Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ontem fiz uma viagem de Berlim para Wolfsburg e retorno (Alemanha). 250km em cada direção, daqueles uma fração de 90% percorrida na AE.

    Na ida com CC entre 180-190 km/h atingi um consumo de 11.3L / 100km. Depois de passar algum tempo na cidade, a volta foi mais tranquila com CC entre 130-160km/h.

    O consumo final do trip foi 9.9L/100km, usando matemática básica o consumo no retorno tem que estar na casa de ~8.5L / 100km.



    Carro Mercedes W210 E320 1999 gasolina.

    Comentário


      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

      Concordo e não concordo

      Os limites não são feitos exclusivamente para nós e para os nossos veículos conduzidos num dia de sol em estrada livre! São feitos para todo o tipo de pessoas: novos e velhos, experientes e inexperientes; carros novos e velhos, bem mantidos ou a "cair aos bocados", que não deviam mas também andam nas vias...; Pode-se conduzir de noite, com chuva, nevoeiro, trânsito; a estrada pode estar com trânsito, haver veículos que pararam inesperadamente à nossa frente, pessoas a querer fazer a mesma manobra ao mesmo tempo.

      Por isso percebo e concordo que cumprir os limites muitas vezes é andar a pisar ovos, sobretudo quando os nossos veículos e todas as condições estão reunidas para se poder andar mais rápido, no entanto, subir 20 km/h que seja à velocidade em certas vias pode resultar em problemas muito graves em certos locais.

      Posto isto, não concordo com a redução ou aumento da velocidade máxima, mexer nisso pode estragar mais do que ajudar
      ​​​​​
      Se houvesse bom senso nem seriam precisos limites. O velho chavão "adequar a velocidade às condições do veículo e da via" ainda é, para muitos, ciência aeroespacial.

      Posto isto, num mesmíssimo troço de autoestrada, em dias e veículos diferentes, andar a 160 km/h pode ser mais seguro que a 80 km/h, por exemplo.

      Comentário


        Originalmente Colocado por sador Ver Post
        Ontem fiz uma viagem de Berlim para Wolfsburg e retorno (Alemanha). 250km em cada direção, daqueles uma fração de 90% percorrida na AE.

        Na ida com CC entre 180-190 km/h atingi um consumo de 11.3L / 100km. Depois de passar algum tempo na cidade, a volta foi mais tranquila com CC entre 130-160km/h.

        O consumo final do trip foi 9.9L/100km, usando matemática básica o consumo no retorno tem que estar na casa de ~8.5L / 100km.



        Carro Mercedes W210 E320 1999 gasolina.
        Testemunho interessante e que sai um pouco do padrão de carros económicos e o pessoal a pisar ovos.

        Acho um consumo bom, nomeadamente sendo um carro já com uns anos, a gasolina e com um motor já grandinho.

        Como vou dizendo mesmo nesse enquadramento os consumos não são o bicho papão que fazem deles. Nomeadamente consumos em estrada, porque cidade é sempre muito variável e normalmente não se andam centenas de km em cidade.

        Comentário


          Tinha que ser fora da Tugalândia, crónico país de tesos obrigado a andar com motores base e a fazer hypermiling.

          Comentário


            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Tinha que ser fora da Tugalândia, crónico país de tesos obrigado a andar com motores base e a fazer hypermiling.
            Portugal é um belo país.

            Embora agora se ande mais devagar, relativamente ao que conheço não se anda particularmente devagar.

            Quanto à carros modestos e uma ampla maioria não muito abonada concordo contigo.

            Soube-me muito bem em 2021 na Croácia fazer montes de percursos em AE e sempre a 170/180/190 e mais e só não era um bocado mais porque o C5 aircross 1.5 a diesel não permitia

            É engraçado como um carro muito confortável como é este, depois em velocidade perde alguma sensação de controlo e segurança típica dos carros mais firmes.

            Comentário


              A Croácia também é constituída por Autobahns?

              Comentário


                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                A Croácia também é constituída por Autobahns?
                Não me pareceu haver controlo, como Portugal há uns anos.

                Comentário


                  Amanhã o i30 fará a primeira "viagem" maiorzinha em AE.
                  Serão 4 pessoas de Torres Vedras até Fátima pela A8. Estou curioso para ver os consumos a 120km/h com AC

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

                    Testemunho interessante e que sai um pouco do padrão de carros económicos e o pessoal a pisar ovos.

                    Acho um consumo bom, nomeadamente sendo um carro já com uns anos, a gasolina e com um motor já grandinho.

                    Como vou dizendo mesmo nesse enquadramento os consumos não são o bicho papão que fazem deles. Nomeadamente consumos em estrada, porque cidade é sempre muito variável e normalmente não se andam centenas de km em cidade.
                    Sim, na minha experiencia o tamanho do motor não faz uma grande diferença se você quer viajar rapidamente na Autobahn. O que é mais importante e a relação do transmissão e a carga do motor.

                    Há uma curiosidade que eu amo contar, sobre três carros de (quase) três seculos differentes e seu comportamento na Autobahn.

                    O primeiro contestador é um Mercedes 190 de 1990 com motor M102 (1.8L l4 109cv) e caixa automática 4G-Tronic. O carro é de um meu conhecido que de vez em quando gosta de viajar más rapidamente na AE. O motor gira ~5500rpm a 180km/h e está quase ao limite. Perguntei a ele que consumo ele alcança em viagens mais longas dirigindo tão rápido e ele respondeu que são cerca 12L / 100km.

                    Segundo contestador é meu carro. Um Mercedes E320 de 1999 com motor M112 (3.2L V6 224cv) e caixa automática 5G-Tronic. O motor gira ~3750rpm a 180km/h e o consumo (como eu disse acima) tem que estar na casa de ~11.5L / 100km. A carga do motor não é baixa más não é plena também, ainda tem reservas para ir 50-60 km/h mais rápido.

                    O terceiro contestador é um Mercedes E500 de 2008 com motor M273 (5.5L V8 387cv) e caixa 7G-Tronic. Tive o prazer de fazer algumas viagens pela Alemanha com este carro há alguns anos. O V8 gira 2700rpm a 180km/h e o consumo foi ~12L/100km. A velocidade máxima do motor é limitada eletronicamente a 250 km/h, mas você sente que seria capaz de atingir uma velocidade muito maior. Mesmo viajando com 220 km/h é um passeio no parque pra esse motor.

                    Esse carro é um sonho pra dirigir mas um pesadelo pra manter, apesar disso acho que acima dos 190-200km/h o E320 vai começar consumir mais que o E500.

                    Eu sei que está comparação diz poco sobre o uso do dia a dia mas pra mim é interessante ver para que tipo de uso cada um desses motores foi construído. Tal vez alguns de vcs acham essa pequena história interessante também.

                    E no fim, mostra que o consumo de combustível é uma questão de ponto de vista…​

                    Comentário


                      Isto é um texto traduzido do Google 😂😂

                      Comentário


                      • sador
                        sador commented
                        Editing a comment
                        Desculpa, o português não é minha língua materna como você pode ver acima. De vez em quando preciso de ajuda do tradutor, particularmente se tenho que usar palavras mais “técnicas”. 😬

                        É difícil aprender uma nova idioma mas estou estudando e espero que vou melhorar. Gosto muito de carros e consequentemente esse fórum é interessante pra mim porque consigo combinar as duas coisas.

                        Mas se o tradutor é tão ruim tenho de ter cuidado. Não faz sentido se ninguém pode entender. 😂

                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                      Isto é um texto traduzido do Google 😂😂
                      Queríamos nós muitas vezes ter aqui informação deste nível em "Português de Portugal"

                      Comentário


                        IMG_1079.jpg

                        MB E250cdi Coupé

                        A1 Leiria - Aveiro, CC a 120km/h

                        Devia estar vento a favor, porque o habitual é ser mais 2 décimas.

                        Comentário


                          Bem, hoje o i30 1.6 110cv foi de Torres Vedras até Fátima pela A8, com 2 pessoas + AC auto a 20º com Cruise Control a 120 e os consumos surpreenderam... pela negativa. Caminho de volta a mesma coisa, mas na volta ainda bateu os 190/200 alguns minutos.
                          Fico estupefato como um 1.6 diesel num segmento C pode gastar tanto. Já sabia tinha sido avisado que os CRDI eram gulosos, mas em EN não achei. Em autoestrada os consumos roçam o estupido.
                          O que vale que faço pouca AE e é carro de fim de semana


                          IMG_4856.jpg

                          EDIT: Essa foto é da volta. A ida bateu os 6.5 lt/100
                          Editado pela última vez por CalimeroIbiza; 26 March 2023, 20:49.

                          Comentário


                            Devias ver os consumos do 1.5 dci 90 nos captur.... Esse teu consumo é normal.

                            Comentário


                            • CalimeroIbiza
                              CalimeroIbiza commented
                              Editing a comment
                              Essa foto foi da viagem para baixo, para cima foi 6.5lt/100

                              Talvez esteja mal habituado, de semana ando num 1.3 Multijet e os consumos é sempre menos de 5lt.
                              O ibiza que tinha antes do i30 era 1.9TDI e com andamentos iguais aos do i30 fazia consumos a rondas os 5/5.2 lt

                              Estamos a falar de um 1.6 CRDI de 110cv, era suposto ser económico e indo a 120 que vai em 6ª às 2000rpm até deveria ser a sua zona de "conforto"

                            Corolla 1.2 turbo
                            6.0L/100
                            217km A1(Mealhada Lisboa)

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por sador Ver Post

                              Sim, na minha experiencia o tamanho do motor não faz uma grande diferença se você quer viajar rapidamente na Autobahn. O que é mais importante e a relação do transmissão e a carga do motor.

                              Há uma curiosidade que eu amo contar, sobre três carros de (quase) três seculos differentes e seu comportamento na Autobahn.

                              O primeiro contestador é um Mercedes 190 de 1990 com motor M102 (1.8L l4 109cv) e caixa automática 4G-Tronic. O carro é de um meu conhecido que de vez em quando gosta de viajar más rapidamente na AE. O motor gira ~5500rpm a 180km/h e está quase ao limite. Perguntei a ele que consumo ele alcança em viagens mais longas dirigindo tão rápido e ele respondeu que são cerca 12L / 100km.

                              Segundo contestador é meu carro. Um Mercedes E320 de 1999 com motor M112 (3.2L V6 224cv) e caixa automática 5G-Tronic. O motor gira ~3750rpm a 180km/h e o consumo (como eu disse acima) tem que estar na casa de ~11.5L / 100km. A carga do motor não é baixa más não é plena também, ainda tem reservas para ir 50-60 km/h mais rápido.

                              O terceiro contestador é um Mercedes E500 de 2008 com motor M273 (5.5L V8 387cv) e caixa 7G-Tronic. Tive o prazer de fazer algumas viagens pela Alemanha com este carro há alguns anos. O V8 gira 2700rpm a 180km/h e o consumo foi ~12L/100km. A velocidade máxima do motor é limitada eletronicamente a 250 km/h, mas você sente que seria capaz de atingir uma velocidade muito maior. Mesmo viajando com 220 km/h é um passeio no parque pra esse motor.

                              Esse carro é um sonho pra dirigir mas um pesadelo pra manter, apesar disso acho que acima dos 190-200km/h o E320 vai começar consumir mais que o E500.

                              Eu sei que está comparação diz poco sobre o uso do dia a dia mas pra mim é interessante ver para que tipo de uso cada um desses motores foi construído. Tal vez alguns de vcs acham essa pequena história interessante também.

                              E no fim, mostra que o consumo de combustível é uma questão de ponto de vista…​
                              Bons exemplos, vai de encontro à minha opinião e experiência. Num contexto de estrada os motores a gasolina grandes não são dramáticos a consumir.

                              O exemplo do V8 5,5 a gastar 12 em velocidades de cruzeiro de 180 é muito bom

                              Comentário


                                Ford Fiesta 1,4 TDCI: Palmela - Lisboa - Palmela / Palmela - Castro Verde (Alentejo). Total de 278 km em EN's.

                                Andamento sem preocupações de consumo. O carro foi-me emprestado por um familiar. Como era a 1ª vez que o usei, resolvi verficar o consumo como mandam as regras: carro atestado antes da ida a Lisboa e à chegada a Castro Verde.

                                Consumo real: 4,29 l/100 Km.

                                Surpreendeu pela positiva.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                                  Bem, hoje o i30 1.6 110cv foi de Torres Vedras até Fátima pela A8, com 2 pessoas + AC auto a 20º com Cruise Control a 120 e os consumos surpreenderam... pela negativa. Caminho de volta a mesma coisa, mas na volta ainda bateu os 190/200 alguns minutos.
                                  Fico estupefato como um 1.6 diesel num segmento C pode gastar tanto. Já sabia tinha sido avisado que os CRDI eram gulosos, mas em EN não achei. Em autoestrada os consumos roçam o estupido.
                                  O que vale que faço pouca AE e é carro de fim de semana

                                  EDIT: Essa foto é da volta. A ida bateu os 6.5 lt/100
                                  Talvez tenhas que colocar outros fatores na equação. Como é a orografia de T.Vedras a Fatima? a A8 é uma AE horrivel para consumos, para teres uma ideia, na ida para T.Vedras na 6ªf na zona mais a subir a seguir a Loures cheguei a ir com parciais >8 e nunca passei dos 120.
                                  Outra, estás a comparar o I30 com caixa de 6 com os outros 2 que têm caixa de 5, não é? Pelo que vejo da minha Carens e o I30, por ser "da casa", creio que será igual, tens uma 6ª mais para rolar do que para ganhar velocidade - isto é, é excelente para rolar em plano ou a descer, e a subir perdes logo força e obriga-te por vezes a meter 5ª. Com isso, os consumos sobem sempre um pouco. Pior ainda se usares cruise control, que nas subidas faz gastar mais do que se formos nós a controlar o acelerador com o pé.

                                  Entretanto, e como base de comparação:
                                  Amadora - TVedras e regresso sempre pela A8, cheguei a casa com média CB 6.0 (1 passageiro e sempre a cumprir limites)
                                  Amadora-Fátima, 6 passageiros, A1 sempre 100/110 (porque ia em caravana atrás de 2 autocarros dos miudos), cheguei com 6.0
                                  Fátima-Amadora, 6 passageiros, A1 sempre que possível a 120, com tiradas pontuais a 160, cheguei à porta com 5.7.
                                  Hoje, Amadora-Expo via túnel do Grilo e regresso via 2ª circular, cheguei à porta com 5.2.

                                  Nota: impossível usar CC na viagem de regresso, tal a quantidade de carros na A1 e oscilações constantes de faixa e/ou velocidades. A certa altura, na faixa mais À direita a 120, notei que ia a travar o trânsito tal a quantidade de carros que me ultrapassava e se encostava à minha traseira. Para manter a cadência, tive que me meter a 140 para seguir o ritmo normal do tráfego durante uns minutos, e falo de DEZENAS de carros envolvidos neste cenário descrito.

                                  Comentário


                                    Para norte há algumas subidas sim.
                                    Por acaso foi o caminho praticamente todo em 6a com CC a 120 e AC auto a 20 graus.
                                    Em 6a a 120 vai precisamente a 2000rpm.

                                    No futuro quando voltar a ir vou sem CC para testar. Mas de facto esperava menos para um 1.6 a diesel, mas lá está ando mal habituado (1.3 mjet e 1.9 tdi)

                                    Comentário


                                      Toyota Corolla 1.2 turbo

                                      Lisboa - - > Sintra
                                      Ficheiros anexados
                                      Editado pela última vez por Petermira; 28 March 2023, 19:09.

                                      Comentário


                                      VW Polo 9N3 BlueMotion com motor 1.4TDI

                                      Comentário


                                        O Punto continua a gastar ~11L em cidade.

                                        Já a Clio (0.9) anda nos 6 altos, 7 baixos em cidade, também. Isto sem ter grandes cuidados.
                                        O que me surpreendeu foi em AE, com CC nos 100/110 fazia facilmente 4L e qualquer coisa, apesar duma caixa de 5.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                                          Bem, hoje o i30 1.6 110cv foi de Torres Vedras até Fátima pela A8, com 2 pessoas + AC auto a 20º com Cruise Control a 120 e os consumos surpreenderam... pela negativa. Caminho de volta a mesma coisa, mas na volta ainda bateu os 190/200 alguns minutos.
                                          Fico estupefato como um 1.6 diesel num segmento C pode gastar tanto. Já sabia tinha sido avisado que os CRDI eram gulosos, mas em EN não achei. Em autoestrada os consumos roçam o estupido.
                                          O que vale que faço pouca AE e é carro de fim de semana


                                          IMG_4856.jpg

                                          EDIT: Essa foto é da volta. A ida bateu os 6.5 lt/100
                                          A A8 é uma estrada manhosa para fazer qualquer tipo de bons consumos faço com alguma frequência Loures/Torres Vedras e raramente baixo dos 6L sempre entre 130/140

                                          Comentário


                                            Novo atesto no A4 este mais em cidade e mais alto ficou-se nos 7,38L
                                            Consumo médio acumulado dos últimos 27300km´s está nos 6,76L
                                            Audi A4 2.0TDI 143cv´s

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Next Ver Post

                                              A A8 é uma estrada manhosa para fazer qualquer tipo de bons consumos faço com alguma frequência Loures/Torres Vedras e raramente baixo dos 6L sempre entre 130/140
                                              Lá está, a A8 pode não ser boa mas um 1.6 a gastar mais meio litro que um 2.0 tdi a velocidades superiores, parece-me demasiado.
                                              Entretanto vou testando por outras voltas para ver como corre, mas parece-me que o ponto fraco do 1.6 CRDI face ao antigo 1.9 TDI que tinha (tirando potência) é mesmo consumos em AE.
                                              Nunca fiz este trajeto no antigo carro, mas tenho a certeza que facilmente faria menos 1lt a estas velocidades

                                              Comentário


                                                Já viste por acaso qual a diferença de peso entre o Ibiza e o i30? Também pode estar aí uma justificação.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                  Já viste por acaso qual a diferença de peso entre o Ibiza e o i30? Também pode estar aí uma justificação.
                                                  O ibiza pesa 1100KG
                                                  O i30 pesa 1244KG

                                                  Não sei se será por aí, mas ainda assim esperava que um 1.6 fosse menos guloso em AE a ritmos legais.

                                                  Comentário


                                                    Escalonamento da caixa, vai por mim. O Ibiza tem cx 5 e o I30 de 6, em zonas com muito declive, nota-se bem.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post

                                                      Lá está, a A8 pode não ser boa mas um 1.6 a gastar mais meio litro que um 2.0 tdi a velocidades superiores, parece-me demasiado.
                                                      Entretanto vou testando por outras voltas para ver como corre, mas parece-me que o ponto fraco do 1.6 CRDI face ao antigo 1.9 TDI que tinha (tirando potência) é mesmo consumos em AE.
                                                      Nunca fiz este trajeto no antigo carro, mas tenho a certeza que facilmente faria menos 1lt a estas velocidades
                                                      Percebo, tenho de fazer esse percurso especifico com o meu para ver em que médias fica normalmente saio perto de Óbidos para Peniche

                                                      Comentário


                                                      • CalimeroIbiza
                                                        CalimeroIbiza commented
                                                        Editing a comment
                                                        A titulo de exemplo, faço diáriamente Bombarral - Caldas pela A8 a 100km/h no carro da empresa (1.3 Mjet) + trajeto pela EN de e até torres vedras.
                                                        A média do carro ronda sempre os 4,3lt/100 e já tem 280 mil KM


                                                      Ida e volta ao Porto para ir buscar o electrodoméstico Leaf

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X