Tópico das Casas

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/...cidades-e-periferias-de-lisboa-e-porto-264850

Nao sei se já aqui contei, mas conheco quem tenha perdido dinheiro (contando a inflaccao) na venda de uma casa com 10 anos. Nem todas as localizacoes e nem todas as casas tem interesse na bolha do imobiliário.

Fui em turismo a Lisboa e Porto há uns meses. A descaracterizacao nao me preocupa, enquanto houver empresas no centro nao há problema, os portugueses continuam a frequentar o centro da cidade para irem trabalhar. É certo que ali pelo centro de Lisboa é difícil encontrar um restaurante de jeito (e com precos de Portugal) que nao seja de tapas, conceitos, hamburguers e essas coisas que os turistas comem. Mas sao coisas que as pessoas tem de se habituar, eu já entreguei o centro aos turistas. [:D]

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/...cidades-e-periferias-de-lisboa-e-porto-264850

Nao sei se já aqui contei, mas conheco quem tenha perdido dinheiro (contando a inflaccao) na venda de uma casa com 10 anos. Nem todas as localizacoes e nem todas as casas tem interesse na bolha do imobiliário.

Fui em turismo a Lisboa e Porto há uns meses. A descaracterizacao nao me preocupa, enquanto houver empresas no centro nao há problema, os portugueses continuam a frequentar o centro da cidade para irem trabalhar. É certo que ali pelo centro de Lisboa é difícil encontrar um restaurante de jeito (e com precos de Portugal) que nao seja de tapas, conceitos, hamburguers e essas coisas que os turistas comem. Mas sao coisas que as pessoas tem de se habituar, eu já entreguei o centro aos turistas. [:D]

Aos poucos as empresas vão sair do centro, à medida que vão sendo substituídas por unidades hoteleiras.

Aos poucos as empresas vão sair do centro, à medida que vão sendo substituídas por unidades hoteleiras.

Do centro de Lisboa (baixa e bairros históricos), sim, mas já há la pouca coisa, sao os ministérios, bancos e pouco mais. Mas fora dessa zona continuam a existir muitos escritórios.

Não é linear... Contrar millenials talentosos para trabalhar num lagoas park e similares é um exercício complexo...
Há tb um prémio a pagar em custos com RH qd se sai do centro e qd se usa mão de obra especializada.

Exacto, era isso que queria reforçar: a maluqueira dos preços é só nos grandes centros.

Não tem só a ver com a distância em relação a Lisboa. Alcobaça é uma cidade sem grande "interesse", daí o preço mais baixo. Se fores para as Caldas da Rainha ou São Martinho do Porto, que são nessa zona, os preços são diferentes, para pior. A primeira tem muita procura por arrendamento e a segunda tem praia e muita atividade turística.

É essa a ideia. A escalada de preços é assombrosa, mas só nesses centros.
Estamos a comprar agora uma casa em Alcobaça e o preço foi muito em conta.
São grandes discrepâncias.

Se procurares na Nazaré o preço dispara de novo, não ao nível dos centros urbanos, mas praticam-se preços altos.

Do centro de Lisboa (baixa e bairros históricos), sim, mas já há la pouca coisa, sao os ministérios, bancos e pouco mais. Mas fora dessa zona continuam a existir muitos escritórios.

A pressão começa a ser enorme e muitas outras sairão dessas zonas fora dos bairros.

Não é linear... Contrar millenials talentosos para trabalhar num lagoas park e similares é um exercício complexo...
Há tb um prémio a pagar em custos com RH qd se sai do centro e qd se usa mão de obra especializada.

Não sei se é linear ou não. Mas uma das que conheço vai retirar a curto prazo cerca de 800 trabalhadores, precisamente para converter as instalações num hotel

Se procurares na Nazaré o preço dispara de novo, não ao nível dos centros urbanos, mas praticam-se preços altos.

A informação que me tem chegado de pessoal da Nazaré é que os preço altos são para os T2, por T3 não se encontram, um colega falou-me em pessoas a procurar T3 até 300.000€ e não encontram.

A informação que me tem chegado de pessoal da Nazaré é que os preço altos são para os T2, por T3 não se encontram, um colega falou-me em pessoas a procurar T3 até 300.000€ e não encontram.

Também não é bem assim, com esse valor já se compram moradias, se tiveres a falar à frente do mar aí sim não há nada.

Não tem só a ver com a distância em relação a Lisboa. Alcobaça é uma cidade sem grande "interesse", daí o preço mais baixo. Se fores para as Caldas da Rainha ou São Martinho do Porto, que são nessa zona, os preços são diferentes, para pior. A primeira tem muita procura por arrendamento e a segunda tem praia e muita atividade turística.
Sim, os preços sempre oscilaram com a distância às praias e a outros pontos de interesse. Mas Alcobaça parece estar a começar a destacar-se, também pela proximidade a Nazaré, Óbidos, S. Martinho do Porto, etc...
Esta casa comprei-a para AL e já tenho Agosto cheio :)
Mas só queria dizer que a loucura é exagerada nos grandes centros e no sul turístico.

Também não é bem assim, com esse valor já se compram moradias, se tiveres a falar à frente do mar aí sim não há nada.

As informações de colegas do ramo imobiliário da Nazaré, é que apartamentos frente mar ou com boas vista mar, em T3 está impossível e sim ficam ao preço de moradias mais longe de praia, T2 também começa a ser complicado, e se formos para casa novas ou recentes e muito complicado.

Falaram-me de um T2 que foi vendido a 5/6 anos por 130.000€ agora está a venda por 175.000€

Edit:

A Nazaré é o conselho com o preço mais caro por m2 no distrito de Leiria, quem me mandou esta noticia, espera que este ano a subida ande pelo mesmo valor

https://www.regiaodeleiria.pt/2017/11/casas-caras-na-regiao-leiria/

Last edited:
Aqui na Malveira, ainda comprei (Novembro 2017) a bom preço um T2, de 115m2 úteis.

Já se começa a notar, preços abismais em certos apartamentos, também aqui pela zona. No mesmo condomínio onde vivo, já pedem por um T3 169000€.
O meu T2 ficou-se pelos 115000€, e no entanto tem áreas de quartos maiores do que aquele T3. O mesmo tem mais uma divisão e mais um estacionamento, mas acho que não justifica a diferença de valor, entre um e outro.

Em Odivelas , em particular , nas colinas do cruzeiro está tudo doido lol.
Vejo t2 com 8-10 anos a saírem por 240 mil € , t3 com 8-10 anos por 315-340 mil € e por aí fora e tem estado sempre sempre a aumentar.
E pior tem ficado porque os 3 ou 4 prédios novos que estão lá a fazer já tem tudo vendido basicamente e então os preços subiram mais.
Para terem uma ideia nos prédios novos o t2 custava desde 215 mil € , enquanto as pessoas conseguiam vender os usados desde 230 mil €.
Entao se formos para o Odivelas plazza, aquele condomínio ao pé do metro , pedem 300-320 mil € pelo t2 já com uns quantos anos em cima .

típica bolha imobiliária generalizada... É um fenómeno cíclico.

Estejam muito atentos à forma como as imobiliárias estão a lançar notícias para o ar "2018 vai será assim" "preços vão aumentar" etc etc "compre já".

Portanto o que eu espero é o óbvio: geringonça vai dar o peido e a seguir crise novamente preços vão cair e o ciclo repete-se.

Eu percebo que as pessoas tendem a ignorar os ciclos pois compram casa quando precisam e não em função de conjuntura externa...

A minha recomendação (e porque ganhei muito dinheiro à conta dos ciclos e conheço quem tenha ganho e perdido) é: não comprem agora em zonas de pouco valor. Muito a sério: está já aí boom de construção, já há gruas por todo o lado e não tarda muito os preço vão corrigir para baixo ( logicamente: aumento da oferta preço baixa...).

Vejam o exemplo acima: T2=110000 qd o mercado estava "normal", agora estará a 150000€ ( 40000€ a mais)

Crédito agora: 450€ / mês.
Renda agora: 650€ / mês (sai mais caro arrendar e tou a meter mais 200€ a ser mauzinho...)

Vamos dar folga gerigonça: 3 anos de euforia, saídas de dinheiro:

12x3x450=16200€ ( crédito)
12x3x650=23400€ ( redas aka caixote do lixo...)

OK? Aparece a troka outra vez e o imóvel cai novamente aos 115000€

Agora o gajo q arrendou resolve finalmente comprar 110000+23400= 134000€ ( custo total contando renda perdida)

O gajo que arrendo poupou 16000€!!! Ao comprar em tempo de crise.

Mesmo admitindo amortização de capital no crédito em 3 anos o dinheiro pedido ao banco foi 150000€ logo, nunca amortiza 40000€.

Façam bem as contas a contar com ciclos. Façam simulação e vários cenários.

Last edited:
Isso nao faz muito sentido. Na última quebra nao havia o turismo nem os airbnbs que existem hoje. Os precos nao vao baixar grande coisa, pode haver alguma quebra nos precos devido a uma maior oferta quando os novos prédios estiverem construídos, mas nada mais do que isso. Para além de que em épocas de crise é mais difícil de arranjar crédito.

Isso nao faz muito sentido. Na última quebra nao havia o turismo nem os airbnbs que existem hoje. Os precos nao vao baixar grande coisa, pode haver alguma quebra nos precos devido a uma maior oferta quando os novos prédios estiverem construídos, mas nada mais do que isso. Para além de que em épocas de crise é mais difícil de arranjar crédito.

Estás a ver turistas em Jarda em Odivelas ou na Póvoa de Santo Adrião? Eu não.. Mas os preços estão a subir nos termos referidos. Pq é que eu disse em "zonas de pouco valor"??? Pq nessa zonas, há potencial de construção e em pouco tempo os preços corrigem. O que não falta em Odivelas são terrenos baldios. É só um exemplo.

Em Lisboa Cidade / centro não será o mesmo.

Em todo o caso a nova construção é que vai ditar a baixa de preços independentemente do turismo.

Em Odivelas já se vão vendo bastantes angolanos e alguns brasileiros , pessoal com algum € para investir/segurar.
Foi me dito a mim , vale o que vale , que há muito angolano que compra a casa por telemóvel , quer e que seja nas colinas do cruzeiro para “garantir” o €.

Last edited:
Back