Bolsa e investimentos

Depois de meses e meses a fio a dar dinheiro está tudo a por-se de fora para ver onde isto vai dar assim que a troika sair.

Os anúncios dos aumentos de capital dos principais bancos também não ajudam.

Por acaso fechei as minhas posições todas em acções no inicio do ano... Tenho andado à espera de uma correcção para ponderar uma nova entrada, mas ainda não estou convencido que esteja no ponto.

Entretanto tenho andado a brincar ao Forex... Para já com uma conta muito pequenina para aprender, mas até está a correr bem. A única coisa que tive que fazer foi largar os brokers nacionais que são uns verdadeiros ladrões e negociar num broker decente..

A bolsa agora está só para "profissionais".

Acredito que até ao 4º trimestre muita gente vai levar pancada, nomeadamente quem tem aplicações / fundos indexados.

Estou no entanto curioso para ver as OPV do Alibaba e dos correios Italianos. Cheira-me a especulação à seria.

Last edited:
Como tenho pouco tempo para me dedicar a investimentos financeiros, investi em certificados do tesouro com rendimento médio a 5 anos >= 4,5% TANB. Conservador, tranquilo, e com boa rentabilidade face ao panorama actual.

Quem investe por aqui nos mercados, que rendimentos costuma tirar?

Como tenho pouco tempo para me dedicar a investimentos financeiros, investi em certificados do tesouro com rendimento médio a 5 anos >= 4,5% TANB. Conservador, tranquilo, e com boa rentabilidade face ao panorama actual.

Eu pessoalmente uso sempre estratégias muito conservadoras, arrisco sempre uma percentagem relativamente pequena do meu "dinheiro da bolsa" em cada negócio e nunca compro nada sem definir de forma muito concreta os meus pontos de saída caso corra mal o negócio. Além disso em muitas alturas simplesmente ausento-me dos mercados totalmente, só negoceio acções quando acho que são boas alturas. Por isso não tenho lucros astronómicos, mas também nunca tenho dissabores grandes.. Quer dizer, no inicio fiz como faz toda a gente quando começa e tive grandes dissabores.

De qualquer forma para teres uma ideia, na minha conta Fx que é algo que está quase sempre em bom momento, no ultimo mês aumentei a minha conta em 16%.. Não foi nada mau tendo em conta que tal como disse antes tenho estratégias sempre conservadoras.

Mas muito honestamente acho que os produtos de taxa fixa, enquanto o BCE estiver com esta politica vão ser para esquecer.. Se neste momento estivesse à procura de um investimento relativamente estável para um horizonte de 5 anos, sem ter que perder muito tempo a olhar para isso, investia num fundo misto de acções e obrigações com maior exposição à Europa..

Last edited:

Acho que estás muito bem

Pessoalmente ainda não te consigo fazer um apanhado digno desse nome, puro e simplesmente porque não tenho um historial a longo prazo.

Posso no entanto adiantar que desde que o mercado começou a indicar que ia virar e reestruturei a coisa (+/- 2 meses) estou a ganhar entre 0.6 e 5.3%, com uma média de quase 2% (líquidos).

Provavelmente, agora que o mercado mostrou que vai mesmo cair, sou capaz de ver o que anda para aí de "ETFs short" e tentar algo a curto prazo.

Falando de quem me acompanha, julgo que a média dele anda entre 10 a 20%, se contabilizarmos as pancadas que apanhou quando era verde, ainda no século passado e primeira década deste. Ignorando estes períodos, se calhar anda próximo de 30%.

Claro está que este valor é apenas parte do dinheiro dele, sendo que o bolo está bastante distribuído por produtos menos atrativos e mais seguros, baixando assim significativamente o global.

Depois de meses e meses a fio a dar dinheiro está tudo a por-se de fora para ver onde isto vai dar assim que a troika sair.

Os anúncios dos aumentos de capital dos principais bancos também não ajudam.

Está tudo a por se fora? Não digo que não haja uma correcão mas não há sinais de distribuição a sério.

Repara que este movimento bull teve inicio com a acumulação feita na segunda metade de 2011, se tivessem mesmo a por se fora teriamos de ter muito mais volume...

Quem tá a por-se fora são os weak holders que compraram tarde e caro e agora estão a ver se saem sem perder dinheiro, como oferta potencial representam resistência e evitam que o preo suba.

Agora é ver se os pros se decidem por um shakeout, fazendo o preço cair obrigavam os weakholders a vender, fazendo assim descer ainda mais o preço e permitindo aos pros acumular a um preço mais baixo que o actual.

Também se podem decidir por fazer disparar o preço rapidamente através dos 1900 pontos, isso daria nova coragem aos weakholders e evitaria que muitos vendessem.

sc.jpg

Last edited:
Está tudo a por se fora? Não digo que não haja uma correcão mas não há sinais de distribuição a sério.

Repara que este movimento bull teve inicio com a acumulação feita na segunda metade de 2011, se tivessem mesmo a por se fora teriamos de ter muito mais volume...

Quem tá a por-se fora são os weak holders que compraram tarde e caro e agora estão a ver se saem sem perder dinheiro, como oferta potencial representam resistência e evitam que o preo suba.

Agora é ver se os pros se decidem por um shakeout, fazendo o preço cair obrigavam os weakholders a vender, fazendo assim descer ainda mais o preço e permitindo aos pros acumular a um preço mais baixo que o actual.

Também se podem decidir por fazer disparar o preço rapidamente através dos 1900 pontos, isso daria nova coragem aos weakholders e evitaria que muitos vendessem.

Tens ideia de qual é o volume que os fundos têm no bolo ?

É que com a aparecimento do Big, Best, etc, acredito que houve uma subscrição maciça de ativos com maior dispersão na bolsa portuguesa.

Não achas que, em parte, não poderão ser estes a aguentar a coisa e evitar o tal esvaziam€nto.

Repara que normalmente quem tem fundos anda sempre mais desatento e, mesmo que tente vender, leva com o preço do D3, 4 ou 5 após a ordem.

Continuo com a carteira de fundos quase toda no verde (apenas 2 no vermelho, um de obrigações suecas e outro de acções baía do pacífico e ásia austral. Perdas <10%). O Fundo de Acções nacionais valoriza +50%. O PPR acções nacionais também está positivo. Quase todos os restantes valorizam na casa dos dois dígitos.
A grande queda dos últimos 3-4 meses foi o fundo de acções biotech: de mais de 110% de valorização está agora em 60%.
Não tenciono mexer na carteira nos próximos tempos. Acho que esta correcção reflete apenas a histeria que ainda existe em torno do sector financeiro. Não me parece que assistamos a uma desvalorização como a de 2012.

Tenho-me safado +/- bem, só estou bem, no vermelho na PT. Entrei mais forte do que queria num dia parvo da bolsa. Dei ordem de compra a um valor ás 9h, não entrou, voltei a dar ordem de compra que entrou ao melhor preço só 10m depois já com a acção a subir mais de 3%....

Apartir dai tem sido só perder. :sh)

Estava a contar com boas notícias da Oi, mas estão a tardar. Acho que vou aguentar.

Eu estava a falar do SP500.

Na minha opinião o SP500 históricamente está a niveis já demasiado elevados tendo em conta o real desempenho das empresas... Embora também ainda esteja longe dos niveis absolutamente estrátosféricos atingidos em 2001 e em 2007, em que os PER's médios chegaram aos 65..

Neste momento, na minha forma de ver as coisas, estamos num cruzamento em que a questão do pánico que mandou as acções para preços anormalmente baixos e criou uma excelente oportunidade já passou, esse factor está esgotado. Agora só dois factores a meu ver poderão puxar o SP500 para valores significativamente superiores: ou a economia americana surpreende com dados concretos e reais positivos, ou o FED continua com as suas politicas de QE a niveis completamente loucos, causando uma valorização aparente dos activos denominados em dolares..

* Quanto à primeira questão, a verdade é que a economia americana não está assim tão robusta como o Obama pinta, os dados são muito contraditórios com muitas pessoas a indicar a fragilidade de alguns dados como é o caso dos numeros do desemprego que tem descido brutalmente, não devido à criação de novos empregos, mas sobretudo devido à mudança de regras contabilisticas que têm eliminado desempregados das estatisticas... Mas uma coisa boa que existe nos EUA é que há sempre alguém que se de ao trabalho de fazer as contas, e existe por exemplo uma associação que é a "Shadow Government Statistics" que se dedica a fazer estatisticas paralelas usando dados publicos, mas com critérios que respeitam as melhores práticas mundiais ou critérios usados no passado, e deixo aqui dosi gráficos engraçados:

Dados do desemprego Oficiais VS usando critérios de 1994 que incluem os desempregados de longa duração e pessoas que desistiram da procura ativa de emprego:
lh52d2a770.gif

Dados sobre a inflacção, usando a metodologia de 1980:
gu52d2a8d9.gif

Agora se aos numeros do PIB nominal, descontarmos a inflacção calculada pelo metodo alternativo para obter o PIB real, começamos a perceber os discursos do tipo: "a economia está melhor, não se sente é ainda na vida das pessoas"... Talvez a verdade é que a economia não está melhor, os numeros "oficiais" é que transmitem essa ideia porque politicamente é muito conveniente...

* Quanto à segunda questão, o FED não parece inclinado a parar com as politicas expansionistas... Mas nunca na história se assistiu a uma expansão monetária desta dimensão que mais tarde ou mais cedo não resultasse em inflacção, pelo que para os americanos o mercado de acções será um investimento lógico como forma até de se protegerem do que ai vem, mas para nós que estamos fora da zona dolar, é preciso ter muito cuidado com o verdadeiro crescimento do SP500 quando traduzido em euros... A desvalorização do dolar tem levado consigo uma parte dos ganhos..

Dito isto, a não ser que as politicas monetárias se aproximem mais e que comecem a surgir numeros economicos realmente robustos, eu teria algumas duvidas em investir forte no mercado americano.

Last edited:
Pois eu agora estou na ideia de ou aguentar, ou de reforçar aproveitando a baixa, diluindo o valor médio da acção que tenho. :confused:

É um erro grave pensar assim. Só te vai levar a decisões emocionais e geralmente erradas...

Esquece o preço de compra, olha para o preço actual e decide qual é a melhor opção.

É um erro grave pensar assim. Só te vai levar a decisões emocionais e geralmente erradas...

Esquece o preço de compra, olha para o preço actual e decide qual é a melhor opção.

Sim esqueço o preço da compra, olhando para o preço actual penso que está num bom valor, acho que a descida está a ser mais acentuada que devia.

Boas,

Para um iniciado que quer investir uns "trocos", qual o melhor intermediário financeiro a usar?

Tenho contas no Banif e Millennium, não sei se os seus serviços de trading valem algo/ são caros.

Tenho ouvido falar na Gobulling e no Bestbank, o que dizem?

Obrigado

Boas,

Para um iniciado que quer investir uns "trocos", qual o melhor intermediário financeiro a usar?

Tenho contas no Banif e Millennium, não sei se os seus serviços de trading valem algo/ são caros.

Tenho ouvido falar na Gobulling e no Bestbank, o que dizem?

Obrigado

Para acções ou CFD's a GoBulling, ou a Orey e todas as outras baseadas no SaxoBank são porreiras... Se é para Forex aconselho a criares uma conta à parte no Armadamarkets.

O Millennium para banco comercial tem um dos melhores sites para compra/venda de acções, com funções normalmente premium como um streamer em tempo real, disponivel de forma gratuita. Tem também certificados sobre indices que permitem investir directamente em indices que é algo que poucos bancos disponibilizam.. É também muito rico em informação e research... Mas nos bancos os custos são mais elevados e não tens acesso a produtos alavancados como nas plataformas de trading, pelo que sendo porreiro para constituir uma carteira do tipo buy & hold, não aconselho se a ideia for comprar e vender com mais frequencia.

Dou-te é por conselho primeiro treinar em contas de simulação e não te entusiasmes com as alavancagens no inicio, quando entrares num negócio faz sempre as contas ao máximo que podes perder caso corra mal. Faz esta conta sempre, sempre, sempre... Caso contrario em 3 tempos tens a conta vazia.

Back