A relação cliente / arquitecto é sempre complicada.
Como é normal em qualquer área, há profissionais maus e há clientes maus.
Há de facto muitos arquitectos que têm a seu estilo e os clientes depois acham que a casa ficou ao estilo do arquitecto e não deles.
Mas aqui tem de haver falta de procura por parte do cliente e falta de diálogo entre o arquitecto e o cliente.
Eu faço arquitectura moderna, logo se um cliente me vier com uma casa super clássica com 1001 telhados, e rococos e janelas com divisões interiores nos vidros e tal, muito provavelmente vai ver que o meu tipo de trabalhos não reflete o que ele quer, e eu explico isso. Por isso não vejo como ele possa ir ao engano...
Por outro lado, há clientes que vêm com muitas ideias e a grande maioria não é exequível, ou pelo custo, ou pelo espaço, ou por diversas leis.
O que espero de um cliente é uma lista do que pretende, divisões, quartos, estilo, preços a gastar, algo que queira mesmo ter na casa , e pode até ter imagens de referência, não me faz confusão nenhuma.
Em termos de um esboço do que quer, também não me faz confusão nenhuma, mas acreditem que 99% dos casos em que isso acontece, por norma a sala é um quadrado a meio, tudo dá para a sala, a cozinha e as casas de banho são enormes e os quartos mal cabe uma cama.
E na maior parte das vezes a casa não cabe no terreno, ou é gigante.
Depois entramos nas partes burocráticas e de leis, a grande maioria não faz ideia do que é preciso fazer, do tempo que demora e das implicações legais que há para cumprir. E dos custos que um processo destes trás.
Ainda há uns dias um conhecido me pedia ajuda para um terreno com uma casa que tem, que queria uns "desenhos" do que se poderia fazer ali. Mas a casa é atrás do sol posto e há 0 desenhos do existente. E ele queria algo nos 50/100€. [

]
50/100€ é menos do que o custo de deslocação. [

]