Quando trabalhava em PT, em início de carreira, trabalhava das 7h às 20h, às vezes sábados e domingos, algumas noites ao barulho, até ao ponto de ruptura. Cheguei a adormecer em plena auto-estrada e felizmente não tive mais do que um carro rebentado... O que é que eu ganhei com isso? ABSOLUTAMENTE ZERO!!!!
Depois fui trabalhar para fora de PT e conheci um mundo organizado, admito que me custou a habituar no início, até que tive um Manager que me obrigava (sob pena de me dar notas mais baixas) a não passar mais de 8h dentro da empresa. E aprendi a gerir o meu tempo, as minhas prioridades, a ser organizado, a delegar, a confiar na equipa, a fazer uso das ferramentas disponíveis, a optimizar processos, cada clique poupado, é um segundo que ganho.
Hoje, trabalho ~40h por semana, tenho tempo para ir ao ginásio todos os dias, de jantar fora, de passar tempo com a namorada e os amigos, ir ao pub/café/bar ou fazer o que me apetecer. Se for preciso, trabalho as hora que houver necessidade, um deadline mais apertado, um projecto urgente, uma viagem, mas isso são excepções, e não a regra!
E sabem que mais? Sou hoje 100 vezes mais produtivo do que quando passava 80h dentro da empresa! Muito menos stress, muito mais confiante, com muito melhor humor, tenho tempo para tudo, e tudo aparece feito!!