Acidente com fuga na A5

Então não há qualquer ilegalidade da parte do seat.

Olha que ha...

Artigo 24 do C.E:

1 — O condutor deve regular a velocidade de modo que, atendendo às características e estado da via e do veículo, à carga transportada, às condições meteorológicas ou ambientais, à intensidade do trânsito e a quaisquer outras circunstâncias relevantes, possa, em condições de segurança, executar as manobras cuja necessidade seja de prever e, especialmente, fazer parar o veículo no espaço livre e visível à sua frente.
2 — Salvo em caso de perigo iminente, o condutor não deve diminuir subitamente a velocidade do veículo sem previamente se certificar de que daí não resulta perigo para os outros utentes da via, nomeadamente para os condutores dos veículos que o sigam.
3 — Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 60 a € 300.

Dificil de provar claro esta, mas a culpa aqui nao morre inteiramente solteira... [;)]

Olha que ha...

Dificil de provar claro esta, mas a culpa aqui nao morre inteiramente solteira... [;)]

Ele não bateu no outro, e a questão do espaço visível à sua frente também não se aplica. Ele foi bater no rail que estava de lado.

Ridículo!

Além de se mandar de repente para a via da direita e provocar um acidente, ainda tem a lata de fugir, dizer que não bateu e que havia espaço para parar!

Penso que o Seat não ia assim taao de força..
Em filmagens é muito difícil saber a velocidade a que vai.. E geralmente dão sensação de mais velocidade do que aquilo que realmente é..

Como é que ainda andam a discutir culpas? O Seat até podia vir a 300, o Focus mudou de via, logo automaticamente PERDE a prioridade, logo tem culpa, ponto.

O que o Marbella ia a fazer não é considerado uma ultrapassagem? Pelo que entendo a faixa mais à direita não tem qualquer indicação de mudança de direcção.

Não, só é considerada ultrapassagem se o Seat mais à frente mudasse de via (para a esquerda, claro está). Faço frequentemente vários km's em AE sempre na faixa da direita e passo dezenas de carros. Não tenho culpa que eles não cumpram o código e não circulem à direita.

Ele não bateu no outro, e a questão do espaço visível à sua frente também não se aplica. Ele foi bater no rail que estava de lado.

Ele basicamente nao ''respeitou'' isto:

(...)intensidade do trânsito e a quaisquer outras circunstâncias relevantes, possa, em condições de segurança, executar as manobras cuja necessidade seja de prever e, especialmente, fazer parar o veículo no espaço livre e visível à sua frente.

Para alem do estado da viatura, que nao se aplica que ate podia estar em bom estado, mas nao é de todo um carro seguro nem feito para aquelas situaçoes.

Não se aplica a coisas que se metam à frente no ultimo segundo...

Antes pelo contrario... é por coisas que se metem à frente no ultimo segundo que existe esse artigo.

Nao muda em nada o caso, e duvido que fosse autuado por isso, mas ter mais noçao do que tem nas maos e mais precausao mesmo nao indo para o mesmo local que os carros da fila, nao fazia mal a ninguem.

Acredito que ele nem fosse tao depressa, que o video engana e que ate fosse dentro da velocidade... mas nao deixa de ter uma ponta de irresponsabilidade e de ingenuidade porque estas situaçoes sao mato.

Atençao, nao defendo minimamente o condutor do Focus, teve uma conduçao extremamente perigosa (e se fosse a mota?) e uma atitude mais que infantil... ja era tempo de agir como um homem com 30 e muitos.

Ele basicamente nao ''respeitou'' isto:

(...)intensidade do trânsito e a quaisquer outras circunstâncias relevantes, possa, em condições de segurança, executar as manobras cuja necessidade seja de prever e, especialmente, fazer parar o veículo no espaço livre e visível à sua frente.

Para alem do estado da viatura, que nao se aplica que ate podia estar em bom estado, mas nao é de todo um carro seguro nem feito para aquelas situaçoes.

.

Ele não se encontrava na situação de trânsito intenso. Ele ia numa faixa completamente livre. O do Focus desrespeita a regra geral da prioridade, desrespeita os básicos de condução segura com uma manobra perigosa, irresponsável e sem o mínimo cuidado na sua realização. E nem sequer levou em linha de conta o diferencial de velocidades. Seria neste tipo de situação que eu dificilmente conseguiria manter a minha racionalidade e poderia acabar com o carro dele na valeta.

Drifter, pensa assim.

Qual foi o nexo de causalidade do acidente?

- A velocidade a que seguia o Seat?
ou
- A manobra efectuada pelo condutor do Focus?

Respondendo a esta pergunta, tens a responsabilidade pelo acidente.[;)]

Ele não se encontrava na situação de trânsito intenso. Ele ia numa faixa completamente livre. O do Focus desrespeita a regra geral da prioridade, desrespeita os básicos de condução segura com uma manobra perigosa, irresponsável e sem o mínimo cuidado na sua realização. E nem sequer levou em linha de conta o diferencial de velocidades. Seria neste tipo de situação que eu dificilmente conseguiria manter a minha racionalidade e poderia acabar com o carro dele na valeta.

Isto é daquelas situaçoes que tem de reinar a desconfiança e a prudência, o do Fiat ia sim senhora na sua faixa sem ninguem mas com transito intenso na sua faixa ao lado, o bom senso diz que uma situaçao destas pode acontecer a qualquer momento logo modera-se a velocidade. Nao posso afirmar que se fosse mais devagar o mesmo nao tinha acontecido, mas...

Sao estas pequenas coisas que muitas vezes se criam dissabores, do genero: o carro a nossa frente da pisca para encostar e nos metemo-nos logo a ultrapassar sem saber bem o que o carro vai fazer e quais as intençoes, depois acontecem acidentes, nao temos qualquer culpa mas podia ser minimamente evitável se tivéssemos esperado para ver o que saia dali.

Volto a repetir, nao desculpo minimamente a atitude cobarde e infantil do Focus.

Drifter, pensa assim.

Qual foi o nexo de causalidade do acidente?

- A velocidade a que seguia o Seat?
ou
- A manobra efectuada pelo condutor do Focus?

Respondendo a esta pergunta, tens a responsabilidade pelo acidente.[;)]

Nao acho que haja duvida em relaçao a causa e ao causador do acidente, 110% do Focus. Mas ao mesmo tempo acho que o condutor do Seat podia ter sido mais prudente [;)]

Last edited:
É de louvar a atitude do motard que nem pensou 2X em seguir o anormal do Focus. O Seat não me parece que vá com grande velocidade, porém numa situação daquelas mais vale ir com precaução. Não faltam artistas a fazer o que o do Focus fez, todo o cuidado é pouco. O condutor do Focus tem perfeita consciência da asneira que fez, tentou fugir à responsabilidade, e ainda tem lata para agir como um anormal.

Além disso a asneira dele agora é pública :)

busted.jpg

O que o Marbella ia a fazer não é considerado uma ultrapassagem? Pelo que entendo a faixa mais à direita não tem qualquer indicação de mudança de direcção.
.

Não. Só é considerado ultrapassagem (pelo que me foi ensinado quando tirei a carta, logo não sei se algo mudou) é que ultrapassagem é só quando se sai passa um carro e nos colocamos à frente dele. Por ex, irmos na faixa do meio-->faixa esquerda--> faixa do meio.
Neste caso a faixa onde o Seat seguia é apenas para virar à direita, e neste caso ele está a passar pelos carros e não a ultrapassa-los.

Devia-se ter mandado era para a frente de um jipe ou de algum camião, que assim ao menos parava e só saía quando viesse a polícia.

Se fosse o da mota, as coisas complicavam-se...

Já agora, que tipo de mota era? Desportiva, não? Estes bichos aceleram muito bem, aquela aceleração para ir atrás do gajo foi forte!!!

Devia-se ter mandado era para a frente de um jipe ou de algum camião, que assim ao menos parava e só saía quando viesse a polícia.

Se fosse o da mota, as coisas complicavam-se...

Já agora, que tipo de mota era? Desportiva, não? Estes bichos aceleram muito bem, aquela aceleração para ir atrás do gajo foi forte!!!

Uma 500 antiga já acelera bem, não necessita de ser "Desportiva".

Ah, e o cab*** nem sequer ia virar à direita para a praça de Espanha/ Av. Ceuta, porque lá à frente meteu-se outra vez para a faixa do meio. Ainda por cima era chico-esperto [8b]

Ah, e o cab*** nem sequer ia virar à direita para a praça de Espanha/ Av. Ceuta, porque lá à frente meteu-se outra vez para a faixa do meio. Ainda por cima era chico-esperto [8b]

Para mim isso e o ir embora no final, foi o mais chocando, ha pessoal que nao tem mesmo a noçao do que é conduzir e do que estar a manusear... o que é realmente (muito) preocupante. Bem, mas acho que da para ver isso ja que ele pensa que estava numa faixa de aceleraçao e que era normal fazer o que fez.

So espero que quem viva em Lisboa nao se cruze com este senhor.

Back