Não li o comparativo na íntegra (não tenho a revista) e nem as 8 páginas, mas apenas duas ou três!
Os comparativos valem o que valem e são feitos por pessoas, mais ou menos tendenciosas, mas todas com boa vontade, digo eu!
De todos os carros que aí estão só conduzi 3 ou 4 e os meus gostos não são iguais aos de a ou de b, tal como os gostos (e vendas) são diferentes em Portugal, na Espanha ou na Alemanha.
Seja como for, até parece um comparativo interessante (surgiu um com algumas semelhanças na "Autohoje" da semana passada e aí vence o 308) para quem procura um carro deste segmento ou está apenas interessado em ficar mais informado.
Vou opinar mais só dos que conheço melhor:
O Golf é um produto homogéneo, mas aquele motor precisa de reforma. Continua a vender bem na Europa, mas não em Portugal. O comportamento melhorou muito face ao anterior, mas não a qualidade e está caro;
O 308 ainda não conduzi. Apenas estive dentro de um e gostei bastante do interior, mas não do exterior. O motor, se for igual ao anterior, bem que merecia um pouco mais de binário e uma caixa de 6. Não era difícil de fazer e dava bons resultados! Aprendam a lição com a Opel ou a Renault;
O Focus tem um excelente comportamento e muito espaço interior (incluindo boa mala), mas detesto aquele interior e a estética exterior não me convence também, pois está decalcada com a geração anterior. Venha o novo;
Em Portugal, pelo que dizem as estatísticas, o que mais vendeu nos primeiros 8 meses do ano foi o Megane (toda a família, em particular a break) e apesar de ser o modelo mais antigo do lote (mais ainda que o Golf) consegue um interessante 4.º lugar, mesmo tendo-lhe sido atribuído um preço a partir de 26.150, o que é um disparate pegado, pois na versão base (algo que é apresentado no Kia) custa menos de 25.000. Falta mesmo espaço interior;
Dos outros não conheço bem Kia e Hyundai (será estigma coreano?), Seat (odeio a estética, chega para nunca ser hipótese de compra), do Astra gosto do motor e da qualidade/montagem dos materiais e é tudo! O C4 adoro a estética da versão de 3 portas, mas só uso carros com mais portas e o interior é demasiado futurista para o meu gosto;
Quanto ao Auris, dei apenas uma volta e gostei do interior. Peca por mim em duas coisas: falta um pouco de motor na versão 1.4 e a estética que para mim é apenas uma versão insuflada do anterior!!!
Se tivesse que comprar um neste momento não sei o que fazia, mas se tudo correr bem devo trocar de carros só lá para daqui a 3 anos. Pode ser que então já existam outras escolhas e, quem sabe, um híbrido/diesel!