Tópico das Casas

Logo o 2º dessa lista.

image.png

Onde era a cozinha, agora dizem que é sala/cozinha.

image.png

O quarto foi dividido ao meio.... Ficou com meia janela.

Etc etc.

Um monte de ilegalidades e agora chamam de T3... Depois vais ver a Caderneta e diz que é um T1. [;)]​​

É ilegal desde 1951... [:D]

Lá por as pessoas chamarem T3 não quer dizer que o seja.
Assim como nos anúncios é muito comum ter dados errados, principalmente áreas.

Ilegal é como quem diz...

Muitos prédios de habitação social contruídos nas nas décadas de 60 e 70 têm essas áreas.

E quantos não foram vendidos e revendidos e hoje são "habitação de luxo" em áreas nobres?

É um facto que existem muitos apartamentos com 3 quartos e menos de 70m2.

E vivem lá pessoas...

Edit: Não precisei de 2 minutos, fiz uma pesquisa aqui no pc e estou a olhar para uma caderneta predial de um T3 de 67m2 inscrito na matriz em 1969.

T3.png

Last edited:

Muitos prédios de habitação social contruídos nas nas décadas de 60 e 70 têm essas áreas.

E quantos não foram vendidos e revendidos e hoje são "habitação de luxo" em áreas nobres?

E vivem lá pessoas...

Edit: Não precisei de 2 minutos, fiz uma pesquisa aqui no pc e estou a olhar para uma caderneta predial de um T3 de 67m2 inscrito na matriz em 1969.

É a republica das bananas normal.
A Lei desde 1951 não permite que um T3 tenha menos de 91m2 de área bruta.

E vivem lá pessoas...

Aqui fica a tabela que está no RGEU desde 1951, e que continua em vigor.
Rreparem nas áreas mínimas de compartimentos como a sala [:D] ou a cozinha (6m2, o mínimo legal). Além disso há certos dimensionamentos como a largura que pode influenciar/condicionar áreas de alguns espaços, como por exemplo os quartos.
Existem artimanhas para das a volta a certas situações, como por exemplo os arrumos (o típico Tx +1). Não sei qual o fenómeno, mas aqui em Gaia gostam muito dessas coisas :confused:

O facto de na caderneta Predial não cumprir com a área, vale zero. O que não faltam são casos desses, alguns construídos antes de 1951 e registados depois, outros até construídos depois de forma ilegal e registados nas finanças.

Já me passou um embroglio desses pelas mãos, alguém que queria vender 1 casa "mais duas", em que as duas eram uma situação dessas construída ilegal, registadas nas finanças mas ilegais na câmara.
Claro que para as imobiliárias é uma maravilha poder vender uma tipologia maior, ficam as dores de cabeça para quem quer vender e para quem quer comprar, que pode ficar com um nó difícil de desatar e a perder tempo e dinheiro [8b]

rgeu_quadros%25255B4%25255D.jpg

​​​​​​

Existem artimanhas para das a volta a certas situações, como por exemplo os arrumos (o típico Tx +1). Não sei qual o fenómeno, mas aqui em Gaia gostam muito dessas coisas :confused:

​​​​​​

Nunca percebi bem o conceito de +1..

Já vi um apartamento em que o +1 era um quarto com janela e cerca de 8m2. Se o mínimo é 6.5, isso já não seria um quarto normal?

Também já apanhei alguns em que o +1 era na verdade uma despensa com pouco mais de 3m2 e sem janelas, onde supostamente, segundo o construtor, dava para fazer um escritório. [:D]

Já vi um apartamento em que o +1 era um quarto com janela e cerca de 8m2. Se o mínimo é 6.5, isso já não seria um quarto normal?

Também já apanhei alguns em que o +1 era na verdade uma despensa com pouco mais de 3m2 e sem janelas, onde supostamente, segundo o construtor, dava para fazer um escritório. [:D]

Há +1 muito maiores do que isso.

Suites para empregada interna, por exemplo.

Não sei se a lei define o que é um +1 mas a interpretação que eu faço nesses casos é que o construtor quer diferenciar aquela suite dos outros quartos.

Não sei se este é o tópico certo para isto, mas ajudem-me lá a perceber quem tem que chatear por causa disto.

Sei que vai parecer que resido numa favela no Rio de Janeiro, mas não, de todo.

Este é o estado de praticamente todos os postes na minha rua. Tudo estava bem até chegarem os tipos das telecomunicações. Cada mudança de operadora numa das casas significa o acumular de mais um cabo, pois quem vem instalar não retira o prévio. É uma selva. Agora andam a instalar ainda mais, penso que daquela operadora nova romena.

De referir que não estamos a falar de um bairro de génese ilegal, bairro social, nada disso, trata-se de um bairro de moradias num dos concelhos mais caros do país...

Há forma de resolver isto? Câmara municipal? E-redes? Contactar as operadoras uma por uma??

20240407-175221.jpg

Sofri do mesmo, com a agravante de morar isolado dos restantes vizinhos e fazerem do poste à beira da minha casa o "principal" para a distribuição de serviços.
Uma certa manha vi que o poste tinha sido "tocado" e estava prestes a cair, bastou ligar para a junta de freguesia e passados poucos dias tinha um poste novo com todos os cabo arrumados.

Engraçado que eu olhando para o poste diria que parecia ter sido tocado por um empilhador Toyota de 12T a gasóleo, há coisas do caraças.

O +1 na realidade não devia existir. A Câmara de Lisboa por exemplo não aceita.

Se o quarto tinha 6.5m2 só é valido para um T4 ou superior. Podia ser por isso que usaram o "+1".

Há depois coisas parvas que é teres um Alavrá de loteamento a dizer que só podes fazer 10 - T2 e 10 - T3. Mas até consegues fazer 5 T2 e 15 T3... Não podes... Mas algumas câmaras aceitam que metas T2+1 mesmo que seja na realidade um T3... artinhamas parvas.

Há +1 muito maiores do que isso.

Suites para empregada interna, por exemplo.

Não sei se a lei define o que é um +1 mas a interpretação que eu faço nesses casos é que o construtor quer diferenciar aquela suite dos outros quartos.

Não sei se é mito ou mais uma teoria, em tempos diziam-me que o +1 era uma divisão passivel de ser quarto/escritório sem ligação ao exterior (janelas)

Não sei se este é o tópico certo para isto, mas ajudem-me lá a perceber quem tem que chatear por causa disto.

Sei que vai parecer que resido numa favela no Rio de Janeiro, mas não, de todo.

Este é o estado de praticamente todos os postes na minha rua. Tudo estava bem até chegarem os tipos das telecomunicações. Cada mudança de operadora numa das casas significa o acumular de mais um cabo, pois quem vem instalar não retira o prévio. É uma selva. Agora andam a instalar ainda mais, penso que daquela operadora nova romena.

De referir que não estamos a falar de um bairro de génese ilegal, bairro social, nada disso, trata-se de um bairro de moradias num dos concelhos mais caros do país...

Há forma de resolver isto? Câmara municipal? E-redes? Contactar as operadoras uma por uma??

20240407-175221.jpg

Está a ficar assim um pouco por todo o país, especialmente nos posts da eletricidade que agora levam com a NOS e com a Vodafone e agora com a DIGI, os cabos não demora muito estão há altura das casas e parece tudo favelas.
A solução é deitar abaixo e esperar o milagre de quem vier fazer as coisas em condições, o que nem sempre acontece. Podes-te sujeitar a ter o post semi pendurado meses ou os cabos com uma corda a segurar os fios.
E os vizinhos sem net semanas como ainda aconteceu recentemente, alguns passaram os 30 dias e mudaram de operadora.

O +1 pode ser desde a despensa junto à cozinha até um pseudo quarto com janela e tudo.
por acaso esse "quarto" com 8m2 não teria menos de 2,10m de largura? É que além das áreas há também dimensões mínimas a cumprir, em certos casos.

​​​​​​

Está a ficar assim um pouco por todo o país, especialmente nos posts da eletricidade que agora levam com a NOS e com a Vodafone e agora com a DIGI, os cabos não demora muito estão há altura das casas e parece tudo favelas.
A solução é deitar abaixo e esperar o milagre de quem vier fazer as coisas em condições, o que nem sempre acontece. Podes-te sujeitar a ter o post semi pendurado meses ou os cabos com uma corda a segurar os fios.
E os vizinhos sem net semanas como ainda aconteceu recentemente, alguns passaram os 30 dias e mudaram de operadora.

A minha rua está toda assim. É surreal como isto não está enterrado, a rua foi toda escavacada há 2 anos para substituir condutas de água.
Até os das próprias operadoras se queixas quando vão fazer uma instalação.

Last edited:
Aqui fica a tabela que está no RGEU desde 1951, e que continua em vigor.
Rreparem nas áreas mínimas de compartimentos como a sala [:D] ou a cozinha (6m2, o mínimo legal). Além disso há certos dimensionamentos como a largura que pode influenciar/condicionar áreas de alguns espaços, como por exemplo os quartos.

O facto de na caderneta Predial não cumprir com a área, vale zero. O que não faltam são casos desses, alguns construídos antes de 1951 e registados depois, outros até construídos depois de forma ilegal e registados nas finanças.

Já me passou um embroglio desses pelas mãos, alguém que queria vender 1 casa "mais duas", em que as duas eram uma situação dessas construída ilegal, registadas nas finanças mas ilegais na câmara.
Claro que para as imobiliárias é uma maravilha poder vender uma tipologia maior, ficam as dores de cabeça para quem quer vender e para quem quer comprar, que pode ficar com um nó difícil de desatar e a perder tempo e dinheiro [8b]

rgeu_quadros%25255B4%25255D.jpg

​​​​​​

Eu nunca percebi as contas que fizeram para essas áreas mínimas, pq mesmo com 2 wc de 4,5m2 sobrava sempre.

Agora com a moda de se fazer prescindir de hall entrada e entradas directas ainda menos sentido faz.

Existem muitos T2 de 70/80m2 convertidos em T3 pq tinham aquelas salas dividas a meio com portas corredoras e 2 acessos, ao serem t2 poupavam de cumprir essa area minima e 1 wc mas na pratica havia 3 quartos - e muito raramente tinham divisões com menos de 10/12m2.

A minha rua está toda assim. É surreal como isto não está enterrado, a rua foi toda escavacada há 2 anos para substituir condutas de água.
Até os das próprias operadoras se queixas quando vão fazer uma instalação.

Só a autarquia é que pode resolver, criando infraestrutura subterrânea para depois obrigar os operadores a transferir a rede.
Se realmente escavaram a rua foi pena não terem aproveitado.

Aqui onde moro num loteamento com 25 anos as redes já foram todas enterradas.

Back