Carta de Mota...

então, ja há escola??

eu ando aqui a ressacar :(

tirei carta ha uns meses mas não posso comprar moto tão cedo. que saudades de dar umas voltinhas...

um gajo fica com o bichinho cá dentro e ele depois não nos deixa em paz [:D]

Eu ando a ver se aguento o bichinho.[:D]

Também porque tenho outras prioridades para os €€€ e porque pretendo comprar uma BMW R1150R. Lá terei de esperar uns tempos...

Eu ando a ver se aguento o bichinho.[:D]

Também porque tenho outras prioridades para os €€€ e porque pretendo comprar uma BMW R1150R. Lá terei de esperar uns tempos...

eu perdia a cabeça por uma destas:

mas não posso :(. pelo menos por enquanto.

Ando com ideia de tirar carta de mota... a questão que deixo aqui aos motards do forum é... é assim tão dificil aprender?
Eu sempre tive um medo pelado de motas... nunca sequer peguei numa! Andei uma vez à pendura... e nada mais!

Digam-me é assim tão dificil? Será que vou fazer figuras tristes?

Nota: já fui viciado em bicicleta, e sou altamente doido a andar e ando bastante bem.

Se tens amor a vida não te metas nisso. Claro que a vida em si é um risco... para morrer basta estar vivo, etc e tal... mas há riscos e riscos, se tivermos que por a vida por um fio que seja por algo absolutamente necessario. É a minha opinião.

Se tens amor a vida não te metas nisso. Claro que a vida em si é um risco... para morrer basta estar vivo, etc e tal... mas há riscos e riscos, se tivermos que por a vida por um fio que seja por algo absolutamente necessario. É a minha opinião.

não deixa de ser arriscado andar de moto, mas esse risco é sempre proporcional à pessoa a que a conduz.

se for guiada com respeito pela máquina, responsabilidade e sempre com total atenção ao que nos rodeia, uma volta de mota é uma experiência libertadora e um verdadeiro prazer!!!

se quando se anda de carro não se pode confiar muito nos outros que circulam nas estradas, ao andar de mota essa confiança deve ser sempre a minima possivel. Precaver todos os perigos e facilitar o minimo é obrigação de todos quantos andam de mota.

não deixa de ser arriscado andar de moto, mas esse risco é sempre proporcional à pessoa a que a conduz.

se for guiada com respeito pela máquina, responsabilidade e sempre com total atenção ao que nos rodeia, uma volta de mota é uma experiência libertadora e um verdadeiro prazer!!!

se quando se anda de carro não se pode confiar muito nos outros que circulam nas estradas, ao andar de mota essa confiança deve ser sempre a minima possivel. Precaver todos os perigos e facilitar o minimo é obrigação de todos quantos andam de mota.

Todos estamos sujeitos a ter um acidente de carro ou de moto por muito cuidadoso que sejamos, agora convenhamos que as probabilidades de teres um acidente conduzindo uma moto são superiores, por motivos obvios, como também são maiores as probabilidades de te aleijares com gravidade num acidente de moto mais que num acidente de carro.

Honda CM 125.

cm125cquer.jpg

O autor deste tópico nunca mais aqui apareceu...Será que se arrependeu?
Era mesmo uma coisa dessas, a cor e tudo.[;)]

Pergunta Perigosa:

Será que vale a pena tirar carta de 50cc ?!

Ou não há problema com a policia ?!

E quais as consequências se for apanhado ?

LOL

Nota: Tenho carta de ligeiro desde 2005, logo não posso pegar em 50cc ... Injusto ... pois carta de ligeiro até 1998 permite pegar em 50 cc's!

Nota 2: Só quero uma DTzita 50 para curtir o Verão!

LOL
Fui apanhado sem carta de 50cc uma vez, estava parado num parque de estacionamento com a DT LC50 de um amigo (ele estava tinha levado a minha suzuki RMX) quando aparece o Sr. Policia e pergunta logo no mesmo instante:
-A sua carta faxabor?

Eu fiquei :eek:
Respondi uma coisa qualquer (estava a tirar carta de carro e mota nessa epoca). Ele ainda disse qualquer coisa do tipo:
- Bom, desta vez passa mas eu que não o encontre mais nenhuma vez a andar por aí sem carta.

Enquanto andei com a minha RMX toda de origem nunca tive problema, na primeira vez que peguei numa DT50 toda "Xuning" aconteceu-me isto. [:)]

Quanto á multa penso ser a mesma de conduzir uma ligeiro sem carta, ou seja é um crime.

Todos estamos sujeitos a ter um acidente de carro ou de moto por muito cuidadoso que sejamos, agora convenhamos que as probabilidades de teres um acidente conduzindo uma moto são superiores, por motivos obvios, como também são maiores as probabilidades de te aleijares com gravidade num acidente de moto mais que num acidente de carro.

claro, ninguem disse o contrário.

agora ter amor à vida é aproveita-la ao máximo.

de certeza que quem anda de mota ou tem intenção de andar conhece os riscos que corre.

ainda no domingo vi uma situação chata. tava a trabalhar na pista de Braga como comissário nas corridas de motas que se realizaram e mesmo à minha frente um piloto caiu ao tentar uma ultrapassagem.
ao cair foi bater com a cabeça na roda de trás do outro piloto que lhe arrancou o capacete.

escusado será dizer que o rapaz não ficou em bom estado mas nada de muito sério (uma fractura e algumas escoriações).

quero com isto dizer que já vi a minha quota parte de acidentes de mota e mesmo não tendo mota faço questão de um dia ter pois sei bem os riscos que vou correr mas tambem a enorme dose de prazer que vou tirar dela.

Ando com ideia de tirar carta de mota... a questão que deixo aqui aos motards do forum é... é assim tão dificil aprender?
Eu sempre tive um medo pelado de motas... nunca sequer peguei numa! Andei uma vez à pendura... e nada mais!

Nota: já fui viciado em bicicleta, e sou altamente doido a andar e ando bastante bem.

estive aqui a comentar riscos e a falar sobre motas e nem cheguei a responder ao tópico.

pela minha experiência própria quando chegares à primeira aula de condução vais achar aquilo um bocado complicado com tantos manipulos e pedais, mas depois de passar aquela estranheza e receios inicais vais gostar tanto que não vais poder esperar pela próxima aula para dar umas voltinhas [;)]

eu como não posso comprar uma nos próximos tempos ainda vou ver se alugo uma num fds para dar umas voltinhas e matar o vicio!!!

Um amigo meu também nunca tinha pegados em motas, tirou carta, comprou uma bandite(suzuki), na primeira vez que andou nela deu logo um tombo, têm cuidado se fores para a frente com isso. [;)]

Boas.

Eu aprendi o básico das motas com 14 anos, fui com o meu pai dar umas voltas na sua mota naquela altura, uma NX250.
Deu para tombar-mos uma vez e tudo, mas fiquei com o básico bem assimilado.

Aos 18, foi altura de tirar a carta, eu queria só carta de carro mas o meu pai "obrigou-me" a tirar mota e carro pois poderia dar mais jeito.
Tive aulas com uma Honda XLR125R asquerosa, pneus vazios que davam uma confiança do caraças - NOT - e a transmissão completamente gasta - a fazer 8 em plano inclinado era vê-la a andar com a corrente a deslizar em falso.

No mesmo dia em que fiz o exame, passei à primeira, peguei na actual mota do meu pai, uma Honda NX4. Foi à noite e foi a noite em que mais medo tive de andar de mota, a diferença para a 125 era mais que muita e aliando a potência extra ao peso maior e posição de condução incorrecta tinha muito pouca confiança.
Actualmente esta mota só me faz confusão em situações em que o seu peso influenciam a maneabilidade da mota, essencialmente a arrancar para mudar de direcção.

A quem estiver interessado a tirar a carta penso que já foi tudo dito, tem que se ter muito mais cuidado do que se teria ao volante de um carro.
Pessoalmente incentivo-vos a escolherem motas baixas para se iniciarem, com motores a 4T que são bastante mais económicos de manter e alimentar - regra geral - e nos primeiros tempos caso sejam inexperientes tentem andar em alturas do dia sem transito para se acostumarem bem à mota.

Como nota final, não poupem na coisa mais importante, o capacete.
Não sou exemplar no aspecto do vestuário pois nem luvas uso, mas uso capacete, sempre. Não é preciso ser um Arai, a partir de 150€ já se arranjam bons exemplares e vejam as marcas nacionais de referência..

Um amigo meu também nunca tinha pegados em motas, tirou carta, comprou uma bandite(suzuki), na primeira vez que andou nela deu logo um tombo, têm cuidado se fores para a frente com isso. [;)]
Provavelmente por falta de cuidado para além de que uma Bandit como primeira mota... não acho que seja a mais indicada. É pesada e anda demais, penso que deve-se começar por algo do "escalão abaixo", não digo 125cc nem 250cc mas uma CBF500 seria mais indicado.[;)]

a treta do costume...

Esta é a que ganha as minhas atenções, mas pelo facto de ser um pouco cara, vai ter de esperar um tempo:(
01_1_b.JPG

Não quero ser desmancha prazeres mas hoje vi uma cena muito triste. Ao chegar à Trofa (estrada Trofa - Vila do Conde) vi um acidente entre uma mota (não deu para reconhecer a marca da mesma!) e um carro ligeiro conduzido por uma jovem que alega que a mota bateu no carro dela depois de uma ultrapassagem mal calculada. O condutor da mota se já não estava morto (espero que não!) estava pelo menos muito mal tratado. Ficou inconsciente de barrida para baixo junto a um pilar de granito. Estava com um braço debaixo do corpo, uma perna completamente desfeita e com a cabeça (com o capacete) encostado à terra. Um homem corajoso cavou um buraco por baixo do nariz e boca para que ele pudesse respirar, o buraco depressa se enchia de sangue e o tal senhor continuava a cavar... Embora inconsciente o jovem ainda estremeceu duas ou três vezes. Quando os Bombeiros o viraram pude ver os ossos a sairem pela carne em diversos pontos da perna. Os olhos estavam semi-abertos e sangrava pelo nariz, boca e ouvidos. Estas situações mais me agoniam por saber que o meu irmão e um cunhado são motares e ainda no outro dia falavam de velocidades de 280/290 Km/h como de pouca coisa se tratasse.

Um abraço

Também já vi acidentes graves de carro... Quanto ás velocidades, um embate a 280/290 Km/h , ou até metade, quer seja de carro ou de moto, é muito provavelmente mortal para o condutor...
Como em tudo na vida, há que ter noção dos perigos e, como tal, agir de um modo cauteloso.

Aprendi a andar de mota aos 12 anos, numa Casal de 2 velocidades. É muito fácil andar de mota. Mais do que andar de carro, na minha opinião...[;)]

Normalmente conduzo uma Vespa 150 Sprint...

Também conduzi uma Honda XLR125 nova e uma Yamaha SR-125 que não anda nada comparada com a Honda.

Nada de grandes máquinas... Mas um dia destes gostava de experimentar uma Hornet 600, uma das minhas motas favoritas

Last edited:
a treta do costume...

a treta do costume e ver o pessoal se autoenganar... Também andei muito tempo para comprar uma mas comecei a fazer "contas a vida" e acabei por desistir... "a matematica não engana"... Mas claro que se trata apenas de uma opinião, cada quem faz da sua vida o que apetecer.

Carta de Mota (preços)

Carta de Mota (preços)

Boas! Tenho licença de cilcomotor (50cm3). Pretendia tirar a carta pelo menos 125 ou 250. Agora a questão é a seguinte:

Como são os escalões desta categoria e respectivos preços? Como já tenho carta de categoria B desde 1999 será que tenho de fazer novamente o código?

Cumps a todos

Back