Ainda estão 25 graus aqui em casa, baixou um grau desdo fim do verão
25º aqui também em casa neste momento.
Ainda estão 25 graus aqui em casa, baixou um grau desdo fim do verão
Eu já estou com 16.6...no interior. :sh)
Vives em que zona do país? Apartamento novo ou vivenda isolada anterior a 1990? Só estes detalhes fazem toda a diferença do mundo
Tenho um seguro multiriscos da casa na área metropolitana de Lisboa que sofreu um agravamento por causa de 1 sinistro que ocorreu em 2023, aumentando o valor para 1,85€ por cada 1000€, de capital segurado, cerca de 30% de aumento relativamente ao ano passado, 2022. Por outro lado, o meu vizinho em baixo paga 0,55€, por cada 1000€ de capital seguro! São companhias de seguro distintas, mas ele paga menos de metade de prémio de seguro, apesar de ter a casa segura em mais 100k que a minha!
Qual o valor médio do prémio por cada 1000€ de capital seguro?
+/-, gosto do meio termo, e do barato/bom, por ex tenho moveis do IKEA ( alguma qualidade e não os base base que parecem mt fraquinhos, mas sim os do segmento acima que pouco difere no preço ) são lisos e fáceis de limpar sem parecerem monos.
Os objectos de decoração são poucos também para ser mais fácil quando é pa limpar.
Podia ter zero mas ...tb podia ter milhentos objectos, que dá uma trabalheira a um forreta como eu que nao quer gastar 80 paus / mês em empregadas de limpeza.
Nunca comparem os seguros pelo valor a pagar, mas sim pelas coberturas que oferecem...
Já escrevi aqui anteriormente um exemplo duma cobertura muito importante que muita gente não liga:
Cobertura de 100% para cada proponente VS Cobertura de 50% para cada proponente
A diferença entre uma e outra cobertura é que em caso de sinistro, na cobertura 50% para cada proponente, o seguro só cobre a parte correspondente à pessoa que sofreu o sinistro.
Vamos imaginar um acidente que um dos proponentes fica tetraplégico e com necessidade de assistência para o resto da vida. O outro proponente terá de continuar a pagar os restantes 50% do empréstimo, e muito provavelmente prestar assistência à pessoa sinistrada.
Os bancos e as seguradoras têm o hábito de desvalorizar este tipo de coberturas, e por isso vendem seguros supostamente mais baratos que o normal. O Bankinter faz isso.
Obrigado pelas opiniões.
Já agora, se estivessem a considerar amortizar totalmente o crédito em um espaço de tempo curto, ou seja, algo entre os 5 e 7 anos, optavam pela taxa fixa?
Por exemplo, no Bankinter, a diferença de prestação atual é de cerca de 110 euros entre a fixa e a variável. Eu bem sei que as taxas não devem subir muito mais, mas a questão é se compensa ou não optar pela fixa.
E já agora, se ao fim de X anos as taxas estiverem baixas, e eu achar que não vale a pena amortizar, é relativamente simples de renegociar / transferir para outro banco?
mas há seguradoras muito caras, eu como tenho mais de 50 anos e a minha mulher também, em algumas pode ir além dos 100 euros ( devo 91.300 )
pode ser também uma bomba relógio para algumas pessoas, a seguir à casa deve ser das despesas mais altas
eu tenho ITP a 100% para mim e a minha mulher
na tranquilidade, mudei agora, muito mais barato que a Fidelidade, não chega a 60 pelos 2, por enquanto
na Fidelidade pagava 72 euros
Altar,
Como disse, as comparações entre seguros devem ser feitas considerando os capitais seguros, coberturas e franquias.
Só aí é que se pode dizer que existem seguradoras mais caras ou mais baratas (sim, existem grandes disparidades entre seguradoras para seguros idênticos).
Outra questão, tens de olhar para o horizonte temporal dos seguros, não para o prémio de seguro deste ano.
Lá por pagares agora 60€ na Tranquilidade, não significa que esse seguro é mais barato que a Fidelidade.
Uma das tácticas que as seguradoras utilizam é apresentar prémios de seguros mais baratos nos primeiros anos, e aumentam imenso nos anos seguintes.
A solução passa por renegociar os seguros sempre que for possível.
Ps: Agora que estás a renegociar o teu CH e respectivos seguros, guarda tudo para renegociares daqui a 2/3 anos. Só assim consegues ir poupando dinheiro...

não, nunca
quando muito uma fixa para os próximos 2 anos, depois variável
é que pagas muito de comissão pela amortização
são 20 euros por cada mil euros que amortizas, é muito
Seria interessante comparar os valores dos prémios para cada uma dessas coberturas...

Estive a rever os documentos e afinal não optei por IAD mas sim por ITP.
Os prémios mensais propostos foram estes (Dez/2021):
Neste momento temos 30 e 27 anos, e no último mês (capital seguro 96.695,42€) o prémio foi o seguinte:
- 30 anos ITP 60% - 10,42€
- 27 anos ITP 50% - 8,57€

https://www.idealista.pt/imovel/32595015/
A Casa do dia para falar (acho que até já passou aqui em tempos).
Uma casa muito fixe, mas com umas decisões um pouco estranhas, que me parecem resultar da junção de 2 apartamentos.
O facto de ter 3 cozinhas, e da master suite ter uma porta de correr para a sala.
E na cozinha, não fizeram o que estava em planta e mudaram o lava loiça, o que faz com que fazer uma refeição se transforme numa maratona de um lado para o outro da ilha. []
O preço, nem consigo comentar. Boa localização, bom empreendimento, casa grande, muita luz, espaçosa. Mas 4.2 milhões??
Obrigado por apresentares o quadro.
Basicamente, tanto na IAD como na ITP, a diferença entre a cobertura 50% VS cobertura 100%, pagarias o dobro do prémio de seguro para ter a cobertura a 100% em caso de sinistro de um dos segurados.
Como eu digo, é uma questão de opção. Se vocês estão confortáveis com a vossa opção, não tenho nada a dizer.
No entanto, é preciso ter consciência das diferenças entre as várias coberturas, e a razão porque alguns seguros são mais baixos em relação a outros seguros.
Se um membro do casal tiver hm rendimento muito superior ao outro na minha opiniao faz sentido seguro vida 100% em cima do que ganha mais....
Porque em caso de morte o que ganha menos fica com a casa paga, se for ao contrario o que recebe mais continua confortavel a pagar a casa....
Provavelmente já aqui foi discutido mas..
Estou a finalizar um projecto de uma moradia e ando a tentar recolher experiências com painéis foltovoltáticos.
Tenho alguns amigos que recentemente instalaram painéis (painéis só, sem baterias) e todos eles me dizem que estão a poupar imenso em electricidade. Quando lhes pergunto quanto a resposta é standard.. "No mínimo 50%" mas na realidade ninguém sabe. Claro que a resposta que tenho a seguir é.. "O fundo ambiental paga, logo compensa".
Já falei com alguns instaladores e a conversa é a mesma... "ó amigo isso é so poupança!"
Mas tenho alguma dificuldade em entender como é que ter 6 ou 7 painéis a produzir energia durante o dia (quando não está ninguém em casa) se traduz em poupanças assim tão grandes. Claro que se pode combinar com aquecimento central para aquecer a casa durante o dia, ....
Há alguém por aqui que tenha painéis instalados em casa e que tenha valores concretos de produção de energia (e consumida) vs consumo da rede?
O facto de ter 3 cozinhas, e da master suite ter uma porta de correr para a sala.
E na cozinha, não fizeram o que estava em planta e mudaram o lava loiça, o que faz com que fazer uma refeição se transforme numa maratona de um lado para o outro da ilha. []
O preço, nem consigo comentar. Boa localização, bom empreendimento, casa grande, muita luz, espaçosa. Mas 4.2 milhões??