De facto a mistura mais pobre é mais propícia a detonação, sei que é assim mas não sei exactamente porquê, penso que a justificação passa por química que é uma área em que só sei o básico. Se souberes podes explicar à vontade!
As coisas têm sempre uma explicação, nós podemos é não saber qual é, agora "porque sim" é resposta que não me satisfaz. A mistura pobre causa mesmo o aumento da temperatura (esquecendo a detonação)? De qual temperatura, a do motor ou a do gás? Se é a do gás então porquê que não se traduz em mais pressão e potência (que é maximizada com mistura rica)? E se se confirma que aumenta, então porquê? É isso que eu gostava de saber. Enquanto não vir isso muito bem explicado e fundamentado vou continuar na minha: esta história está mal contada.
Não estou a ver porquê que combustível injectado depois do pms não haveria dar potência. Se estivermos a falar de Diesel ainda há muito oxigénio por queimar e o injector quase podia ficar a "jorrar" o curso todo que não havia perder potência por isso, bem pelo contrário. O problema é a perda de eficiência e o aumento brutal de emissões.
Num rápido apontamento para não deixar isto morrer:
É exactamente assim como estás a dizer,por um único motivo,a egt aumenta.Qualquer motivo que pudesse haver para ter que se atrasar ignição,seria aumento da PCP,ou temperatura interna.
COncordo em pleno,mas repara que fizeste exactamente aquilo que criticas.Vieste só dar a entender que não era bem assim,e que era um mito criado por sucateiros.
COmo já referi várias vezes,aumenta sim.
De todas.Se levantas a egt,tens mais temperatura de óleo e de água,como consequência.É maximizada com mistura rica?Depende do que considerares mistura rica.
Se considerares estequiometria,como o ponto neutro é rica de facto.Mas em carga total não conheço nenhum que corra com esse AF. POrtanto na prática,eu considero rico andar com um A/F de 10 e andar com 13 pobre.
Mistura pobre traduz-se em mais potência sim.AGora isto não é liquido.Há valores teóricos de lambda em que há maior eficiência na combustão,mas quando se chega ao "fine tuning" é mais uma questão de compromisso.Porque pode ser mais rentável andar com um AF de 11 em vez de 12,6 no regime de potência máx,porque desta forma pode haver "espaço" para mais 2º ou 3º de timing.
Ou pode compensar baixar 100 gr de boost de forma a não elevar demasiado os intakes,porque por hardware mal dimensionado,pode fazer cair a massa de ar e levantar a egt desnecessáriamente,e desta forma vou conseguir prolongar mais um pouco a extensão de potência máx.,and so on.........Isto leva horas incontáveis,dá imenso trabalho,e custa muito dinheiro em combustível,além de que cada motor é um motor.