Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aumentos salariais em Portugal. Sempre a mesma treta...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
    Mas, pergunto, depois de tanto teres defendido a valorização profissional para os funcionários da função pública, embora, curiosamente, não defendas idêntica formação para os empresários, vez agora criticar quem se valoriza e ascende?...
    Em relação aos empresários, as afirmações são tuas, não minhas.

    Tirar um curso de treta só porque no trabalho se tem passagem automática para uma categoria de melhor vencimento não é valorizar-se.

    É saber usar as leis estúpidas para benefício próprio. Legitimamente diga-se.

    O Estado é que é parvo em ter regras destas. As pessoas fazem pela vida, só isso.

    Agora que o Estado se prejudica...indiscutivelmente.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
      Havia o propedêutico...

      Mas eu já fiz o 12º ano!
      Sabes por acaso o que era o propedêutico?

      Sabes a que se seguiu o propedêutico? O que ele veio substituir? Dica: veio substituir uma coisa que só durou um ano e foi mais um flop das loucuras do PREC.

      Sabes que antes do que ele veio substituir o ensino liceal acabava no 11º ano ("7º ano") e era esse ano que dava acesso à faculdade?

      Pá querias pegar, eu sei, temos pena, não deu

      Comentário


        Originalmente Colocado por André Ver Post
        Aliás vê isto Carlos.

        Na FP aconteceu ao longo do anos algo fantástico. Aliás continua a poder existir.

        Que foi/é:

        Pessoal sem curso superior, particularmente com o 7º ano antigo/12º actual, entra para os quadros.

        Em seguida, fazem um curso superior (que pode não ter nada a ver com a área onde trabalham nem lhes conferir qualquer formação dentro do seu serviço. Tem apenas que ser uma qualquer licenciatura, mesmo em estudos africanos.

        O grande segmento de alunos dos cursos nocturnos nas privadas foi este durante anos.

        Mal acabado o curso, subiam automaticamente para a categoria de técnico superior no seu serviço, ganhando bastante mais (e tendo um muito maior potencial de progressão na nova carreira) pelo simples facto de serem "dó toures".

        Estás a ver o negócio para as independentes e afins?

        Este é o mundo de exigência da FP.


        Que missil certeiro !!!!

        Comentário


          Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
          Bem, com o mecanismo "empresa na hora" para se ser empresário é ainda mais fácil...
          Sabes concerteza que a unica coisa que se cria na hora ....é só mesmo e apenas o nome da dita (!!!)

          porque o resto "esgota-se" em 2 anos de Autorizaçoes, Vestorias, Registos, Adiamentos, ......... a habitual ineficiencia publica (!!!)

          Comentário


            Originalmente Colocado por 330i Ver Post
            Que missil certeiro !!!!
            entao na decada de 80, era só vê-los com o estatuto de trabalhador estudante, e as secçoes deles vazias, (15 dias em casa a preparar-se para as frequencias (!!!)

            6 em cada 10 eram (são) filhos do PREC....

            Comentário


              Originalmente Colocado por 330i Ver Post
              Que missil certeiro !!!!
              O André tem um dom, mas que dom.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                Bem, com o mecanismo "empresa na hora" para se ser empresário é ainda mais fácil...
                É só isso?

                Para se ser empresário é preciso ter muita coisa.

                E para se ser um bom empresário, é preciso ter muito mais.

                Mas aqui entre nós, com aquela resposta do André ficaste mesmo arrumado.

                Comentário


                  Pensava que o assunto do tópico eram os aumentos, mas só vejo misseis e tiros nos pés de quem, como de costume, fala sem saber de quê.

                  Rico em falta de saber este fórum é.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por André Ver Post
                    Em relação aos empresários, as afirmações são tuas, não minhas.

                    Tirar um curso de treta só porque no trabalho se tem passagem automática para uma categoria de melhor vencimento não é valorizar-se.

                    É saber usar as leis estúpidas para benefício próprio. Legitimamente diga-se.

                    O Estado é que é parvo em ter regras destas. As pessoas fazem pela vida, só isso.

                    Agora que o Estado se prejudica...indiscutivelmente.
                    Não, relativamente aos empresários as palavras não são minhas...

                    E quanto aos aumentos salariais para 2008 o que é que se te apraz dizer?...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                      É só isso?

                      Para se ser empresário é preciso ter muita coisa.

                      E para se ser um bom empresário, é preciso ter muito mais.

                      Mas aqui entre nós, com aquela resposta do André ficaste mesmo arrumado.
                      Realmente contentas-te com pouco em termos de capacidade argumentativa...

                      Sim, e só para termos uma ideia, se puderes dizer, claro, de quanto vai ser o aumento para 2008 dos teus colaboradores/trabalhadores?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                        Não, relativamente aos empresários as palavras não são minhas...
                        Afirmaste que eu defendia que os empresários não deviam ter formação mas que os FP deviam.

                        Volto a dizer que a afirmação é tua, não minha. Agora vais enveredar pelos caminhos de pôr palavras na boca dos outros para manteres uma argumentação?

                        Fica-te mal.

                        E folgo em ver que ficaste sem resposta para o truque do curso

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por André Ver Post
                          Afirmaste que eu defendia que os empresários não deviam ter formação mas que os FP deviam.

                          Volto a dizer que a afirmação é tua, não minha. Agora vais enveredar pelos caminhos de pôr palavras na boca dos outros para manteres uma argumentação?

                          Fica-te mal.

                          E folgo em ver que ficaste sem resposta para o truque do curso
                          Então o que é que querias dizer com "cursinhos"? Não estavas a desvalorizar a formação académica de quem na Função Pública estuda para se valorizar pessoal e profissionalmente?...

                          Ah, e também te ficava bem responderes à pergunta...:

                          Deixa-me lá perguntar-te, de novo, que experiência pessoal tens tu da Função Pública que tanto odeias?...
                          Já sei que vais chutar para canto, como habitualmente...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por André Ver Post
                            (...)
                            E folgo em ver que ficaste sem resposta para o truque do curso
                            Como insistes na insinuação...

                            Não sei onde recolhes esse tipo de informação, mas no estado para se ser reclassificado não bastar ser doutor, é preciso prestar provas e seguir regras, situação completamente diferente do privado, em que o filho do dono da empresa passa de gestor a director pq tem um curso de belas artes ou de relações internacionais.



                            Não é bem a mesma coisa.




                            .
                            Editado pela última vez por Nthor; 10 September 2007, 18:32.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                              Realmente contentas-te com pouco em termos de capacidade argumentativa...

                              Sim, e só para termos uma ideia, se puderes dizer, claro, de quanto vai ser o aumento para 2008 dos teus colaboradores/trabalhadores?
                              Como diz a sabedoria popular: Para o que é, bacalhau serve.

                              Deves-te recordar dos tempos em que eu pensava que valia a pena e até poderia constituir a diferença? Pois já passou. Decidi gastar o meu latin em questões mais edificantes.

                              Quanto aos meus colaboradores, estão de boa saúde e recomendam-se. Eles como não são FP, não estão à espera dos aumentos anuais por decreto.

                              Sempre que um negócio corre bem e felizmente por estes lados produz-se, há uma distribuição imediata dos resultados. E assim, vão recebendo bónus um pouco por todo o ano.

                              Claro que há instrumentos de Gestão que permitem acompanhar ao milímetro a rentabilidade de um projecto.

                              Coisa que talvez nessas tais escolas que vocês andaram aí a falar, não conhecem.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                Então o que é que querias dizer com "cursinhos"? Não estavas a desvalorizar a formação académica de quem na Função Pública estuda para se valorizar pessoal e profissionalmente?...
                                Não existe valorização profissional por se passar a ter o Dr. atrás do nome. Existe uma forma de usar uma lei em benefício próprio.

                                Já to disse, tu tens inteligência suficiente para perceber a minha posição, podes não concordar com ela, mas isso é outra questão e devis saber separar as coisas.

                                Mais: não vou ajudar-te a continuar no joguinho da confusão que tu tanto gostas.

                                De qualquer forma, não existe qualquer relação para vires dizer que eu acho que os empresários não devam ter formação, mas que os FP sim.

                                Até porque acusas-me simultaneamente de menosprezar uma formação (na tua opinião) pessoal e profissional que muitos FP fizeram.

                                Por isso, podias ter a dignidade de admitir que usaste um argumento baixo porque te atrapalhaste com esta dura revelação.

                                Não para ti, porque já há muito que sabes que o mecanismo existe. Mas para todos os outros, que não conhecedo a FP, não têm oportunidade de saber estas coisas.

                                Mais, se vais entrar pelo argumento coorporativista (e já de fim de argumentos sérios) de que só quem está no sistema directamente a trabalhar nele, pode saber como o sistema funciona, saber as suas falhas e acima tudo ter uma opinião credível do que por lá se passa...

                                ...temos pena.

                                Antigamente fugias quando não te agradava. Ultimamemente (e noto isso desde aquele memorável tópico sobre o limiar da pobreza e a tua discussão com o mundano) entraste numa nova era da falácia e do argumento -baixo- a todo o custo, para susteres a tua realidade, como um outro que anda por aí.

                                Boa evolução
                                Editado pela última vez por Andre; 10 September 2007, 18:51.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por André Ver Post
                                  ...Boa evolução
                                  Andaste, andaste e não respondeste ao que te perguntei. Ou seja, jogaste para canto, como eu previa!

                                  E acabaste, ainda, por não responder ao tópico...

                                  Votos de boa e enriquecedora carreira futura!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                    Como diz a sabedoria popular: Para o que é, bacalhau serve.

                                    Deves-te recordar dos tempos em que eu pensava que valia a pena e até poderia constituir a diferença? Pois já passou. Decidi gastar o meu latin em questões mais edificantes.

                                    Quanto aos meus colaboradores, estão de boa saúde e recomendam-se. Eles como não são FP, não estão à espera dos aumentos anuais por decreto.

                                    Sempre que um negócio corre bem e felizmente por estes lados produz-se, há uma distribuição imediata dos resultados. E assim, vão recebendo bónus um pouco por todo o ano.

                                    Claro que há instrumentos de Gestão que permitem acompanhar ao milímetro a rentabilidade de um projecto.

                                    Coisa que talvez nessas tais escolas que vocês andaram aí a falar, não conhecem.
                                    Bem, apesar de não institucionalizares um aumento pelo menos aplicas uma divisão de dividendos, o que me parece justo se os valores forem adequados!

                                    Os aumentos anuais na FP continuarão, e bem a ser por decreto, de outro modo os FP ficariam ao livre arbítrio que uma não distribuição de riqueza/lucros/dividendos não permite!...

                                    Comentário


                                      Em 2007-04-12 era esta a conversa do nosso PM

                                      Sócrates promete negociar aumentos salariais para 2008



                                      O primeiro-ministro colocou também o próximo ano como prazo para o fim da reestruturação do funcionalismo público.

                                      A partir de 2008 os funcionários públicos deixarão de ter as carreiras congeladas, assegura o primeiro-ministro. Durante a entrevista à RTP, na quarta-feira, José Sócrates falou da necessidade de chegar a um acordo com os sindicatos acerca do funcionalismo público. O chefe do Governo considera que este é também o prazo estabelecido para o fim da reforma da administração pública. Durante o período estabelecido para esta reestruturação, o Estado vai rever os vínculos, carreiras e remunerações do funcionalismo público. Sócrates garantiu que não haverá despedimentos no processo de mobilidade dos funcionários públicos, já que esta será feita com critérios «que estão na Lei».
                                      O primeiro-ministro assegurou também entender as reclamações dos funcionários públicos, que com o anterior Executivo já tinham visto os vencimentos congelados e que, agora, vêem impossibilitadas as hipóteses de progressão na carreira.
                                      Mesmo assim, José Sócrates acredita que esta é uma reforma necessária e que este Governo está «a fazer aquilo que mais ninguém fez».




                                      http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=797001
                                      Mas como isto não se resume só a quem trabalha para um patrão


                                      UGT quer aumentos salariais de 3,5% em 2008


                                      E salário mínimo de 426,5 euros

                                      2007/09/06 18:41 Marta Dhanis


                                      A União Geral dos Trabalhadores (UGT) reivindica que o governo proceda a aumentos salariais de 3,5 por cento, para os sectores público e privado, em 2008.«Defendemos um aumento salarial na negociação colectiva entre os 3 e os 4%, que possa conduzir a um aumento médio anual de 3,5%», disse o secretário-geral da UGT, João Proença, em conferência de imprensa, sublinhando que «poderá ser superior nas empresas e sectores com elevados níveis de produtividade».

                                      Ainda de acordo o mesmo, «o salário mínimo deve ser fixado em 450 euros para 2009», o que significa que a sua proposta já para o próximo ano se baseia num crescimento de 5,8%, ou seja, dos actuais 403 euros para 426,5 euros.



                                      http://www.agenciafinanceira.iol.pt/...72&div_id=1730
                                      Esperemos que desta vez o governo seja melhor aconselhado por quem percebe (realmente) de economia.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                        Bem, apesar de não institucionalizares um aumento pelo menos aplicas uma divisão de dividendos, o que me parece justo se os valores forem adequados!
                                        Allô, Allô. Daqui fala a realidade.

                                        Estas pessoas recebem em função do seu trabalho.

                                        Não há aumentos.

                                        Não há dividendos.

                                        E além do mais recebem uma remuneração base muito, mas mesmo muito boa.

                                        Eu sei que isto é uma noção espacial muito diferente dos discursos 'oficiais' daqui do fórum, mas é a minha realidade e é aquela que eu propago.

                                        Mas ainda não desisti de te demonstrar, para lá de qualqur dúvida, outras realidades empresariais possíveis.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                          Allô, Allô. Daqui fala a realidade.

                                          Estas pessoas recebem em função do seu trabalho.

                                          Não há aumentos.

                                          Não há dividendos.

                                          E além do mais recebem uma remuneração base muito, mas mesmo muito boa.

                                          Eu sei que isto é uma noção espacial muito diferente dos discursos 'oficiais' daqui do fórum, mas é a minha realidade e é aquela que eu propago.

                                          Mas ainda não desisti de te demonstrar, para lá de qualqur dúvida, outras realidades empresariais possíveis.
                                          Meu caro, eu até acredito que tu tens plena convicção de que esse é o método certo, mas... já perguntaste aos teus empregados o que pensam disso... mesmo?... Ah, OK, eles poderiam não ser assim tão espontâneos ao pé do patrão! Olha, diz-lhes para se inscreverem no fórum! Não, não é para participarem durante o horário laboral (como faz o patrão... ), é mesmo para virem aqui dizer o que pensam, no anonimato de um nick...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                            Meu caro, eu até acredito que tu tens plena convicção de que esse é o método certo, mas... já perguntaste aos teus empregados o que pensam disso... mesmo?... Ah, OK, eles poderiam não ser assim tão espontâneos ao pé do patrão! Olha, diz-lhes para se inscreverem no fórum! Não, não é para participarem durante o horário laboral (como faz o patrão... ), é mesmo para virem aqui dizer o que pensam, no anonimato de um nick...
                                            Ò Pé Leve, que deselegância. Outra vez...

                                            Eu imagino que esta missão em que te envolveste neste fórum, te auto concede condições especiais. E que isto seja o mais importante que possas almejar nos projectos em que te insiras.

                                            Cá fora desse circuito há pessoas que realizam muito, mas muito mais do que aquilo onde te envolves. Acedita meu caro amigo.

                                            Eu, pretendo aprender com quem saiba mais do que eu. Caso do André, JR, PMCT, 330i, HPVentura, entre outros.

                                            Porque não tentas fazer o mesmo? Afinal este fórum tem tantos milhares de users.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                              Ò Pé Leve, que deselegância. Outra vez...

                                              Eu imagino que esta missão em que te envolveste neste fórum, te auto concede condições especiais. E que isto seja o mais importante que possas almejar nos projectos em que te insiras.

                                              Cá fora desse circuito há pessoas que realizam muito, mas muito mais do que aquilo onde te envolves. Acedita meu caro amigo.

                                              Eu, pretendo aprender com quem saiba mais do que eu. Caso do André, JR, PMCT, 330i, HPVentura, entre outros.

                                              Porque não tentas fazer o mesmo? Afinal este fórum tem tantos milhares de users.
                                              Meu caro, afinal julgas que o "meu mundo" se resume" ao fórum e a uma qualquer "campanha" aqui? está enganado, muito enganado! Aqui só digo o que penso.

                                              Lá fora tenho um mundo real, tantas vezes demasiado real, mas onde troco muito conhecimento e experiências raras da vida! Muito raras...

                                              Mas, devo dizer-te, estou sempre receptivo a aprender com quem saiba mais do que eu, preferencialmente com quem tenha uma visão da vida mais vasta, mais abrangente e mais sofrida, sobretudo com aquelas pessoas que subiram a pulso depois de terem feito "os degraus todos" da escada da vida e, ainda assim, não perderam a humanidade!...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                Em 2007-04-12 era esta a conversa do nosso PM

                                                Mas como isto não se resume só a quem trabalha para um patrão



                                                Esperemos que desta vez o governo seja melhor aconselhado por quem percebe (realmente) de economia.
                                                se perceber de economia, nunca os aumentos serão de 3,5%

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por pcnunes7 Ver Post
                                                  se perceber de economia, nunca os aumentos serão de 3,5%
                                                  Pois não.

                                                  Mas não me parece que eles lá tenham alguém que perceba, pelo menos adequadamente.


                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                    Pois não.

                                                    Mas não me parece que eles lá tenham alguém que perceba, pelo menos adequadamente.


                                                    querias que eles lá tivessem aquele economista notável da CÇTP e do PCP, o Alexandre Rosas? só esse é que faria uma barbaridade dessas.

                                                    Para ser curto e grosso.

                                                    Nunca os aumentos podem ser superiores ao crescimento económico verificado.

                                                    Correctamente, os aumentos deviam cifrar-se entre 50% a 75% do crescimento económico verificado

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por pcnunes7 Ver Post
                                                      querias que eles lá tivessem aquele economista notável da CÇTP e do PCP, o Alexandre Rosas? só esse é que faria uma barbaridade dessas.
                                                      Humm leste o que escrevi sequer? Ou esta resposta é já um reflexo condicionado?



                                                      Originalmente Colocado por pcnunes7 Ver Post
                                                      Para ser curto e grosso.

                                                      Nunca os aumentos podem ser superiores ao crescimento económico verificado.

                                                      Correctamente, os aumentos deviam cifrar-se entre 50% a 75% do crescimento económico verificado
                                                      Talvez sejas tu o economista de serviço no governo, acho que não devias deixar o teu emprego de dia .

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                        Humm leste o que escrevi sequer? Ou esta resposta é já um reflexo condicionado?



                                                        Talvez sejas tu o economista de serviço no governo, acho que não devias deixar o teu emprego de dia .
                                                        1- claro que li, estava a meter-me contigo... tu tens mau feitio, pah


                                                        2- é simplesmente a minha opinião. Tal como numa empresa, o "lucro" que se tem não deve ser quase exclusivamente canalizado para salários...

                                                        Comentário


                                                          eu sou da opinião que os aumentos na Fp devem ser 0.7 do crecimento do ano imediatamente anterior.
                                                          e fixo por uma portaria qualquer.
                                                          poupa-se tempo e desgaste em negociaçoes qe não dão em nada e as pessoas ja sabem com o que podem contar.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                            eu sou da opinião que os aumentos na Fp devem ser 0.7 do crecimento do ano imediatamente anterior.
                                                            e fixo por uma portaria qualquer.
                                                            poupa-se tempo e desgaste em negociaçoes qe não dão em nada e as pessoas ja sabem com o que podem contar.
                                                            esse tempo e desgaste em negociações é exigido por lei

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por pcnunes7 Ver Post
                                                              1- claro que li, estava a meter-me contigo... tu tens mau feitio, pah
                                                              Mau feitio?

                                                              Por não me ficar?




                                                              Originalmente Colocado por pcnunes7 Ver Post
                                                              2- é simplesmente a minha opinião. Tal como numa empresa, o "lucro" que se tem não deve ser quase exclusivamente canalizado para salários...
                                                              Exacto, nem tinha lógica nenhuma que assim fosse.

                                                              É preciso modernizar e desenvolver constantemente as empresas bem como garantir algum lucro.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X