Super Comparativo do Segmento C

ignorando o 1º parágrafo, que não é propriamente a melhor maneira de argumentar construtivamente sobre qualquer tema...

mas sim, o 308 e o 207 e até o 407 perderam toda a elegância que os seus antecessores tinham, substituindo-a por ruido visual, sobretudo na definição das frentes.

O facto de vender muito ou não, não valida um bom styling.

O que é certo, e nos tempos que correm, existe uma apetência por modelos que se demarquem da multidão. O objectivo é destacar-se, seja pelos bons ou pelos maus motivos. Vemos utilitários com rasgos estilisticos exagerados e megarodas, porque o pessoal quer ser visto à força. Encontramos tendências semelhantes no mundo do tuning, onde as alterações visuais não servem o propósito de tornar o carro mais "bonito" (apesar de todos eles dizerem o contrário), mas sim de o demarcar da multidão para ser notado. (opel corsa opc? lexus is-f?)

Como é que as marcas traduzem isso actualmente? Exagerando. Carregando. Gritando.
O 308, sobretudo visto de frente ou a 3/4, mais parece um 307 que foi à Corporacion Dermoestetica, no qual lhe esticaram todos os elementos do rosto ao ponto quase de ruptura, conseguindo um exagerado sorriso Pepsodent no processo.

Cria impacto? sem dúvida. Mas criar impacto ou sensação ou ser vistoso não é sinónimo de procura do Belo.
E existe algum problema nisso? nem por isso
Temos que entender que os automóveis já passaram a fase do funcionalismo puro e duro há muito tempo, e actualmente são cada vez mais acessórios de moda, acesórios de estilo, e dessa forma, seguindo tendências futeis no campo visual.

Actualmente, os automóveis não são apenas objectos utilitários, mas cumprem necessidades de carácter mais secundário, como certas carências afectivas e emocionais[:D].

O problema é que isto leva a ciclos, com consumismo desenfreado, o que por um lado é mau. Os objectos envelhecem rápido, prontos para ser substiutidos por outros quase iguais, apenas com roupagens diferentes.
Não são muitos os que vencem a barreira do tempo.

Mas voltando à Peugeot, praticamente toda a gama actual vive do exagero estilistico. A nivel de proporções começam a ter alguns problemas sérios. Se olharmos para o 207 de frente, diriamos que aquela frente pertenceria a um carro bem maior. Porque quando olhamos a 3/4, a frente giganorme parece ter sido enxertada num corpo bem mais pequeno.

Mas essas opções estilisticas invalidam um bom produto? é claro que não.
Eu sou designer e sou um apreciador do que a Fiat fez com o Multipla. Não num campo estilistico, mas a um nivel conceptual. Considero-o ainda o único e verdadeiro e talvez o melhor MPV compacto , já que os MPV actuais, de compacto começam a ter muito pouco, e a nivel funcional não vejo grandes vantagens em relação a um 2 volumes do segmento C banal, já que derivam deles.(não me venham com a história dos 7 lugares, já que os 2 ultimos costumam ser muito limitados, e eles até facilitam com um movimento apenas, o seu rebatimento)

continuemos, e excusemo-nos de envolver os familiares na discussão de argumentos sobre styling e design, excepto se esse familiar seja um pro dessa área... eheh

E quem fala assim não é gago!

...mas sim, o 308 e o 207 e até o 407 perderam toda a elegância que os seus antecessores tinham, substituindo-a por ruido visual, sobretudo na definição das frentes...

De facto, cada cabeça sua sentença.

Eu olho actualmente para um 406 e não lhe vejo piada nenhuma, é um carro conservador com estilo muito ultrapassado.

Olho para o 307, e acho que já estava ultrapassado. O 306 sempre foi um chouriço de tão feio que era (também não vendeu muito).

O 206 talvez fosse o que melhor aguentou o tempo, e o top gear fez a recomendação de utilitário a comprar usado (óbviamente em inglaterra - era o mais caro no mercado dos usados e ainda assim recomendado).

Na linha actual peugeot, acho que todos os modelos estão melhores, sem excepção !

Não comprava um peugeot por outros motivos, mas à estética não posso apontar nada !

Não percebo o porque de tanta guerra por causa da vitória do golf.
Toda a gente fala do trabalhar "tipo tractor" dos tdi, mas ainda não ouvi niguem falar do som tipo "panelas a bater" que os hdi fazem, porque será? E também é bem audivel dentro do habitáculo, mesmo com os vidros fechados. O 308 está muito interessante no interior (excepto alguns pormenores como é o caso do volante que não combina com o interior), mas exteriormente na minha opinião está muito feio, e 99% das pessoas que conheço acham o carro muito feio, mas isto vale o que vale.
Quanto ao facto de vender bem é sinal que o carro é bonito só tenho uma coisa a dizer: a Toyota é a marca que vende mais automoveis em todo o mundo.

cump

Última edição:
Toda a gente fala do trabalhar "tipo tractor" dos tdi, mas ainda não ouvi niguem falar do som tipo "panelas a bater" que os hdi fazem, porque será? E também é bem audivel dentro do habitáculo, mesmo com os vidros fechados. O 308 está muito interessante no interior (excepto alguns pormenores como é o caso do volante que não combina com o interior), mas exteriormente na minha opinião está muito feio, e 99% das pessoas que conheço acham o carro muito feio, mas isto vale o que vale.
Quanto ao facto de vender bem é sinal que o carro é bonito só tenho uma oisa a dizer: a Toyota é a marca que vende mais automoveis em todo o mundo.

cump

A toyota vende um pouco em cada país, mas vende em todo o mundo...

Quanto ao facto de vender bem é sinal que o carro é bonito só tenho uma oisa a dizer: a Toyota é a marca que vende mais automoveis em todo o mundo.
cump

Mau exemplo, na minha opinião.

Eu tenho um civic que comprei por gostar da condução, do motor, da caixa e claro, da marca.

No entanto, sempre achei que era dos carros mais feios que a honda fez...

...e ainda acho [:D]

O honda e ainda mais o Toyota vende outros argumentos.

Mau exemplo, na minha opinião.

Eu tenho um civic que comprei por gostar da condução, do motor, da caixa e claro, da marca.

No entanto, sempre achei que era dos carros mais feios que a honda fez...

...e ainda acho [:D]

O honda e ainda mais o Toyota vende outros argumentos.

E a Peugeot tem o argumento de ser confortável e não ser apelativo estéticamente.
Só espero que o pedal da embaiagem seja mais mole que o do 307 ( que como uma revista diz carregar no pedal da embraiagem é equivalente a uma aula de aerobica) senão o conforto de condução sai muito prejudicado.

cump

E a Peugeot tem o argumento de ser confortável e não ser apelativo estéticamente.
Só espero que o pedal da embaiagem seja mais mole que o do 307 ( que como uma revista diz carregar no pedal da embraiagem é equivalente a uma aula de aerobica) senão o conforto de condução sai muito prejudicado.

cump

A PSA continua a achar que embraiagens por cabo são soluções viáveis neste século.
Já os japunas acham o contrário pelo menos desde o início da década passada.

A PSA continua a achar que embraiagens por cabo são soluções viáveis neste século.
Já os japunas acham o contrário pelo menos desde o início da década passada.

Eu não sei se será pelo facto de serem por cabo (claro que também ajuda[;)] ), porque a embraiagem do meu UNO é mais leve que a do 307!!!! Já o golf IV tem uma embaiagem muito leve, mas quando fui fazer um test drive ao golf V e voltei a conduzir o IV (também tenho um golf IV) este parecia um carro com 50 anos, desde pedais duros, direcção hiper dura, caixa de velocidades como pedra, etc...

Se calhar o Golf ganhou o comparativo porque a pessoa que o fez vai ao volante e não no lugar do pendura[:D] .
cump

Não me espanta o Golf em Primeiro Lugar, eu acho que o lugar é merecido. Por muito que custe a muitos admitir, o carro é bom.

Só não consegui entender porque é que outros modelos como o caso do Astra, ainda à meia dúzia de meses vencia comparativos a alguns carros que aí estão, entre eles o Golf (quando era 1.9 CDTI VS 2.0 TDI), e agora ficam à frente, mesmo tendo o Astra um motor novo que segundo a imprensa em geral evoluiu e melhorou bastante. Ora, se com o motor antigo se equilibrava ou até superiorizava, e o motor novo que é melhor que o anterior, há qualquer coisa aí que não bate certo.

Parece que foi pela habitabilidade... [:D]

Entretanto também já vi Megane's ou mesmo 307's vencer o Golf, portanto se agora o Golg vence o 308 este regrediu, certo? [:D]

Para terminar, algumas opiniões aqui colocadas são curiosas, quando num comparativo o vencedor é o que nos convém "uau, esta revista é a maior, que excelente comparativo", mas quando já não chove na horta "a revista não presta, é fraca, bla bla bla".

À muito que não ligo às pontuações das revistas, prefiro tirar um dia e fazer uma visita aos stands, não é El_Nino? [:D] [:D] [;)]

O motor do Astra melhorou, mas continua longe de ser bom. É o menos elástico e linear do segmento e um dos mais ruidosos.

Eu é que sei o sacrifício que tive de fazer para andar com dois esta semana. [:D]

Não me espanta o Golf em Primeiro Lugar, eu acho que o lugar é merecido. Por muito que custe a muitos admitir, o carro é bom.

Só não consegui entender porque é que outros modelos como o caso do Astra, ainda à meia dúzia de meses vencia comparativos a alguns carros que aí estão, entre eles o Golf (quando era 1.9 CDTI VS 2.0 TDI), e agora ficam à frente, mesmo tendo o Astra um motor novo que segundo a imprensa em geral evoluiu e melhorou bastante. Ora, se com o motor antigo se equilibrava ou até superiorizava, e o motor novo que é melhor que o anterior, há qualquer coisa aí que não bate certo.

Parece que foi pela habitabilidade... [:D]

Entretanto também já vi Megane's ou mesmo 307's vencer o Golf, portanto se agora o Golg vence o 308 este regrediu, certo? [:D]

Para terminar, algumas opiniões aqui colocadas são curiosas, quando num comparativo o vencedor é o que nos convém "uau, esta revista é a maior, que excelente comparativo", mas quando já não chove na horta "a revista não presta, é fraca, bla bla bla".

À muito que não ligo às pontuações das revistas, prefiro tirar um dia e fazer uma visita aos stands, não é El_Nino? [:D] [:D] [;)]

Os comparativos das revistas são tão inconstantes como as opiniões do pessoal do fórum. Tão simplesmente porque os critérios, os carros do comparativo, e até mesmo os jornalistas costumam ser diferentes.

São elementos a ter em conta sim senhor, se a nossa marca preferida ficou mal classificada, paciência, se calhar ficou classificada devido a critérios que até podem nem ser mais importantes para nós, por isso, mais do que a classificação final, é importante ler o que se diz na análise.

O Golf é ainda é um excelente carro!

De qualquer forma, concordo que o preço está MUITO desajustado face à concorrência e para mim, perdia o comparativo só por esse facto!

Nota: Vai sair algum Focus novo? Este ainda agora saiu....

Além do mais, o Focus e o Golf são veículos para quem liga à substância.
308, C4, e outros que tais são carros para quem liga à aparência.

São ambas perspectivas legitimas. Mas o certo é que um Focus ou um Golf, com 200.000km ainda são carros. Um 308 com 200.000km será algo cheio de botõezinhos, em que metade já não funciona...

Disse.

Eu acho é que metade dos teus botõezinhos é que já não funcionam....

Comparativos, valem o que valem.

Numas revistas ganham uns, noutras ganham os outros. Uns dão mais valor à habitabilidade ou ao número de compartimentos para guardar coisas, enquanto outros à dinamica e ao motor, e noutros ainda a opções ou o preço.

Não discuto um comparativo, porque acho que não vale a pena. Eu tenho os meus padrões, e num comparativo olho para esses valores ou opiniões. De certeza que não ligo às pontuações dadas por tal revista ou tal outra.

Recentemente comprei um carro novo, e o que fiz, foi com o plafond que tinha disponível, escolhi alguns carros para testar. Fiz test-drives e comparei as caracteristicas que me importavam em comparativos. Posso dizer que escolhi um carro deste comparativo, e que estou muito satisfeito, mesmo depois de os ter conduzido quase todos, pois está estou convencido de que nos meus padrões era a melhor escolha.

Mais uma vez reforço, não digam mal dos comparativos, valem o que valem.

bem, entre ter um golf e um kia ceed (de que gosto bastante) mais uma mega tv lcd de alta definição e um belo sistema de som, com os 5000 euros de diferença, se calhar os eventuais defeitos do kia começam a parecer ridículos :D e não venham cá dizer que o kia não presta e que não satisfaz um cliente com um mínimo de exigência... é bonito e tem um aspecto moderno e de qualidade aceitável para o segmento.

Além do mais, o Focus e o Golf são veículos para quem liga à substância.
308, C4, e outros que tais são carros para quem liga à aparência.

São ambas perspectivas legitimas. Mas o certo é que um Focus ou um Golf, com 200.000km ainda são carros. Um 308 com 200.000km será algo cheio de botõezinhos, em que metade já não funciona...

Disse.

Não sei quantos Kms tem o teu carro, mas o meu 307 HDi tem 170000Kms e posso garantir-te que de certeza que gostavas de ter o carro com tantos Kms no estado em que este está. Não faz um barulhinho parasita, consome menos do que em novo, e tanto por dentro como por fora está como novo.[;)]

Carros são máquinas, e gostos são gostos. Não vale a pena dizer barbaridades, mas antes fazer comentários construtivos.[;)]

Voltar
Superior