
1- MOTOR:
Z4 - 3 litros e 6 cilindros, sempre com muito binário, permite rodar em sexta a 50/60 Km/h e subir de rotação sem qualquer hesitação. Mais parece um motor eléctrico, e como uma sonoridade simplesmente deliciosa!
S2000 - 2 litros e 4 cilindros, parece um motor de moto, pontudo, com menos binário que o Z, mas capaz de rotações impensáveis para o "grande" 3 litros alemão.
Conclusão: dois excelentes motores, com prestações semelhantes no papel, mas com comportamento no dia à dia muito diferente. Actualmente prefiro o do BMW, pois depois de um belo dia de trabalho, nada melhor que vir para casa a 80 Km/h a ouvir a excelente som do 6 em linha, e sempre com muita força debaixo do pé direito!
2- PRESTAÇÕES:
Z4 - 5,9 dos 0-100 e 250 Km/h de velocidade máxima limitada. Mais que suficiente para um roadster.
S2000 - 6,6 dos 0-100 e 240 Km/h de velocidade máxima. Também de encher o olho a qualquer um.
Conclusão: em prestação pura no dia à dia, o S2000 é sempre mais nervoso quase que a obrigar estar de capacete para a concentração ser total. O Z consegue o mesmo ou melhor, mas muito mais sereno!
3- COMPORTAMENTO:
Z4 - o Chassis do Z4 é muito rígido, aliás não o sinto a "torcer" mesmo quando muito solicitado em curva. Não é o carro mais confortável do mundo, até porque vamos em cima do eixo traseiro (característica aliás que me agrada imenso). Dá imensa confiança a andar num ritmo acelerado, e depois o ESP da BMW é muito bom, sendo um item de segurança bastante valioso. Não tem autoblocante de origem, o que dificulta muito os drift. Direcção super precisa e muito comunicativa!
S2000 - Carro muito "brinca na areia" e que se sente muito mais leve que o Z. Para brincar é muito melhor porque tem autoblocante. O chassis não é tão rígido como o publicitaram, e realmente sente-se o carro a torcer bastante em curvas feitas a no limite. À chuva, a primeira geração (que era o meu) é bastante sensível e perigoso!
Conclusão: Se querem ir para circuito peguem no S2000, caso contrário o Z4 é sempre superior! A qualidade de construção e de materiais é superior no Z. A capota é mais bem insonorizada (na verdade está noutro nível), podemos rolar a 200 e ir a falar com o passageiro! No S2000 apartir dos 120 podía desligar o rádio porque já não dava para ouvir nada. Fazer uma viagem Lisboa-Porto acima dos 140/150 mesmo a dois éra uma viagem sem diálogo!
4- EQUIPAMENTO:
Z4 - Aqui não há forma de comparar. O Z é premium, apenas pecando por a maior parte do equipamento ser opção. Mas se tiverem um recheado como o meu, nada fica a dever aos carros actuais, e o meu tem... 10 anos!
S2000 - O equipamento é suficiente, mas muito aquém do Z
Conclusão: estamos em patamares diferentes.
5- MANUTENÇÃO:
Z4 - A BMW é bastante cara. Uma revisão "normal" de óleo e filtro e mais uns pós ronda os 500/600 €
S2000 - A Honda é bastante barata. Já não tenho bem presente, mas a primeira revisão do S2000 paguei cerca de 90 €!
Conclusão: por aqui o S2000 bata o Z aos pontos
6- FIABILIDADE:
Z4- É bastante fiável, Substituí apenas um sensor qualquer do acelerador há 6 meses, e fiz uma acção comparticipada pela BMW, há 1 mês, de substituição da coluna de direcção, que é um problema crónico da primeira geração dos Z4 2002-2005, em que em dias de calor a direcção ficava "perra".
S2000 - no meu caso, parti o motor aos 6500 km porque o carro gastava óleo e só tinha luz de óleo, não tinha de nível de óleo. Como a revisão era aos 7500, não me preocupei muito com esse aspecto, e acabei por partir o motor por estar "seco" de óleo. Felizmente a Honda colocou novo motor em garantia a custo 0! De resto , durante um ano e 17000 Km não tive nenhum problema a relatar!
Conclusão: neste item, muitas variáveis podem influenciar o resultado, pelo que me parece que de forma geral os dois modelos são bastante fiáveis (apesar das ocorrências)
Por hoje vou ficar por aqui. Caso queiram mais algum esclarecimento tenho todo o gosto em participar.
Abraço a todos e saudações automobilísticas!