[Saúde] Viciados em trabalho

Não sou viciado em trabalho, mas sim nas coisas que o fruto do meu trabalho me proporciona a mim e á minha familia! Por esse motivo gostava de poder trabalhar mais algumas horas por semana para lá daquelas que já trabalho, infelizmente ainda não consegui arranjar um complemento para essas horas...

(...)

O tempo "em trabalho" nao quer dizer nada. Ate em coisas diferentes. Conheço quem faça entregas de moveis e outros bens e de x em x kms param para ir beber cervejas num café... Só nao sao despedidos pq teem sorte. Pouco fazem. E existe alqueles q nao param... Se perguntarem aos 2 tipos ao responder horas de trabalho vao dizer se calhar o mesmo... E um deles pouco ou nada faz [:D] Existe n casos assim e voces sabem

Sabes lá tu... Tal como dizes, depende da produtividade de cada um. E em trabalhos físicos é recomendável que se descanse um bocado e que se hidrate. E até mesmo em trabalhos mais mentais. Quando se estuda (um dos piores "trabalhos" que se pode ter, ninguém lhes reconhece o valor, só quem já passou elas) é normal que se faça muitas pausas.

60 horas? isso é brincadeira para meninos. Eu trabalho no mínimo 75 por semana, não me considero viciado em trabalho e já cheguei à conclusão que há tempo para tudo, é mais uma questão de organização do que outra coisa. A melhor coisa a fazer é seguir um planeamento do tempo, o problema maior é conjugar isso numa vida a dois. Mas é importante que se faça, já que esta é provavelmente uma das principais causas de divórcio. se não puderes cortar noutra coisa, corta no trabalho. Não estou a ser pessimista nem a agoirar, é apenas uma realidade da qual conheço alguns casos práticos.
Há Rambo!!! [:D]

"Ele aguenta aguenta!"

Peste (e também para todos os que trabalham +12 horas dia):

Costumam haver 3 simples justificações para as horas excessivas de trabalho:
1. Trabalham mal. Por falta de organização, ou por incapacidade na delegação de responsabilidades ou por incapacidade na gestão de prioridades;
2. Falta dinheiro;
3. São doidos;

[:cool:]
Em qual delas se enquadram?
Gosto muito do que faço, mas num país mais desenvolvido não haveria necessidade de passar tantas horas a trabalhar. Até porque poderia contratar mais gente, algo que devido à actual governação se torna impossível.

Claro que há trabalho e trabalho. Uma coisa é estar 12 horas por dia atrás de um balcão à espera de Clientes, outra é por exemplo ser-se comercial e andar metade das horas de trabalho em deslocação, outra ainda muito diferente é estar 12 horas por dia em frente a uma máquina de injecção numa fábrica a controlar a produção, etc, etc, etc...

As horas de trabalho não medem a produtividade de ninguém. Por isso é que os alemães, suíços e outros que tais trabalham menos horas que nós e produzem muito mais.
Precisamente. Há dois factos muito mais relevantes, o desenvolvimento tecnológico e a formação académica.

Quando trabalhava em PT, em início de carreira, trabalhava das 7h às 20h, às vezes sábados e domingos, algumas noites ao barulho, até ao ponto de ruptura. Cheguei a adormecer em plena auto-estrada e felizmente não tive mais do que um carro rebentado... O que é que eu ganhei com isso? ABSOLUTAMENTE ZERO!!!!

Depois fui trabalhar para fora de PT e conheci um mundo organizado, admito que me custou a habituar no início, até que tive um Manager que me obrigava (sob pena de me dar notas mais baixas) a não passar mais de 8h dentro da empresa. E aprendi a gerir o meu tempo, as minhas prioridades, a ser organizado, a delegar, a confiar na equipa, a fazer uso das ferramentas disponíveis, a optimizar processos, cada clique poupado, é um segundo que ganho.

Hoje, trabalho ~40h por semana, tenho tempo para ir ao ginásio todos os dias, de jantar fora, de passar tempo com a namorada e os amigos, ir ao pub/café/bar ou fazer o que me apetecer. Se for preciso, trabalho as hora que houver necessidade, um deadline mais apertado, um projecto urgente, uma viagem, mas isso são excepções, e não a regra!

E sabem que mais? Sou hoje 100 vezes mais produtivo do que quando passava 80h dentro da empresa! Muito menos stress, muito mais confiante, com muito melhor humor, tenho tempo para tudo, e tudo aparece feito!!
Excelente contributo.

Como sempre ou quase sempre : plenamente de acordo.

Ora, conheci em tempos vários clientes, e os piores/frustrados/arrogantes/viviam sozinhos isolados, etc, eram precisamente os viciados no trabalho.

Depois chegam aos 50 anos e descobrem que além da carreira, tiveram e têm uma vida cheia de nada.
Também tenho essa ideia.

Na minha nova empresa trablha-se as 8h diárias. É assistência remota helpdesk, mas assistência muito complexa, com muitos métodos, regras, procedimentos, etc, enfim informática muito especializada e diferente do " mundo cá fora "

Quanto termina a hora de cada turno, a pessoa fecha a sua sessão, desliga o telefone e vai à sua vida. Nestes casos, cumprir o horário é tão importante como chegar a horas e também sair a horas. Só às vezes é que se fica mais alguns minutos mas apenas quando se está a meio de uma intervenção para não deixar o cliente " pendurado ".

Sabes lá tu... Tal como dizes, depende da produtividade de cada um. E em trabalhos físicos é recomendável que se descanse um bocado e que se hidrate. E até mesmo em trabalhos mais mentais. Quando se estuda (um dos piores "trabalhos" que se pode ter, ninguém lhes reconhece o valor, só quem já passou elas) é normal que se faça muitas pausas.
O desgaste psicológico é muito elevado (trabalho em gestão), muitos clientes e muitas manias [8b] [:D].

Como sempre ou quase sempre : plenamente de acordo.

Ora, conheci em tempos vários clientes, e os piores/frustrados/arrogantes/viviam sozinhos isolados, etc, eram precisamente os viciados no trabalho.

Depois chegam aos 50 anos e descobrem que além da carreira, tiveram e têm uma vida cheia de nada.

Nada contra, desde que não haja terceiros envolvidos.

Não imagino como é que um patrão com várias casas consegue que não vá tudo à falência... [:D]

se conheces o ramo do qual estou a falar, sabes que normalmente há pelo menos um sócio a trabalhar em cada uma delas. Um patrão com várias casas normalmente tem dezenas de sócios, uns em cada lado. E ele próprio trabalha em uma casa, ou mais [;)]

(...)
1) Tens filhos?
2) Fazes alguma coisa em casa? (limpar, lavar, tratar de roupa e louça, engomar, cozinhar sem ser por "piada", etc...)

É que este tipo de tarefas não são contabilizadas como trabalho (porque não rendem € no fim do mês) mas representam um esforço tremendo pessoal a quem tem que as fazer.
(...)
Sim, isso nunca é contabilizado.

Aqui em casa somos cinco pessoas e o trabalho é partilhado, mas mesmo assim, faço mais coisas em casa do que o marido. Na semana passada ele saiu de manhã, às 06h00 apanhou o avião para a Holanda, esteve lá dois dias, chegou a casa a uma da manhã e voltou a sair às seis da manhã. Por muita vontade que se tenha, nesses dias, a maior fatia do trabalho domestico sou eu que faço, para além do meu emprego diário.

Só como exemplo, um colega do meu marido, foi recrutada pelas Nações Unidas e a esposa dele recebe quatro mil euros mensalmente, tenho uma amiga no UK que recebia um valor semelhante, algo que em Portugal é completamente impossível.

Só como exemplo, um colega do meu marido, foi recrutada pelas Nações Unidas e a esposa dele recebe quatro mil euros mensalmente, tenho uma amiga no UK que recebia um valor semelhante, algo que em Portugal é completamente impossível.

Impossível não é. Há poucos sítios onde se ganha isso, e alguns são os mais improváveis. Por exemplo, alguém daqui faz ideia de quanto ganha um gajo que extrai a cortiça dos sobreiros? Pois é, se querem ganhar dinheiro a sério candidatem-se, mas primeiro é melhor treinar uns 6 meses no ginásio e correr uns 20Km todos os dias para aguentar com o tranco [:D]

Sim, cada um sabe de si e cada um é livre.....mas muitas vezes isso prejudica família, etc.

Prejudica sempre. A sociedade moderna convenceu-nos que podemos ter tudo ao mesmo tempo. Mentira, há que fazer escolhas e fazê-las bem. Quem quer trabalhar toneladas de horas por semana, pode perfeitamente fazê-lo. Não pode é estar à espera que alguém arque com o trabalho doméstico na totalidade caso haja filhos. É uma forma de egoísmo.

Eu nas semanas em que trabalho 60/70 horas, quero é silêncio e tranquilidade quando chego a casa.

Eu faço umas 35 horas de trabalho presencial e acho muito ( não me parece que seja necessário tanto para alcançar objectivos)... Ainda bem que existe o FAH para arejar.[:D]

Mas estou sempre contactável e troco e-mail ao fim de semana, férias, noite...

Mesmo assim, estou um bocado saturado. Adoraria ter uma profissão normal e não implicasse lidar com aldrabões e todas espécie de escumalha à face da terra....[:D]

Mas vai dando para pagar as despesas enquanto não me decido a ser explorador de mão de obra alheia.

Impossível não é. Há poucos sítios onde se ganha isso, e alguns são os mais improváveis. Por exemplo, alguém daqui faz ideia de quanto ganha um gajo que extrai a cortiça dos sobreiros? Pois é, se querem ganhar dinheiro a sério candidatem-se, mas primeiro é melhor treinar uns 6 meses no ginásio e correr uns 20Km todos os dias para aguentar com o tranco [:D]
Não é só capacidade física que é preciso (se fosse eu concorria já!). Ocorre-me também por exemplo o caso dos soldadores, os bons também conseguem ganhar muito dinheiro mas há bastante "arte" envolvida, não é só encostar o eléctrodo e soldar.

Não é só capacidade física que é preciso (se fosse eu concorria já!). Ocorre-me também por exemplo o caso dos soldadores, os bons também conseguem ganhar muito dinheiro mas há bastante "arte" envolvida, não é só encostar o eléctrodo e soldar.

Pois eu sei, mas no caso da cortiça para além da arte é preciso um preparo físico do outro mundo. Não sei ao certo, mas segundo consta há gajos a ganhar de 3.000 para cima por mês.

Voltar
Superior