O que é uma boa poupança?

Impossível. Mesmo ligeiramente acima do salário mínimo, vamos falar nos 600€ referidos atrás. 250/300€ é o valor de um aluguer/mensalidade de casa médio, pelo menos na minha zona. Fora todos os gastos mensais. É utópico.

Mesmo os salários em Portugal não sendo altos, e quando o começam a ser levam um corte Gigante, existem ainda assim bastantes casais que ganham 4000€ e mais limpos por mês.
Se o "objectivo de vida" fosse esse (viver com 50%) conseguiam bem!
Agora para rendimentos conjuntos de apenas 1200€ limpos em casa, aí sim é uma utopia.

Impossível. Mesmo ligeiramente acima do salário mínimo, vamos falar nos 600€ referidos atrás. 250/300€ é o valor de um aluguer/mensalidade de casa médio, pelo menos na minha zona. Fora todos os gastos mensais. É utópico.

Só não é utópico se forem jovens a viver na casa dos pais e não tenham despesas quase nenhumas

Só não é utópico se forem jovens a viver na casa dos pais e não tenham despesas quase nenhumas
Mesmo sem renda ( não pago ) 600€ desaparece logo.
Sinceramente nem sei como se vive com 600 a pagar rendas.
Mas assim dá para poupar até.
Eu tenho umas tretas online e 2 horitas dia junto esse € . Não gasto.
E tenho uma lata que comprei nos chinocas com moedas que depois deposito também
Não fumasse e não andasse nos cafés era uma poupança melhorzita.

Mesmo sem renda... basta estas contas manhosas de luz ( 150€ de janeiro ) que fica chato!
Ora pagar renda e levar com essas de luz, 30 de agua e mais net.... fome à certa com o SM. Falo dum aquecedor ranhoso que gasta isso lol, a viver sozinho.... se fossem dois ou tres ia para os 300 de luz !

Isso da roupa mais cara é bem verdade. Tenho uns casacos bem caros que estao ainda novos. O mesmo se diga de sapatilhas mais caras que duram e duram. As de 20€ que as vezes comprava nem um mes duravam!

Não. Depende também dos padrões e do sítio onde se vive.

Recordo me em Aveiro ter colegas a partilhar casa a custar 150 euros (já com contas incluídas). Mesmo com 250 euros em cima de comida, transportes públicos, seguros, telemóvel e ginásio fica 400 euros por mês. 800 euros limpos de salário não é assim tão rebuscado.

Mesmo sem renda ( não pago ) 600€ desaparece logo.
Sinceramente nem sei como se vive com 600 a pagar rendas.
Mas assim dá para poupar até.
Eu tenho umas tretas online e 2 horitas dia junto esse € . Não gasto.
E tenho uma lata que comprei nos chinocas com moedas que depois deposito também
Não fumasse e não andasse nos cafés era uma poupança melhorzita.

Mesmo sem renda... basta estas contas manhosas de luz ( 150€ de janeiro ) que fica chato!
Ora pagar renda e levar com essas de luz, 30 de agua e mais net.... fome à certa com o SM. Falo dum aquecedor ranhoso que gasta isso lol, a viver sozinho.... se fossem dois ou tres ia para os 300 de luz !

Isso da roupa mais cara é bem verdade. Tenho uns casacos bem caros que estao ainda novos. O mesmo se diga de sapatilhas mais caras que duram e duram. As de 20€ que as vezes comprava nem um mes duravam!

É tudo um pouco relativo. Em Dezembro fui convidado para cantar na festa de Natal organizada pela câmara da Póvoa de Varzim. Fatinho, comprei uns sapatos numa sapataria conceituada daqui da cidade. Resultado? Depois de estar no local para cantar, um dos sapatos descolou. Tive de ligar para a mulher me trazer uns sapatos de casa. Agora, roupa "cara". Como dito antes, há roupa mais ou menos cara. Claro que há sítios a ter em conta, outros em que se percebe que a qualidade é menor. Mas se não tens possibilidade de gastar 50€ de uma vez numa peça de roupa, não faz mais sentido comprar uma por 10€ e passados uns tempos comprar outra por 10€, do que ter que "queimar" logo 50€?

Recordo me em Aveiro ter colegas a partilhar casa a custar 150 euros (já com contas incluídas). Mesmo com 250 euros em cima de comida, transportes públicos, seguros, telemóvel e ginásio fica 400 euros por mês. 800 euros limpos de salário não é assim tão rebuscado.

250 euros para isso tudo, certamente conta os tostões todos.

Além de que se 150 euros forem para comida, significa que pode gastar 5€ por dia para almoço jantar, lanche e pequeno almoco:confused:

Aveiro "disparou", agora pedem 300€ por T0 e 500€ por T1 :sh)

250 euros para isso tudo, certamente conta os tostões todos.

Além de que se 150 euros forem para comida, significa que pode gastar 5€ por dia para almoço jantar, lanche e pequeno almoco:confused:

30 euros ginasio + 10 euros telemovel + 30 euros seguro saúde + 20 euros transportes (cidades como Aveiro vive-se bem sem carro. E o porto fica a 3.50 EUR pra cada lado e 1h10 distancia. Bom para um fim de semana.

Sobram 160 euros.

Dá perfeitamente pra se alimentar. Mas se a uns uma refeição normal por dia (sopa+prato principal+sobremesa) chega, a outros tem que ser isso x 2, mais lanche de manha e tarde no café, pequeno almoço na padaria, etc..

Aveiro "disparou", agora pedem 300€ por T0 e 500€ por T1 :sh)

Sim já ouvi que andam a subir bem :sh)

edit:
O que eu quero dizer é: quem não tem dinheiro, não tem vícios. E se recebem 1000 euros limpos e quiserem poupar 50 %, assim que recebem os 1000, colocam 500 nas poupanças. E é isto. O vosso dinheiro para o mês passa a ser 500, e com isso desenrasquem-se. Isto se quiserem poupar esse valor.

Se recebem 600 euros e querem poupar ao máximo, vão ter que partilhar casa entre outras coisas.

Agora fica a questão: vale a pena o esforço de poupar mas ter que aturar outros quando se chega a casa? Isso fica ao gosto de cada um.

Última edição:
Pois é, mesmo assim não sei como dá. Levantei 10€.Comprei uma pizza e uma sandes 4.50€ e tabaco, xau xau. Ontem umas frutas, um bocado de nada de carne e cereais 9€,mais cafe e tabaco 15€.
Em comida dá quase 300€.
Luz manda-se para 100€
Agua para 30
Net barata 20
Se tivesse pagar renda e transportes ja nao dava.
E tabaco e cafe
Sou pobre.... não dá, vai logo 600 e tal coisas basicas ( fora o tabaco que é vicio mesmo)

E o que me espata é pessoal ter ainda carro com o OM, impossivel so pode wtf
Comento tanto isso... acho muita loucura mesmo.

Pois é, mesmo assim não sei como dá. Levantei 10€.Comprei uma pizza e uma sandes 4.50€ e tabaco, xau xau. Ontem umas frutas, um bocado de nada de carne e cereais 9€,mais cafe e tabaco 15€.
Em comida dá quase 300€.
Luz manda-se para 100€
Agua para 30
Net barata 20
Se tivesse pagar renda e transportes ja nao dava.
E tabaco e cafe
Sou pobre.... não dá, vai logo 600 e tal coisas basicas ( fora o tabaco que é vicio mesmo)

E o que me espata é pessoal ter ainda carro com o OM, impossivel so pode wtf
Comento tanto isso... acho muita loucura mesmo.

Ter carro com o quê?? [:D]

Voltar
Superior