BMW 330d Vs CTR

citação:Originalmente colocada por v7

O que eu tenho curiosidade em saber é se no mesmo sitio e nas mesmas circunstâncias (do 330d) um Ibiza Cupra TDI também se conseguia ir embora na subida ou não !?

Se estás a falar do CTR (acho que do BMW ainda menos dúvidas há :D), o Ibiza com mais cvs. não tem 160?!

Mesmo na subida e perto dos limites dos motores de ambos os maiores cvs. do CTR falariam mais alto -> ou estás a querer dizer que a potência não interessa para nada ;)

Lembro-me bem de uma pica com um TDI 150cv´s e posso garantir que o CTR vai embora.. com alguma facilidade. Se for em aceleração mesmo em subida duvido que o Ibiza Cupra ganhe um milimetro que seja. Mas em reprise os 330NM ditam.

citação:Originalmente colocada por Miguel

Lembro-me bem de uma pica com um TDI 150cv´s e posso garantir que o CTR vai embora.. com alguma facilidade. Se for em aceleração mesmo em subida duvido que o Ibiza Cupra ganhe um milimetro que seja. Mas em reprise os 330NM ditam.

Contra o 330D perdi... e perdi muito bem.
Contra o Ibiza Cupra fumarento tenho a certeza que não perdia. Aquela velocidade o fumarolas não me acompanhava.

Tambem já tive um pequeno despique com um Leon 150 cv, e a 160 o VTR pura e simplesmente desaparece. Até porque a essa velocidade temos a 4ª em pleno v-tec.

Quanto às reprises... sabes qual é o remédio? E que, ainda por cima, não é quimico e não faz mal? E que sabe muito bem? R: Deitá-las a baixo.

Abraço

citação:Originalmente colocada por Luís

Meus amigos,
Tive a sorte de me cruzar com um BMW 330 d (231cv) à entrada da auto-estrada e de, evidentemente, fazer, com a colabração implicita do condutor do BMW, um pequeno tête-a-tête.
Bem, aquele carro é fenomenal...
Passando as portagens, quem vai de Braga para Guimarães, o ctr em 4 e 5, entre as 6.000 e as 8.000 parece-me um pouco mais despachado... isto é, em pelno v-tec, as cavlaos são cupsidos pelo ctr com mais rapodez e pareceu-me ter algum ascdennte. Mas... e há sempre um mas... esgotada a 5ª, já a 200/210, precisamente na altura em que a AE começa a subir (e quem conhece sabe que sobe bem) engreno a 6ª e o CTR, a 210 deixa de desenvolver para aguentar essa velocidade... quando de repente passa o BMW qual canhão, imparavel por ali a cima... bem, foi de ficar com os olhos em bico e ver os 500 nm de binário fazer a diferença...
Se já tinha um respeito do caraças por esse carro, agora até lhe faço uma vénia.

Aquilo simplesmente anda...tem uma força indescritivel... bem sei que sempre são mais 31 cv, 1.000 cc e quase o triplo do binário... mas a forma como me abanou na subida da AE...

Abraço

Então, viste um BMW? Porreiro! :D;)

Boas;

A 6ª do CTR dá cerca de 33 km/h por cada 1.000 rpm (no velocimetro) o que quer dizer que na potência máxima (7.400 rpm) vai a 244 km/h, que é aproximadamente a velocidade que foi apontado a direito (no velocimetro mais uma vez).

Desculpa mas acho que apenas 9 KMS de erro é curto.

O meu CTR a direito dá 250 kms de ponteiro e aí sim julgo que 15 kms de erro já deve ser muito perto do real anunciado ou seja 235 kms.

J.Ace

Contra o Ibiza Cupra fumarento tenho a certeza que não perdia. Aquela velocidade o fumarolas não me acompanhava.

Tambem já tive um pequeno despique com um Leon 150 cv, e a 160 o VTR pura e simplesmente desaparece. Até porque a essa velocidade temos a 4ª em pleno v-tec.

Quanto às reprises... sabes qual é o remédio? E que, ainda por cima, não é quimico e não faz mal? E que sabe muito bem? R: Deitá-las a baixo.

Abraço

Precisamente ;)

As recordações que tenho quando ia alguem ao meu lado e de 6ª mandava para 3ª e punha aquela carrinha do pão pular dos 120 aos 200 em menos de nada. :D

Grande grande máquina :)

Abraço

Precisamente ;)

As recordações que tenho quando ia alguem ao meu lado e de 6ª mandava para 3ª e punha aquela carrinha do pão pular dos 120 aos 200 em menos de nada. :D

Grande grande máquina :)

O que fizeste ao teu CTR?

No CTR, esticar 2ª, 3ª e 4ª é uma loucura.
Se a 60Km/h em 3ª meteres a 2ª é o fim do mundo... e os pneus a guinchar por todo o lado até amarrar... Vou ali ao parque e já venho...

Abraço

Nao me parece equeem subida isso seja assim tao linear como dizes. Em tudo o resto dou-te razao... Os ibizas Cupra sao carros tidos em muito ma conta...não entendo pq..talvez seja pq existem muito poucos que esteja stock, e depois com aquela bela caixa vai tudo para as couves..
Ate aos 200 o ibiza é um canhao tb..depois disso acabou...é muito pastelao...:)

Não me admirava nada que o 330d estivesse mexido. Falaram-me de um, em Braga, com 260/270cv. E verdade seja dita: neste motor isso nem deve ser muito dificil de alcançar.;)

Mas também podia estar stock e mesmo assim creio que se ia embora facilmente. Conheço a subida em questão e admito que o 330d, entrando nela a uma velocidade inferior a 200km/h, consiga chegar lá acima a 240km/h. Se tu dizes que não consegues mais de 210km/h, aí está a diferença.

citação:Originalmente colocada por Arturval

até o 1.2 cdti deve fazer parecido[:p]

nao digas isso senao temos 50 paginas em dois dias. quanto a comparaçao entre o ctr e o ibiza considero despropositada a comparaçao pq se estamos a falar em performance pura o Ctr tem qualidades inigualaveis dentro de um determinado segmento e preço. Claro que o Ibiza anda muito bem e tal mas ter todas as rotaçoes disponiveis no Ctr e uma animaçao para nao dizer que é orgasmico. A todos os defensores cerrados do Cupra aconselho a andar num Ctr e verificar as diferenças...Na minha opiniao o unico ponto que o cupra vence o Ctr e quanto a consumos e e preço de combustivel nada mais. quanto ao luis ainda bem que tiveste essa oportunidade de comparativo...uma coisa rara sem duvida...so demonstrou o carro brilhante que tens...

Bem, pelo que percebi o post original refere-se à primeira subida da A11 no sentido Braga->Guimarães, ou seja, a da ponte.
Se assim é, de facto para quem conhece aquela subida é interessente, pois atrapalha os motores, especialmente quando são de baixa cilindrada.
Um colega meu tem um Corsa 1.0 12v que nessa subida a puxar ao máximo (não sei se chega a meter 3ª, mas pelo menos em 4ª vai) o carro nem aos 120km/h permitidos por lei chega, acho que andava em torno dos 110km/h.
O meu Megane 1.5dCi de 80cv mostra um pulmão interessante, capaz de acompanhar alguns 1.4 a gasolina e até 1.6 menos espevitados, ainda assim por mais que se tente nem 150km/h atinge nessa subida, fica-se pelos 145 ou 148km/h de ponteiro claro, na prática bem posso ir a fundo que provavelmente nem a policia se aborrece comigo, de qualquer forma nas centenas de vezes que já passei aí nem a 145 costumo ir, mas a razoavelmente menos...
Uma vez recordo-me de ver quanto o Laguna 1.9dCi (120cv) dava nessa subida e recordo-me que atingi uns bons 175 a 180km/h de ponteiro, um outro amigo meu tem um Golf 1.9TDI 130cv e de ponteiro diz ir até a uns 190km/h nessa subida, mais coisa ou menos coisa, já me disse há uns tempos...
Alguem falou da Ibiza Cupra de 160cv, estou convencido que esse modelo tem obrigação de subir aquilo a uns 200km/h pelo menos, mas é apenas suposição minha pela relação potencia/velocidade que estabeleci intuitivamente pelos casos que conheço.

Cumprimentos

Excelente comparativo! Adorei a leitura e alguns dos comentários!

A bem da nação e da curiosidade "científica" da malta vou deixar mais um de dois veículos que "quase nada" têm de comparáveis:

CTR e CBR 600

Isto passou-se há já alguns anos (ainda eu era solteiro) num fim de tarde em que eu tinha saido de Lx a caminho da terra (bandas de Abrantes) na minha CBR 600 que muitas alegrias me deu!

Estava bom tempo, quase não havia trânsito na A1 e seguia eu nos meus habituais 150 quando se aproxima um carro preto e mesmo ao meu lado, antes de me ultrapassar vira-se para mim e faz um riso e levanta o dedo o polegar como que a dizer: "Fixe, vamos dar gás uma beca?"

Não sou nada de picos, mas fiquei curioso e pus-me atrás dele, só para ver o que aquilo dava e fiquei parvo! O cabr@o do carro foi quase até aos 250 (marcados no meu conta-km). É claro que a moto acelera infinitamente mais rápido, mas recordo que as retomas daquilo eram brutais, do género de reduzir para ultrapassar um carro e depois sair disparado com o motor a gritar!

Encostámos os dois na Estação de Torres Novas, fomos beber um café e ele, que também era motard, sugeriu trocarmos de viatura até à estação de Leiria. Infelizmente não deu porque saí em Torres Novas, mas admito que muito me surpreendeu aquele CTR que parecia ter um motor de moto montado num carro!

Quanto ao BM, só conheço o 535d e é incrível o que aquilo faz... com muito mais cilindrada que o CTR, mas com muito menos rotação!!!

Habitualmente conduzo um carro diesel com 140 cv, 320 nm e 1.380 kg</u>.

A subir o Viaduto Duarte Pacheco (sentido Lisboa-Cascais) consigo chegar lá acima a 160 km/h sempre em 6ª(se partir a 160) o que corresponde a 3.000 rpms

Outro dia subi em 5ª (só tem 5) a fundo, num carro a gasolina com 240 cv, 270 nm e 1.295 kg</u> partindo lá de baixo a 163 km/h cheguei lá acima a 160 também.

Tenho a noção que se tivesse posto 4ª teria acelerado em vez de abrandado e teria chegado lá acima a uns 180. Mas de qualquer forma achei curioso

citação:Originalmente colocada por Arturval

Não me admirava nada que o 330d estivesse mexido. Falaram-me de um, em Braga, com 260/270cv. E verdade seja dita: neste motor isso nem deve ser muito dificil de alcançar.;)

Mas também podia estar stock e mesmo assim creio que se ia embora facilmente. Conheço a subida em questão e admito que o 330d, entrando nela a uma velocidade inferior a 200km/h, consiga chegar lá acima a 240km/h. Se tu dizes que não consegues mais de 210km/h, aí está a diferença.

Sem duvida, o BM era bem capaz de ter tocado mnos 240 quando chegou lá acima, quando eu, na melhor das hipoteses - e já não é mau - chego aos 210/215 se for a esgotar a 5ª sem passar à 6ª.

És cá da terra (Braga)?

Voltar
Superior