Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"O cantinho das motos"-

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por nelito Ver Post

    Efetivamente as 125cc são boas e recomendam-se para percursos urbanos ou mesmo interurbanos mas pouco exigentes, fora isso são limitadas mas isso já sabes.

    Tal como tu tambem já ando para me inscrever para tirar a carta, é só até chegar ao dia em que acordo bem disposto passo por acaso perto da escola de condução entro e inscrevo-me. 😁 Se pensarmos racionalmente se vais gastar 5000 e picos numa 125cc ainda que premium não deixa de ser uma 125cc com as limitações que tem, se poderes esperar o tempo que a carta demora a tirar eu arrisco-me a dizer que por um valor aproximado consegues carta + mota de cc superior e ficas sempre melhor servido mas isto das motas cada um deve pensar por si e ver o que é mais conveniente.
    É e com esta conversa já ando a ver escolas e a ver qual escolher, mas é de facto a melhor opção. Tendo a carta A acabo por não estar limitado e sei que mais tarde ou mais cedo iria acabar por querer subir de CC. Vamos ver se não passo cá daqui a uns meses já com a carta na mão e a mota na outra, sendo que sempre quis ter um Harley ou uma Indian é ver o que o futuro me reserva.

    Comentário


      Em escolas de condução aconselho em vez das mais baratas, as que possibilitem fazer exames em centros privados. É mais rápido e mais motivador.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Blacklisted Ver Post

        Tens toda a razão, seria o mais racional fazer o que tu dizes sabendo que já tive uma 125 e apesar de a velocidade para mim não ser um problema, ter uma mota com uma CC maior pode ajudar em alguns casos que necessite um pouco mais de força na estrada e não vou negar nas poucas longas viagens que fiz com a minha 125 na altura, precisei algumas vezes e na altura quando a vendi até meti na cabeça que a próxima seria uma mota com uma CC maior. Isto agora até me faz pensar que efetivamente nos próximos meses começo a ponderar inscrever- me numa escola aqui em Coimbra ver qual será a melhor em termos de preço/qualidade.



        Efetivamente parece- me uma boa sugestão mas ainda assim acho mais bonita a V-Cruise. Bem posto isto talvez se me aventurar a tirar a carta de mota me atire para uma CC maior e aí o leque será maior dentro das Cruisers/Choppers que por norma é o tipo de mota que eu gosto.
        Tiras a carta e tens a versão da V-Cruise com 300 cc por pouco mais dinheiro:
        https://www.keeway.pt/pt/modelos/13-motos-125/97-v302c

        Comentário


          Sugeria ao Moderador que alterasse o nome do tópico.

          Em vez de "Cantinho das motos" podia mudar para "Cantinho dos ferros".

          Pronto....apeteceu-me....

          Comentário


          • Topolino
            Topolino commented
            Editing a comment
            Repetido.......

          • Topolino
            Topolino commented
            Editing a comment
            Até não. Não há assim tanto ferro por aqui.

          Originalmente Colocado por xeLa Ver Post

          Tiras a carta e tens a versão da V-Cruise com 300 cc por pouco mais dinheiro:
          https://www.keeway.pt/pt/modelos/13-motos-125/97-v302c
          Pelo mesmo dinheiro dessa Keeway tiras a carta e compras a mesma mota e ainda te deve sobrar uns euritos para meter gasolina https://qjmotor.pt/#model-SRV300. É a mesma mota comercializada por outra marca

          Comentário


            Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post

            Com 13 litros, tem de fazer pelo menos uns 200km com 3 de sobra de reserva. Essas motas rolam facil nos 4-5 litros aos 100
            Eu não fui o único a queixar-me...a Triumph o ano passado aumentou o tamanho do depósito 😉😂

            Comentário


              Originalmente Colocado por msantos Ver Post

              Eu não fui o único a queixar-me...a Triumph o ano passado aumentou o tamanho do depósito 😉😂
              As capacidades anunciadas dos depósitos são idealistas. Ainda esta tarde a chamuça começou a piscar a indicação de reserva e só consegui lá meter 7,5 litros. Teoricamente o depósito leva 13 litros. Ou não encheu todo ou tem 5,5 litros de reserva! Os traços ficaram todos acesos.

              Comentário


                Ui, não te fies na reserva. Na minha, acende a luz, ando uns 20 ou 30km e nuca consegui meter mais de 9l e picos. Já ouvi pessoal a falar de fazer 200km com a luz de reserva acesa.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                  Ui, não te fies na reserva. Na minha, acende a luz, ando uns 20 ou 30km e nuca consegui meter mais de 9l e picos. Já ouvi pessoal a falar de fazer 200km com a luz de reserva acesa.
                  Chamuças! Em algumas zonas da Índia não devem abundar postos de abastecimento!

                  O visor tem 7 barras. Saí de casa com 2 barras acesas e fiz uns 55 quilómetros. Ficou só com uma e a piscar.

                  Mas também já reparei que as barras variam com a inclinação da moto.




                  image.png


                  Editado pela última vez por Topolino; 01 May 2023, 18:43.

                  Comentário


                    Sim. Se fores a subir acende a reserva, se fores a descer acende-te 3 traços.😆

                    Comentário


                      Entretanto já noto uma evolução.
                      Já não sinto falta de um indicador de mudança.
                      Já não me dói a mão do acelerador.
                      O vento já não incomoda tanto.
                      Ando normalmente a 90. Esporadicamente aos 100. O motor está mais solto.
                      Tá na altura da primeira revisão da chamuça.
                      A ver se marco para esta semana ou para a próxima.
                      ​​​​​​A imitação de quad lock em conjunto com o amortecedor original funciona muito bem.

                      O ecrã vai ser devolvido porque me enviaram o da Meteor.

                      Comentário


                        Bem, hoje acho que fiz asneira com a moto. Estive a lubrificar a corrente, e por curiosidade estive a verificar como estava de esticada. Bem, até fiquei azul. Por norma deveria subir de 25 a 30mm, e estava completamente lassa! Toca a ir ao manual, aos vídeos no YouTube e tentar esticar aquilo. Desapertei o eixo, fui aos dois parafusos para esticar só que não vi quanto estava a dar de um lado para dar no outro. Resultado, agora estou com receio de que a roda esteja desalinhada. Vi as marcas que tem, PARECE-ME igual, mas não tenho a certeza...

                        Hoje não andei com ela. Alguém sabe de alguma forma de verificar o alinhamento do eixo?

                        Acho que amanhã vou levá-la ao concessionário para verificar aquilo.🫤

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                          Bem, hoje acho que fiz asneira com a moto. Estive a lubrificar a corrente, e por curiosidade estive a verificar como estava de esticada. Bem, até fiquei azul. Por norma deveria subir de 25 a 30mm, e estava completamente lassa! Toca a ir ao manual, aos vídeos no YouTube e tentar esticar aquilo. Desapertei o eixo, fui aos dois parafusos para esticar só que não vi quanto estava a dar de um lado para dar no outro. Resultado, agora estou com receio de que a roda esteja desalinhada. Vi as marcas que tem, PARECE-ME igual, mas não tenho a certeza...

                          Hoje não andei com ela. Alguém sabe de alguma forma de verificar o alinhamento do eixo?

                          Acho que amanhã vou levá-la ao concessionário para verificar aquilo.🫤
                          Voltas a desapertar, vais ao "ponto 0" e fazes de novo o processo.

                          As primeiras vezes que fiz isso também demorei imenso tempo, ora ficava a roda apertada de mais, ora ficava lassa, ora ficava demasiado esticada... até que lá acertei.
                          nas vezes seguintes corre melhor.

                          Idealmente deves aferir a tensão da corrente com alguém de peso equivalente montado em cima.
                          ​​​​

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                            Bem, hoje acho que fiz asneira com a moto. Estive a lubrificar a corrente, e por curiosidade estive a verificar como estava de esticada. Bem, até fiquei azul. Por norma deveria subir de 25 a 30mm, e estava completamente lassa! Toca a ir ao manual, aos vídeos no YouTube e tentar esticar aquilo. Desapertei o eixo, fui aos dois parafusos para esticar só que não vi quanto estava a dar de um lado para dar no outro. Resultado, agora estou com receio de que a roda esteja desalinhada. Vi as marcas que tem, PARECE-ME igual, mas não tenho a certeza...

                            Hoje não andei com ela. Alguém sabe de alguma forma de verificar o alinhamento do eixo?

                            Acho que amanhã vou levá-la ao concessionário para verificar aquilo.🫤
                            Pois. Rodas a chave sempre o mesmo dos dois lados. Tipo 90 ou 180 graus de cada vez.

                            Não dá para verificares medindo com um paquímetro?

                            Nas motorizadas era a olhometro fazendo a roda girar livremente e olhando de trás para ver se estava direita e não havia grandes problemas.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                              Voltas a desapertar, vais ao "ponto 0" e fazes de novo o processo.

                              As primeiras vezes que fiz isso também demorei imenso tempo, ora ficava a roda apertada de mais, ora ficava lassa, ora ficava demasiado esticada... até que lá acertei.
                              nas vezes seguintes corre melhor.

                              Idealmente deves aferir a tensão da corrente com alguém de peso equivalente montado em cima.
                              ​​​​
                              Ir ao ponto 0 é desapertar até não dar mais certo? E depois ir apertando 1 ou 2 voltas de cada lado alternadamente até ficar coma tensão apropriada?
                              Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                              Pois. Rodas a chave sempre o mesmo dos dois lados. Tipo 90 ou 180 graus de cada vez.

                              Não dá para verificares medindo com um paquímetro?

                              Nas motorizadas era a olhometro fazendo a roda girar livremente e olhando de trás para ver se estava direita e não havia grandes problemas.
                              Já vi que vou ter noitada hoje... Se não estiver a 100% quais serão os sintomas?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                Ir ao ponto 0 é desapertar até não dar mais certo? E depois ir apertando 1 ou 2 voltas de cada lado alternadamente até ficar coma tensão apropriada?Já vi que vou ter noitada hoje... Se não estiver a 100% quais serão os sintomas?
                                Não sei qual é o teu sistema... há vários.
                                seja como for, é ires a um ponto que sirva como referência e fazer o processo com lógica.

                                O que mais me espanta é teres feito isso agora, aproveitavas a 1a revisão para ajustar a corrente e ficaria ok para uns tempos (na volta até à revisão seguinte).

                                Comentário




                                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                                  Não sei qual é o teu sistema... há vários.
                                  seja como for, é ires a um ponto que sirva como referência e fazer o processo com lógica.

                                  O que mais me espanta é teres feito isso agora, aproveitavas a 1a revisão para ajustar a corrente e ficaria ok para uns tempos (na volta até à revisão seguinte).
                                  Epa, supostamente fizeram isso aos 5000km. Está agora com cerca de 7500km. O que me assustou foi que fui ver a correia apenas por mero acaso. Senão ia ser até apanhar um susto! Neste momento a correia está tensionada, e acho que a roda está alinhada. De qualquer forma vou tentar amanhã a vinda do trabalho passar na moto-espinha para verificarem aquilo.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                    Em escolas de condução aconselho em vez das mais baratas, as que possibilitem fazer exames em centros privados. É mais rápido e mais motivador.
                                    Como é que consigo saber? Só questionando? Não sabia que haviam centros privados para o efeito. Pensei que fosse tudo parar ao mesmo sítio para fazer os exames.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Blacklisted Ver Post

                                      Como é que consigo saber? Só questionando? Não sabia que haviam centros privados para o efeito. Pensei que fosse tudo parar ao mesmo sítio para fazer os exames.
                                      Pelo menos nos grandes centros urbanos a maioria das escolas dá opção de privados para alem do imt.

                                      Na regiao de lisboa normalmente é acp ou apec, para o norte é a anieca.

                                      Posso dizer que dos meus conhecimentos a maioria dos instruendos vai a exame no privado apesar de ser mais caro, não é tanto por ser mais facil mas sim pela rapidez entre o marcar e ser examinado. Depois no exame prático, pelo menos no caso da apec, a maioria das escolas/instrutores dão as aulas nos percursos habituais do exame em chelas e com isso os alunos ficam a conhecer melhor os sinais, cruzamentos, etc.. da zona acabando por ter um ligeiro trunfo.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Blacklisted Ver Post

                                        Como é que consigo saber? Só questionando? Não sabia que haviam centros privados para o efeito. Pensei que fosse tudo parar ao mesmo sítio para fazer os exames.
                                        https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Por...ePrivados.aspx

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por darkwings Ver Post



                                          Epa, supostamente fizeram isso aos 5000km. Está agora com cerca de 7500km. O que me assustou foi que fui ver a correia apenas por mero acaso. Senão ia ser até apanhar um susto! Neste momento a correia está tensionada, e acho que a roda está alinhada. De qualquer forma vou tentar amanhã a vinda do trabalho passar na moto-espinha para verificarem aquilo.
                                          A folga da corrente é algo que se deve controlar regularmente como a pressão dos pneus por exemplo.

                                          O alongamento da corrente não é linear. Nos primeiros Kms tende a alargar mais depressa.

                                          A folga da corrente não é uma medida exata até porque forçadando um bocadinho a corrente estica mais. eu meço a folga tentando não forçar nada a corrente.

                                          Em caso de dúvida, é menos mau a corrente ter ligeirmente folga a mais do que a menos. Com isto quero dizer que é muito perigoso ter a corrente esticada em demasia.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Two Ver Post

                                            A folga da corrente é algo que se deve controlar regularmente como a pressão dos pneus por exemplo.

                                            O alongamento da corrente não é linear. Nos primeiros Kms tende a alargar mais depressa.

                                            A folga da corrente não é uma medida exata até porque forçadando um bocadinho a corrente estica mais. eu meço a folga tentando não forçar nada a corrente.

                                            Em caso de dúvida, é menos mau a corrente ter ligeirmente folga a mais do que a menos. Com isto quero dizer que é muito perigoso ter a corrente esticada em demasia.
                                            Sim, tb tenho a essa noção que é preferívei ter a corrente com um pouco de folga a mais que a menos. No inicio até verifiquei duas ou três vezes e a verdade é que nunca mais me lembrei de verisso, até ontem. Resumindo, hoje arrisquei e vim de moto, e não notei nada de anormal. Ainda assim, vou tentar passar no concessionário para eles verificarem.

                                            Além disso, já gastei dinheiro numa coisa destas.

                                            https://www.amazon.es/-/pt/gp/produc...?ie=UTF8&psc=1

                                            Para mim isto tem sido tudo uma aprendizagem, e uma novidade. Vivendo e aprendendo.

                                            Pergunta, se calhar um pouco parva: Há algum motivo para a corrente das motos não ter nenhum tensor que a mantenha com a tensão correta?
                                            Editado pela última vez por darkwings; 02 May 2023, 07:38.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                                              As capacidades anunciadas dos depósitos são idealistas. Ainda esta tarde a chamuça começou a piscar a indicação de reserva e só consegui lá meter 7,5 litros. Teoricamente o depósito leva 13 litros. Ou não encheu todo ou tem 5,5 litros de reserva! Os traços ficaram todos acesos.
                                              A himalayan faz 300/350 até pouco menos de meio depósito, depois em 15/20 kms começa a piscar a reserva
                                              Já fiz 50 kms na reserva, mas habitualmente, por comodidade, acabo por atestar ali nos 300 e picos kms...

                                              São pouco confiáveis no que toca a manómetros, seja o da gasosa, seja a bussula...

                                              Cump.

                                              Comentário


                                                14 anos depois da 990 eis a nova 890 SMT, desta vez muito mais "usável" sem perder as características supermoto.





                                                Comentário


                                                  O meu segmento favorito


                                                  Comentário


                                                  • Two
                                                    Two commented
                                                    Editing a comment
                                                    Os teus 8 segmentos amigo.
                                                    São 4 pistões com 2 segmentos cada.

                                                  • Poisen
                                                    Poisen commented
                                                    Editing a comment
                                                    É como quiseres

                                                  Originalmente Colocado por Poisen Ver Post
                                                  14 anos depois da 990 eis a nova 890 SMT, desta vez muito mais "usável" sem perder as características supermoto.





                                                  no tempo da 990 havia a SMT e a SMR.
                                                  A SMT era uma "sport Touring", s a SMR a Supermoto, e nenhuma delas era igual à Adventure (havia ainda a 950 Super Enduro, além da Duke).

                                                  Neste caso da 890 ficou bastante estranha, uma cena híbrida entre vários segmentos que parte da base ADV em 90%.
                                                  Não consigo ver ali uma verdadeira Supermoto (ainda para mais eles têm a 690 e a 701), nem mesmo uma Sport Touring...

                                                  No entanto, quanto mais vejo, mais gosto, mas com o guarda lamas em baixo.

                                                  Comentário


                                                  • zezoca
                                                    zezoca commented
                                                    Editing a comment
                                                    Concordo, a 990 smt era bem bonita. Esta nova 890 parece uma adventure que apenas espetar rodas de estrada... .aquele guarda-lamas frontal cai ali mesmo mal.

                                                  Originalmente Colocado por darkwings Ver Post

                                                  Sim, tb tenho a essa noção que é preferívei ter a corrente com um pouco de folga a mais que a menos. No inicio até verifiquei duas ou três vezes e a verdade é que nunca mais me lembrei de verisso, até ontem. Resumindo, hoje arrisquei e vim de moto, e não notei nada de anormal. Ainda assim, vou tentar passar no concessionário para eles verificarem.

                                                  Além disso, já gastei dinheiro numa coisa destas.

                                                  https://www.amazon.es/-/pt/gp/produc...?ie=UTF8&psc=1

                                                  Para mim isto tem sido tudo uma aprendizagem, e uma novidade. Vivendo e aprendendo.

                                                  Pergunta, se calhar um pouco parva: Há algum motivo para a corrente das motos não ter nenhum tensor que a mantenha com a tensão correta?
                                                  Comprei uma coisa parecida quando fui alinhar a corrente e tive a mesma dificuldade que tiveste!Pena ter pago mais que os 13paus dessa do amazon

                                                  O tensor provavelmente já pensaram nisso mas nunca vi numa mota, não deve ter corrido bem! Mas o que chateia, é que existe no mercado correias e não fazem disso standard! Era acabar de vez com lubrificação/esticar e limpar a sujidade que uma corrente obriga quando bem mantida
                                                  Editado pela última vez por sat; 02 May 2023, 14:23.

                                                  Comentário


                                                    Quem tem intercomunicador com rádio costuma usar? Dá muita importância?

                                                    Andava interessado no Sena Sf2, mas como já é um modelo com algum tempo decidi pesquisar melhor, acontece que a Sena lançou o Sf2-03, mas que para além de uma versão Bluetooth 4.1 deixou de ter radio, resumidamente, não vão dar o mesmo suporte à versão anterior com rádio e o bt mantém se desatualizado.

                                                    Na mesma gama de preços, há o cardo spirit HD, já com radio e BT 5.1, de resto são idênticos.

                                                    Acham que deveria optar pelo cardo?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por sat Ver Post

                                                      Comprei uma coisa parecida quando fui alinhar a corrente e tive a mesma dificuldade que tiveste!Pena ter pago mais que os 13paus dessa do amazon

                                                      O tensor provavelmente já pensaram nisso mas nunca vi numa mota, não deve ter corrido bem! Mas o que chateia, é que existe no mercado correias e não fazem disso standard! Era acabar de vez com lubrificação/esticar e limpar a sujidade que uma corrente obriga quando bem mantida
                                                      As correias não funcionam bem em motas com curso de suspensão mais alto do que tipicamente uma HD tem (por isso é que são das únicas com correia atualmente).
                                                      Além disso têm mais perda de potência do que uma transmissão por corrente, e fora de estrada também têm limitações devido à sujidade.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por mack1 Ver Post
                                                        Quem tem intercomunicador com rádio costuma usar? Dá muita importância?

                                                        Andava interessado no Sena Sf2, mas como já é um modelo com algum tempo decidi pesquisar melhor, acontece que a Sena lançou o Sf2-03, mas que para além de uma versão Bluetooth 4.1 deixou de ter radio, resumidamente, não vão dar o mesmo suporte à versão anterior com rádio e o bt mantém se desatualizado.

                                                        Na mesma gama de preços, há o cardo spirit HD, já com radio e BT 5.1, de resto são idênticos.

                                                        Acham que deveria optar pelo cardo?
                                                        Só tu é que sabes a importância que o rádio tem. Eu tenho e nunca usei, mas conheço quem tenha e não dispense.

                                                        Entre Cardo e Sena, opta pelo mais comum no teu grupo de pessoas com quem podes eventualmente circular.
                                                        Caso andes sempre a solo, qualquer Sena ou Cardo te devem servir bem.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X