[Economia] Amor e uma conta bancária...?

Amor e uma conta bancária...?

• Total de eleitores
    115
Para mim esse estudo estatístico mostra só aquilo que toda a gente sabe. Que antigamente as pessoas preferiam estar mal casadas do que divorcidas e não havia cá tantos problemas a nível de dinheiro como agora, inclusivamente até se podia ganhar pouco mas até se conseguia juntar.

Depois do 25 de Abril notou-se um aumento significativo de divórcios porque as mentes mudaram, a partir de 2000 as coisas começaram a mudar e cada vez mais a agravar devido à crise.

Se esses casais partilhavam tudo ou não? Não saberemos mas nos anos 60 consigo afirmar que tudo era mesmo partilhado, tudo menos o dinheiro que o marido ganhava, o direito às traições também não devia ser algo que fosse muito partilhado por ambos os membros do casal, nem acho que os maridos gostavam de partilhar o vinho com as esposas. Pois, de facto... A não partilha traz mesmo taxas de divórcios baixas, há que rever isso. [:cool:]

Enquanto a recessão permanecer, o decrescécimo de divórcios vai continuar. Para divorciar também é preciso dinheiro.
ontem a minha mulher contava-me que um casal separou-se (não há dinheiro para divórcio), e como a casa era dela alugou um quarto ao marido. Tem regras para usarem a cozinha e WC, e para não se cruzarem... as dificuldades financeiras tem destas coisas.

cheira-me que a tendência começou a inverter em 2012, e vai-se acentuar em 2013.

de resto completamente de acordo com a última frase. (e já vou no 2º casamento [:D], se calhar por causa disso é quenão há cá partilhas nenhumas)
Eu também, por isso é que sei o que a casa gasta [;)]

Os defensores da partilha total, um dia vão sentir na pele o que uma mulher é capaz de fazer por dinheiro... e mais não digo...

Os defensores da partilha total, um dia vão saber na pele o que uma mulher é capaz de fazer por dinheiro... e mais não digo...

Por isso é que só põe a cabeça na guilhotina quem quer. Se querem ficar juntos não é preciso anelzinho no dedo e se há muita insistência nesse sentido, tomem cuidado.

Não houve guerra, acidente ou desastre natural que tivesse destruído tantas vidas como o casamento.

Eu também, por isso é que sei o que a casa gasta [;)]

Os defensores da partilha total, um dia vão saber na pele o que uma mulher é capaz de fazer por dinheiro... e mais não digo...
[:)][:)]

isso! Eu por acaso não tive stress, na altura era um teso e basicamente abdiquei de tudo tirando umas peças pessoais, de resto o recheio ficou todo. Apenas fizemos a partilha do apartamento (ela pagou-me uma parte... pequena). Como não havia filhos e era novo foi um fresh start.
Agora se este 2º casamento correr mal, duvido que me volte a casar: à 1ª caem todos, à 2ª só caí quem quer, à 3ª... [:D]

[:)][:)]

isso! Eu por acaso não tive stress, na altura era um teso e basicamente abdiquei de tudo tirando umas peças pessoais, de resto o recheio ficou todo. Apenas fizemos a partilha do apartamento (ela pagou-me uma parte... pequena). Como não havia filhos e era novo foi um fresh start.
Agora se este 2º casamento correr mal, duvido que me volte a casar: à 1ª caem todos, à 2ª só caí quem quer, à 3ª... [:D]
A persistência leva à perfeição. [:D]

Com taxas de divórcio acima dos 80%, não me parece. [:D]
Então, é malta que se está a aperfeiçoar!

Casa/Descasa; Casa/Descasa; Casa/Descasa; Casa/Descasa; Casa/Descasa; Casa/Descasa; Casa/Descasa; Casa/Descasa; etc... Em sequencia resulta em taxas altas!

Não percebes nada desta arte!!! [:D][;)]

Ou á conformidade!
icon_smile_big.gif
Ou isso. São vencidos pelo cansaço! [:D]

Vou-me informar. Presumo que se forem casados com comunhão de adquiridos as mais-valias, é só essas, sejam dos dois

A propriedade do saldo inicial mantém-se, o documento de transferência faz prova, o resto de certa forma mistura-se.

O que escreveste "E a conta é dos dois o dinheiro é dos dois." não é verdade, a titularidade de uma conta não garante a "propriedade" do dinheiro que esteja nessa conta.

Um exemplo: Se eu puser um filho na minha conta isso não quer dizer que metade do dinheiro "automaticamente" passe para esse filho e que os outros sejam deserdados desse valor. [;)]

Mas a minha questão ainda vai mais longe do que a simples titularidade.

Neste tópico fala-se de haver apenas UMA conta.
Por norma cada pessoa tem a sua, ou seja quando se juntam e se só querem ter uma conta, ou acabam com uma ou acabam com as duas a criam uma nova.

A questão é a criarem uma nova e nessa altura cada um deposita o seu dinheiro, não passa este dinheiro a ser dos dois? Já que a conta foi criada pós casamento?

Não sei !

Eu gosto imenso de dormir acompanhado.

É necessário peceber que cada caso é um caso.

Há casais que se tratam por voçê outros por tu e não é por isso que há mais ou menos amor,
há uns que usam o WC de porta fechada outros de porta aberta e não é por isso que há mais ou menos amor,
há uns que se peidam à frente um do outro, outros não e não é por isso que há mais ou menos amor
há uns que têm só uma conta e outros têm cada um a sua e não é por isso que há mais ou menos amor

São estranhas essas definições de amor.

E para maior clareza do que estamos falar, eu não gosto de dormir bem acompanhado. Gosto de uma boa sessão de #@!/* e depois, para dormir, adoro dormir sozinho. Se tiver 2 quartos, fantástico !
E também gosto de ir à casa de banho sem ter de sair de lá a correr por causa do cheiro.

Isso de viver com os porcos por baixo, já passou.

Eu como só ocasionalmente tenho companheira (o eterno solteiro), nunca se me colocou esse problema.

Mas já temos falado disso entre amigos, de modo que tenho a minha posição mais ou menos composta.

O regime seria de separação de bens, mas cada um contribuía de acordo com os seus rendimentos para uma conta conjunta. Para suportar as despesas conjuntas.

A haver separação, ninguém chora sobre esse dinheiro.

Por isso é que só põe a cabeça na guilhotina quem quer. Se querem ficar juntos não é preciso anelzinho no dedo e se há muita insistência nesse sentido, tomem cuidado.

Não houve guerra, acidente ou desastre natural que tivesse destruído tantas vidas como o casamento.
LOL! Epa, andas mesmo em fúria, pá! é daquelas coisas, cada um sabe de si, por acaso não me estou a ver a ter de andar a separar contas e continhas, como já disse acima. Devo mesmo ser um extraterrestre que casou muito cedo, e continua novinho. Ou então saiu-me mesmo o Euromilhões das mulheres!! Após 9 anos de namoro e 7 de casamento, não nos estamos a ver um sem o outro, temos as contas bancárias em nome de ambos, os carros está um em nome de cada um, para sairmos de casa, pegamos no que está mais perto da saída. Agora, da mesma maneira que não me faz comichão os que após anos de casamento ainda separam as contas, espero que a minha maneira de viver não faça comichão a outros.
Numa coisa tens razão, o principal motivo de divórcio é mesmo o casamento.

LOL! Epa, andas mesmo em fúria, pá! é daquelas coisas, cada um sabe de si, por acaso não me estou a ver a ter de andar a separar contas e continhas, como já disse acima. Devo mesmo ser um extraterrestre que casou muito cedo, e continua novinho. Ou então saiu-me mesmo o Euromilhões das mulheres!! Após 9 anos de namoro e 7 de casamento, não nos estamos a ver um sem o outro, temos as contas bancárias em nome de ambos, os carros está um em nome de cada um, para sairmos de casa, pegamos no que está mais perto da saída. Agora, da mesma maneira que não me faz comichão os que após anos de casamento ainda separam as contas, espero que a minha maneira de viver não faça comichão a outros.
Numa coisa tens razão, o principal motivo de divórcio é mesmo o casamento.

Ou seja têm mais do que uma conta, certo?

E ambos movimentam ambas?

Com taxas de divórcio acima dos 80%, não me parece. [:D]
Acho que os divórcios hoje em dia também são muitos porque as pessoas casam sem se conhecerem bem e sem ter bem noção do que é vida a dois (o que também acontecia antigamente mas na altura as pessoas conformavam-se), e depois há muita gente casmurra que não está disposta a comprometer em absolutamente nada e aí não há milagres, a probabilidade de encontrar alguém que nunca discorde em nada é menor que a de ganhar o euromilhões...

Antes de casar as pessoas deviam pensar muito bem se é mesmo isso que querem para a sua vida e se é mesmo aquela pessoa que querem, e se a conhecem tão bem que possam decidir isso com alguma certeza. Se toda a gente fizesse isso os divórcios caíam em flecha (assim com os casamentos, claro, porque só casava quem estava mesmo decidido).

Já conheci "n" pessoas que casaram "por casar" (porque namoravam há muito tempo, ou porque ainda estavam naquela fase inicial da paixão louca e atirara-se de cabeça, por pressão social/familiar, porque engravidou, etc) e aí não espero que dê nada de jeito, e não costuma dar mesmo (ou não dura ou andam-se sempre a dar mal).

Última edição:
Ou seja têm mais do que uma conta, certo?

E ambos movimentam ambas?

Temos "distribuído" da seguinte forma:
1 conta principal que tem as seguintes contas associadas:
1 conta-corrente para os gastos normais.
1 conta "poupança", em que todo o dinheiro acima dos 1000€ da conta corrente passa para esta conta automaticamente e sai desta conta sempre que a principal baixa dos 300€.
2 ou 3 contas poupança
1 conta tipo mealheiro, que ela utiliza para meter todo o dinheiro do IVA sempre que passa um recibo verde.de 3 em 3 meses, ao fazer a declaração do IVA, o dinheiro sai desta conta. Até meados do ano passado utilizavamos para este efeito, curiosamente a minha conta bancária de solteiro. Depois comecei a pagar comissões e fechei a conta.
1 conta do meu filho mais velho e outra do meu filho mais novo.

Voltar
Superior