Epa, analisem a situação concreta:
O hamilton trava até ao apex (normal), não está a pressionar pedal nenhum enquanto está a pisar o corrector (normal), depois segue a trajectória normal de corrida, que é baseada numa aceleração do carro, no entanto, assim que sai do apex, trava (anormal).
Ora, isto é uma condução errática. Principalmente porque ele andava a queixar-se que o SC andava demasiado devagar. Não faz qualquer sentido, nem é justificável.
Esta situação faz me lembrar uma que cria muitos acidentes no dia a dia nas estradas, nomeadamente quando somos segundos na fila numa via de aceleração para entrar (por exemplo numa segunda circular) em que o carro da frente arranca e nós começamos a controlar o retrovisor e dirigimo-nos lentamente para a posição em que o carro da frente estava. Entretanto, não reparámos que o gajo travou e ficou uns metros mais à frente e batemos/travamos bruscamente à ultima.
A diferença é que o hamilton neste caso travou propositadamente, e o gajo à nossa frente na via de aceleração, não o fez com o intuito de condicionar o transito atrás dele.
Isto ganha ainda mais impacto, quando o Hamilton é um piloto experiente que sabe que há dezenas de parametros a afinar num volante de um f1 antes de um restart, e mesmo assim, faz uma travagem daquelas.
Quase preferia que o hamilton tivesse partido a asa traseira e uma suspensão, e o vettel partisse a asa da frente e uma suspensão, e ficava arrumado.
Quanto ao Road Rage do Vettel, parece óbvio e no meu entender não há desculpas, mas parece-me dificil a FIA aplicar uma sanção mais pesada, porque para isso era preciso ele admitir intencionalidade de bater no hamilton, uma vez que o ónus não está do lado dele.