Estás em forma?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início

Estás em forma?

• Estou 100%

Votos: 113 21,0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votos: 46 8,5%
  • Regular com altos e baixo

Votos: 181 33,6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votos: 65 12,1%
  • Bastante cansado

Votos: 27 5,0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votos: 107 19,9%

• Total de eleitores
    539
Treinas há quanto tempo?

Se estás entre o nível intermédio e avançado, eu diria que estás muito bem!

treino de musculação só há uns 5 anos, antes disso treinava apenas cardio, mas os meus resultados no cardio são bastante mais fracos que na força ou musculação, embora no remo os tempos que faço até sejam razoaveis
mas fora isso, corrida e bicicleta não são nada de especial
provavelmente se fizesse treino de corrida em series melhorava bastante, mas nunca me entusiasmei para isso

há grupos musculares que treino só há uns 2 anos

Mas é o teu squat de que tenho mais inveja. Faço progressões algo lentas e tem sido algo penoso passar dos 150 kg. (BW ~72kg)

E levantamento olimpico fazes alguma coisa?

Comecei a fazer sumo por não me massacrar tanto as costas. Entretanto descobri que era mais forte com sumo.

Quanto ao squat, é high bar que faço, low bar tem mais potencial, mas não consigo atinar com a técnica.

Levantamento olímpico nem sequer tento, tenho imensos problemas de ombros. Só de me imaginar a fazer C&J ou Snatch quase me salta um ombro!

Última edição:
Eu acredito que não tome jarda.
Se seguires um treino a condizer com o tempo levantarás mais peso do que levantas actualmente, esteticamente talvez nao alcances o desejável.

Estamos de acordo paulitolito

Músculo e força estão sempre algo interligados. Mas pra optimizar um há que penar no outro.

Claro que no powerlifting sempre houve a fama de gajos gordos, mas hoje mais que nunca vê-se muito o oposto também.

Eu sou adepto da musculação e corrida ao mesmo tempo. Essa malta do power LIFT não os vejo a correr na passadeira como eu que sou capaz de correr com inclinação de 15% e até hoje nunca vi ninguém nem mesmo os q correm na passadeira a fazer tal coisa!

Claro que não vês, correr é das primeiras coisas que um PL evita

Última edição:
E quem treina sozinho?
Eu treinei durante muito tempo por um lado ajuda na concentração por outro da sempre jeito uma ajuda nos pesos para evoluir.

E tenho uma companheira de treino de momento mas apenas recentemente.

Costumo treinar sozinho.
É uma questão de hábito. Mas ao início é horrível. Ainda mais no PL, que o que ajuda é motivação agressiva (para mim), falta me mesmo alguém ali a dar-lhe.

Mas como quem não tem cão caça com gato, ou aprendia a treinar sozinho ou não treinava. Pelo que...

Hoje dou por mim a conversar demasiado quando estou com amigos no gym, o que detesto. Nem quando faço pausas de 5 minutos gosto de ficar à conversa.

Estás em forma?

Um jardado que faça bodybuilding não chega lá, salvo raras excepções.

Um natural que faça powerlifting chega lá com muito treino (especifíco) e alguns anos de dedicação. Tem que ser naturalmente forte também.

Há um "powerlifter" de lisboa com apenas 15 anos e 54Kg de peso corporal que já levanta na casa dos 200kg (variante sumo) e várias reps.

Muito bom!

Dizer que eu jardo pelos meus números é de uma ignorância absurda.

O meu colega de treino em PT com 21 anos e 75kg faz 210/130/270. Vai competir em outubro. É meu amigo ao ponto de eu saber se jarda ou não, tenho a certeza que não jarda.

Na Alemanha o meu conhecido do PL tem 27 anos, cerca de 80kg também, e faz 230/160/240. Não jarda, que eu saiba, aliás, temos confiança pra isso e ele abertamente me diz que não jarda mas, se um dia não conseguisse melhor por nada, até teria mente aberta pra experimentar. Não meto maos no fogo, mas pela velocidade que ele evoluiu, em consideração do seu tipo de treino (muito bom) ele tem uma evolução boa, mas super natural.

há pessoas naturalmente fortes

uma pequena história do desporto que ouvi em tempos na radio

na decada de 60 estavam uns tipos a treinar o lançamento do disco no estadio nacional ou coisa assim

num lançamento do disco este saiu do campo de treino indo parar perto de um policia que por lá fazia uma ronda
pediram ao policia para lançar o disco de volta na direção deles. este pegou no disco e sem a menor tecnica nem treino lançou o disco de volta para o pé deles, fazendo um lançamento muito melhor que o de qualquer deles

trataram logo de o inscrever no clube deles como atleta e durante muito anos foi recordista nacional do disco, dardo e peso (não me lembro do nome dele), do martelo não porque havia outro que manteve sempre o record durante esse tempo

e pelos vistos a tecnica dele nunca foi grande coisa

há pessoas que têm particularidades fisicas notaveis, são excepções

outro exemplo era o carlos lopes, alimentava-se muito mal, mas apesar disso foi campeão olimpico, são excepções

outro exemplo era o carlos lopes, alimentava-se muito mal, mas apesar disso foi campeão olimpico, são excepções

Isso tem outra explicação. Quando a alimentação é insuficiente (e o Carlos Lopes deve ter passado boa fomeca em criança) os músculos desenvolvem-se preferencialmente com fibras musculares de contração lenta, essenciais para trabalhos longos e sustentados, tipo... uma maratona.

Isso tem outra explicação. Quando a alimentação é insuficiente (e o Carlos Lopes deve ter passado boa fomeca em criança) os músculos desenvolvem-se preferencialmente com fibras musculares de contração lenta, essenciais para trabalhos longos e sustentados, tipo... uma maratona.

não duvido, mas o que dizem é que já quando atleta de alta competição ele não respeitava as indicações do treinador/médico/nutricionista em relação ao que devia comer, comia o que lhe agradava, sem respeitar as indicações que lhe eram dadas

outros atletas viam aquilo e diziam, mas o carlos lopes come aquelas coisas e é o atleta que é, o que aborrecia um bocado o treinador e médicos que o acompanhavam

muito provavelmente se ele tivesse respeitado essas indicações poderia ter sido ainda melhor atleta

não duvido, mas o que dizem é que já quando atleta de alta competição ele não respeitava as indicações do treinador/médico/nutricionista em relação ao que devia comer, comia o que lhe agradava, sem respeitar as indicações que lhe eram dadas

outros atletas viam aquilo e diziam, mas o carlos lopes come aquelas coisas e é o atleta que é, o que aborrecia um bocado o treinador e médicos que o acompanhavam

muito provavelmente se ele tivesse respeitado essas indicações poderia ter sido ainda melhor atleta

Dizem, dizem, dizem... não acredites no dizem.

Não tenhas duvides que qualquer atleta de alta de competição tem algum cuidado com tudo.

Há talento, mas isso têm muitos. Ser dos melhores do mundo é ser, para além de talentoso, muito hard-working.

Dizem, dizem, dizem... não acredites no dizem.

Não tenhas duvides que qualquer atleta de alta de competição tem algum cuidado com tudo.

Há talento, mas isso têm muitos. Ser dos melhores do mundo é ser, para além de talentoso, muito hard-working.

não é um diz que disse, li isso num livro escrito por um médico que acompanhou carlos lopes, li entrevistas ao seu treinador, Mário Moniz Pereira, ambos a indicarem que o carlos lopes não seguia as indicações que lhe davam sobre como se devia alimentar

não é um diz que disse, li isso num livro escrito por um médico que acompanhou carlos lopes, li entrevistas ao seu treinador, Mário Moniz Pereira, ambos a indicarem que o carlos lopes não seguia as indicações que lhe davam sobre como se devia alimentar

Não significa que se alimentasse mal.
E a alimentação num atleta de alta competição não tem muita influência DESDE QUE algumas coisas sejam cumpridas, principalmente MUITOS hidratos de carbono. E pra tal tanto faz pão como massa.

Já conheci muitos atletas, já fui um, e nunca vi um a seguir um plano alimentar à risca, nem a almoçar sempre X/Y/Z exatamente antes da prova... e já vi recordes nacionais a serem batidos numa sessão da manhã após ganhar uma competição estupida de amigos ao pequeno almoço a ver quem comia mais pães (comeu 11).

há pessoas naturalmente fortes

uma pequena história do desporto que ouvi em tempos na radio

na decada de 60 estavam uns tipos a treinar o lançamento do disco no estadio nacional ou coisa assim

num lançamento do disco este saiu do campo de treino indo parar perto de um policia que por lá fazia uma ronda
pediram ao policia para lançar o disco de volta na direção deles. este pegou no disco e sem a menor tecnica nem treino lançou o disco de volta para o pé deles, fazendo um lançamento muito melhor que o de qualquer deles

trataram logo de o inscrever no clube deles como atleta e durante muito anos foi recordista nacional do disco, dardo e peso (não me lembro do nome dele), do martelo não porque havia outro que manteve sempre o record durante esse tempo

e pelos vistos a tecnica dele nunca foi grande coisa

há pessoas que têm particularidades fisicas notaveis, são excepções

O QUE SÃO OS TALENTOS ?...
Em ciclismo, em qualquer desporto, em qualquer arte, os talentos nascem. Não se fazem pelo treino. Mas fazem diferença se treinarem.
E porque isso não se sabe vemos uma série de talentos que desaparecem porque adoeceram ou empenaram,ou até adquiriram lesões que muito precocemente os retiram da sua atividade. Não pressione o puto porque se ele for bom e não fôr pressionado, vai ser melhor.
Em Portugal, no ciclismo, surgiram o Gomes,o Azevedo, o Chagas, o GAMITO ...que bem cedo mostraram que eram bons e não me parece que tivessem treinado para serem bons. Nasceram bons( claro que falo ao nosso nível,muitos mais a,nível mundial, poderia mencionar para além de Eddy Merks...).
Tantas vezes me pediram e, eu, por honestidade recusei, para avaliar ou fazer talentos, pensando que os treinos faziam os talentos.
O treino não faz o talento. O talento beneficia com o treino.
Se o jovem nasce para ciclista, o melhor teste e treino é participar em provas, muitas e longas, a partir dos 16 anos.
Quem, entre os 16-19 anos, não apresentar um bom motor, uma capacidade aeróbica elevada ( VO2 Max) de nascença, não vai ser um bom ciclista. E se algum guru do treino lhe disser o contrário, então, mande-o ***** porque o está a vigarizar.
Nessa idade, por mais que treine, não vai aumentar a sua hemoglobina, o seu VO2...
Pode, contudo, melhorar a sua experiência, mas para isso terá tempo, a sua economia de esforço...

A obsessão pelo treino não faz ninguém talento...mas se treinar, porque tem talento, não eleva o seu VO2 mas arrasta o seu limiar anaeróbio, muito importante no ciclismo, para próximo do VO2 máximo.
A única maneira de pesquisar talentos é por os putos a participar...
Certamente que RONALDO não treinou para talento...apareceu porque naqueles joguinhos em que o relvado era inclinado e as balizas eram duas pedras mostrou que já era o melhor...

Mais um belo texto do mágnifico Dr.Benjamim Carvalho, quem quiser ser brindado com estas pérolas é só segui-lo no FB.

No desporto de alta competicao, para se vencerem provas, tem de haver esse tal talento inato, nem que sejam características físicas/morfológicas que ajudam a obter melhores resultados.

Voltar
Superior