Originalmente Colocado por LuisMiguel
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Diesel poderá ficar mais caro, 8 a 15% que a gasolina - Por imposição Europeia
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostIsso já são especificidades de utilização. Um carro hologado a gastar 5 emite menos que um homologado a gastar 10. Potencialmente um emitirá mais que o outro. Ou queres colocar uma caixa negra em ada carro e pagar imposto por quilómtro feito e consumo efectivamente realizado?
O que sim seria praticável é taxar o combustível pela sua sujidade, pela sua qualidade (ou falta dela), e depois os consumos em si já estão taxados por natureza uma vez que pagas ao litro.
Por exactamente o mesmo motivo também não faz sentido taxar o automóvel em si pelo seu consumo, apenas pelo que liberta cá para fora a queimar o combustível. A quantidade de combustível que queima, como disse, já está taxada logo à partida, todas as vezes que vai à bomba.
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Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post.
Porque razão há-de uma empresa ter apenas veículos a diesel?
Porque não poderá optar por comprar um veiculo a gasolina, com as mesmas condições?
Isto sim seria um incentivo bom e directo para as empresas.
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Originalmente Colocado por Oktober Ver PostPorque à partida, o diesel é mais barato? Porque um motor diesel consome bem menos do que um a gasolina com a mesma cilindrada. Porque emite menos gases poluentes de forma geral (há alguns em que a gasolina é mais comedida). E, em Portugal, os impostos não incidem sobre emissões poluentes e cilindrada?
Mas é mais caro e emite MAIS gases poluentes, de forma geral (não é em alguns casos que a gasolina é mais comedida, é mesmo na maioria, naqueles que não aparecem nas tabelas mas são os que fazem verdadeiramente mal).
Em Portugal os impostos incidem sobre a cilindrada - factor completamente arbitrário e indicador de uma falta grosseira de conhecimento técnico, porque um 2.0 turbo de 300cv paga menos impostos que um 3.0 atmosférico de 200 - e CO2, um gás inerte emitido por qualquer processo de combustão que envolva carbono, e a seguir à água a emissão mais inofensiva de um motor.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostO que interessa é a emissão global. Até pode emitir o dobro por litro. MAs se gastar menos de metade, na globalidade emite menos.
E basta que os quilómetros efetuados não sejam os mesmos, para essas "contas" saírem furadas.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostSe seguires esse raciocínio à sua conclusão lógica, verás que não faz sentido nenhum um Ferrari Enzo pagar mais impostos que um Golf Bluemotion.
Obviamente que se o combustível em si é sujo há que taxá-lo em conformidade. Depois cada um faz as suas contas, se mesmo pagando mais impostos sobre o combustível ainda lhe compensa por consumir menos.
Na minha opinião os combustíveis derivados do petróleo pagavam ISP proporcional ao seu conteúdo de carbono, e os carros pagavam imposto proporcional às suas emissões, TODAS as suas emissões. E num mundo justo e racional chegava perfeitamente.
Depois cobrava é na utilização...e aí entra o IUC e principalmente o ISP -> o IUC seria sobre as emissões...mas todas que isso de ir só ao CO2 é para inglês e fanático ver... E depois sobre os kms. percorridos - sim há maneiras de controlar quanto andamos num ano.
Depois os verdadeiros "sobre a utilização" que são as portagens e o ISP - mais uma vez sobre as emissões poluentes que cada combustível emite por litro (mas todas mesmo) - o facto do gasóleo emitir menos CO2 porque consome menos por kms. já é reflectido também no menor consumo, logo menos litros a pagar na bomba...correcto? Por isso o que aqui falam é uma falsa questão...já pagam menos logo à partida por isso. Nas portagens, além do peso do veículo (é fácil até está na homologação), as emissões poluentes mais uma vez.
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Originalmente Colocado por Oktober Ver PostPorque à partida, o diesel é mais barato? Porque um motor diesel consome bem menos do que um a gasolina com a mesma cilindrada. Porque emite menos gases poluentes de forma geral (há alguns em que a gasolina é mais comedida). E, em Portugal, os impostos não incidem sobre emissões poluentes e cilindrada?
Porque razão uma empresa terá de comprar um carro a diesel se pode comprar um carro a gasolina mais barato?
A dieselização forçada do mercado nacional é só por si uma aberração sem a mínima justificação.
Anda-se a aumentar os impostos sobre o gás e sobre a electricidade e depois permite-se aberrações destas em que o diesel tem um benéfico fiscal em relação á gasolina.
Acabe-se com isto e deixem as pessoas escolher qual o combustível que preferem utilizar e não serem forçadas pelo Estado a ter de escolher o diesel em detrimento da gasolina.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostO Diesel consome menos, é verdade.
Mas é mais caro e emite MAIS gases poluentes, de forma geral (não é em alguns casos que a gasolina é mais comedida, é mesmo na maioria, naqueles que não aparecem nas tabelas mas são os que fazem verdadeiramente mal).
Em Portugal os impostos incidem sobre a cilindrada - factor completamente arbitrário e indicador de uma falta grosseira de conhecimento técnico, porque um 2.0 turbo de 300cv paga menos impostos que um 3.0 atmosférico de 200 - e CO2, um gás inerte emitido por qualquer processo de combustão que envolva carbono, e a seguir à água a emissão mais inofensiva de um motor.
Mas o imposto pago não deveria ser por cilindrada. Podia ser por potência poe exemplo. Podia ser por potência e peso como já alguém disse.
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostQuase lá. Apenas mudaria para o pagamento de impostos na compra do carro - o vulgo IA+IVA a passar para um imposto tipo IVA - relacionado com o preço base do carro apenas -> é um imposto sobre a compra e não sobre a utilização.
Depois cobrava é na utilização...e aí entra o IUC e principalmente o ISP -> o IUC seria sobre as emissões...mas todas que isso de ir só ao CO2 é para inglês e fanático ver... E depois sobre os kms. percorridos - sim há maneiras de controlar quanto andamos num ano.
Os Kms percorridos penso que caem na taxa sobre o combustível, também não era justo ainda cobrar mais (dentro de estradas privadas depois o dono da estrada cobra como quer, se bem que aí entramos noutro problema que são as PPPs e as empresas que só são privadas quando lhes dá jeito).
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostIsso já são especificidades de utilização. Um carro hologado a gastar 5 emite menos que um homologado a gastar 10. Potencialmente um emitirá mais que o outro. Ou queres colocar uma caixa negra em ada carro e pagar imposto por quilómtro feito e consumo efectivamente realizado?
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostLá está. Pagar imposto pela cilindrada não faz nenhum sentido. Penaliza por exemplo os diesel. Por mim o diesel podia ser ao preço da gasolina.
Mas o imposto pago não deveria ser por cilindrada. Podia ser por potência poe exemplo. Podia ser por potência e peso como já alguém disse.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostLá está. Pagar imposto pela cilindrada não faz nenhum sentido. Penaliza por exemplo os diesel. Por mim o diesel podia ser ao preço da gasolina.
Mas o imposto pago não deveria ser por cilindrada. Podia ser por potência poe exemplo. Podia ser por potência e peso como já alguém disse.
Mais simples será pelo preço base. Carros mais caros de base...pagam mais imposto. Faz com que o custo de um carro seja justo e diferenciador pelo luxo e não pela utilidade.
Taxar pela potência faz tanto sentido como actualmente pela CC. E actualmente, pelo menos no IUC, não é a CC que é amiga dos diesel. É fácil eu pagar com um simples MX5 mais ou o mesmo do que um 530d ou um 730d já agora...já que só se pensa em CC nos IUCs antes de 2007
Para emissões e litros e combustíveis A ou B...fica a utilização. E nisso temos IUC, Portagens onde fazem sentido (e na minha óptica também deveriam levar uma grande "volta"), e ISP justo e equitativo.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostLá está. Pagar imposto pela cilindrada não faz nenhum sentido. Penaliza por exemplo os diesel. Por mim o diesel podia ser ao preço da gasolina.
Mas o imposto pago não deveria ser por cilindrada. Podia ser por potência poe exemplo. Podia ser por potência e peso como já alguém disse.Editado pela última vez por SRLA; 03 October 2011, 14:17.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostIsso já são especificidades de utilização. Um carro hologado a gastar 5 emite menos que um homologado a gastar 10. Potencialmente um emitirá mais que o outro. Ou queres colocar uma caixa negra em ada carro e pagar imposto por quilómtro feito e consumo efectivamente realizado?
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostPotência também faz tanto sentido como cilindrada. Menos até, porque não faz sentido um carro que custa o mesmo, emite o mesmo, consome o mesmo etc pagar mais impostos se for mais potente - lembrar que a potência é sempre um valor algo virtual, é um indicador de uma potencialidade que está disponível mas por estar disponível não quer dizer que seja forçosamente utilizada. Aliás, potência não é mais que uma taxa de débito de energia, o que nos traz de volta ao combustível (que é o método de armazenar a dita cuja)
Taxar potência é algo sem qualquer sentido e só serviria para apaziguar os ACAM's e companhias. Nem vejo onde a medir e como o fazer...é algo que varia bastante (ao contrário da CC até) e não iria comprar um carro homologado para 200cvs., pagar como 200cvs e depois ter 195cvs. - ser um intervalo abaixo...supondo.
Se a vossa ideia é a ecologia - que volto a dizer neste fórum é muito raro de encontrar...e fora dele então é impossível!...então a taxa tem de ser por poluição efectivamente produzida.
Se eu tenho um Enzo mas faço 50 kms. por mês provavelmente poluo menos do que um gajo com um C3 1.4HDI a fazer 2000kms. no mesmo mês. Logo o IUC deve ser adaptado, bem como o ISP (que já vai incidir sobre os litros consumidos e é preciso ter isso em conta).
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostSe existe alguma forma de distinção "justa", então o peso seria mais justo.
Com vários escalões, por exemplo:
Menos de 1000 kg
1000-1200
1200-1500
1500-2000
+2000
A cilindrada não concordo nada, até porque havia distinção gasolina e gasóleo, mas ser NA ou Turbo nunca contou
Depois a sua utilização é outra coisa, e aí sim como o carro tem um impacto muito grande na sua utilização...ao contrário de um relógio ou um tupperware...deve ter impostos após a sua compra, e esses são:
- IUC, ISP, Portagens para vias/locais especiais. Aqui sim devem entrar critérios de poluição...e já agora acrescento a sonora que é bastante importante...critérios de peso e de tamanho pois isso conta para a manutenção e utilização das vias.
Por acaso nisso não entram grandes critérios se é a gasóleo ou a gasolina...é pouco diferente, ou por outra, as próprias consequências de cada um levam a vantagens de uns lados e desvantagens de outros lados - depois dependeria de pessoa e de parâmetros de cada um...e não um forcing só para um lado.
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostMas porque é necessário taxar de forma diferente a compra de um carro com base em tanta variável?! O carro não é um bem? Quando o compro tanto me pode servir parado na garagem ou a andar 24h/dia - isto como compra, como bem.
Por isso digo que "Se existe alguma forma de distinção".
Os carros têm um preço proposto pelos fabricantes.
Os Estados a cobrarem impostos deveriam cobrar sempre igual.
Não ser assim, é sempre uma forma pequenina de pensar e mesmo egoísta.
Pensar para minoração e não para majoração do automóvel em si.
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Se este ajuste fosse feito atraves da baixa do preço da gasolina, ainda se compreenderia, o problema é que o nivelamente será sempre feito por cima. É como a globalização, fui adepto durante muitos anos até me aperceber que estão a tentar nivelar por baixo, ou seja, fazer-nos viver e trabalhar como se tivessemos nascido na china. O tempo da escravatura já acabou!
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Só sei que as transportadoras já andam apertadas com os preços dos combustíveis, portanto mais uma subida extraordinária não é nada bom para o sector. E isso afecta-nos a todos, não nos podemos esquecer que "without trucks you get nothing".
Salvar os leões marinhos e os pinguins é coisa que neste momento não me preocupa, muito menos na situação em que se encontra o país, até porque os transportes não são assim tão responsáveis como muita gente pensa.
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Originalmente Colocado por DigCb Ver PostSó sei que as transportadoras já andam apertadas com os preços dos combustíveis, portanto mais uma subida extraordinária não é nada bom para o sector. E isso afecta-nos a todos, não nos podemos esquecer que "without trucks you get nothing".
Salvar os leões marinhos e os pinguins é coisa que neste momento não me preocupa, muito menos na situação em que se encontra o país, até porque os transportes não são assim tão responsáveis como muita gente pensa.
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Originalmente Colocado por DigCb Ver PostSó sei que as transportadoras já andam apertadas com os preços dos combustíveis, portanto mais uma subida extraordinária não é nada bom para o sector. E isso afecta-nos a todos, não nos podemos esquecer que "without trucks you get nothing".
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