POWER BOX. Tens? Satisfeito?

pessoal no meu caso eu so queria tirar o foço que o meu carro tem ( Fiat Grande Punto 1.3multijet 75cv 2007) antes de entrar o turbo as 2000rpm
acham que uma box boa da racechip ou italian consigo retirar isso? e dar lhe mais vida em baixas?
eu ate o reprogramava mas a embraiagem nao anda muito famosa entao vai fazer me mudar bem mais cedo.
O teu problema não é electrónico, é mesmo o turbo que abaixo das 2000 não consegue fazer pressão útil. Só resolves isto com outro turbo, basicamente.

Então, a mistura é pobre, e o motor trabalha com mais temperatura? Não estarás a confundir qualquer coisa? Uma mistura pobre tem menos combustível para queimar (por unidade de ar), logo o motor aquece menos.

Mistura pobre aumenta sim a temperatura de combustão, não pelo combustível mas sim pelo comburente.

Last edited:
Mistura pobre aumenta sim a temperatura de combustão.
Isso sempre foi daquelas histórias muito mal contadas.

Penso que isso é daquelas conclusões tiradas por quem mexe num motor um bocado "à bruta" e empobrece a mistura sem corrigir a ignição, o que leva a detonação e temperaturas muito elevadas. Mas em condições de funcionamento normal a quantidade de combustível queimado, o binário produzido e a temperatura dentro do cilindro são todas directamente proporcionais.

Desculpa,não me tinha apercebido disso.[:cool:]

AFR é o air fuel ratio,ou seja a relação ar combustível.

Se é uma unidade de comando de 2007 e original,faz exactamente o que referi.
Falamos de um motor atmosférico certo?Queres revelar qual?

Supondo que sim,e que essa box só altera a quantidade de combustível,experimenta retirá-la,só para ver.[;)]

É uma moto, um motor 1200 refrigerado a ar.

A box alem de alterar a quantidade de combustivel, também baixa a rotação de relanti.

Andei com ela de origem, depois com escape diferente, por último acrescentei um filtro de ar menos restritivo e a box. Por isso sei a diferença que o conjunto proporciona.

Como disse é um caso muito particular, mas por certo haverão mais[;)]

Cump.

Mistura pobre aumenta sim a temperatura de combustão, não pelo combustível mas sim pelo comburente.

Sem meter outros parametros ao barulho (como tempos de ignição e o camandro...), esta é também a minha opinião. Como disse esperimentei o mesmo motor com especificações de origem e depois com as pequenas alterações e noto que trabalha com menos temperatura.

Já sei que daqui a pouco me vão dizer que as pernas não trazem termometro incorporado[:D]

Cump.

Sinceramente...[:D]

Pelo comburente? O oxigénio em excesso vai queimar o quê? O azoto? [:D]

26677203.007.png

Toma lá um gráfico da variação da temp. máxima do cilindro em função do AFR...

Já agora, a EGR, componente famosa nos motores diesel, serve para controlar as emissões de NOx. Ela consegue-o pois empobrece a mistura que entra nas câmaras de combustão, diminuindo a temperatura de combustão global! Desta forma, menos NOx são formados.

Sinceramente...[:D]

Pelo comburente? O oxigénio em excesso vai queimar o quê? O azoto? [:D]

Toma lá um gráfico da variação da temp. máxima do cilindro em função do AFR...

Já agora, a EGR, componente famosa nos motores diesel, serve para controlar as emissões de NOx. Ela consegue-o pois empobrece a mistura que entra nas câmaras de combustão, diminuindo a temperatura de combustão global! Desta forma, menos NOx são formados.

Estás mesmo a colocar um gráfico da combustão de H2 quando estamos aqui a falar de um motor que funciona a Hidrocarbonetos? (Cadeia de carbonos e Hidrogénios?)

Sinceramente [:D]

126834221.jpg

overheating.jpg

Too Lean
Some times the air/fuel mixture may be too lean.Any number of things might cause this: a vacuum leak in a engine's vacuum hoses, carburetor, or an intake manifold wich is a common cause.Others include a float level in the carburetor that's too low, jets that are dirty or to small, misadjusted idle mixture screws, and low fuel pressure in a fuel injected engine.Also, obstructions in the fuel line and clogged fuel injectors, or injectors with insufficient flow capacity for the application (wrong injectors).
A lean mixture,too much oxygen and not enough fuel, may create an emissions problem if the air fuel ratio is leaner than about 18:1, or too lean for what the engine needs to handle its present load. Under these circumstances, the mixture may fail to ignite. This condition is known as "lean misfire" and typically cause a rough idle. It can also cause misfiring at high speed cause there's not enough fuel to keep up with the incoming air.If lean misfiring occurs momentarily while accelerating, it can cause a hesitation, stumble or bog, when the throttle opens. This kind of driveability problem is often caused by a weak or plugged accelerator pump in a carburetor. Dirty fuel injectors, a faulty throttle position sensor, or an accumulation of heavy carbon deposits on the intake valves are problems as well.
Lean mixtures may also cause other problems because they elevate combustion temperatures.If things get too hot, the engine may go into preignition and/or detonation and suffer expensive damage, like a burned piston.

Introduction To Emissions

Outra coisa as EGR usam-se para reduzir a quantidade de O2 presente na combustão, sabes o O2 o comburente, aquilo que gera uma mistura pobre. Menos oxigénio=mistura mais rica=menos temperatura. (Só para quem ainda não percebeu)

In a diesel engine, the exhaust gas replaces some of the excess oxygen in the pre-combustion mixture.Because NOx forms primarily when a mixture of nitrogen and oxygen is subjected to high temperature, the lower combustion chamber temperatures caused by EGR reduces the amount of NOx the combustion generates.

Combustão é tudo menos linear.

Só mais isto no edit

Causes of Overheating:

• Spark plug heat range too hot
  • Insufficient tightening torque and/or no gasket
  • Over-advanced ignition timing
  • Fuel octane rating too low (knock is present)
  • Excessively lean air-fuel mixture
  • Excessive combustion chamber deposits
  • Continuous driving under excessively heavy load
  • Insufficient engine cooling or lubrication
The most serious result of selecting a heat range that is too hot is overheating. Overheating will cause the electrodes to wear quickly and can lead to pre-ignition. Pre-ignition occurs when the air-fuel mixture is ignited by a hot object/area in the combustion chamber before the timed spark event occurs. When the spark plug firing end (tip) temperature exceeds 800°C, pre-ignition originating from the overheated insulator ceramic can occur. Pre-ignition will dramatically raise the cylinder temperature and pressure and can cause serious and expensive engine damage. When inspecting a spark plug that has experienced overheating or pre-ignition, blistering on the ceramic insulator and/or melted electrodes can sometimes be found.

http://www.ngksparkplugs.com/tech_support/spark_plugs/p2.asp

Last edited:
O que tem ser combustão de hidrogénio?

Tens aqui a distribuição para um motor spark, se te faz mais feliz:

1-s2.0-S0735193306001291-gr4.jpg

ScienceDirect.com - International Communications in Heat and Mass Transfer - Thermodynamic modeling of spark-ignition engine: Effect of temperature dependent specific heats
Não percebi o que quiseste dizer quando falaste da EGR...efectivamente, a EGR consegue criar temperaturas mais baixas na câmara, ao empobrecer a mistura...porque o NOx tem maior tendência a formar-se com temperaturas mais elevadas!

Tal como o SRLA avançou anteriormente, misturas muito pobres podem provocar fenómenos como a detonação, quando se empobrecem misturas à padeiro, sem regular o avanço. Isso será uma situação anormal ao funcionamento do motor, pelo que considerá-la é desvirtuar as coisas. E só ocorre nos motores otto.

De qualquer das formas, os motores a gasolina trabalham (ou devem trabalhar) em estequiometria devido ao catalisador.

O que tem ser combustão de hidrogénio?

Tens aqui a distribuição para um motor spark, se te faz mais feliz:

1-s2.0-S0735193306001291-gr4.jpg

ScienceDirect.com - International Communications in Heat and Mass Transfer - Thermodynamic modeling of spark-ignition engine: Effect of temperature dependent specific heats
Não percebi o que quiseste dizer quando falaste da EGR...efectivamente, a EGR consegue criar temperaturas mais baixas na câmara, ao empobrecer a mistura...porque o NOx tem maior tendência a formar-se com temperaturas mais elevadas!

Tal como o SRLA avançou anteriormente, misturas muito pobres podem provocar fenómenos como a detonação, quando se empobrecem misturas à padeiro, sem regular o avanço. Isso será uma situação anormal ao funcionamento do motor, pelo que considerá-la é desvirtuar as coisas. E só ocorre nos motores otto.

De qualquer das formas, os motores a gasolina trabalham (ou devem trabalhar) em estequiometria devido ao catalisador.

O que tem ser a combustão de hidrogénio? Tudo. Tu achas que é tudo igual ao litro? A energia livre de Gibbs é mesma? A equação dos produtos é a mesma?

Continuas a dizer que a EGR empobrece a mistura quando a função dela é aumentar a "riqueza" da mistura substituindo parte do O2?

Assim vamos longe.

O que tem ser a combustão de hidrogénio? Tudo. Tu achas que é tudo igual ao litro? A energia livre de Gibbs é mesma? A equação dos produtos é a mesma?

Continuas a dizer que a EGR empobrece a mistura quando a função dela é aumentar a "riqueza" da mistura substituindo parte do O2?

Assim vamos longe.

Então mas eu já pus dados de hidrocarbonetos...não te interessa comentar esses? É mesmo preciso ires buscar energias químicas que nada têm a ver para a questão? É que, quantitativamente, estes gráficos dependem muitíssimo mais do ciclo aplicado que o combustível usado...por isso é que podemos utilizar hidrogénio em motores de combustão interna (em misturas extremamente pobres, diga-se, senão estoiravam com o motor, tais eram as temperaturas que geravam!)

A função da EGR é diminuir a quantidade de oxigénio disponível para diminuir as temperaturas globais. Queres comentar isto? É que já te estás a desviar do tema só para não responderes àquilo que não te dá jeito...

Não queres mesmo comentar o gráfico que postei? [:D]

Last edited:
Interessante, andei à procura de um gráfico destes e não encontrei. Sei que em certos casos verifica-se empiricamente que a mistura mais pobre causa sobreaquecimento, mas para além do facto de misturas pobres serem mais propícias a detonação nunca encontrei uma explicação com os pontos bem nos "i"s para explicar isto. Já li umas teorias sobre o calor específico do gás ou ou calor latente do combustível mas nunca nada muito objectivo e concreto.

Outra coisa é temperatura do motor vs temperatura de gases de escape vs temperatura de combustão. A relação entre estas não tem que ser necessariamente constante.

E acalmem-se lá que acho que este é um assunto interessante (certamente mais que os tópicos do costume sobre qual o fabricante que tem melhores plásticos ou consegue extrair mais 5cv do seu 1.6 Diesel), sobre o qual não me parece ser fácil arranjar informação de qualidade, onde muita gente pode aprender muita coisa.

Last edited:
Isso sempre foi daquelas histórias muito mal contadas.

Penso que isso é daquelas conclusões tiradas por quem mexe num motor um bocado "à bruta" e empobrece a mistura sem corrigir a ignição, o que leva a detonação e temperaturas muito elevadas. Mas em condições de funcionamento normal a quantidade de combustível queimado, o binário produzido e a temperatura dentro do cilindro são todas directamente proporcionais.

A história não está nada mal contada,até porque se reparares tu acabas por te contradizer.

Numa dada condição,se o único parâmetro que eu alterar for empobrecer a mistura,tenho que corrigir a ignição porquê?

Ora a minha pressão interna do cilindro é a mesma,o que muda?Pois........

Ah,o que é alterar um motor há bruta?

É uma moto, um motor 1200 refrigerado a ar.

A box alem de alterar a quantidade de combustivel, também baixa a rotação de relanti.

Andei com ela de origem, depois com escape diferente, por último acrescentei um filtro de ar menos restritivo e a box. Por isso sei a diferença que o conjunto proporciona.

Como disse é um caso muito particular, mas por certo haverão mais[;)]

Cump.

OK, abstenho-me![:cool:]

Mistura rica/pobre vs temperatura, também é coisa que nunca entendi a 100%. E ainda me complicou mais a ideia quando começou a aparecer a tecnologia de desactivar cilindros...

A história não está nada mal contada,até porque se reparares tu acabas por te contradizer.

Numa dada condição,se o único parâmetro que eu alterar for empobrecer a mistura,tenho que corrigir a ignição porquê?

Ora a minha pressão interna do cilindro é a mesma,o que muda?Pois........

Ah,o que é alterar um motor há bruta?
É simples: o avanço de ignição ideal depende de muitos factores, um deles a mistura.

Alterar um parâmetro sem alterar os outros que dependem deste é uma sucateirice. É o que faz o Manel GT da esquina nos Ibizas que depois andam aí a desfazer-se em fumo.

Last edited:
É simples: o avanço de ignição ideal depende de muitos factores, um deles a mistura.

Alterar um parâmetro sem alterar os outros que dependem deste é uma sucateirice. É o que faz o Manel GT da esquina nos Ibizas que depois andam aí a desfazer-se em fumo.

Mas eu não perguntei qual era o avanço ideal.Isso depende de vários factores.

Perguntei porque é que é conveniente atrasar a injeção se eu empobrecer a mistura!Porque é que aumentas o risco de knocks se empobreceres a mistura?é um contra senso,segundo vocês,devia ser exactamente o contrário.

Quantos aos fogareiros,nem todos amigo nem todos!Há quem faça o tal fine tuning,com muitas contas e testes incontáveis.Também te posso dizer que combustível metido depois dos pms também dá potência e isso supostamente não devia acontecer,certo?

Mas eu não perguntei qual era o avanço ideal.Isso depende de vários factores.

Perguntei porque é que é conveniente atrasar a injeção se eu empobrecer a mistura!Porque é que aumentas o risco de knocks se empobreceres a mistura?é um contra senso,segundo vocês,devia ser exactamente o contrário.

Quantos aos fogareiros,nem todos amigo nem todos!Há quem faça o tal fine tuning,com muitas contas e testes incontáveis.Também te posso dizer que combustível metido depois dos pms também dá potência e isso supostamente não devia acontecer,certo?
De facto a mistura mais pobre é mais propícia a detonação, sei que é assim mas não sei exactamente porquê, penso que a justificação passa por química que é uma área em que só sei o básico. Se souberes podes explicar à vontade!

As coisas têm sempre uma explicação, nós podemos é não saber qual é, agora "porque sim" é resposta que não me satisfaz. A mistura pobre causa mesmo o aumento da temperatura (esquecendo a detonação)? De qual temperatura, a do motor ou a do gás? Se é a do gás então porquê que não se traduz em mais pressão e potência (que é maximizada com mistura rica)? E se se confirma que aumenta, então porquê? É isso que eu gostava de saber. Enquanto não vir isso muito bem explicado e fundamentado vou continuar na minha: esta história está mal contada.

Não estou a ver porquê que combustível injectado depois do pms não haveria dar potência. Se estivermos a falar de Diesel ainda há muito oxigénio por queimar e o injector quase podia ficar a "jorrar" o curso todo que não havia perder potência por isso, bem pelo contrário. O problema é a perda de eficiência e o aumento brutal de emissões.

De facto a mistura mais pobre é mais propícia a detonação, sei que é assim mas não sei exactamente porquê, penso que a justificação passa por química que é uma área em que só sei o básico. Se souberes podes explicar à vontade!

As coisas têm sempre uma explicação, nós podemos é não saber qual é, agora "porque sim" é resposta que não me satisfaz. A mistura pobre causa mesmo o aumento da temperatura (esquecendo a detonação)? De qual temperatura, a do motor ou a do gás? Se é a do gás então porquê que não se traduz em mais pressão e potência (que é maximizada com mistura rica)? E se se confirma que aumenta, então porquê? É isso que eu gostava de saber. Enquanto não vir isso muito bem explicado e fundamentado vou continuar na minha: esta história está mal contada.

Não estou a ver porquê que combustível injectado depois do pms não haveria dar potência. Se estivermos a falar de Diesel ainda há muito oxigénio por queimar e o injector quase podia ficar a "jorrar" o curso todo que não havia perder potência por isso, bem pelo contrário. O problema é a perda de eficiência e o aumento brutal de emissões.

Num rápido apontamento para não deixar isto morrer:

É exactamente assim como estás a dizer,por um único motivo,a egt aumenta.Qualquer motivo que pudesse haver para ter que se atrasar ignição,seria aumento da PCP,ou temperatura interna.

COncordo em pleno,mas repara que fizeste exactamente aquilo que criticas.Vieste só dar a entender que não era bem assim,e que era um mito criado por sucateiros.

COmo já referi várias vezes,aumenta sim.

De todas.Se levantas a egt,tens mais temperatura de óleo e de água,como consequência.É maximizada com mistura rica?Depende do que considerares mistura rica.

Se considerares estequiometria,como o ponto neutro é rica de facto.Mas em carga total não conheço nenhum que corra com esse AF. POrtanto na prática,eu considero rico andar com um A/F de 10 e andar com 13 pobre.

Mistura pobre traduz-se em mais potência sim.AGora isto não é liquido.Há valores teóricos de lambda em que há maior eficiência na combustão,mas quando se chega ao "fine tuning" é mais uma questão de compromisso.Porque pode ser mais rentável andar com um AF de 11 em vez de 12,6 no regime de potência máx,porque desta forma pode haver "espaço" para mais 2º ou 3º de timing.

Ou pode compensar baixar 100 gr de boost de forma a não elevar demasiado os intakes,porque por hardware mal dimensionado,pode fazer cair a massa de ar e levantar a egt desnecessáriamente,e desta forma vou conseguir prolongar mais um pouco a extensão de potência máx.,and so on.........Isto leva horas incontáveis,dá imenso trabalho,e custa muito dinheiro em combustível,além de que cada motor é um motor.

Last edited:
Back