Tópico das Casas

https://www.jornaldenegocios.pt/mer...vamente-pois-inflacao-continua-demasiado-alta

"Antecipamos subir [as taxas de juro] significativamente mais porque a inflação mantém-se demasiado elevada e é esperado que se mantenha acima da nossa meta [de 2%] por demasiado tempo", disse Christine Lagarde."

"A mensagem chave é que não só vamos subir os juros mais como teremos de subir significativamente", sublinhou Lagarde. A presidente do BCE clarificou ainda que estas mexidas serão feitas a um "ritmo estável", sinalizando que 50 pontos base em cada uma será um nível apropriado.

Há um ano atrás, era somente temporário, e não havia razões para mexer na taxa de juro.
Agora, que se f*dam todos, que vamos aumentar a taxa de juro até lixar isto tudo outra vez...

Mas não se preocupem, que o staff do BCE tem tudo controlado:
"De acordo com as últimas projeções do 'staff' do Eurossistema, uma recessão seria de relativa curta duração e superficial", apontou Lagarde.

os juros da CE dívida a 10 anos já vão a 3%, há 10 atrás +/- teve de vir a troika quando chegaram aos 5%, e a subida dos juros ainda não acabou BCE já começou finalmente a dar sinais que vai reduzir o QE

BCE não vai haver recessão nem crise das dívidas nem bolha imobiliária, onde já vi este filme, quando se começa a negar é sinal de que vem a caminho (tipo inflação e outras do passado)

https://www.jornaldenegocios.pt/mer...vamente-pois-inflacao-continua-demasiado-alta

Há um ano atrás, era somente temporário, e não havia razões para mexer na taxa de juro.
Agora, que se f*dam todos, que vamos aumentar a taxa de juro até lixar isto tudo outra vez...

Mas não se preocupem, que o staff do BCE tem tudo controlado:

Se tiveres outra solução para combater a inflação de certeza que o BCE estará pronto para te receber... Infelizmente não vejo outra solução e digo, os juros actuais não estão altos, o problema foi a subida repentina...

+ 50 pontos base e para o ano há mais subidas, enquanto não reduzirem o programa de compra de activos (ou mesmo acabar) a inflação não irá baixar como se quer, o quantitive easing sempre foi o maior causador de inflação, o problema deste programa acabar é o regresso das crises das dívidas soberanas, desta vez além dos do costume Portugal e Grécia, a Espanha, Itália e a própria França.

para o ano temos a taxa do bce nos 3%

Próxima reunião 02/02/2023

Se tiveres outra solução para combater a inflação de certeza que o BCE estará pronto para te receber... Infelizmente não vejo outra solução e digo, os juros actuais não estão altos, o problema foi a subida repentina...

Não só repentina como estiveram muito baixos durante muito tempo e muito pessoal achou que isso era o normal.

juros como estão neste momento é perfeitamente normal e já está tudo a gritar.

mais 1 ou 2% continua a não ser nada de anormal para o que se espera de uma moeda como o euro.

o que o pessoal tem que perceber é que a crise de 2008-2010 não foi paga, o pagamento tem sido adiado.

e, demasiado adiado pois já muito antes do covid se devia ter arrepiado caminho e começado a desacelerar o calor que mantinha artificialmente tudo a mexe há quase 1 década.

depoois veio o covid e, compreensivelmwnte, teve que ainda se pisar mais o acelerador.

agora a travagem tem que ser mais brusca

e muitos governos, o nosso à partida, estão completamente a leste do paraíso porque não perceberam nunca o contexto histórico -é irrepetível- em que andaram a governar nos últimos 5 anos.

Por exemplo, o nosso o que devia estar activamente a fazer era a reduzir o máximo de dívida pública possível pois vem aí uma nova crise da dívida soberana

depois chora-se e culpa-se, sei lá, os alemães outra vez

Last edited:
e muitos governos, o nosso à partida, estão completamente a leste do paraíso porque não perceberam nunca o contexto histórico -é irrepetível- em que andaram a governar nos últimos 5 anos.

Por exemplo, o nosso o que devia estar activamente a fazer era a reduzir o máximo de dívida pública possível pois vem aí uma nova crise da dívida soberana

depois chora-se e culpa-se, sei lá, os alemães outra vez

Estão a leste ou simplesmente querem continuar assim?

Não lhes tem corrido mal nas eleições. Para quê mudar?

Não tenho outra solução para combater a inflação, mas já há muito tempo que tenho comentado aqui o péssimo trabalho do BCE nos últimos 2 anos.
Os juros negativos já deviam ter acabado logo aos primeiros sinais de inflação (que já tinham aparecido ainda antes da guerra na Ucrânia).
Já os outros bancos centrais andavam a mexer nas taxas de juro, e para o BCE não se passava nada.
Aliás, o BCE disse por várias vezes que a inflação era temporária e que não haviam razões para aumentar as taxas de juro.

Agora, em poucos meses, já se esqueceram do seu próprio discurso, e toca de aumentar as taxas de juro para compensar a sua própria inacção anterior.

Não tenho outra solução para combater a inflação, mas já há muito tempo que tenho comentado aqui o péssimo trabalho do BCE nos últimos 2 anos.
Os juros negativos já deviam ter acabado logo aos primeiros sinais de inflação (que já tinham aparecido ainda antes da guerra na Ucrânia).
Já os outros bancos centrais andavam a mexer nas taxas de juro, e para o BCE não se passava nada.
Aliás, o BCE disse por várias vezes que a inflação era temporária e que não haviam razões para aumentar as taxas de juro.

Agora, em poucos meses, já se esqueceram do seu próprio discurso, e toca de aumentar as taxas de juro para compensar a sua própria inacção anterior.

Estou de acordo contigo... Foi demasiado tempo os juros estagnados no negativo..

O problema é que sem juros negativos a economia já tinha implodido há muito, alguns dos que criticam os juros negativos, por esta altura ainda andavam desempregados...

Os juros negativos inflacionaram o imobiliário e o mercado bolsista mas também foram os responsáeis por manter isto tudo à tona!

o Programa de Quantite Easing (em português compra de activos) tem sido um imprimir de dinheiro brutal e injectado na economia, este sim é para mim o maior problema e a maior causa de inflação, sem este programa de QE ser reduzido não adianta andar a subir juros

juros negativos penso que só mesmo na europa é que aconteceu tinha ficado nos 0%, porque a negativos criou vários problemas embora não pareça

O problema é que sem juros negativos a economia já tinha implodido há muito, alguns dos que criticam os juros negativos, por esta altura ainda andavam desempregados...

Os juros negativos inflacionaram o imobiliário e o mercado bolsista mas também foram os responsáeis por manter isto tudo à tona!

oscarcc és tu?

Isso é um jogo de sorte, não é previsível.

não digas isso, ouvi falar que um matemático, andou a estudar a probabilidade de saírem os números do totoloto p/ comprar um vestido p/ a mulher ir a um casamento c/ ele (PS ele é ultra forreta) ele ganhou o 3ª prémio da primeira vez que jogou,

mas ele era mesmo um génio matemático (tem doutoramento em oxford em matemática) dito por várias que eu sei que o conhecem e já é tanta gente a falar disto que eu ja acredito que é mesmo verdade

faz um estudo e traz o 3ª prémio do euromilhoes!

não digas isso, ouvi falar que um matemático, andou a estudar a probabilidade de saírem os números do totoloto p/ comprar um vestido p/ a mulher ir a um casamento c/ ele (PS ele é ultra forreta) ele ganhou o 3ª prémio da primeira vez que jogou,

mas ele era mesmo um génio matemático (tem doutoramento em oxford em matemática) dito por várias que eu sei que o conhecem e já é tanta gente a falar disto que eu ja acredito que é mesmo verdade

faz um estudo e traz o 3ª prémio do euromilhoes!

Não há forma absolutamente nenhuma de fazer isso com uma aposta. Nem 10, nem 100, nem 1000. A probabilidade de ganhar o Euromilhões é de 1 para cerca de 140 milhões. A de ganhar o terceiro prémio é de 1 para 3 milhões.
Ora, a 2,5 euros a aposta, é preciso gastar 7,5 milhões de euros para se ganhar com toda a probabilidade o terceiro prémio. Não conheço as regras dos prémios do Euromilhões, mas tenho quase a certeza absoluta que o valor de cada prémio nunca excede o valor que é preciso gastar para fazer o numero de apostas necessárias para o ganhar.

Deves estar a confundir com um matemático romeno que arranjou há muitos anos um método para ganhar prémios nos "Euromilhões" da altura. Hoje em dia todos os jogos estão blindados contra este tipo de coisas. O sistema era o mesmo, mas como o primeiro prémio do jogo que ele escolheu era acertar em 6 números num conjunto de 40, isto dá 3,83 milhões de combinações e o segundo (5 em 40) dá "só" 658 mil. Portanto bastava-lhe jogar 658 mil apostas para ter a certeza que ganharia o segundo prémio, para já não falar em 3º e 4ºs prémios que também acabavam por ocorrer. O que ele fez foi por impressoras a imprimir nos boletins as 658 mil apostas.
Com os prémios iniciais ele replicou este sistema em várias "lotarias" em vários países e ganhou muito dinheiro.

Back