Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diesel poderá ficar mais caro, 8 a 15% que a gasolina - Por imposição Europeia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Icedevice, tens medo que um hipotético aumento do gasóleo faça com que as marcas deixem de produzir carros com motor diesel, é isso?
    É que, além de não perceber em que é que esse hipotético aumento está relacionado com preferires um diesel a um otto (que só a ti de diz respeito), essa mudança para as marcas tanto faz, mudam consoante o mercado, que não iria mudar muito já que esse aumento do preço do gasóleo não iria inibir ninguém de comprar um diesel. Isto é, iria tudo continuar na mesma com a oferta de ambos os motores, quanto muito com mais algum desenvolvimento dos otto (digo eu).

    Quanto aos consumos, são sempre variáveis dependendo de onde e como conduzes, e não tem qualquer fundamento essa generalização dos consumos dos dieseis e ottos, porque há carros com motores diesel que consomem bem mais do que esses 5lt e outros não. O mesmo para os ottos. Como exemplo, antes tinha um Renault Clio 1.5dci 65cv que andava com média de ~4,6lt/100km, actualmente tenho um Honda Jazz 1.2 90cv que anda com média de 5,4lt/100km (nos mesmos percursos) e um Honda CR-Z que anda com 5,7lt/100km (também feitos onde o Renault os fazia), e conduzo todos da mesma forma, o CR-Z até anda sempre com o AC ligado e os outros não.

    Comentário


      apagar por favor
      Editado pela última vez por HugoLima; 04 October 2011, 11:41. Razão: post colocado no tópico errado

      Comentário


        Originalmente Colocado por rma Ver Post
        Icedevice, tens medo que um hipotético aumento do gasóleo faça com que as marcas deixem de produzir carros com motor diesel, é isso?
        É que, além de não perceber em que é que esse hipotético aumento está relacionado com preferires um diesel a um otto (que só a ti de diz respeito), essa mudança para as marcas tanto faz, mudam consoante o mercado, que não iria mudar muito já que esse aumento do preço do gasóleo não iria inibir ninguém de comprar um diesel. Isto é, iria tudo continuar na mesma com a oferta de ambos os motores, quanto muito com mais algum desenvolvimento dos otto (digo eu).

        Quanto aos consumos, são sempre variáveis dependendo de onde e como conduzes, e não tem qualquer fundamento essa generalização dos consumos dos dieseis e ottos, porque há carros com motores diesel que consomem bem mais do que esses 5lt e outros não. O mesmo para os ottos. Como exemplo, antes tinha um Renault Clio 1.5dci 65cv que andava com média de ~4,6lt/100km, actualmente tenho um Honda Jazz 1.2 90cv que anda com média de 5,4lt/100km (nos mesmos percursos) e um Honda CR-Z que anda com 5,7lt/100km (também feitos onde o Renault os fazia), e conduzo todos da mesma forma, o CR-Z até anda sempre com o AC ligado e os outros não.
        Acontece que 5,4 ou 5,7 de gasolina fica mais caro que 4.6 diesel. é um consumo a volta de 20% superior. Se o diesel estivesse mais caro 15% ainda compensava. Retirem o IA com base na cilindrada, o que aproximará os preços do carros otto e diesel, e ainda se vão vender mais diesel que agora. MEsmo com o gasóleo mais caro que a gasolina.

        Comentário


          Originalmente Colocado por HugoLima Ver Post
          Sem querer entrar em defesa de prius ou ampera/volt/... e falando apenas em aspectos matemáticos e de utilização típica de um carro, acho que se estão aqui a esquecer de um aspecto.

          No prius actual, a autonomia em modo exclusivamente eléctrico ronda os 2km, o que é manifestamente pouco, mas que permite poupar muito em situações de congestionamentos e para arranca, mas na maioria das situações ambos os motores trabalham, de que resultam consumos na ordem dos 4,5lts/100 (uns mais, outros menos), ou seja, o consumo do prius é geralmente sempre em torno deste valor.

          No ampera, o extensor de autonomia apenas funciona quando a carga da bateria se esgota, ao fim de dos 40-80km que sejam. Após essa distancia começa a consumir gasolina, com consumo de 6,5lts/100, até ser novamente ligado à tomada.

          ora, no ensaio da autofoco, a média de consumo global(gasolina+eléctrico) foi de 5.6 se n me engano, mas agora pergunto: será que fazemos 600km diáriamente para chegar a esta média?


          Analisemos alguns exemplos:
          uma pessoa que faça 40-80km por dia dificilmente terá necessidade de usar o extensor de autonomia, o que lhe permite consumos de gasolina próximos de 0lts/100 (mas com os custos de electricidade, óbviamente)

          quem faça 150km diários, já terá que usar o extensor de autonomia, durante parte do percurso, sendo que nesse caso o consumo médio deverá rondar os 3 ou 4 lts/100 (isto contas por alto), o que ainda compensa, por exemplo face ao prius.

          quando surgir o prius plug in, cá faremos novamente as contas.

          mas em bem da verdade, quantos de nós fazem mais de 100km por dia?
          e quando fazemos mais, quantos são a mais e com que frequência?

          vai ser interessante medir consumos quando se começarem a disseminar este tipo de veículos, pois se já agora para o mesmo modelo/motor existem dispares, no futuro será pior pois o factor utilização/percurso pessoal terá uma maior relevância, podendo ver o mesmo carro com consumos de 1 a 7lts/100 por exemplo.
          Post interessante, mas no tópico errado.

          Comentário


            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
            Acontece que 5,4 ou 5,7 de gasolina fica mais caro que 4.6 diesel. é um consumo a volta de 20% superior. Se o diesel estivesse mais caro 15% ainda compensava. Retirem o IA com base na cilindrada, o que aproximará os preços do carros otto e diesel, e ainda se vão vender mais diesel que agora. MEsmo com o gasóleo mais caro que a gasolina.
            Mas 5,4 ou 5,7lt de gasóleo fica mais caro do que 4.6lt de gasóleo também, onde é que queres chegar com isto? :P

            Comentário


              Eu não tenho medo nenhum de que acabem os diesel. Eu gosto de carros e ponto. Podem ser a diesel eléctricos ou gasolina/gpl. é na boa. Eu defendo o diesel porque as marcas fizeram um grande esforço de desenvolvimento e a agradabilidade e consumos dos diesel hoje em dia é muito boa. Além de que eu acho que a questão ambiental dos transportes terrestres é claramente overrated.

              Então dizem-me que o custo de produção do diesel é maior que o da gasolina é isso?

              Em relação aos consumos diesel/otto em modelos iguais mesmo sendo sempre subjectivo por causa dos tipos de condução, percursos, tempo etc, a gasolina gasta muito mais, principalmente quando se anda um pouco mais depressa. É por isso fácil chegar-se a um consumo 50 ou 70% mais elevado que o diesel.

              Se o diesel deixar de compensar, eu próprio vou logo comprar um gasolina ou gpl. Mas vou baixar do segmento C para o B porque o peso conta muito na hora de atestar.

              Bem interessante essa opção da Fiat bi-fuel.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                1- Há alguma viatura de origem a GPL vendida em portugal?


                A Subaru tem o 2.0 de 150cv a vir com GPL.


                Aqui fica: Bifuel


                Mas em outros mercados, mais marcas tem carros com potências desses valores e em alguns casos mesmo, até são tri-fuel (Gasolina, GPL e Etanol).

                Ford Mondeo gets Tri-Fuel capability

                Comentário


                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  A Subaru tem o 2.0 de 150cv a vir com GPL.


                  Aqui fica: Bifuel
                  Isto esta desatualizado, a Subaru deixou de comercializar a Legacy Bifuel já alguns anos, pois o modelo passou despercebido do grande publico e foi um fiasco em Portugal.

                  Julgo que actualmente somente é comercializado o modelo a Diesel

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por rma Ver Post
                    Mas 5,4 ou 5,7lt de gasóleo fica mais caro do que 4.6lt de gasóleo também, onde é que queres chegar com isto? :P
                    Este post foi a sério?

                    Comentário


                      O principal problema da notícia, gostos e opções àparte, é o facto de quase TUDO o que transporta bens essenciais ser movido a gasóleo!!!

                      Comentário


                        Ia ser giro quando tudo aumentasse também uns 10%. Se calhar ia vir charters de malta a pedir desconto para as transportadoras. Mas depois muitos dos que trabalham com recurso a diesel iam pedir [ vendedores, etc] conclusão ... confusão da boa.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                          O principal problema da notícia, gostos e opções àparte, é o facto de quase TUDO o que transporta bens essenciais ser movido a gasóleo!!!
                          É a verdade, a economia assenta muito em transporte rodoviário.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                            O meu carro é um megane dci 80cv. O 1,4 98 cv de um amigo gasta algo como 8,5 aos 100 de média. o meu faz 5 litros. Não é o dobro, mas é bastante mais. E claro, se juntarmos o preço dos 2 combistíveis a fatura é mais ou menos o dobro.
                            Não acredito é que com carros tão semelhantes, em trajectos e conduções diferentes haja sequer uma diferença tão grande.

                            Ou então o 1.4 de 98cvs. da Renault está muito desactualizado e desadequado ao carro.

                            Se fazer 5 certos num 1.5DCI, então o gasolina semelhante com essa condução faz menos de 7 de certeza - normalmente carros e conduções equivalentes são mais 1,5-2 litros no otto.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                              Isto esta desatualizado, a Subaru deixou de comercializar a Legacy Bifuel já alguns anos, pois o modelo passou despercebido do grande publico e foi um fiasco em Portugal.

                              Julgo que actualmente somente é comercializado o modelo a Diesel
                              É capaz de já não comercializarem.

                              Procurando melhor no sítio da Subaru, já não aparece.

                              No entanto, para além do 2.0 diesel, também tem em comercialização o 2.0 e 2.5 otto.

                              Já agora: SUBARU | Legacy | Apresentao

                              Esse tal 2.0, era o que podia vir de origem com GPL.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por DIG Ver Post
                                Este post foi a sério?
                                Foi a brincar com o post do dci80 :P

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                  Ia ser giro quando tudo aumentasse também uns 10%. Se calhar ia vir charters de malta a pedir desconto para as transportadoras. Mas depois muitos dos que trabalham com recurso a diesel iam pedir [ vendedores, etc] conclusão ... confusão da boa.
                                  Não podemos é pactuar com subsidio-cracia.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por rma Ver Post
                                    Mas 5,4 ou 5,7lt de gasóleo fica mais caro do que 4.6lt de gasóleo também, onde é que queres chegar com isto? :P
                                    Tu percebes bem onde quero chegar. O diesel continuará a compensar uma vez que gasta substancialmente menos. Tirem o absurdo imposto com base na cilindrada.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                      Não acredito é que com carros tão semelhantes, em trajectos e conduções diferentes haja sequer uma diferença tão grande.

                                      Ou então o 1.4 de 98cvs. da Renault está muito desactualizado e desadequado ao carro.

                                      Se fazer 5 certos num 1.5DCI, então o gasolina semelhante com essa condução faz menos de 7 de certeza - normalmente carros e conduções equivalentes são mais 1,5-2 litros no otto.
                                      Sabe-se bem que qualquer carro a gasolina tem de gastar perto de 10...
                                      Quem disser o contrário é mentiroso

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                        Tu percebes bem onde quero chegar. O diesel continuará a compensar uma vez que gasta substancialmente menos. Tirem o absurdo imposto com base na cilindrada.
                                        Percebo, só estava a apontar que não se deve generalizar relativamente aos consumos e nem sempre compensará (como actualmente nem sempre compensa), tal como não se pode generalizar a escolha de um carro, que é complexa e de acordo com cada um (e acima do combustível existe um carro, e esse é que interessa experimentar, se possível com os motores todos que disponha). O que interessa neste tópico é a proposta de aumento do imposto do gasóleo, que apoio e acho correcta. O resto já acho subjectivo e off topic até.. nem lhe consigo dar seguimento, embora ache interessante. :D

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                          Não acredito é que com carros tão semelhantes, em trajectos e conduções diferentes haja sequer uma diferença tão grande.

                                          Ou então o 1.4 de 98cvs. da Renault está muito desactualizado e desadequado ao carro.

                                          Se fazer 5 certos num 1.5DCI, então o gasolina semelhante com essa condução faz menos de 7 de certeza - normalmente carros e conduções equivalentes são mais 1,5-2 litros no otto.
                                          O 1.4 98 cv Do renault megane em cidade gasta bem 9 litros. Em estrada faz-se medias de 7 com muito esforço.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por rma Ver Post
                                            Percebo, só estava a apontar que não se deve generalizar relativamente aos consumos e nem sempre compensará (como actualmente nem sempre compensa), tal como não se pode generalizar a escolha de um carro, que é complexa e de acordo com cada um (e acima do combustível existe um carro, e esse é que interessa experimentar, se possível com os motores todos que disponha). O que interessa neste tópico é a proposta de aumento do imposto do gasóleo, que apoio e acho correcta. O resto já acho subjectivo e off topic até.. nem lhe consigo dar seguimento, embora ache interessante. :D
                                            Actualmente não compensa pk os diesel ao terem maior cilindrada são muito penalizados pelo IA. SE não houvesse essa desriminação, e mesmo o gasóleo tendo um preço igual ou mesmo superior a gasolina, compensaria mais facilmente.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                              Actualmente não compensa pk os diesel ao terem maior cilindrada são muito penalizados pelo IA. SE não houvesse essa desriminação, e mesmo o gasóleo tendo um preço igual ou mesmo superior a gasolina, compensaria mais facilmente.
                                              Não vejo nenhuma descriminação...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                Actualmente não compensa pk os diesel ao terem maior cilindrada são muito penalizados pelo IA. SE não houvesse essa desriminação, e mesmo o gasóleo tendo um preço igual ou mesmo superior a gasolina, compensaria mais facilmente.
                                                Não sei (desconheço mesmo, não é o meu mundo) até que ponto a diminuição do IA (não é ISV?) ia fazer com que um diesel ficasse com um preço igual ou inferior ao um carro a gasolina. Mas mesmo ficando ao mesmo preço, a escolha nunca é assim tão simples. Quando comprei um CR-Z estive mesmo para comprar um Octavia 1.6tdi 105cv (n me perguntes pelo pacote de equipamento, que já não sei) que ficava um pouco mais cara que o CR-Z e um Hyundai i30 115cv confort (acho) que ficava 50€ mais barata.. mas gostei mais do CR-Z que não consome muito mais que esses dois. Por isso é que acho que é muito redutor esse critério para avaliar o que compensa ou não, e qual é a melhor escolha de carro para toda a gente. Isso lá está, é com cada um. Mas porque é que te importa o que vende ou compensa mais, já agora?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                  Não vejo nenhuma descriminação...
                                                  Não vês? imagina o seguinte, tens um golf 1,2 tsi de 105 cv e um 16 tdi de 105 cv. Têm desempenhos idênticos mas o 1.6 fica bem mais caro por ter 1.6. Os diesel para terem um desempenho idêntico aos otto têm de ter maior cilindrada. Maior cilindrada maior imposto. Se isso não é descriminação......

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por rma Ver Post
                                                    Não sei (desconheço mesmo, não é o meu mundo) até que ponto a diminuição do IA (não é ISV?) ia fazer com que um diesel ficasse com um preço igual ou inferior ao um carro a gasolina. Mas mesmo ficando ao mesmo preço, a escolha nunca é assim tão simples. Quando comprei um CR-Z estive mesmo para comprar um Octavia 1.6tdi 105cv (n me perguntes pelo pacote de equipamento, que já não sei) que ficava um pouco mais cara que o CR-Z e um Hyundai i30 115cv confort (acho) que ficava 50€ mais barata.. mas gostei mais do CR-Z que não consome muito mais que esses dois. Por isso é que acho que é muito redutor esse critério para avaliar o que compensa ou não, e qual é a melhor escolha de carro para toda a gente. Isso lá está, é com cada um. Mas porque é que te importa o que vende ou compensa mais, já agora?
                                                    A mim interessa pk gostaria que os diesel fossem mais acessiveis. E não penalizados de forma artificial. Já são mais caros pelo facto do motor diesel necessitar de outros materiais e tecnologias. Acho que o IA devia ser pago pela potência, independentemente da combustível ou cilindrada,

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                      Sabe-se bem que qualquer carro a gasolina tem de gastar perto de 10...
                                                      Quem disser o contrário é mentiroso
                                                      Consos* (route/autoroute/ville/moyenne)
                                                      8,7 / 9,6 / 9,8 / 9,3 l/100 km



                                                      Consos* (route/autoroute/ville/moyenne)
                                                      6,2 / 7,6 / 7,1 / 6,8 l/100


                                                      Este é o exemplo de um renault megane dci 130 /tce 130.

                                                      O diesel faz uma média de 6,8 e a gasolina, supostamente com uma tecnologia de ponta 9,3 ou seja 47% mais. Há veículos em que a diferença é menor.


                                                      fonte: http://www.automobile-magazine.fr/es...iche_technique)

                                                      Comentário


                                                        Cada um tem de defender a escolha que fez. Faz parte da preservação do ego. Por cada mente que transcende à logica e à razão ha 5 novas que aparecem, donas da razão e vá, um pouco mal educadas. Vemo-nos daqui a uma decada....






                                                        Seja como for, a escolha certa é o GPL. Que foi a minha. Claro. Ainda assim, paguei 130€ de Imposto de Circulação, para um carro que polui menos que a maioria dos dieseis.






                                                        Mas é a vida. Não gosto de carros mancos que demoram meio minuto a ultrapassar uma casal 50cc já em cima da curva. Se eu fosse prelelesidente da junta:
                                                        - o imposto incidia nas emissões medidas nas inspecções.
                                                        - Inspecções para todos os carros, sejam novos ou velhos.
                                                        - os km e valores iam via net para o portal das finanças.
                                                        - Estipulava um tecto minimo de potencia (cv) em todos os carros. 80 ou 90cv, por aí. Considero os carros de baixa potencia um perigo. As pessoas tentam ultrapassar mesmo que fossem em triciclos de duas rodas...

                                                        De uma só cacetada, acabava com os mafiosos dos stands, com os xunnings, e havia justiça para quem realmente se preocupa com o ambiente.




                                                        votem em mim.
                                                        Editado pela última vez por Spyshagg; 04 October 2011, 15:42.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                          Não vês? imagina o seguinte, tens um golf 1,2 tsi de 105 cv e um 16 tdi de 105 cv. Têm desempenhos idênticos mas o 1.6 fica bem mais caro por ter 1.6. Os diesel para terem um desempenho idêntico aos otto têm de ter maior cilindrada. Maior cilindrada maior imposto. Se isso não é descriminação......
                                                          Discriminação era se tivessem tabelas diferentes.

                                                          Se o diesel é um combustível mais fraco que a gasolina e precisa mais cilindrada e mais auxiliares para produzir a mesma potencia, isso é um problema tecnológico que em nada tem a haver com a tributação fiscal.
                                                          Já basta o diesel ser injustamente beneficiado no imposto que incide sobre o seu preço.

                                                          Só falta quererem que se promulgue uma lei a obrigar todos a só comprar carros a diesel...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                            A mim interessa pk gostaria que os diesel fossem mais acessiveis. E não penalizados de forma artificial. Já são mais caros pelo facto do motor diesel necessitar de outros materiais e tecnologias. Acho que o IA devia ser pago pela potência, independentemente da combustível ou cilindrada,
                                                            Descriminação porque não te dá jeito claro

                                                            Quanto pagas de IUC? Queres comparar com um otto da mesma cilindrada e ano? E quantos kms. - poluição e desgaste das estrada, que fazes...por exemplo comparado comigo que tenho um 1.8 a gasolina?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                                              Consos* (route/autoroute/ville/moyenne)
                                                              8,7 / 9,6 / 9,8 / 9,3 l/100 km



                                                              Consos* (route/autoroute/ville/moyenne)
                                                              6,2 / 7,6 / 7,1 / 6,8 l/100


                                                              Este é o exemplo de um renault megane dci 130 /tce 130.

                                                              O diesel faz uma média de 6,8 e a gasolina, supostamente com uma tecnologia de ponta 9,3 ou seja 47% mais. Há veículos em que a diferença é menor.


                                                              fonte: http://www.automobile-magazine.fr/es...iche_technique)
                                                              Se verificares os valores verás que são mais nos 2 litros por acaso:

                                                              Diferenças - 90: 2,5 - 120: 2 - Cidade: 2,5 -> Depois dá uma média estranha de 2,5...esqueceram-se dos 120, além de serem sempre números muito bonitos para as contas

                                                              Duvido muito que o TCE faça a 90 tanto, mas pronto.

                                                              A acreditar a média andará entre os 2 e os 2,5 -> diferença entre os consumos dos 2 tipos de motor -> penderá mais para a Cidade ou mais para a AE conforme se use mais AE ou mais cidade.

                                                              E depois vai do gosto e da disponibilidade de cada um suportar os 2 litros a mais. Eu suporto.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X