Tópico das Casas

Passei de um juro de 0,7620% para 3,154% em Fevereiro EUR6M. Felizmente já só devo 10k EUR, depois de uma boa amortização que fiz em Outubro. A prestação aumentou 10 EUR e o resto do CH é para limpar dentro de 2 meses, ao fim de 19 anos e de juros que chegaram aos 5%....

Eu devo 12k eur. Gosto sempre de dever alguma coisa para os manter em respeito. [:D]

mas esse formulário é algo disponibilizado por eles ? e em que banco ?

Sim, UCI, é só preencher isto e ter o dinheiro na conta...

Semana passada caiu o bónus anual, vai já para amortizar mais um bocado... Vou ficar a dever metade do que comecei há coisa 2 anos. A ver se fica tudo pago asap.

Screenshot 2023-02-01 at 11.49.49.png - Click image for larger version  Name:	Screenshot 2023-02-01 at 11.49.49.png Size:	340.4 KB ID:	14221666

PS: digo que é poupança e não apresento documentação nenhuma, nunca pediram.

devia ser possível amortizar o que quiséssemos via homebanking

assim tipo o cartão de crédito

mas não, é tudo cheio de burocracias

No Montepio dá para fazer no homebanking o pedido de amortização/liquidação do crédito.

HwHu0or.png

Procurar casa para alugar é um desespero.
Das visitas que tento agendar, em umas 40 tentativas de contacto, so consegui 2 visitas e no meio de dezenas a cada uma das casas.
Parece um casting para o "idolos". Levas as documentações do agregado, mais do fiador, e depois podes ser ser selecionado ou não a ficar com a casa.
Infelizmente o meu fiador (tio) só aceita dar a documentação dele no momento do negócio, não antes por causa do RGPD. Percebo o lado dele, mas como as coisas estão... ☹

Não sei o que hei-de fazer. Sinceramente...

Mal consigo dormir, pois no fim do mês vou ficar sem casa.

Procurar casa para alugar é um desespero.
Das visitas que tento agendar, em umas 40 tentativas de contacto, so consegui 2 visitas e no meio de dezenas a cada uma das casas.
Parece um casting para o "idolos". Levas as documentações do agregado, mais do fiador, e depois podes ser ser selecionado ou não a ficar com a casa.
Infelizmente o meu fiador (tio) só aceita dar a documentação dele no momento do negócio, não antes por causa do RGPD. Percebo o lado dele, mas como as coisas estão... ☹

Não sei o que hei-de fazer. Sinceramente...

Mal consigo dormir, pois no fim do mês vou ficar sem casa.

Pois, eu em plena covid ( semi restrito ) recebi 1 chamada do senhoriu, isto no inicio de 2021, indicando que teria 6 meses pa sair de casa.
Absolutamente tranquilo e afinal, a casa é dele e o homem foi mt simpatico, mas precisava para o filho dele que ficou desempregado e sem casa na altura.

Entre o procurar casa com orçament mt limitado, mais o processo de avaliação, que só foi à 2ª, etc etc, porra, foram uns 2 meses de puro stress.
E claro foi para compra.
Para arrendar estava fora de questão.

Rendas a 800 euros quando os preços de compra andavam entre 75K ( a precisar de 10K em boras ) ou 100K já em mt bom estado?
Tabem abelha.

Mas quem n pode comprar seja por que razão for, tem 1 desafio gigante....

Isso não é uma verdade absoluta.

Tivesse eu os 98k que devo ao banco e iam diretos para Certificados de Aforro em vez de amortizar o CH.

Porque isso sim seria o melhor negócio neste momento.

Obviamente que não se aplica a Taxa fixa de 1. Qualquer coisa. 😉

Mas quem tem taxas variáveis dificilmente não ficam a ganhar ao amortizar o CH.

Sim, como disse, felizmente já é pouco. Foi apenas para transmitir o crescimento da taxa a 6 meses. O meu CH já não é relevante nas contas mensais, tendo em conta o panorama de quem comprou há pouco.
São 38 EUR de juro+seguro por mês, cerca de 90 EUR se incluirmos capital. Fiz uma grande amortização em Outubro, e conto limpar o resto rápido, sem correr esse risco de descapitalizar como referiste. Só não limpei há mais anos porque deixei-me ficar a navegar a onda dos juros negativos. O dinheiro estava melhor noutras paragens.

Não querendo entrar em detalhes que não me dizem respeito, mas 90€ de prestação não é muito para um valor em dívida de 10k?

Bom, pedido de amortização total realizado.
Agora levam 10 dias úteis para processar a coisa... depois avisam para passar no banco e levantar o distrate.

Para quem fez PPR no banco e quer resgatar.

O banco é um intermediário. Não vale a pena irem la resgatar o PPR, é só mais dores de cabeça.
Regra geral faz-se directamente com a seguradora no conforto do sofã. Um formulário, documentos comprovativos e esperar pela transferência.

Qual a vantagem de arrastar uma situação desta?

Não tem vantagem nenhuma, é só engraçado, (Até tive o cuidado de pôr o bonequinho a rir [;)])

São dois créditos que começaram por ser grandes, que ao longo do tempo foram sendo amortizados, e por fim sobraram cerca de 10.000€ num com taxa variável e 2.000€ noutro com taxa fixa.

Como os meus dias são muito ocupados, e eu já não vou para novo, eles por lá ficaram a marinar, se nada fizer ficam pagos dentro de 2 anos e meio. :)

Last edited:
Back