Boas.
Eu aprendi o básico das motas com 14 anos, fui com o meu pai dar umas voltas na sua mota naquela altura, uma NX250.
Deu para tombar-mos uma vez e tudo, mas fiquei com o básico bem assimilado.
Aos 18, foi altura de tirar a carta, eu queria só carta de carro mas o meu pai "obrigou-me" a tirar mota e carro pois poderia dar mais jeito.
Tive aulas com uma Honda XLR125R asquerosa, pneus vazios que davam uma confiança do caraças - NOT - e a transmissão completamente gasta - a fazer 8 em plano inclinado era vê-la a andar com a corrente a deslizar em falso.
No mesmo dia em que fiz o exame, passei à primeira, peguei na actual mota do meu pai, uma Honda NX4. Foi à noite e foi a noite em que mais medo tive de andar de mota, a diferença para a 125 era mais que muita e aliando a potência extra ao peso maior e posição de condução incorrecta tinha muito pouca confiança.
Actualmente esta mota só me faz confusão em situações em que o seu peso influenciam a maneabilidade da mota, essencialmente a arrancar para mudar de direcção.
A quem estiver interessado a tirar a carta penso que já foi tudo dito, tem que se ter muito mais cuidado do que se teria ao volante de um carro.
Pessoalmente incentivo-vos a escolherem motas baixas para se iniciarem, com motores a 4T que são bastante mais económicos de manter e alimentar - regra geral - e nos primeiros tempos caso sejam inexperientes tentem andar em alturas do dia sem transito para se acostumarem bem à mota.
Como nota final, não poupem na coisa mais importante, o capacete.
Não sou exemplar no aspecto do vestuário pois nem luvas uso, mas uso capacete, sempre. Não é preciso ser um Arai, a partir de 150€ já se arranjam bons exemplares e vejam as marcas nacionais de referência..