Actualização sobre o meu 106 XA:
No meu ultimo post referi que tinha ficado apeado com um problema aparentemente vindo da caixa de velocidades, mas entretanto não tive hipotese de voltar aqui ao forum para explicar o que se passou. Então foi assim:
Numa das minhas viagens, ao arrancar num cruzamento, quando meto a 2ª velocidade oiço um barulho, como se fosse qualquer coisa partir-se e a desde aí fico apenas com a 2ª velocidade, sem sequer conseguir tirar a mudança. Parei, chamei a assistência em viagem. Tive 3 dias à espera que entregassem o carro na oficina (e não foi 1 semana porque ao fim do 2º dia tive que me chatear com a "Marta" do meu seguro).
Finalmente quando recebi o carro, vimos que o problema tinha sido um tirante (não sei se é esse o nome), ou seja, um dos 3 ferros que liga a manete das mudanças à caixa de velocidades que saltou do sitio.
Ora a resolução foi fácil: por uma medida de segurança mudaram-se esses 3 ferros, pois todos eles encaixam nos respectivos apoios através uma argola nas pontas com borracha por dentro, e foi uma dessas borrachas que já estava em mau estado que não conseguiu aguentar uma mudança de velocidade mais brusca.
Tirando o tempo que tive à espera dessas peças (na altura a oficina não tinha), o processo de montagem durou não mais de 10 minutos e a despesa ficou em 40 e poucos € (só as peças) e umas cervejas (mão de obra).
Ao que parece, segundo o mecânico, este é um problema muito vulgar nestes carros.
Ultimamente tenho notado é tipo um barulho no motor principalmente quando está frio, só acho esquisito é que não é constante (é um barulho do tipo "tic tic tic tic")e quando carrego (ligeiramente) no acelerador deixa de se ouvir esse barulho, o que não acontece quando a correia do alternador está laça, embora esses "tic tic" sejam parecidos... Esta proxima semana vou até à oficina ver o que se passa e depois posto.
No meu ultimo post referi que tinha ficado apeado com um problema aparentemente vindo da caixa de velocidades, mas entretanto não tive hipotese de voltar aqui ao forum para explicar o que se passou. Então foi assim:
Numa das minhas viagens, ao arrancar num cruzamento, quando meto a 2ª velocidade oiço um barulho, como se fosse qualquer coisa partir-se e a desde aí fico apenas com a 2ª velocidade, sem sequer conseguir tirar a mudança. Parei, chamei a assistência em viagem. Tive 3 dias à espera que entregassem o carro na oficina (e não foi 1 semana porque ao fim do 2º dia tive que me chatear com a "Marta" do meu seguro).
Finalmente quando recebi o carro, vimos que o problema tinha sido um tirante (não sei se é esse o nome), ou seja, um dos 3 ferros que liga a manete das mudanças à caixa de velocidades que saltou do sitio.
Ora a resolução foi fácil: por uma medida de segurança mudaram-se esses 3 ferros, pois todos eles encaixam nos respectivos apoios através uma argola nas pontas com borracha por dentro, e foi uma dessas borrachas que já estava em mau estado que não conseguiu aguentar uma mudança de velocidade mais brusca.
Tirando o tempo que tive à espera dessas peças (na altura a oficina não tinha), o processo de montagem durou não mais de 10 minutos e a despesa ficou em 40 e poucos € (só as peças) e umas cervejas (mão de obra).
Ao que parece, segundo o mecânico, este é um problema muito vulgar nestes carros.
Ultimamente tenho notado é tipo um barulho no motor principalmente quando está frio, só acho esquisito é que não é constante (é um barulho do tipo "tic tic tic tic")e quando carrego (ligeiramente) no acelerador deixa de se ouvir esse barulho, o que não acontece quando a correia do alternador está laça, embora esses "tic tic" sejam parecidos... Esta proxima semana vou até à oficina ver o que se passa e depois posto.
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