[Mercado] Compra de usado reprogramado!?

Compra de usado reprogramado!?

• Sim

Votes: 54 74.0%
  • Não

Votes: 15 20.5%
  • Indiferente

Votes: 4 5.5%

• Total voters
    73
Empresa mais conceituada de Portugal?

Isso é tão discutível. Uns dizem MB Power, outros PKE, outros VC, outros Turbotec, depende muito mesmo. Qual a melhor? Não sei, para mim nenhuma. Copiar mapas para a centralina é fácil, mexer no hardware e adequar o software não é para todos.

Depois dizeres que a reprogramação valorizou o carro é mentira. Digas o que disseres esse carro vai valer menos no mercado de usados, pois foi alterado e isso ainda é visto com preconceito.

Foi na PKE. Para mim e para muitos é a melhor, basta ver o feedback que a empresa tem. Nunca vi nenhum feedback negativo sobre esta empresa, o que diz muito dela. Tas a falar sem saber claramente, eles não fazem essa copia como tu dizes. Basta ver o trabalho intenso que fizeram recentemente para o 1.6TDI CR da VW.
Eu disse para mim valorizou, mais uma vez não leste bem o que escrevi. Tenho a certeza que muitas pessoas também achariam que é uma valorização.
Nunca o vou vender mas posso sempre voltar a por o carro de origem e vende-lo assim.

Ora bem antes de mais , e lendo o 1º post ...

Quem é que faz repros a 1.9 D atmosfericos ?? looooooooool

E isso de com mais binario as rpm descem deu para umas boas gargalhadas [:D]

Visto que andar com uma viatura reprogramada é ilegal caso a potência que está no DUA tenho sido alterada é sequer legal vender um carro com repro?

O valor comercial de uma viatura nestas condições é 0 visto que a viatura está ilegal.

Alguém sabe se podemos levar um vendedor a tribunal por nos ter vendido uma viatura com reprogramação?

Visto que andar com uma viatura reprogramada é ilegal caso a potência que está no DUA tenho sido alterada é sequer legal vender um carro com repro?

O valor comercial de uma viatura nestas condições é 0 visto que a viatura está ilegal.

Alguém sabe se podemos levar um vendedor a tribunal por nos ter vendido uma viatura com reprogramação?

Essa é boa.
assim sendo todos os proprietários dos TDI da VW têm os carros ilegais.

A potencia que ta no DUA é a potencia homologada daquele motor.
Caso não saibas os motores vão perdendo cavalos ao longo do tempo... Também estão ilegais?

Não creio que ele tenha falado em "1.9/2.0d" como um Diesel Atmosférico, mas sim como um 1.9/2.0 Diesel.

Alteraçoes electronicas ao motor nao é ilegal, ja fisicas...

Se fosse ilegal as marcas nao faziam como deves calcular, basta ver a BMW com os Kit Performance para os 20d que passam por fazer... uma repro. Claro que acompanhado por um intercooler maior e tal.

Essa é boa.
assim sendo todos os proprietários dos TDI da VW têm os carros ilegais.

Ah? Porque é que os proprietarios de TDI estao ilegais?

Last edited:
QUando se reprogramam carros está a ser retirada margem de segurança, pelo que eu pessoalmente não compraria um carro reprogramado.

Entendo observaçao mas é relativo
Existem marcas que para mesmo bloco e mesmo turbo possuem varios mapas de potencia diferentes (ou seja à venda anunciada).
E porque ? A resposta é simples. Maioria dos paises taxam em potencia e nao cilindrada...E sao modos de ter mais preços a agradar todos
Ou seja cada caso é um caso e existem programacoes e programacoes, ate pq num bom programa só se nota qunado se pede mais pelo carro e fora isso o esforço do bloco é identico...

Alteraçoes electronicas ao motor nao é ilegal, ja fisicas...

Se fosse ilegal as marcas nao faziam como deves calcular, basta ver a BMW com os Kit Performance para os 20d que passam por fazer... uma repro. Claro que acompanhado por um intercooler maior e tal.

Ah? Porque é que os proprietarios de TDI estao ilegais?

Claro q nao é ilegal... Enfim
O que é ilegal salvo erro é ultrepassar 30% (ou 20% nao recordo ) da potencia anunciada sem alterar livrete e outras testes e inspecoes creio eu.
Como nao é facil provar numa inspecao GNR ou PSP de estrada ao fim ao cabo pouco importa a nao ser q seja de caras e esteja mesmo a pedilas[:D][:D][:D][:D]...

Não comprava um carro reprogramado.

Simplesmente porque não quero nem preciso de reprogramações. [:D]

O motor d'orige chega-me.

Entendo observaçao mas é relativo
Existem marcas que para mesmo bloco e mesmo turbo possuem varios mapas de potencia diferentes (ou seja à venda anunciada).
E porque ? A resposta é simples. Maioria dos paises taxam em potencia e nao cilindrada...E sao modos de ter mais preços a agradar todos
Ou seja cada caso é um caso e existem programacoes e programacoes, ate pq num bom programa só se nota qunado se pede mais pelo carro e fora isso o esforço do bloco é identico...

Não sei se existem muitos casos desses.. normalmente turbo e injectores são diferentes.

Depois as coisas são projectadas para certos limites + coeficiente de segurança, quanto reprogramas podes entrar pelo coeficiente de segurança e não passar os limites, mas estas sempre a aumentar o risco.

Por exemplo os dci 100 cv tinham o binario limitado a 200 N.m porque a caixa não aguentava mais, só quando colocaram uma caixa de 6v puderam retirar todo o binario do motor para os 240 N.m, e o binario maximo atinges 2000 e pouco rpm pelo que quem faz uma repro nesse motor esta a correr um risco bastante grande.

Falei em motores diesel de 1.9/2.0 litros, se assumiste que eram atmosféricos, foste o único a fazê-lo... [:D]
Ainda que nos últimos anos, nem sequer me lembro de haverem muitas berlinas diesel atmosféricas a serem lançadas no mercado.

Não comprava um carro reprogramado.

Simplesmente porque não quero nem preciso de reprogramações. [:D]

O motor d'orige chega-me.

A questão é mesmo essa, se alguém reprograma o carro é porque o motor de origem não lhe chega, o que significa que é uma pessoa que gosta de lhe dar bem.

E não venham com histórias que é para reduzir consumos, quem tem esse propósito anda mais devagar, não investe numa repro.

A maioria dos carros depois de serem reprogramados nunca mais voltam a ser os mesmos. "Ah e tal volta-se a colocar o mapa de origem", sim e as folgas que entretanto o motor e o turbo ganharam? Pois.

Eu não respondi, visto que a minha opinião é que é Relativo.
Eu para mim talvez nunca comprá-se alterado sem pesquisar bem sobre o veiculo, mas se vir algum que valha a pena e seja de casa/programador da minha confiança era capaz de comprar.
Casas de confiança para mim há muitas, e sim, sei como fazem e o que fazem, e também ao ler o tópico já vi que há gente que anda enganada.
Até porque uma repro não passa por apenas aumentar os cavalos, e andam aí muitas empresas conceituadas que apenas fazem isso e copiam ficheiros de uns carros para outros, tipo "ah isto também é TDI e tem 110cv então este é a mesma coisa" e não cada carro tem o seu mapa, e já não era a primeira vez que pessoal ia a essas casas e saía de lá no seu Golf 110cv com um ficheiro do Ibiza 110cv, e um teste num banco que provava que tinha alta repro, no final tinha lá mais debito nos injectores, mas fazia fumo era o que interessava, a potencia era psicológica, e alguém ficava a ganhar 400€, por isso para mim era saber quem fez e o que o dono fez(também é relativo, porque em 100 carros usados 95 eram de uma professora de 70 anos, reformada...)
Moral da história, talvez compra-se mas já é bastante dificil encontrar algo usado em bom estado, então com repro...

Não sei se existem muitos casos desses.. normalmente turbo e injectores são diferentes.

Depois as coisas são projectadas para certos limites + coeficiente de segurança, quanto reprogramas podes entrar pelo coeficiente de segurança e não passar os limites, mas estas sempre a aumentar o risco.

Por exemplo os dci 100 cv tinham o binario limitado a 200 N.m porque a caixa não aguentava mais, só quando colocaram uma caixa de 6v puderam retirar todo o binario do motor para os 240 N.m, e o binario maximo atinges 2000 e pouco rpm pelo que quem faz uma repro nesse motor esta a correr um risco bastante grande.

O carro q tenho é talvez fora do comum (mais tecnologico). É um saab 9-5 turbo gasolina. E nesse carro existia para mesmo bloco varios opcçoes de potencia (mesmo turbo, etc...). Desse carro tenho certeza. Nao deve ser caso unico... As margens sao muito grandes . Nao andam nem perto do limite

Last edited:
A questão é mesmo essa, se alguém reprograma o carro é porque o motor de origem não lhe chega, o que significa que é uma pessoa que gosta de lhe dar bem.

E não venham com histórias que é para reduzir consumos, quem tem esse propósito anda mais devagar, não investe numa repro.

A maioria dos carros depois de serem reprogramados nunca mais voltam a ser os mesmos. "Ah e tal volta-se a colocar o mapa de origem", sim e as folgas que entretanto o motor e o turbo ganharam? Pois.

Olha q cada caso é um caso... Generalizar num assunto tao complexo e relativo é muito errado. Existem blocos e turbos q vêm de fabrica ja com imensas limitacoes nao por perigos de problemas mas para serem taxados de acordo com certos paises. Nao se esqueçam q existem paises q cavalos a partir de certo valor paga mesmo MUITO como Holanda e outros (outros à cilindrada depende). Alemanha salvo erro pagam aos Kw (cavalos) os impostos e nao é pouco

NOTA:
nao falo do carro em causa pq sinceramente nao tenho conhecimento de causa , apenas falo do tema geral lançado

Last edited:
Back