Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Saxo 1.5 d - Opiniões

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Actualização sobre o meu 106 XA:
    No meu ultimo post referi que tinha ficado apeado com um problema aparentemente vindo da caixa de velocidades, mas entretanto não tive hipotese de voltar aqui ao forum para explicar o que se passou. Então foi assim:

    Numa das minhas viagens, ao arrancar num cruzamento, quando meto a 2ª velocidade oiço um barulho, como se fosse qualquer coisa partir-se e a desde aí fico apenas com a 2ª velocidade, sem sequer conseguir tirar a mudança. Parei, chamei a assistência em viagem. Tive 3 dias à espera que entregassem o carro na oficina (e não foi 1 semana porque ao fim do 2º dia tive que me chatear com a "Marta" do meu seguro).
    Finalmente quando recebi o carro, vimos que o problema tinha sido um tirante (não sei se é esse o nome), ou seja, um dos 3 ferros que liga a manete das mudanças à caixa de velocidades que saltou do sitio.
    Ora a resolução foi fácil: por uma medida de segurança mudaram-se esses 3 ferros, pois todos eles encaixam nos respectivos apoios através uma argola nas pontas com borracha por dentro, e foi uma dessas borrachas que já estava em mau estado que não conseguiu aguentar uma mudança de velocidade mais brusca.
    Tirando o tempo que tive à espera dessas peças (na altura a oficina não tinha), o processo de montagem durou não mais de 10 minutos e a despesa ficou em 40 e poucos € (só as peças) e umas cervejas (mão de obra).

    Ao que parece, segundo o mecânico, este é um problema muito vulgar nestes carros.

    Ultimamente tenho notado é tipo um barulho no motor principalmente quando está frio, só acho esquisito é que não é constante (é um barulho do tipo "tic tic tic tic")e quando carrego (ligeiramente) no acelerador deixa de se ouvir esse barulho, o que não acontece quando a correia do alternador está laça, embora esses "tic tic" sejam parecidos... Esta proxima semana vou até à oficina ver o que se passa e depois posto.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Chaqui Ver Post
      Actualização sobre o meu 106 XA:
      No meu ultimo post referi que tinha ficado apeado com um problema aparentemente vindo da caixa de velocidades, mas entretanto não tive hipotese de voltar aqui ao forum para explicar o que se passou. Então foi assim:

      Numa das minhas viagens, ao arrancar num cruzamento, quando meto a 2ª velocidade oiço um barulho, como se fosse qualquer coisa partir-se e a desde aí fico apenas com a 2ª velocidade, sem sequer conseguir tirar a mudança. Parei, chamei a assistência em viagem. Tive 3 dias à espera que entregassem o carro na oficina (e não foi 1 semana porque ao fim do 2º dia tive que me chatear com a "Marta" do meu seguro).
      Finalmente quando recebi o carro, vimos que o problema tinha sido um tirante (não sei se é esse o nome), ou seja, um dos 3 ferros que liga a manete das mudanças à caixa de velocidades que saltou do sitio.
      Ora a resolução foi fácil: por uma medida de segurança mudaram-se esses 3 ferros, pois todos eles encaixam nos respectivos apoios através uma argola nas pontas com borracha por dentro, e foi uma dessas borrachas que já estava em mau estado que não conseguiu aguentar uma mudança de velocidade mais brusca.
      Tirando o tempo que tive à espera dessas peças (na altura a oficina não tinha), o processo de montagem durou não mais de 10 minutos e a despesa ficou em 40 e poucos € (só as peças) e umas cervejas (mão de obra).

      Ao que parece, segundo o mecânico, este é um problema muito vulgar nestes carros.

      Ultimamente tenho notado é tipo um barulho no motor principalmente quando está frio, só acho esquisito é que não é constante (é um barulho do tipo "tic tic tic tic")e quando carrego (ligeiramente) no acelerador deixa de se ouvir esse barulho, o que não acontece quando a correia do alternador está laça, embora esses "tic tic" sejam parecidos... Esta proxima semana vou até à oficina ver o que se passa e depois posto.
      Deves estar com o mesmo problema que eu!

      Verifica: http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=62819

      Comentário


        #63
        Malta,

        O meu saxo faz-me um barulho desde sempre, o qual não sei se será normal...

        Já falei com o mecânico, mas parece saber tanto como eu.

        Ora vou tentar descrever,

        Ao arrancar(não sempre, só em determinadas condições), por exemplo ligeiramente ao cima, com a direcção um pouco virada para um lado, e com uma depressao ligeira de terreno, e as vezes sem a depressão, sinto um TRAAAAACCCCC, como que se algo tivesse a bater por baixo do carro, que se sente na zona dos pés...O que será?

        E por vezes ao arrancar, quando coloco a segunda cedo demais(mesmo que ao fundo) também faz, durante 1,2segundo...depois desaparece com a rotação...

        Na situação de viragem é que demora mais um pouco a desaparecer.


        Quanto á luz avisadora do travão de mao, tambem me indigna...Oleo mudado e a nivel...por vezes ao fundo, quando desengato ou num stop ou parado numa descida, ou até em andamento desingatado, acende a tal luz, juntamente com a do oleo...dou uma acelaradela de 1segundo(suave) e desaparecem... Será algum enguisso?


        Ora, para já, só tenho mesmo um lamento, o meu rádio, dá em MW, em LW, mas em FM1 e em FM2, bloqueia..aparece o nome da emissora, mas nao dá som...As vezes passa-se e começa a dar som do nada...É um Daewoo, alguem sabe o que poderá ser? Ou sucata com ele?


        Um Abraço!

        A ver se criamos um DB dos PSA 1.5D!

        Comentário


          #64
          MÀQUINA:::::::::::


          tenho um com a motorização 1.5D embora seja o de 5 lugares conta já com 178.000 e desde que fui com 20€ do Entroncamento á Quarteira já acredita em tudo neste carro


          Recentemente o de 115 cv deixou-me a pé e lá foi o de 1.5 D

          One word:AWSOME

          Comentário


            #65
            Tive 1 de 1997, comprei usado em 2000 com 55000 kms e vendi o ano passado com 260 000 baratíssimo por 1150 € e já me arrependi! É uma autêntica máquina de guerra... em 7 anos de intensa e descuidada utilização, levou 2 baterias, 1 alternador, 1 bomba de direcção assistida...de resto só mudanças de óleo e consumos que nunca excediam os 5 l/100 km, independentemente de às vezes andar a "berrar"! apesar de hoje andar num carro de outro segmento e outra potência (focus 1.6 TDCI), ás vezes ainda tenho muitas saudades desse meu fiel escudeiro de juventude... Em resumo, consumos espectaculares, manutenção barata, muito fiável!

            Comentário


              #66
              A carroça fez há 2 semanas os 135.000 Km.

              Pela 1ª vez até à data fez a manutenção fora da marca, tendo substituido somente óleo e filtro de óleo (como indica o plano de manutenções).

              Este fim de semana ao dar uma volta com o carro notei um estalo proveniente da direcção sempre que rodava a mesma em plano inclinado (tanto a descer como a subir).

              Reapertei a caixa de direcção, mas o ruido ficou igual.

              Pelo que sei estes modelos não dispõem de charriot, serão os casquilhos da barra estabilizadora a dar as ultimas?

              Abraços

              Comentário


                #67
                Saxo 1.5 D

                Boas!

                O meu saxo é de 2001. Quando o comprei com 155 mil km, tive de lhe colocar o radiador da chaufagem. Entretanto fiz a revisão. Mudei oleo (Total 7000), filtro de oleo, filtro de gasoleo, filtro de ar, aditivo Faher, discos e calços. As revisões são feitas em minha casa por um amigo que é chefe de oficina na citroen. Compro o material da mesma marca de origem, isto é: Um filtro de oleo de origem custa 10 euros + iva, eu compro da mesma marca mas sem dizer peugeot/citroen e pago cerca de 3 euros :-) uma revisão pouco passa dos 100 euros. Na citroen não me chegavam 400 euros.

                O carro tem alguns ruidos parasitas, se andarmos atentos (tampa da mala, portas etc...) facilmente os resolvemos.

                O meu saxo faz uma média de 3.8 L com 11 litros de gasoleo faço 286 km.

                Acho o carro muito agradavel de conduzir, economico, fiavel, e com uma manutenção barata (mas para isso é preciso ter conhecimentos.)

                Entretanto irei iliminar a valvula egr. Além de sujar os colectores de admissão e quaze os tapar, esta a meter ar quente na admissão. Muito em breve irá ser resolvido.

                De resto é meter gasoleo e andar:-)
                Editado pela última vez por CarlosCosta; 29 June 2009, 08:19.

                Comentário


                  #68
                  Opiniao

                  Ao ver este topico e ao ler parte dele, digo que me sinto satisfeito de possuir tal carro .- Sou possuido de um Citroen Saxo Athena 1.5D á um ano e meio, basicamente é o meu primeiro carro . É de 1997 o carro, comprei com 216mil km por 2300€ um bom negocio no meu ver e neste momento esta com 238500 km . So teve 3 problemas, relas, alternador e bomba injectora . Neste momento o carro esta impecavel, so meter gasoleo e andar . Faço boas medias com ele . Alem de ja ter batido 170km/h
                  É um carroo para a vida, se nao se puxar muito, se tiver um certo cuidado . Nao estou a pensar em trocar de carro tao depressa, o meu pai ja disse que mais um ano e disseme que o vendia e comprava outro, eu so lhe disse que nao o trocava que era ate ele nao dar mais

                  Cumprimentos
                  Alexandre Póvoa

                  Comentário


                    #69
                    Boa noite,
                    Sou proprietário de um saxo comercial, versão exclusive de 2000. Compreio à 2 anos e meio com 148 000 km, actualmente conta com 202 000 e infelizmente pouco tenho a dizer bem do carro, dado que já têm sido vários problemas que tenho tido com ele... Há cerca de um ano o motor de arranque pifou, o que nem me pareceu anormal dada a quilometragem do carro.Lá foi susbstituido, ainda para mais por um da bosh, dos mais caros e supostamente do melhor... Andou 2 meses e começou a fazer aquele barulho arranhado ao arrancar, pelo que voltei ao mecãnico que o substituiu dentro da garantia. Andou mais 9 meses e começou novamente a fazer o mesmo barulho, custando-lhe inclusive a pegar...tou para lá ir outra vez brevemente para ver se me resolvem o problema de uma vez por todas,. Não sei quanto vou gastar, dado que já não me parece que o problema seja do motor de arranque... Á cerca de um mês queimou a junta da cabeça - arranjo com retficação dos cilindros, mudança de ole e filtro (o oleo ficou todo queimado...) quase 500 euros... Logo no inicio cada vez que ligava o A/C andava 5 minutos e ele começava a ligar-se e a desligar-se sozinho, o que fazia com que sentisse aquele tipico travar de motor tipico nestes carros com pouco motor de 10 em 10 segundos...tinha que o desligar e apanhar calor que aquilo era irretantissimo, foi a arranjar, já nem me lembro quanto gastei... Há cerca de um mês começou novamente a fazer o mesmo, tendo eu descoberto que se me sujeitar ao desconforto durante cerca de 10 minutos ele deixa de ligar e desligar... Tive também que substituir os foles da suspensão... os frisos de lado vão se descolando...os esguichos para a água para o para brisas por mais que os desemtupa deitam sempre pouca agua e demasiado dispersa, o pisca por vezes depois de retirado da função de pisca continua a fazer o tic tac... Tenho também o problema da luz do travão de mão por vezes acender com o travão de mão para baixo e o problema de instabilidade do conta rotações que muitas vezes fica a zero, só tendendo a estabilizar indicando efectivamente as rotações correctas depois do carro aquecer, quanto a isto ainda nem fui ver porque tou farto de gastar dinheiro no carro, mas espero só espero que seja o captor do conta rotações como já alguém disse neste tópico, dado que pelos vistos é barato... Já teve que levar uma bateria...enfim...talvez ainda tenha havido mais alguma coisa de que não me lembro...

                    Agora vocês poderão pensar que será mau uso mas de facto não... Sou um gajo atento ao óleo tanto do motor como dos travaões, atento à agua do radiador, faço as revisões a tempo, nomeadamente mudança de óleos, filtros e afins, lava o carro de duas em duas semanas (a sujidade e o pó também contribuem para os problemas...), não puxo por ele a frio, enfim...

                    Quanto ao resto, a única qualidade que reconheço a este carro é a sua relativa boa utilização em cidade, dado que é pequeno, tem boa visibilidade (também proporcionada por uma péssima posição de condução em que se vai sempre muito alto...) e gasta pouco neste ambiente, de resto só vejo defeitos...
                    É um carro muito pouco seguro, dado que trava muito mal (mesmo com calços e discos novos que também já substitui...), e que se bate a sério não parece oferecer grande protecção... É um carro desconfortável a nível de suspensão (ok os comerciais não são conhecidos por serem confortáveis...) É muito mal insonorizado, o que se sente nomeadamente em auto estrada... O motor é exasperante, de tal forma lento e amorfo que é... Já li aqui que alguém considerava melhor em baixas que um 1.3 turbo diesel e de facto, poderá ser assim até às 1000 e poucas dado que é um motor atmosférico, mas isso lá está só sente em cidade... o motor 1.3 é muito mais agradavel e rápido. Além disso como as relações de caixa são curtas (se não não andava mesmo) a 120 já se vai quase às 3500 o que é ridiculo num carro a diesel... E com isto introduzo uma opinião contraria à que oiço sempre sobre este carro, que os consumos não são assim tão bons para quem faz muitos KMS, dado que quem faz muitos kms geralmente faz muita AE e Scuts. Ora nesses ambientes, se se quiser manter uma média na caso dos 140 é preciso ir sempre ou praticamente sempre se pé a fundo o que eleva as médias pelo menos para 7 L aos 100. Em casa dos meus pais há um 320 D dos novos que faz auto estrada sempre de 180 para cima e mesmo assim não chega a gastar 7...um carro quase com o dobro do peso... Para quem possa parecer exagerado dou o exemplo de um tarjecto que percorro muitas vezes, A23 Abrantes - Portalegre, ou A23 Abrantes-Guarda, são dois tarjectos onde para fazer uma média de 140 tenho que ir semprede pé a fubndo gastando 7L e mesmo assim há subidas onde entro a 170 ou 180 ou 190 e das quais saio a 90 tendo que meter 4ª...só com uma pessoa a bordo e com carga minima (tipo 10 quilos).

                    E agora vocês pensam 190 num saxo?! Este gajo anda é sempre a puxar pelo carro! E eu respondo, sim puxu pelo carro, mas puxo porque ele não anda! Tenho mesmo que puxar!!! Bem sei que isto não é carro para dar 190, mas se panho uma grande descida precedida de uma grande subida e se já sei que ele se vai ***** (desculpem a expressão, mas é a que faz mais juz ao que acontece) todo para subir é claro que vou pisar o acelerador o mais que puder. E sim, já atingi 190 em várias descidas, embalado e a fundo.

                    De resto, lembrei-me que gosto do volante por considerar que tem as medidas ideais e que até é bonito. Mas no meu na parte de cima está a descascar por causa do sol, já o comprei assim. As colunas são muito más, têm muito pouca definição e estão um pouco em baixo demais... No meu o separador em acrilico também faz ruídos parasitas... Há uns tempos a 3ª luz do stop soltou-se...Enfim...
                    Desculpem este grande testamento, que foi também um desabafo, mas se o meu relato tiver contribuido para dissuadir alguém de comprar um veiculo que considero péssimo já fico contente.
                    Já tive vários carros e este é sem duvida o pior. Mesmo o primeiro carro que tive, um peugeot de 1988 1.1. comprado com 14 anos e em 7ª mão era muito melhor. Quase nunca me deu problemas (e nessa altura tinha 18 anos, andava sempre a fazer piões e a ir com o carro para caminhos de terra, etc...), o motor puxava mais e o carro, apesar de ter ainda caixa de 4 e de não ter vidros electricos e fecho central, era mais confortável.
                    Comprei este carro porque queria um carro económico e saiu-me um carro caro, bem caro até. Ainda se gastasse dinheiro para ter um máquina com outras qualidades, agora para ter uma sucata (como diz e muito bem outro user) destas...

                    Comentário


                      #70
                      Eu acho que isso deve ser falta de sorte . Porque o meu saxo esta impecavel para o carro que é, e eu nem tenho grandes cuidados . É meter gasoleo, ver agua do radiador e nivel do oleo e toca a andar . O meu mecanico diz que o unico problema do meu carro sao os rolamentos, que de x em x tempo tem de se mudar . A ultima vez que fui á inspecção chumbou por causa disso, de resto sem nada a assinalar . Como disse anteriormente nao penso trocar de carro, so quando o motor arrebentar ou mesmo se por muita infelicidade tiver algum acidente . Nao tenho nada contra o carro, pelo dinheiro que dei, pelo que consome, cumpre aquilo que eu quero . Na proxima semana ira fazer uma viagem Coimbra - Portimao e vai ser sempre pé a fundo

                      Cumprimentos
                      Alexandre Póvoa

                      Comentário


                        #71
                        O saxo é dos melhores motores diesel que apareceram no mercado. Falta de sorte de alguns? falta de cuidado? tudo junto faz ao caso. Andar a 190 km num saxo diesel? depois não admira que tenha queimado a junta. Quantos de voces metem o oleo indicado pelo fabricante? e o aditivo faher melhor tratamento anti fricção do mundo? quantos de voces mudam o oleo dos travões de 2 em 2 anos? o oleo dos travões ganha humidade o que em contacto com o ferro faz ganhar ferrugem. Quanto de voces trocam o liquido do radiador por um bom liquido? (a maior parte das casas que vendem este tipo de liquidos, vende agua com um corante). Depois vêm para aqui por defeitos onde eles não existem. Já tive um ax diesel, uma berlingo, um Cup, e o saxo diesel. NUNCA tive problemas de maior. Nunca meti uma embraiagem num carro meu. E, posso dizer que vendi o ax com 300 mil km.

                        Sinceramente acho muitas vezes que não é falta de sorte mas sim de gosto.

                        Comentário


                          #72
                          eu tive uma comercial saxo 1.5d... so th a a dizer maravilhas dela...
                          Trokei mas deixou-me imensas saudades...

                          A vida dela n foi nda facil... atrevo-me a dizer q th tt kilometros em pisos de terra como de asfalto...
                          nc me deixou ficar mal... tem as suas limitacoes, cmo é obvio, mas dentro das suas possibilidades, é bastante fiavel...

                          A unica peça que tive de substituir em 4 anos ( tirando as normais revisoes) foi um carter...
                          Uma pedra estava no meio de uma curva a rir-se para mim... ou batia na pedra ou tentava-me desviar, em terra, e ao lado era uma ravina enorme... preferi a 1ª opçao... loool

                          Comentário


                            #73
                            Ora bem, vou aproveitar os últimos desenvolvimentos do tópico para actualizar a quilometragem e as incidências do exemplar que tenho em casa.

                            Está neste momento com 145.000 Km e desde a última revisão (135.000 Km) não há nada de assinalável, fora um relé dos piscas que teve de ser substituído.

                            O ruído que descrevi há alguns meses mantém-se, já confirmei que vem da caixa de direcção, por isso enquanto não se agravar mais vai ficando assim.

                            De resto, na próxima revisão vou ver o estado dos casquilhos da barra estabilizadora (noto um bater em piso mais irregular) e ver o estado das velas de incandescência.

                            Quanto aos problemas que o carman expôs, concordo com o Carlos Costa, manutenção periódica e preventiva pode evitar muitas dores de cabeça. Depois, como adquiriste o carro usado pode ter havido descuidos do antigo proprietário a este nível.

                            Quase 2 anos e 35.000 depois, só tenho de estar satisfeito com a aquisição que fiz, está a cumprir perfeitamente com as minhas expectativas iniciais:

                            - Fiável
                            - Bons consumos
                            - Confortável
                            - Manutenção económica

                            Comentário


                              #74
                              Democracia/Respeito

                              Originalmente Colocado por CarlosCosta Ver Post
                              O saxo é dos melhores motores diesel que apareceram no mercado. Falta de sorte de alguns? falta de cuidado? tudo junto faz ao caso. Andar a 190 km num saxo diesel? depois não admira que tenha queimado a junta. Quantos de voces metem o oleo indicado pelo fabricante? e o aditivo faher melhor tratamento anti fricção do mundo? quantos de voces mudam o oleo dos travões de 2 em 2 anos? o oleo dos travões ganha humidade o que em contacto com o ferro faz ganhar ferrugem. Quanto de voces trocam o liquido do radiador por um bom liquido? (a maior parte das casas que vendem este tipo de liquidos, vende agua com um corante). Depois vêm para aqui por defeitos onde eles não existem. Já tive um ax diesel, uma berlingo, um Cup, e o saxo diesel. NUNCA tive problemas de maior. Nunca meti uma embraiagem num carro meu. E, posso dizer que vendi o ax com 300 mil km.

                              Sinceramente acho muitas vezes que não é falta de sorte mas sim de gosto.
                              Pois eu acho que aqui não há falta de gosto, mas sim falta de educação democrática. Sabe democracia, aquele conceito pelos vistos ainda tão pouco enraízado nalguns portugueses, que tem a ver com respeitar opiniões diferentes das nossas! Compreendo e aceito que tenha uma opinião diferente da minha e que ache os saxos exelentes, mas não aceito que venha para aqui especular à cerca da forma como faço a manutenção ao meu carro!
                              Quanto a andar a 190 num Saxo, siginifica puxá-lo ao limite, contudo qualquer máquina que seja boa (e não estou a falar só de automóveis) aguenta perfeitamente ser puxada ao limite de vez em quando. Aliás o limite, existe para delimitar até onde pudemos ir e garanto-lhe que o saxo a 190 não entra no red line, pelo que mesmo esporadicadamente, o limite não é ultrapassado!
                              Aliás, a manutenção correcta sempre a fiz em todos os carros que tive, tal como a todos os puxei ao limite de vez em quando (inclusive um Peugeot de 1988 que veio para as minhas mãos em 7ª mão e que também dava 190 de vez em quando, adescer muito tal como a arrastadeira do saxo) e nenhum deles queimou a junta da cabeça!!!
                              Dado que deve ser o único que não tem defeitos, nem sei como nunca nenhuma instância do mundo automóvel se lembrou de considerar o saxo diesel como o melhor carro do mundo...

                              Comentário


                                #75
                                Durante muito tempo fiz as revisões na marca. Hoje em dia são feitas em minha casa pelo chefe de oficina de uma citroen que é meu amigo.
                                A ultima revisão que fiz meti: oleo total + filtro, filtro de ar, discos e calços, oleo travões, filtro de gasoleo, liquido radiador de origem... gastei em material cento e pouco euros. N marca não me chegavam 400 euros.

                                Conheço varias pessoas incluido da minha familia, que têm saxos com mais de 300 mil km que nunca abriram o motor. Se quem gosta de puxar não tiver certos cuidado, é mais do que evidente que os problemas vão aparecer. Se o motor já tem desgas-te ou folgas, andar no limite tem as suas consequencias... mas isso fica ao critério do dono.

                                Comentário


                                  #76
                                  Viva!!!
                                  Sendo também proprietário de um carro que partilha também esse motor, ou seja, um 106 1.5 de 1997, decidi escrever aqui igualmente a minha experiência com esse carrito. Neste momento vai com cerca de 170.000, tendo mudado de correias aos 110.000, portanto, com 10.000 km's de antecipação, já que tive uma experiência muito má com outro diesel cujo motor foi para a sucata por causa disso.

                                  Coisas boas primeiro:

                                  Muuuuitoooo económico!!!
                                  Manutenção relativamente barata.
                                  Ágil em "terreno" urbano.
                                  Despachado em auto-estrada.
                                  Confortável (tendo em consideração o tipo e tamanho do carro)

                                  Agora, as coisas menos boas (leia-se material avariado e substituído)

                                  - radiador novo aos 130.000 (+/-) e parece qua já está a pedir outro, não sei o que se passa com aquele material, aliás aquilo é extremamente frágil, pois os favos do radiador partem-se com uma facilidade...
                                  - rectificação da cabeça do motor, com substituição da junta (140.000)
                                  - baba-se um pouco da junta situada mais acima, no motor, não me ocorre agora o nome da dita cuja, mas anda assim mesmo, na boa.
                                  - alternador novo aos 160.000
                                  - desembraiador já não funciona a 100%, pois a frio faz "aquele barulho" típico.

                                  E é tudo. A manutenção era feita junto de um "mecânico" que já não lhe mexe, pois eu acho que não era "saudável" para o carro...
                                  Espero que ele rode ainda muitos quilómetros, pois nunca mais vou encontrar uma máquina tão poupadinha e despachada como esta!

                                  Talvez o troque um dia por um carro eléctrico!!!!

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por xarly Ver Post
                                    Viva!!!
                                    Sendo também proprietário de um carro que partilha também esse motor, ou seja, um 106 1.5 de 1997, decidi escrever aqui igualmente a minha experiência com esse carrito. Neste momento vai com cerca de 170.000, tendo mudado de correias aos 110.000, portanto, com 10.000 km's de antecipação, já que tive uma experiência muito má com outro diesel cujo motor foi para a sucata por causa disso.

                                    Coisas boas primeiro:

                                    Muuuuitoooo económico!!!
                                    Manutenção relativamente barata.
                                    Ágil em "terreno" urbano.
                                    Despachado em auto-estrada.
                                    Confortável (tendo em consideração o tipo e tamanho do carro)

                                    Agora, as coisas menos boas (leia-se material avariado e substituído)

                                    - radiador novo aos 130.000 (+/-) e parece qua já está a pedir outro, não sei o que se passa com aquele material, aliás aquilo é extremamente frágil, pois os favos do radiador partem-se com uma facilidade...
                                    - rectificação da cabeça do motor, com substituição da junta (140.000)
                                    - baba-se um pouco da junta situada mais acima, no motor, não me ocorre agora o nome da dita cuja, mas anda assim mesmo, na boa.
                                    - alternador novo aos 160.000
                                    - desembraiador já não funciona a 100%, pois a frio faz "aquele barulho" típico.

                                    E é tudo. A manutenção era feita junto de um "mecânico" que já não lhe mexe, pois eu acho que não era "saudável" para o carro...
                                    Espero que ele rode ainda muitos quilómetros, pois nunca mais vou encontrar uma máquina tão poupadinha e despachada como esta!

                                    Talvez o troque um dia por um carro eléctrico!!!!
                                    Boas!

                                    A junta de que falas é a junta da tampa das valvulas, custa 13 euros + iva de origem. Um dia que vaz ao mecanico fazer qualquer coisa, ele troca-te isso. Em relação à junta da colaça não é normal nestes carros. Tens atenção ao nivel da agua? A citroen recomenda mudar de 2 em 2 anos. Dito na propria marca, se meteres sempre um bom liquido do radiador, isso diminui em muito o risco de estrago no radiador e peças inerentes.
                                    Por vezes os antigos donos usam agua, o que faz ganhar ferrugem. Quando se mete liquido proprio, vai acontecer que vai limpar essa ferrugem. Furos à vista... lol

                                    Comentário


                                      #78
                                      ca em casa há um saxo 1.5d sx comercial de 2000 com 140000kms e cá vai a minha opiniao:

                                      ate agora em 9 anos a unica coisa que avariou foi o motor do limpa vidros e levou o ano passado uma bateria,tem uma boa capacidade de carga atendendo ao seu tamanho,motor relativamente despachado principalmente nas primeiras 3 mudanças atendendo ao facto de que 58cv não fazem milagres,é bastante facil de conduzir e bastante poupado.
                                      os pontos negativos no meu entender são a posição de condução que é muito elevada e os ruidos parasitas.
                                      de resto tem-se revelado bastante fiavel,visto que desde os 50000kms que não vai a marca e muitas vezes deixamos passar as revisões em claro.
                                      para um carro que tem este trato não nos podemos queixar muito.
                                      ps:até nas lavagens é um desgraçado visto muitas vezes passar quase um ano sem ver uma lavagem,aspiração??não me lembro quando foi a ultima!!
                                      Editado pela última vez por joaobras; 03 August 2009, 21:44. Razão: palavra com erros

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por xarly Ver Post
                                        Muuuuitoooo económico!!!
                                        Manutenção relativamente barata.
                                        Ágil em "terreno" urbano.
                                        Despachado em auto-estrada.
                                        Confortável (tendo em consideração o tipo e tamanho do carro)
                                        Acredite que isto não é de modo algum querer implicar consigo, mas despachado em auto estrada???!!!

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por carman Ver Post
                                          Acredite que isto não é de modo algum querer implicar consigo, mas despachado em auto estrada???!!!
                                          Acredite que também não é de modo algum implicância...

                                          Mas se excluir o som do motor que se faz notar e bem a partir dos 120/130kmh não podemos chamar "caracol" ao chacito.

                                          De resto acompanha e até "empurra" alguns veículos que se calhar considera mais despachados!

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Calmex Ver Post
                                            Acredite que também não é de modo algum implicância...

                                            Mas se excluir o som do motor que se faz notar e bem a partir dos 120/130kmh não podemos chamar "caracol" ao chacito.

                                            De resto acompanha e até "empurra" alguns veículos que se calhar considera mais despachados!
                                            Definitivamente temos concepções diferentes de qualidade e de rapidez, no entanto, só lhe tenho a dizer que tenho pena de não estar tão contente com o meu carro como voçê está com o seu.
                                            Continuação de bons kms.
                                            Abraço

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por carman Ver Post
                                              Definitivamente temos concepções diferentes de qualidade e de rapidez, no entanto, só lhe tenho a dizer que tenho pena de não estar tão contente com o meu carro como voçê está com o seu.
                                              Continuação de bons kms.
                                              Abraço
                                              Não falei em qualidade! Até porque as únicas qualidades que reconheço ao carro é fazer aquilo para que foi adquirido com o minimo gasto, e isso ele tem cumprido na intrega!

                                              Não sei que mais carros conduz ou está habituado a conduzir, mas para entrar a 180/190 numa subida e chegar a 90... das duas uma, ou a subida é muito grande a acentuada...e aí qualquer carro perde velocidade (não perderá tanta, mas perde) ou o seu carro não está a puxar convenientemente!

                                              De resto estou satisfeito sim...é só meter gasoleo e seguir! O facto de ter comprado novo e não ter ainda sequer os km com o qual comprou o seu fará ao caso concerteza! O trato do último propriatário pode não ter sido o melhor!


                                              Cumprimentos!

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por carman Ver Post
                                                Acredite que isto não é de modo algum querer implicar consigo, mas despachado em auto estrada???!!!
                                                Circular numa auto-estrada a uma velocidade que oscila entre os 120 e 150 km/h é, pelo menos para mim, andar de forma despachada. Para além dessa velocidade nem sequer recomendo com um carro deste tipo (podia ainda levantar voô)! Se quiser andar mais rápido, aí terei de recorrer a um carro mais potente e seguro, obviamente...

                                                Como disse e reafirmo; melhor que este "carrito" em termos de economia e manutenção só mesmo um veículo eléctrico. Penso que está para sair um por cerca de 18.500 euros e com o subsidiozito de 6.500 euros (de abate), penso que vale a pena pensar no assunto... (esse também só circula a uma velocidade máxima de 140 km/h... preparem-se para o futuro...)

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  o meu tem 225 000km, por agora so uma poli de distribuição

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por xarly Ver Post
                                                    Circular numa auto-estrada a uma velocidade que oscila entre os 120 e 150 km/h é, pelo menos para mim, andar de forma despachada. Para além dessa velocidade nem sequer recomendo com um carro deste tipo (podia ainda levantar voô)! Se quiser andar mais rápido, aí terei de recorrer a um carro mais potente e seguro, obviamente...
                                                    qualquer carro faz essas velocidades, por muito fraquinho que seja.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por CarlosCosta Ver Post
                                                      Boas!

                                                      A junta de que falas é a junta da tampa das valvulas, custa 13 euros + iva de origem. Um dia que vaz ao mecanico fazer qualquer coisa, ele troca-te isso. Em relação à junta da colaça não é normal nestes carros. Tens atenção ao nivel da agua? A citroen recomenda mudar de 2 em 2 anos. Dito na propria marca, se meteres sempre um bom liquido do radiador, isso diminui em muito o risco de estrago no radiador e peças inerentes.
                                                      Por vezes os antigos donos usam agua, o que faz ganhar ferrugem. Quando se mete liquido proprio, vai acontecer que vai limpar essa ferrugem. Furos à vista... lol
                                                      Uma coisa que não referi no meu ultimo post e que também vou ter que fazer na próxima revisão (150.000) é subst. a junta da tampa de válvulas.

                                                      De há uns 1.000 Km para cá tem aparecido umas humidades na zona inferior da tampa de válvulas.

                                                      Tendo em conta que usa junta, o valor é puxadote

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                                        qualquer carro faz essas velocidades, por muito fraquinho que seja.
                                                        a questão é que nem todos os carros me transmitem segurança suficiente para fazer essas velocidades! e se tiver de travar de repente...? e se houver uma colisão...? já fui obrigado a travar de emergência com este carro e acredite que não foi uma boa experiência... apesar de estar satisfeito com o carro, a segurança dele não é um dos pontos fortes.
                                                        Conduzir um carro com ABS e com um chassis mais rígido e equilibrado sempre é outra sensação de segurança.
                                                        E em relação à velocidade: é óbvio que também me pudia "mandar" para os 170 km/h com o 106, mas simplesmente recuso-me a fazê-lo numa via pública, pois não estou farto de viver nem quero matar também ninguém!

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          O meu Bolinhas ja esta nos 240mil km
                                                          E ja dei 180km/h com a maquina, era a descer, mas deu
                                                          Como disse anteriormente nao penso trocar de carro tao cedo, so quando o motor gripar ou por acaso tiver algum acidente . Meu primeiro carro, muitas experiencias vividas nele . Se alguma vez trocar é por um classico . Talvez um mini
                                                          Saxo foi feito para meter gasoleo e andar, para o preço que dei por ele estou bastante satisfeito .

                                                          Cumprimentos
                                                          Alexandre Póvoa

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Provavelmente o melhor carro do mundo!
                                                            O meu tá novo 83mil e pretendo no mínino 300mil klm.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por pfautojj Ver Post
                                                              Provavelmente o melhor carro do mundo!
                                                              O meu tá novo 83mil e pretendo no mínino 300mil klm.
                                                              Tambem quero que o meu chegue aos 300mil km ou mesmo que os passe Pode nao ser um carro que de nas vistas, um carro com muito conforto ou com grande motor, mas satisfaz em tudo as minhas exigencias . Nao quero mais . Não gastem dinheiro em bons carros, invistam em coisas mais uteis, ou entao aproveitem o dinheiro para curtir a vida . Muitos sonham em ter altos carros e nao sei que . Eu tenho um saxo e sou feliz á minha maneira

                                                              Cumprimentos
                                                              Alexandre Póvoa

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X