Eu não queria participar neste tópico... mas cada vez que o assunto se dessenvolve mais me apetece escrever...
Acho que andam aqui a misturar pessoas com animais, embora haja muitos animais que pareçam pessoas e muitas pessoas que parecem animais, mas isso é outro tema, analisando bem as coisas, o animal não devia andar na rua solto e sozinho e o condutor se tivesse outros "principios" teria parado para ver como estava o animal, agora é assim, se sabem que a rua é estreita e passam carros os cuidados deviam ser re-dobrados com o gato, acredito que a pessoa não se desviou da estrada para atropelar o gato de propósito, logo se o gato andava solto e sozinho na rua a responsabilidade é SÓ dos donos, outro assunto é os valores morais do homem que atropelou o gato, nem todos pensamos da mesma maneira e nem todos gostamos de animais e nem todos... e podiamos ficar aqui o dia todo a falar das nossas diferenças, e é por isso que somos todos diferentes, mas se o senhor não tem esses valores ninguem o pode obrigar a ter.
O tratamento do gato é/vai ser dispendioso, mas é porque os donos têm amor ao animal e querem cuidar dele, mas foram os donos que o deixaram ir para a rua e o deixaram sozinho, portanto não se pode exigir nada ao condutor do carro, o mais que se podia dizer é que ele devia ter ido ver como estava o animal e não foi (ponto).
Não me venham dizer que os gatos são selvagens e fogem e isto e aquilo, eu tambem tive um labrador que não batia muito bem e uma vez fugiu me para a estrada e por pouco não foi atropelado, eu resolvi a situação com uma coleira e uma trela, coisa que, pelo que sei, tambem existe para gatos.
Eu adoro animais, e já entreguei um "velho" á policia por ter atropelado um cão que ia no passeio com trela a ser levado pelo dono, o velho atropelou o animal e continuou caminho, eu fui sempre atrás dele ate que o interceptei e lhe pedi satisfações e depois chamei a policia que foi ao local e encontrou o dono do cão que depois apresentou queixa.
Portanto não misturem as coisas, e tal como todos os animais são diferentes as pessoas também são, cabe-nos a nós ter-mos sentido de responsabilidade e sentimentos constantes e não só quando nos apetece ou " para inglês-ver" .
Abraço!