opinioes diferentes, para mim os ganhos reais ultrapassam as possíveis desvantagens (de recorrer a swap).
O user que se informe tanto nos links q eu coloquei como os teus, e que faça a sua escolha
Os links que tu colocaste falam dos registos extra, mas dizem o que eu digo.
64-bit mode has more CPU registers, which means some computationally heavy code runs faster. 64-bit programs also need a bit more memory for bigger pointer values. However, for most people, these don’t usually matter.
"These" -> registers.
Os registos extra (e maiores) não dão qualquer vantagem com pouca RAM.
Porque a desvantagem de serem maiores é maior do que a vantagem da maior rapidez computacional.
Ou seja: não compensa.
É que nem há dúvidas quanto a isto.
Um artigo da IBM que inclui no início até que ponto um CPU 64 bits é mais rápido (e onde é mais lento)
a correr código de 64 bits do que de 32 bits. Já o resto do paper, como se refere a servidores, não fala
da desvantagem de correr 64 bits com apenas 2GiB de RAM (já que os servidores têm bem mais que
isso).
http://papers.scotttrent.net/64bitSoftwarePerformanceMisconceptions.pdf
Como é óbvio, as chamadas a funções (grande parte do código são chamadas a funções) são bem mais
lentas a 64 bits que a 32 bits (por causa do stack). Como se pode ver, dependendo do tipo de aplicações,
usar 64 bits pode até ser mais lento que 32 bits. Numa utilização normal, a diferença de desempenho
entre um sistema de 32 bits e outro de 64 bits a correrem no mesmo hardware é IMPERCEPTÍVEL (tanto
para mais como para menos).
E nem é necessário muito para compreender que o desempenho do CPU é irrelevante quando comparado
com a poupança de memória (quando é escassa, como é o caso). Vais ao SYSTEM MONITOR e vê lá a
carga do CPU. O CPU na maioria do tempo não é puxado ao máximo. Só com o CPU a 100% durante
muitos segundos seguidos é que és capaz de notar alguma diferença.
A memória é o recurso mais importante de um sistema.
Nem há que ter qualquer dúvida.