Eu estava a falar do SP500.
Na minha opinião o SP500 históricamente está a niveis já demasiado elevados tendo em conta o real desempenho das empresas... Embora também ainda esteja longe dos niveis absolutamente estrátosféricos atingidos em 2001 e em 2007, em que os PER's médios chegaram aos 65..
Neste momento, na minha forma de ver as coisas, estamos num cruzamento em que a questão do pánico que mandou as acções para preços anormalmente baixos e criou uma excelente oportunidade já passou, esse factor está esgotado. Agora só dois factores a meu ver poderão puxar o SP500 para valores significativamente superiores: ou a economia americana surpreende com dados concretos e reais positivos, ou o FED continua com as suas politicas de QE a niveis completamente loucos, causando uma valorização aparente dos activos denominados em dolares..
* Quanto à primeira questão, a verdade é que a economia americana não está assim tão robusta como o Obama pinta, os dados são muito contraditórios com muitas pessoas a indicar a fragilidade de alguns dados como é o caso dos numeros do desemprego que tem descido brutalmente, não devido à criação de novos empregos, mas sobretudo devido à mudança de regras contabilisticas que têm eliminado desempregados das estatisticas... Mas uma coisa boa que existe nos EUA é que há sempre alguém que se de ao trabalho de fazer as contas, e existe por exemplo uma associação que é a "Shadow Government Statistics" que se dedica a fazer estatisticas paralelas usando dados publicos, mas com critérios que respeitam as melhores práticas mundiais ou critérios usados no passado, e deixo aqui dosi gráficos engraçados:
Dados do desemprego Oficiais VS usando critérios de 1994 que incluem os desempregados de longa duração e pessoas que desistiram da procura ativa de emprego:
Dados sobre a inflacção, usando a metodologia de 1980:
Agora se aos numeros do PIB nominal, descontarmos a inflacção calculada pelo metodo alternativo para obter o PIB real, começamos a perceber os discursos do tipo: "a economia está melhor, não se sente é ainda na vida das pessoas"... Talvez a verdade é que a economia não está melhor, os numeros "oficiais" é que transmitem essa ideia porque politicamente é muito conveniente...
* Quanto à segunda questão, o FED não parece inclinado a parar com as politicas expansionistas... Mas nunca na história se assistiu a uma expansão monetária desta dimensão que mais tarde ou mais cedo não resultasse em inflacção, pelo que para os americanos o mercado de acções será um investimento lógico como forma até de se protegerem do que ai vem, mas para nós que estamos fora da zona dolar, é preciso ter muito cuidado com o verdadeiro crescimento do SP500 quando traduzido em euros... A desvalorização do dolar tem levado consigo uma parte dos ganhos..
Dito isto, a não ser que as politicas monetárias se aproximem mais e que comecem a surgir numeros economicos realmente robustos, eu teria algumas duvidas em investir forte no mercado americano.