Olá.
Tenho seguido atentamente este fórum pois o meu Dacia Duster 4x2 110cv com ESP está a caminho e gosto de me manter informado.
Ora bem, considero que chegou a altura de tecer umas considerações.
Antes de mais, muito obrigado a todos os que partilharam a sua opinião informada (as outras servem para dar umas risadas), quer a favor, quer contra o Dacia Duster. Qualquer decisão sensata é feita ponderada os prós e os contras e nisso vocês ajudaram-me.
A grande questão que me levou a registar-me e a fazer este post está relacionada com a discussão das motivações de quem compra um Duster. Uns dizem que é por termos a mania que temos que ter um SUV quando pelo mesmo dinheiro podíamos comprar um utilitário melhor etc etc. Permitam-me discordar neste ponto. Por ter começado a trabalhar à cerca de 8 meses e estar a pensar em andar para a frente na minha relação, precisava de um carro económico (o dinheiro não é abundante), com espaço para bagagens de férias e um potencial puto a caminho, conforto, algum equipamento de série (conduzo uma Citroen Xsara 1.4 HDi de 2004, portanto o Dacia é um upgrade), bom motor (acho que aqui não há dúvidas), manutenção barata e que dure uns bons anos sem achar que preciso de um carro melhor/maior. Claro que o Cx é foleiro, a ausência de alguns dispositivos de conforto bem patente, o valor de revenda é uma miséria, o interior é pobre. Mas tendo em conta aquilo que procurava, a alternativa pelo mesmo preço e com o mesmo nível de equipamento (fosse uma SW, outro SUV ou até uma Berlina), tendo em conta que não possuo um carro para dar para abate, é inexistente na minha opinião. Sim, podia dar +5000€ e ter um QQ (que é superior, quem discordar tem que acordar) ou até uma Cee'd SW, mas é um esforço financeiro que não posso ou quero fazer. Para além do mais, o Duster até é bonitinho e consigo pensar em muitos veículos da mesma gama que não me atraem tanto esteticamente (a motivação para comprar um carro que nos é apelativo ao olho é sempre superior), embora reconheça a sua superioridade em termos de equipamento.
De qualquer das maneiras, que isto vai longo, chega da conversa "o meu é maior do que o teu porque"... Como se diz na minha terra, não é o tamanho, é o que fazemos com ele. O mesmo aplica-se ao nosso carro. Se para nós serve, a opinião mais ou menos fundamentada dos outros deve apenas servir para firmarmos ou duvidarmos da nossa opinião e nunca entrar em concursos que em nada acrescentam ao nível intelectual da conversa.
Cumprimentos.