Originalmente Colocado por nelito
Ver Post
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
"O cantinho das motos"-
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
- Likes 1
-
Originalmente Colocado por Blacklisted Ver Post
Tens toda a razão, seria o mais racional fazer o que tu dizes sabendo que já tive uma 125 e apesar de a velocidade para mim não ser um problema, ter uma mota com uma CC maior pode ajudar em alguns casos que necessite um pouco mais de força na estrada e não vou negar nas poucas longas viagens que fiz com a minha 125 na altura, precisei algumas vezes e na altura quando a vendi até meti na cabeça que a próxima seria uma mota com uma CC maior. Isto agora até me faz pensar que efetivamente nos próximos meses começo a ponderar inscrever- me numa escola aqui em Coimbra ver qual será a melhor em termos de preço/qualidade.
Efetivamente parece- me uma boa sugestão mas ainda assim acho mais bonita a V-Cruise. Bem posto isto talvez se me aventurar a tirar a carta de mota me atire para uma CC maior e aí o leque será maior dentro das Cruisers/Choppers que por norma é o tipo de mota que eu gosto.
https://www.keeway.pt/pt/modelos/13-motos-125/97-v302c
- Likes 1
Comentário
-
Originalmente Colocado por xeLa Ver Post
Tiras a carta e tens a versão da V-Cruise com 300 cc por pouco mais dinheiro:
https://www.keeway.pt/pt/modelos/13-motos-125/97-v302c
- Likes 1
Comentário
-
Originalmente Colocado por msantos Ver Post
Eu não fui o único a queixar-me...a Triumph o ano passado aumentou o tamanho do depósito 😉😂
Comentário
-
Originalmente Colocado por darkwings Ver PostUi, não te fies na reserva. Na minha, acende a luz, ando uns 20 ou 30km e nuca consegui meter mais de 9l e picos. Já ouvi pessoal a falar de fazer 200km com a luz de reserva acesa.
O visor tem 7 barras. Saí de casa com 2 barras acesas e fiz uns 55 quilómetros. Ficou só com uma e a piscar.
Mas também já reparei que as barras variam com a inclinação da moto.
image.png
Editado pela última vez por Topolino; 01 May 2023, 18:43.
Comentário
-
Entretanto já noto uma evolução.
Já não sinto falta de um indicador de mudança.
Já não me dói a mão do acelerador.
O vento já não incomoda tanto.
Ando normalmente a 90. Esporadicamente aos 100. O motor está mais solto.
Tá na altura da primeira revisão da chamuça.
A ver se marco para esta semana ou para a próxima.
A imitação de quad lock em conjunto com o amortecedor original funciona muito bem.
O ecrã vai ser devolvido porque me enviaram o da Meteor.
- Likes 2
Comentário
-
Bem, hoje acho que fiz asneira com a moto. Estive a lubrificar a corrente, e por curiosidade estive a verificar como estava de esticada. Bem, até fiquei azul. Por norma deveria subir de 25 a 30mm, e estava completamente lassa! Toca a ir ao manual, aos vídeos no YouTube e tentar esticar aquilo. Desapertei o eixo, fui aos dois parafusos para esticar só que não vi quanto estava a dar de um lado para dar no outro. Resultado, agora estou com receio de que a roda esteja desalinhada. Vi as marcas que tem, PARECE-ME igual, mas não tenho a certeza...
Hoje não andei com ela. Alguém sabe de alguma forma de verificar o alinhamento do eixo?
Acho que amanhã vou levá-la ao concessionário para verificar aquilo.🫤
Comentário
-
Originalmente Colocado por darkwings Ver PostBem, hoje acho que fiz asneira com a moto. Estive a lubrificar a corrente, e por curiosidade estive a verificar como estava de esticada. Bem, até fiquei azul. Por norma deveria subir de 25 a 30mm, e estava completamente lassa! Toca a ir ao manual, aos vídeos no YouTube e tentar esticar aquilo. Desapertei o eixo, fui aos dois parafusos para esticar só que não vi quanto estava a dar de um lado para dar no outro. Resultado, agora estou com receio de que a roda esteja desalinhada. Vi as marcas que tem, PARECE-ME igual, mas não tenho a certeza...
Hoje não andei com ela. Alguém sabe de alguma forma de verificar o alinhamento do eixo?
Acho que amanhã vou levá-la ao concessionário para verificar aquilo.🫤
As primeiras vezes que fiz isso também demorei imenso tempo, ora ficava a roda apertada de mais, ora ficava lassa, ora ficava demasiado esticada... até que lá acertei.
nas vezes seguintes corre melhor.
Idealmente deves aferir a tensão da corrente com alguém de peso equivalente montado em cima.
- Likes 1
Comentário
-
Originalmente Colocado por darkwings Ver PostBem, hoje acho que fiz asneira com a moto. Estive a lubrificar a corrente, e por curiosidade estive a verificar como estava de esticada. Bem, até fiquei azul. Por norma deveria subir de 25 a 30mm, e estava completamente lassa! Toca a ir ao manual, aos vídeos no YouTube e tentar esticar aquilo. Desapertei o eixo, fui aos dois parafusos para esticar só que não vi quanto estava a dar de um lado para dar no outro. Resultado, agora estou com receio de que a roda esteja desalinhada. Vi as marcas que tem, PARECE-ME igual, mas não tenho a certeza...
Hoje não andei com ela. Alguém sabe de alguma forma de verificar o alinhamento do eixo?
Acho que amanhã vou levá-la ao concessionário para verificar aquilo.🫤
Não dá para verificares medindo com um paquímetro?
Nas motorizadas era a olhometro fazendo a roda girar livremente e olhando de trás para ver se estava direita e não havia grandes problemas.
Comentário
-
Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
Voltas a desapertar, vais ao "ponto 0" e fazes de novo o processo.
As primeiras vezes que fiz isso também demorei imenso tempo, ora ficava a roda apertada de mais, ora ficava lassa, ora ficava demasiado esticada... até que lá acertei.
nas vezes seguintes corre melhor.
Idealmente deves aferir a tensão da corrente com alguém de peso equivalente montado em cima.
Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
Pois. Rodas a chave sempre o mesmo dos dois lados. Tipo 90 ou 180 graus de cada vez.
Não dá para verificares medindo com um paquímetro?
Nas motorizadas era a olhometro fazendo a roda girar livremente e olhando de trás para ver se estava direita e não havia grandes problemas.
Comentário
-
Originalmente Colocado por darkwings Ver PostIr ao ponto 0 é desapertar até não dar mais certo? E depois ir apertando 1 ou 2 voltas de cada lado alternadamente até ficar coma tensão apropriada?Já vi que vou ter noitada hoje... Se não estiver a 100% quais serão os sintomas?
seja como for, é ires a um ponto que sirva como referência e fazer o processo com lógica.
O que mais me espanta é teres feito isso agora, aproveitavas a 1a revisão para ajustar a corrente e ficaria ok para uns tempos (na volta até à revisão seguinte).
- Likes 1
Comentário
-
Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
Não sei qual é o teu sistema... há vários.
seja como for, é ires a um ponto que sirva como referência e fazer o processo com lógica.
O que mais me espanta é teres feito isso agora, aproveitavas a 1a revisão para ajustar a corrente e ficaria ok para uns tempos (na volta até à revisão seguinte).
Comentário
-
Originalmente Colocado por Topolino Ver PostEm escolas de condução aconselho em vez das mais baratas, as que possibilitem fazer exames em centros privados. É mais rápido e mais motivador.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Blacklisted Ver Post
Como é que consigo saber? Só questionando? Não sabia que haviam centros privados para o efeito. Pensei que fosse tudo parar ao mesmo sítio para fazer os exames.
Na regiao de lisboa normalmente é acp ou apec, para o norte é a anieca.
Posso dizer que dos meus conhecimentos a maioria dos instruendos vai a exame no privado apesar de ser mais caro, não é tanto por ser mais facil mas sim pela rapidez entre o marcar e ser examinado. Depois no exame prático, pelo menos no caso da apec, a maioria das escolas/instrutores dão as aulas nos percursos habituais do exame em chelas e com isso os alunos ficam a conhecer melhor os sinais, cruzamentos, etc.. da zona acabando por ter um ligeiro trunfo.
- Likes 1
Comentário
-
Originalmente Colocado por Blacklisted Ver Post
Como é que consigo saber? Só questionando? Não sabia que haviam centros privados para o efeito. Pensei que fosse tudo parar ao mesmo sítio para fazer os exames.
- Likes 1
Comentário
-
Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
Epa, supostamente fizeram isso aos 5000km. Está agora com cerca de 7500km. O que me assustou foi que fui ver a correia apenas por mero acaso. Senão ia ser até apanhar um susto! Neste momento a correia está tensionada, e acho que a roda está alinhada. De qualquer forma vou tentar amanhã a vinda do trabalho passar na moto-espinha para verificarem aquilo.
O alongamento da corrente não é linear. Nos primeiros Kms tende a alargar mais depressa.
A folga da corrente não é uma medida exata até porque forçadando um bocadinho a corrente estica mais. eu meço a folga tentando não forçar nada a corrente.
Em caso de dúvida, é menos mau a corrente ter ligeirmente folga a mais do que a menos. Com isto quero dizer que é muito perigoso ter a corrente esticada em demasia.
- Likes 2
Comentário
-
Originalmente Colocado por Two Ver Post
A folga da corrente é algo que se deve controlar regularmente como a pressão dos pneus por exemplo.
O alongamento da corrente não é linear. Nos primeiros Kms tende a alargar mais depressa.
A folga da corrente não é uma medida exata até porque forçadando um bocadinho a corrente estica mais. eu meço a folga tentando não forçar nada a corrente.
Em caso de dúvida, é menos mau a corrente ter ligeirmente folga a mais do que a menos. Com isto quero dizer que é muito perigoso ter a corrente esticada em demasia.
Além disso, já gastei dinheiro numa coisa destas.
https://www.amazon.es/-/pt/gp/produc...?ie=UTF8&psc=1
Para mim isto tem sido tudo uma aprendizagem, e uma novidade. Vivendo e aprendendo.
Pergunta, se calhar um pouco parva: Há algum motivo para a corrente das motos não ter nenhum tensor que a mantenha com a tensão correta?Editado pela última vez por darkwings; 02 May 2023, 07:38.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
As capacidades anunciadas dos depósitos são idealistas. Ainda esta tarde a chamuça começou a piscar a indicação de reserva e só consegui lá meter 7,5 litros. Teoricamente o depósito leva 13 litros. Ou não encheu todo ou tem 5,5 litros de reserva! Os traços ficaram todos acesos.
Já fiz 50 kms na reserva, mas habitualmente, por comodidade, acabo por atestar ali nos 300 e picos kms...
São pouco confiáveis no que toca a manómetros, seja o da gasosa, seja a bussula...
Cump.
- Likes 1
Comentário
-
Originalmente Colocado por Poisen Ver Post
no tempo da 990 havia a SMT e a SMR.
A SMT era uma "sport Touring", s a SMR a Supermoto, e nenhuma delas era igual à Adventure (havia ainda a 950 Super Enduro, além da Duke).
Neste caso da 890 ficou bastante estranha, uma cena híbrida entre vários segmentos que parte da base ADV em 90%.
Não consigo ver ali uma verdadeira Supermoto (ainda para mais eles têm a 690 e a 701), nem mesmo uma Sport Touring...
No entanto, quanto mais vejo, mais gosto, mas com o guarda lamas em baixo.
Comentário
-
Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
Sim, tb tenho a essa noção que é preferívei ter a corrente com um pouco de folga a mais que a menos. No inicio até verifiquei duas ou três vezes e a verdade é que nunca mais me lembrei de verisso, até ontem. Resumindo, hoje arrisquei e vim de moto, e não notei nada de anormal. Ainda assim, vou tentar passar no concessionário para eles verificarem.
Além disso, já gastei dinheiro numa coisa destas.
https://www.amazon.es/-/pt/gp/produc...?ie=UTF8&psc=1
Para mim isto tem sido tudo uma aprendizagem, e uma novidade. Vivendo e aprendendo.
Pergunta, se calhar um pouco parva: Há algum motivo para a corrente das motos não ter nenhum tensor que a mantenha com a tensão correta?
O tensor provavelmente já pensaram nisso mas nunca vi numa mota, não deve ter corrido bem! Mas o que chateia, é que existe no mercado correias e não fazem disso standard! Era acabar de vez com lubrificação/esticar e limpar a sujidade que uma corrente obriga quando bem mantidaEditado pela última vez por sat; 02 May 2023, 14:23.
- Likes 1
Comentário
-
Quem tem intercomunicador com rádio costuma usar? Dá muita importância?
Andava interessado no Sena Sf2, mas como já é um modelo com algum tempo decidi pesquisar melhor, acontece que a Sena lançou o Sf2-03, mas que para além de uma versão Bluetooth 4.1 deixou de ter radio, resumidamente, não vão dar o mesmo suporte à versão anterior com rádio e o bt mantém se desatualizado.
Na mesma gama de preços, há o cardo spirit HD, já com radio e BT 5.1, de resto são idênticos.
Acham que deveria optar pelo cardo?
Comentário
-
Originalmente Colocado por sat Ver Post
Comprei uma coisa parecida quando fui alinhar a corrente e tive a mesma dificuldade que tiveste!Pena ter pago mais que os 13paus dessa do amazon
O tensor provavelmente já pensaram nisso mas nunca vi numa mota, não deve ter corrido bem! Mas o que chateia, é que existe no mercado correias e não fazem disso standard! Era acabar de vez com lubrificação/esticar e limpar a sujidade que uma corrente obriga quando bem mantida
Além disso têm mais perda de potência do que uma transmissão por corrente, e fora de estrada também têm limitações devido à sujidade.
Comentário
-
Originalmente Colocado por mack1 Ver PostQuem tem intercomunicador com rádio costuma usar? Dá muita importância?
Andava interessado no Sena Sf2, mas como já é um modelo com algum tempo decidi pesquisar melhor, acontece que a Sena lançou o Sf2-03, mas que para além de uma versão Bluetooth 4.1 deixou de ter radio, resumidamente, não vão dar o mesmo suporte à versão anterior com rádio e o bt mantém se desatualizado.
Na mesma gama de preços, há o cardo spirit HD, já com radio e BT 5.1, de resto são idênticos.
Acham que deveria optar pelo cardo?
Entre Cardo e Sena, opta pelo mais comum no teu grupo de pessoas com quem podes eventualmente circular.
Caso andes sempre a solo, qualquer Sena ou Cardo te devem servir bem.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário